Da série Momentos Históricos do Esporte Brasileiro
O ciclismo brasileiro não tem tradição de grandes resultados internacionais. Jamais conquistamos medalha olímpica e até em Pan temos dificuldades de chegar ao pódio.
O resultado mais expressivo em provas de estrada, aconteceu em 14 de julho de 1991. Aos 26 anos, Mauro Ribeiro venceu a 9º etapa da prova mais tradicional do ciclismo mundial, o Tour de France, entre Alençon e Rennes. Foi o único triunfo de um brasileiro em etapas da prova. Mauro fazia parte da equipe RMO, mas não era um especialista em provas por equipes.
No dia da etapa, a equipe RMO não estava bem na classificação e precisava da vitória. Quando faltavam 40km para acabar a etapa de um total de 168km, Mauro se juntou a um grupo de 16 ciclistas a frente do pelotão. Faltando 400 metros para a chegada, o brasileiro conseguiu uma vantagem e venceu a etapa.
Uma semana depois, Mauro Ribeiro ainda foi 3º colocado em outra etapa. O campeão da edição 1991 do Tour de France Miguel Indurian da Espanha. Na classificação geral, Mauro Ribeiro ficou em 47º.
Quando abandonou as estradas, Mauro se tornou treinador e teve passagem a frente da seleção brasileira. Hoje é dono da marca " Mauro Ribeiro" especializada em roupas e acessórios para ciclistas.
Trabalhei com Mauro no Pan de Guadalajara na Record News em que ele comentou a modalidade. Uma pessoa fantástica e expert em todas as provas de ciclismo. Mais um herói brasileiro. Reveja o resumo da prova:
Nenhum comentário:
Postar um comentário