Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 30 de junho de 2013

ATLETISMO- MAIS UM ÍNDICE NO SALTO COM VARA PARA O MUNDIAL


João Gabriel Santos obteve o índice para o mundial, saltando 5m62 em torneio em SP. Ele se juntará a Augusto Dutra e Thiago Braz. Já Fabiana Murer foi prata na etapa de Birminghan da Liga Diamante. A brasileira saltou 4m63, perdendo apenas para a cubana Yarisley Silva que fez 4m73. Fabiana superou a campeã olímpica Jennifer Suhr. 


RUGBY- MUNDIAL FEMININO
Tivemos neste final de semana o mundial feminino de rugby sevens, com participação do Brasil. No sábado, fizemos ótimo jogo contra os EUA e perdemos  por 12 a 7. Depois, derrota esperada para a Espanha, 26 a 10. No último jogo, vitória sobre Fiji por 17 a 14. No domingo, o Brasil foi disputar a Taça de Bronze, entre os times eliminados, mas acabou surpreendido pela China por 10 a 5. O título mundial ficou a Nova Zelândia, que fez 29 a 12 no Canadá. O bronze ficou com os EUA, justamente batendo a Espanha, o que mostra a chave complicada que o Brasil pegou.  


VÔLEI- A PRIMEIRA DERROTA NA LIGA MUNDIAL
A seleção masculina perdeu o 1º jogo na Liga Mundial de forma surpreendente. A derrota foi para a França, em pleno ginásio do Ibirapuera, em SP no sábado. Na sexta, o Brasil venceu por 3 a 2. Na classificação do grupo A, o Brasil foi ultrapassado pela Bulgária. Temos 13 pontos e a Bulgária 14. Depois os EUA com 11 e a França com 10. Na próxima semana, um confronto fundamental, contra a Bulgária, em Brasília.


TAEKWONDO- ESCALAÇÃO PARA O MUNDIAL

De 15 a 21 de julho teremos o mundial de taekwondo em Puebla no México. O Brasil não terá seus 2 atletas mais famosos: Diogo Silva não venceu a seletiva nacional e Natalia Falavigna está contundida.  Na delegação brasileira, o destaque é Guilherme Dias, campeão pan-americano. Confira toda a delegação: João Miguel Neto ( 54kg), Guilherme Dias ( 58kg), Felipe Kenji ( 63kg), Nicholas Pigozzi ( 68kg), Henrique Precioso ( 74kg), João Pedro Chaves ( 80kg), Douglas Marcelino ( 87kg), Felipe Vignoli ( +87kg), Iris Tang ( 46kg), Leidiane Santos ( 49kg), Talisca Reis ( 53kg), Rafaela Araújo ( 57kg), Julia Santos ( 62kg), Marina Souza ( 67kg), Ana Carolina Souza ( 73kg) e Gabriele Siqueira ( +73kg). 



CANOAGEM- ANA SÁTILA MELHORA DESEMPENHO NA ALEMANHA

Os principais canoístas de slalom do Brasil competiram na etapa da Alemanha da Copa do Mundo. Em relação a semana passada, Ana Sátila melhorou o desempenho e chegou em 12º no C-1 A vitória foi de Jéssica Fox da Áustria. Ana Sátila foi também 26º no K-1 com vitória de Emile Fer da França. Já os homens foram mal, assim como na semana passada no País de Gales.  No C1, Charles Correa foi 32º  e Pepê 56º ( último).  No C1, Pepê foi 54º e Fábio Rodrigues 58º.

TRIATLO- PAMELLA OLIVEIRA VENCE PAN-AMERICANO

Competindo em Vila Velha, no Espírito Santo, Pamella Oliveira venceu o Pan-Americano, com o tempo de  2h08m16s. Em segundo terminou a canadense Sarah Brault, enquanto a também brasileira Flávia Fernandes  completou o pódio. No masculino, Reinaldo Colucci foi 2º com 1h52s03. O título foi para o mexicano Rodrigo Gonzalez, com outro brasileiro, Bruno Matheus em 3º.

terça-feira, 25 de junho de 2013

MÚSICA TEMA DA SELEÇÃO BRASILEIRA, CAMPEÃ MUNDIAL DE BASQUETE FEMININO 1994

Da série Momentos Históricos do Esporte Brasileiro

Ano de 1994, eu com 21 anos,  era produtor e as vezes fazia reportagens na rádio Eldorado ( hoje Estadão). Como já adorava esportes olímpicos fui escalado para cobrir a chegada no aeroporto de Guarulhos, da seleção feminina de basquete, campeão mundial na Austrália.

Após as entrevistas, as jogadoras cantaram uma música que foi tema da seleção. Na letra,  homenagem as atletas, comissão técnica e dirigentes, todos citados na canção, baseada no famoso Samba Enredo da Mangueira daquele ano. 


Preste atenção na parte final, em que fala de Hortência, Paula e Janeth. Na ocasião, encerrei minha matéria com a música e fui muito elogiado pela chefia. Guardei numa fita cassete este momento RARO do esporte brasileiro. Aproveitando a era das redes sociais, compartilho com vocês.  Abaixo a letra da música, com introdução de Hortência. Nos espaços com o símbolo (  ), não lembro a frase
-------------------
Vamos aí gente…. Vamos treinar
Miguel da Luz, Sérgio Maronese….
dando um banho no (     )
pra que o Brito não se enfeze
Me diga quem…. Raimundo Nonato
Levando essas feras para o campeonato…
Marisa,  Hermes e doutora (  )
( ) e grande professor Valdir…

HELEN, ROSELI, LEILA…..
RUTH, SIMONE, ADRIANA E DALILA... ( repete)

Lá vem TUIÚ….
ALESSANDRA E CINTIA oiiii…..
Os nossos coqueiros vão brilhar
Vai JANETH, disparando, pronta para matar….
A rainha mais audaz,
É sensação
Show de garra e precisão
HORTÊNCIA explode coração

Encanto e magia chegou…
Faz a finta, arremessa…
Ponto….
Cada assistência um brilho de esplendor…
Seu nome é PAULA
Aplausos….
Aplausos… ao time inteiro….
Tem canguru…..Virando brasileiro

Me leva que eu vou….seleção
Estou indo para a Austrália quero voltar campeão….
----------------------

Obs:Brito= Brito Cunha, presidente da Confederação Brasileira de Basquete
Marisa= assessora de imprensa,  TUIÚ= Cíntia Tuiú, pivô, Raimundo Nonato= chefe da delegação

Sequência de fotos do vídeo ( tiradas do site da CBB) :  Helen, Cintia Tuiú, Dalila, Alessandra, Hortência, Janeth, Leila, Ruth, Roseli, Adriana, Simone e Magic Paula. Técnico: Miguel Angelo da Luz.

Quem quiser saber como foi a conquista, confira minha postagem alguns meses atrás
http://esporteolimpicobrasileiro.blogspot.com.br/2012/09/momentos-historicos-do-esporte.html

domingo, 23 de junho de 2013

VÔLEI DE PRAIA: TAIANA E TALITA VENCEM OUTRO GRAND SLAM

Com o fim da parceria Juliana e Larissa, que cansou de acumular títulos no circuito mundial, está surgindo uma nova dupla vitoriosa no Brasil: TAIANA E TALITA. Elas venceram o 3º Grand Slam seguido na temporada, desta vez em Roma. Na final, bateram as atuais vice-campeãs olímpicas Ross/Kessy dos EUA por 2 sets a 1. Outra dupla brasileira, Lili e Bárbara, ficou com o bronze. Antes de Roma, Taiana e Talita haviam vencido na China e Holanda.  Já no masculino, duas duplas brasileiras perderam nas semifinais e tiveram que lutar pelo bronze. Melhor para Pedro Solberg/ Bruno Schmidt que derrotaram Alison/ Emanuel. O título ficou com Rosenthal e Dalhausser dos EUA. De 1 a 7 de julho, teremos o Campeonato Mundial na Polônia.

GINÁSTICA- BRASIL COM 3 OUROS E 2 BRONZES EM LISBOA

Na etapa da Copa do Mundo em Lisboa, ótima participação dos brasileiros com 3 ouros e 2 bronzes. A competição mostrou o reaparecimento em nível internacional de Diego Hypólito e Jade Barbosa.  Foram ouro: Arthur Zanetti nas argolas, Diego Hypólito no solo e Jade Barbosa no salto. Os bronzes vieram com Adrian Gomes no salto e Diego Hypólito na mesma prova.


ATLETISMO- DUTRA E FABIANA VENCEM NA ALEMANHA
A prova em que os brasileiros mais tem chances de medalha no mundial da Rússia será o salto com vara. Neste fim de semana, em prova disputada nas ruas da cidade de Hof, na Alemanha, Augusto Dutra no masculino e Fabiana Murer no feminino, foram os vencedores, com excelentes marcas. Dutra saltou 5m82 e quebrou o recorde sul-americano. Já Fabiana saltou 4m71.

RESULTADO DA ENQUETE
Escolha os 3 mundiais que você mais espera assistir nos meses de  julho e agosto
mundial de atletismo e mundial de judô 85%, mundial de esportes aquáticos 71%, mundial de vôlei de praia 64%, mundial de ginástica 21%

ESGRIMA- RENZO AGRESTA É OURO NO PAN

Tivemos na Colômbia o Pan de Esgrima. O melhor resultado brasileiro veio com nosso experiente atleta Renzo Agresta, ouro no sabre. Para chegar ao título bateu 2 americanos: Homer na semifinal e Ochocki na final. Na espada feminina Cléia Guilhon chegou foi bronze. No florete masculino, Guilherme Toldo foi 7º. Por equipes, o Brasil foi prata no florete masculino com a equipe formada por Guilherme Toldo, João Souza e Fernando Scavasin. Vitórias contra Porto Rico e Canadá e derrota na final para os EUA. Na espada feminina também fomos prata perdendo para os EUA. 


JUDÔ- BRASIL IMBATÍVEL NAS AMÉRICAS
No Open de El Salvador, o Brasil novamente não contou com seus melhores judocas, mas levou medalhas em todas as categorias. Foram 7 ouros, 3 pratas e 4 bronzes. Os ouros brasileiros: Eric Takabatake (60kg),  Rafael Buzacarini ( 100kg), Charles Chibana ( 66kg), Eduardo Santos ( 90kg) , NatháliaBrigida (48kg), Raquel Silva (52kg), Flávia Gomes (57kg) 


VELA- ROBERT LIDERA SEMANA DE KIEL

Com 6 regatas disputadas, Robert Scheidt lidera a classe Laser na tradicional Semana de Kiel na Alemanha. Bruno Fontes está em 8º. Na classe Finn, Bruno Prata é 8º. 



CANOAGEM SLALOM- RESULTADOS ABAIXO DO ESPERADO NO PAÍS DE GALES
Pela 1º vez, nossos melhores atletas de canoagem slalom podem disputar etapas da Copa do Mundo. Na 1ª etapa, no País de Gales, os resultados ficaram abaixo do esperado. Mas é natural, pela juventude dos nossos representanes. Ana Sátila foi penúltima  entre 20 competidoras  na prova de C1 e 34º na prova de K1 entre 40 competidoras. Já Pedro Henrique ( o Pepe) foi 36º no C1 entre 38 competidores e 45º no K1 entre 56 competidores



terça-feira, 18 de junho de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA- BRUNO MENDONÇA

Esta semana a entrevista é com o judoca Bruno Mendonça. Aos 28 anos, Bruno esteve na Olimpíada de Londres e disputa com Marcelo Contini uma vaga para o mundial na categoria 73kg. O grande resultado de Bruno em 2013 foi a prata no Grand Slam de Paris. Ele respondeu a 7 perguntas.

 1- Após ter participado de uma Olimpíada, como um atleta busca motivação para encarar os treinamentos para um novo ciclo olímpico
Com certeza a motivação é um ponto chave na vida de um atleta. Como essa ultima Olimpíada não ocorreu do jeito que eu imaginava, não consegui conquistar a minha tão sonhada medalha olímpica, o meu sonho não acabou. 

2- Na sua categoria, o Marcelo Contini tem conseguido bons resultados. Até o mundial, quais competições você irá participar? Como é competir sabendo que precisa manter sua posição no ranking para ser o escolhido para o mundial?

Vou participar do Grand Slam de Moscou em julho e esse vai ser o meu único compromisso antes do mundial. Eu luto não pensado no ranking e sim pensando em dar o meu melhor em cada competição. 

3- No que você acredita que precisa melhorar no seu judô?

Todo treino é treino pra correção de golpe, ajuste de posição  e de criar novos recursos para a hora da competição. O judô vive em evolução e sempre tem alguma coisa nova que você aprende e precisa corrigir ou melhorar!

4- Quem é seu ídolo no judô?

Bom no judo eu tenho vários ídolos e alguns desses ídolos eu divido espaço na seleção atual. Todos eles eu já vi lutando na tv, torci muito em casa e torço ate hoje.

5- A que se deve os resultados expressivos que a Mongólia e a Geórgia tem tido nas últimas competições?

Nesses países eles tem uma luta típica que é bem parecida com o judô e isso ajuda muito. Acredito ser um diferencial deles.
 
6- O que você achou das novas regras do judô?

Toda hora o esporte tem alguma mudança na regra então já estou meio acostumado as mudanças. A   mais contundente foi que a catada de perna foi banida deixando assim o judo mais plástico.

7- Cite seus patrocinadores e quem te apoia.
SESI Sao Paulo

domingo, 16 de junho de 2013

VÔLEI DE PRAIA- BRASIL ARRASADOR NA HOLANDA


Ouro para o Brasil no masculino e feminino no Grand Slam da Holanda. Entre os homens Bruno Schmidt e Pedro Solberg venceram na final Smedins e Samoilovs da Letônia por 2 a 0. Antes, bateram Fijalek e Prudel da Polônia na semifinal. No feminino, final brasileira. Taiana e Talita bateram Maria Clara e Carol por 2 a 0. Na semifinal haviam batido Van der Vlist e Wesselink da Holanda.

NATAÇÃO- MEDALHAS BRASILEIRAS EM TORNEIOS NA EUROPA
Na etapa de Canet do Circuito Mare Nostrum, o destaque brasileiro foi Felipe Lima ( foto) , prata nos 100 peito com 1m00s82, atrás apenas do campeão olímpico Camercon Van den Burgh da África do Sul. Felipe já havia sido prata na mesma prova em Barcelona. Pode ser finalista no mundial. Ainda em Canet, Daynara de Paula foi bronze nos 100 borboleta e Alessandra Marchioro bronze nos 50 livres. O fim de semana teve ainda o ouro de Thiago Pereira nos 200 medley e o bronze de Henrique Rodrigues na mesma prova em Roma.

VÔLEI- DOIS PASSEIOS EM CIMA DA  ARGENTINA NA LIGA MUNDIAL
Mesmo jogando fora de casa, a renovada seleção brasileira não tomou conhecimento da boa seleção argentina e fez 3 a 0 nos 2 jogos. Assim, disparou na liderança com 11 pontos. Os destaques das vitórias foram Eder, Lucareli e Lipe. Mas a Bulgária que também está invicta não jogou neste fim de semana. Agora o Brasil folga na próxima semana e volta a jogar em casa contra a França. Os EUA estão em segundo na chave com 8 pontos. 


PENTATLO- YANE MARQUES VENCE CAMPEÃ OLÍMPICA

As etapas da Copa do Mundo já acabaram, mas Yane Marques foi até a Rússia competir na Kremilin Cup. E venceu a prova, somando 5268 pontos. Além disso, ficou a frente da campeã olímpica, a lituana Laura Asadauskayte. A Kremlin Cup é voltada para atletas da Rússia, mas também traz convidados do exterior.

HANDEBOL- BRASIL CONHECE SEUS ADVERSÁRIOS NO MUNDIAL FEMININO

A seleção brasileira feminina conheceu seus adversários para o mundial que será realizado em dezembro na Sérvia. Estamos no grupo B com Dinamarca, Sérvia, China, Japão e Argélia. A Dinamarca é o adversário mais forte. Apesar de ter ido mal na Olimpíada, foi 4ª colocada nos últimos mundiais. Não há nenhum saco de pancadas no grupo, mas o Brasil tem time para passar com tranqüilidade pelos outros 4 adversários.

ATLETISMO- FABIANA MURER É PRATA EM MEETING NA SUÉCIA

Durante a semana Fabiana Murer errou os 3 saltos em etapa da Liga Diamante e foi eliminada. No sábado, no meeting de Gotemburgo na Suécia foi medalha de prata com 4m61. O ouro ficou com Carolin Hingst, da Alemanha com 4,71 m. Para sonhar com medalha no mundial de agosto, Fabiana precisa saltar acima de 4m70 como fez no Troféu Brasil.

HIPISMO- DODA VAI MAL EM CANNES MAS AINDA É 4º NO RANKING

Na 5º etapa do ano do Global Champions Tour, em Cannes na França, Doda Miranda foi apenas o 42º na principal prova, vencida pelo alemão Marcus Ehning. Mas no ranking da temporada Doda é o 4º colocado com 91 pontos. A líder é a americana Laura Kraut. Próxima etapa em Monte Carlo, 27 de junho.

JUDÔ- SEM OURO EM MIAMI

Sem levar os titulares, praticamente com uma equipe C, o Brasil ficou sem medalha de ouro no Grand Prix de Miami. Foram 3 pratas e 5 bronzes. As pratas vieram com Hugo Pessanha, Nathália Brigida e Eric Takabatake. Os bronzes com Breno Alves, Luiz Revite, Mauro Moura, Walter Santos e Rafael Buzacarini

POLO-AQUÁTICO- SELEÇÃO MASCULINA EM ÚLTIMO NA FASE FINAL DA LIGA MUNDIAL

Diante de grandes potências da modalidade, a seleção masculina do Brasil perdeu todos os 6 jogos que fez na fase final da Liga Mundial e terminou na última colocação. O jogo que poderia ser vencido, contra o Japão, valendo o 7º lugar, fomos derrotados por 9 a 4. A Sérvia foi campeã. Na 1º fase o Brasil perdeu para Rússia, China e Sérvia. Depois Hungria, China e Japão. Mas vale lembrar que o time chegou muito cansado para a competição pois na semana passada tivemos o Campeonato Brasileiro.

TIRO COM ARCO- BERNARDO FOI BEM NA TURQUIA
Em mais uma etapa da Copa do Mundo nesta semana, o destaque brasileiro foi Bernardo Oliveira. Ele conseguiu chegar entre os 32 melhores. Oh Jin Hyek da Coréia do Sul, a grande potência da modalidade foi o campeão.




quarta-feira, 12 de junho de 2013

MUNDIAIS DE JUNHO E JULHO

Estamos chegando a metade do ano e o calendário olímpico trará  até agosto dezenas de campeonatos mundiais. Nesta postagem, abordo os que serão realizados agora em junho e julho. Em outra ocasião abordarei o mês de agosto, o mais recheado de competições. Seguem as chances do Brasil em cada competição.

24 de junho- MUNDIAL DE CICLISMO BMX- na Nova Zelândia


O Brasil tem melhorado demais na modalidade que virou olímpica em 2012. Podemos sonhar com finais, principalmente com Renato Rezende ( foto) no masculino e Squel Stein e  Bianca Quinalha no feminino. Medalha ainda é cedo. 

28 de junho- MUNDIAL DE RUGBY SEVENS- na RÚSSIA

O Brasil participa no feminino. Estamos no grupo C com EUA, ESPANHA E FIJI. Os 3 jogos serão no ria 29 de junho. Dificilmente o Brasil passará da 1º fase pois os 2 melhores de cada grupo se classificam.

1 de julho - MUNDIAL DE VÔLEI DE PRAIA- na POLÔNIA

 
No vôlei de praia o Brasil sempre entra com favoritos as medalhas. No masculino com Emanuel/ Alison ( foto),  Pedro Solberg/ Bruno Schmidt, Ricardo/Álvaro. No feminino com Taiana/ Talita, Maria Elisa/ Agatha e  Maria Clara/Carol. Depois da Olimpíada, muitas duplas internacionais e nacionais foram modificadas e não há um grande favorito nem no masculino e nem no feminino.

15 de julho- MUNDIAL DE TAEKWONDO- no MÉXICO

A delegação brasileira para este mundial ainda não está definida. Apesar do Brasil ter apresentado algumas revelações, as maiores chances de medalha ainda ficam concentradas nos veteranos Diogo Silva e Natalia Falavigna se eles forem participar.

19 de julho- MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS- na ESPANHA


O Brasil competirá em saltos ornamentais, polo-aquático feminino, nado sincronizado e natação. Mas as chances de medalha se restringem a 3 nomes: os consagrados Cesar Cielo nos 50 metros e Thiago Pereira nos 200 e 400 medley e Marcelo Chierighini ( foto) nos 50 e 100 metros. 

31 de julho- MUNDIAL DA CLASSE 470 DE VELA- na FRANÇA

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan venceram todas as etapas de Copa do Mundo até agora, mas não enfrentaram todas as adversárias de ponta. Este mundial será fundamental para avaliar o estágio da dupla brasileira.

Em agosto teremos os seguintes mundiais: Badminton, atletismo, ciclismo estrada, remo, canoagem velocidade, judô, ginástica rítmica e vela nas classes Laser Radial e Finn.

domingo, 9 de junho de 2013

ATLETISMO- TROFÉU BRASIL COM ÓTIMAS MARCAS E MAIS 2 CLASSIFICADOS PARA O MUNDIAL.

Tivemos neste final de semana a disputa do Troféu Brasil, no Ibirapuera em SP. Jeferson Sabino no salto triplo e Thiago Bras no salto com vara fizeram índices para a disputa do mundial em Moscou. Os principais destaques foram:

Fabiana Murer ( foto)-  Fez sua melhor prova no ano. Saltou 4m73 e subiu para 3º no ranking mundial.

Mauro Vinicius, o Duda- fez 8m31 no salto em distância e está entre os 3 primeiros do ranking mundial.

Carlos Chinin- bateu o recorde sul-americano no decatlo com 8393. Já tinha índice para o mundial.

Keila Costa- saltou 14m58 no triplo, novo recorde sul-americano. Já está no mundial.

Augusto Dutra- venceu o salto com vara com 5m70, outra boa marca em termos mundiais.

Decepções- Maurren Maggi sofreu nova contusão no salto em distância. Geisa Arcanjo, finalista olímpica,  ainda não fez índice para o mundial no arremesso de peso



HANDEBOL- TÍTULO PANAMERICANO COM FACILIDADE
Assim como aconteceu no Pan de Guadalajara, o Brasil não teve a menor dificuldade para vencer o Panamericano na República Dominicana. Foram 6 jogos e 6 vitórias, todas arrasadoras. Na 1º fase, 37 a 22 contra a República Dominicana, 48 a18 no México, 59 a 7 na Costa Rica e 44 a 10 nos EUA. Na semifinal 47 a 17 no Paraguai e na final 38 a 15 na Argentina. Alexandra foi eleita a melhor do campeonato e Fernanda a artilheira da competição. Em dezembro, tem mundial.

VÔLEI- COMEÇO EXCELENTE NA LIGA MUNDIAL E MAIS UM TÍTULO NO FEMININO

Diante de um adversário do qual viramos fregueses nos últimos anos, a Polônia, a seleção masculina conseguiu  duas vitórias no início da Liga Mundial, jogando em Varsóvia. Na sexta-feira 3 sets a 1 e no domingo 3 a 2. Os destaques nestes 2 primeiros jogos foram Lucarelli, Leandro Vissoto e Bruninho. Semana que vem os confrontos são contra a Argentina em Buenos Aires. Após o 1º final de semana do grupo A, Brasil e Bulgária lideram com 5 pontos, EUA e Argentina tem 3, Polônia e França tem 1. Já a seleção feminina venceu o 2º torneio do ano, o Alassio Cup, na Itália. Foram 3 vitórias: 3 a 0 na Turquia e Itália e 3 a 1 no Japão.

BADMINTON- LOHAYNNY VENCE TORNEIO NA ARGENTINA

Lohaynny Vicente, 17 anos, venceu o Torneio Internacional da Argentina ao bater na final a cabeça de chave número 4, Cynthia Gonzalez do México por 2 a 0. Também conquistou o torneio de duplas ao lado de Paula Pereira. Antes, passou por Daniela Maciel do Peru, cabeça 2. No masculino, o Brasi foi campeão em duplas com Hugo Arthuso e Alex Tjong.



quarta-feira, 5 de junho de 2013

VELA- O 1º OURO OLÍMPICO DE ROBERT SCHEIDT

 Da série Momentos Históricos do Esporte Brasileiro 

Na Olimpíada de Atlanta, 1996, um fenômeno começou sua história no esporte olímpico brasileiro: Robert Scheidt. Aos 23 anos, Robert conquistou sua primeira de 5 medalhas olímpicas, ouro na classe Laser. De lá para cá, nas 5 Olimpíadas seguintes ele sempre subiu ao pódio: mais um ouro em 2004, duas pratas em 2004 e 2008 e um bronze em 2012. As duas últimas medalhas vieram na classe Star, ao lado de Bruno Prada.

Em 1996 a campanha de Robert foi espetacular.  Em 11 regatas venceu 3 vezes, obteve duas vezes o 2º lugar, duas vezes o 3º lugar, uma vez um 6º, uma vez um 7º e uma vez um 9º lugar. Na última regata foi desclassificado junto com seu principal rival Ben Ainslie. Robert terminou com 26 pontos perdidos contra 37 de Ainslie. Com o bronze ficou Peer Moberg da Noruega. 



Como a classe Star não estará na Olimpíada de 2016, Robert voltou a competir na Laser. Já tem obtido bons resultados internacionais. Eu não duvido que até 2016 vai estar novamente brigando pela 6ª medalha olímpica.

domingo, 2 de junho de 2013

ATLETISMO- DUDA É PRATA NA ETAPA DOS EUA DA LIGA DIAMANTE

O grande resultado brasileiro no fim de semana foi a medalha de prata de Mauro Vinícius, o Duda, na etapa de Eugene, EUA, da Liga Diamante.  Ele saltou 8m22, mas devido ao forte vento, a marca não contará para ranking. O ouro ficou com Aleksandr Menkov da Rússia com 8m39. Duda superou o campeão olímpico Greg Rutheford, que foi apenas bronze e Will Claye dos EUA, bronze olímpico. Na prova de 100 metros, Ana Claudia  foi 6º e no salto triplo Keila Costa foi 5º. Os ouros ficaram respectivamente com Shelly Fraser da Jamaica e Caterine Ibarguen da Colômbia

VÔLEI DE PRAIA- BRASIL É OURO NO MASCULINO E FEMININO DA WORLD CUP

Jogando em casa, na cidade de Campinas, o vôlei de praia brasileiro conquistou os melhores resultados em 2013. Títulos da World Cup (torneio criado este ano ), tanto no masculino como no feminino. Entre os homens Alison e Emanuel, chegaram a perder sets em 3 jogos  seguidos, mas ficaram com o título batendo na final os líderes do ranking mundial Gibb/ Patterson, dos EUA, 2 sets a 1.  No feminino, Maria Elisa e Talita não perderam um set sequer e venceram na final a dupla vice-campeã olímpica, Kessy e Ross dos EUA





VÔLEI- SELEÇÃO FEMININA VENCE TORNEIO NA SUIÇA DE FORMA INVICTA

Sem contar com várias jogadoras campeãs olímpicas como Sheilla, Jaqueline, Fabiana e Fabi, a renovada seleção feminina conquistou a Montreax Volley Masters, de forma invicta e sem perder um set sequer. Na final, vitória de 3 a 0 sobre a Rússia. A maior pontuadora e grande destaque na conquista foi Fernanda Garay. O time titular do Brasil contou com Dani Lins, Monique, Juciely, Adenízia, Fernanda Garay, Pri Daroit e a líbero Camila Brait. Entraram ainda Fabíola, Michelle e Suelen. O principal desafio da temporada é o Grand Prix.

NATAÇÃO- CIELO NÃO CONSEGUE BAIXAR 22 SEGUNDOS EM PROVA NOS EUA

O campeão olímpico dos 100 metros, o americano Nathan Adrian saiu atrás de César Cielo mas venceu os 50 livres com 21s76, no GP de Santa Clara. Cielo fez 22s04, pior do que havia feito semana passada no Arizona. Mas Cielo já fez abaixo de 22 segundos no Maria Lenk. Na Olimpíada de Londres, Cielo nadou para 21s59.

TRIATLO- BRASILEIROS NO TOP 20 EM MADRI

Com a presença dos principais triatletas do mundo foi disputada em Madri mais uma etapa do circuito mundial. Tanto no masculino como no feminino, o Brasil teve atletas entre os 20 melhores: Diogo Sclebin foi 18º, Reinaldo Colucci 19º e Pamella Oliveira 20º na prova feminina. Os vencedores foram Jonathan Brownlle ( bronze olímpico) e Non Stanford, ambos da Grã-Bretanha.

TAEKWONDO- FALAVIGNA É OURO NA ÁUSTRIA

Natalia Falavigna conquistou ouro no Open da Áustria. Na final da categoria 73kg, ela bateu a venezuelana Carolina Fernandez. Antes, havia vencido  a porto-riquenha Nikki Martinez e a austríaca Nadja Losert. Objetivo este ano é o campeonato mundial.

BOXE- BRASIL FATURA 3 MEDALHAS EM TORNEIO EM PORTO RICO

O boxe brasileiro continua colhendo bons resultados em torneios internacionais. No tradicional Copa Cheo Aponte em Porto Rico, um ouro, uma prata e um bronze. Michel Borges foi ouro na categoria 81kg, Lucas Martins foi prata na categoria 75kg e Jhonny Klever foi bronze. A seleção disputa nesta semana a Copa Olímpica.

PENTATLO- YANE É 8º NA SUPER FINAL DA COPA DO MUNDO

Na Rússia, tivemos a Superfinal da Copa do Mundo com as 36 melhores atletas da temporada. Yane Marques terminou em 8º e Priscila Oliveira 33º.  O ouro ficou com Victoria Tereshuk, da Ucrânia, bronze na Olimpíada 2012. Yane mais uma vez teve problemas no evento combinado tiro-corrida. Ela foi 6º na esgrima, pulou para 2º após a natação, 3º após o hipismo. Mas na última prova foi 22º. A corrida continua sendo o grande desafio para a pernambucana. Mas está de parabéns por permanecer entre as melhores do mundo.