Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 1 de setembro de 2013

VELA- O TÍTULO MAIS SURPREENDENTE DO ANO: JORGINHO ZARIF CAMPEÃO MUNDIAL FINN

Jorginho Zarif  conquistou neste sábado o título mais inesperado do ano, o mundial da classe Finn, em Tallin, na Estônia. 

Ele tem apenas 20 anos. É o mais jovem atleta a conquistar os mundiais júnior e adulto.
Há 41 anos o Brasil não conquistava esse título na Finn. O último havia sido com  Jörg Bruder em 1972. 
 
Para se ter uma idéia, no ano passado o brasileiro  ficou em 20º entre 24 competidores na Olimpíada. No último mundial havia sido 32º. O barco e o mastro da conquista do título mundial são os mesmos de Londres. Algumas mudanças foram feitas apenas na vela. 


Os fracos ventos cancelaram 3 regatas ao longo da semana e isso beneficiou o brasileiro. Ele começou muito mal com um 44º lugar, que acabou sendo descartado. VENCEU a  2º regata. Foi 24º na 3º regata. Depois colecionou uma série de bons resultados que o fizeram disparar na liderança: 3ª lugar, vitória na 5º regata, 9º na penúltima e 7º na última regata. Foi para a Medal Race precisando apenas completar a regata para garantir o título. 

O vice-campeão foi o britânico  Edward Wrigh. O holandês Pieter Jan ( 4º na Olimpíada 2012) bronze. O medalhaste de bronze em Londres,  Lobert  ( França) foi apenas o 5º. O grande nome da Finn e da vela mundial, Ben Ainslie, não disputou o mundial. 

Um dos motivos pela melhora no desempenho de Jorginho foram os treinos com o rival de classe, mas grande parceiro  Bruno Prada, ex-companheiro de Robert Scheidt na Star. Outro motivo é a presença do técnico espanhol, Rafa Trujillo, que já treinou vários  medalhistas olímpicos

Jorginho é filho de Jorge Zarif, que esteve nos Jogos Olímpicos de 84 e 88 e faleceu aos 50 anos, em 2008. No começo daquele ano, ainda com 15 anos, Jorginho disputou ao lado do pai a seletiva brasileira para a Olimpíada de Pequim e ficou em 2º lugar, perdendo a vaga pela margem mínima para o carioca Eduardo Couto

Nenhum comentário: