Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: AMANDA TURUTE- PENTATLO

A entrevistada esta semana é uma jovem revelação do pentatlo moderno. Amanda Turute foi campeã sul-americana e bicampeã brasileira na categoria até 18 anos. Ela já disputou mundiais nas categorias jovem e júnior ( até 21 anos). A atleta carioca de Resende respondeu a 7 perguntas.

1- Porque você escolheu praticar o pentatlo?
 Conheci o pentatlo ao acaso. Na época eu só praticava natação, e fui convidada a participar de um biatlo (natação e corrida) cujo o objetivo era descobrir possíveis novos pentatletas. Foi então que me destaquei na competição e decidi continuar para aprender as outras modalidades.

2- Como é a preparação física de uma atleta de pentatlo?

O atleta de pentatlo deve possuir diversas habilidades distintas em conjunto: força, agilidade, velocidade, resistência, concentração…Dizemos que é o atleta mais completo. Infelizmente, não há tempo de treinar todas as modalidades juntas em um só dia. Treino de segunda a sábado  natação, corrida e tiro. A esgrima, o hipismo e a musculação são revezadas entre os dias na semana.
 
3- A medalha olímpica da Yane Marques fez o esporte ter mais atenção das pessoas e da mídia?

Com certeza, essa medalha fez com que novas portas se abrissem para o pentatlo moderno. Mais pessoas conhecem e querem participar, o que é muito bom para aumentar a competitividade no país.
 
4- Das 5 modalidades do pentatlo, qual a sua preferida e qual a que você precisa aprimorar?

 Minha preferida é o tiro e preciso me aprimorar na esgrima. É um esporte muito técnico e sem tradição no Brasil.


 5- Quais seus principais objetivos em termos de competições nos próximos anos?
 Pretendo continuar forte nos treinamentos para melhorar minhas marcas nas competições. Se tudo der certo, espero estar em condições de disputar uma vaga para a Olimpíada de 2016.
 
6- Já sofreu algum tipo de contusão?

Principalmente por causa dos saltos no hipismo sempre tem uns tombos  que rendem umas marcas roxas e uns inchaços nos braços. Mas graças a Deus, nunca sofri nenhuma contusão muito séria.

7 Você tem algum patrocinador? Sua família incentiva sua carreira?
Não tenho nenhum patrocinador. Recebo o bolsa-atleta federal. Meus familiares são meus maiores incentivadores. Sempre que podem me acompanham nas competições e ajudam no dia a dia de treinamento.

Nenhum comentário: