Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA- JORGINHO ZARIF- VELA

O entrevistado desta semana é Jorginho Zarif, velejador da classe Finn, que estará participando de sua 1º Olimpíada, em Londres. Com apenas 19 anos, filho de Jorge Zarif, que esteve em duas Olimpíadas, Jorginho é uma revelação da nossa vela e esperança de medalha para 2016. Nesta entrevista, Jorginho conta seu objetivo em Londres, preferências para velejar e as dificuldades financeiras para competir contra velejadores de outros países por causa do material usado


1- Na vela, quais as vantagens e desvantagens de competir sozinho em uma classe e porque escolheu a classe Finn?

A desvantagem é que fica um pouco mais difícil de se motivar para treinar. Eu não tenho técnico e também na maioria das vezes treino sozinho. Então se tivesse um parceiro para te "puxar" seria menos difícil. Porem competir sozinho é bom porque você só depende de suas forças e além disso a relação em uma parceria é dificílima. Conheço varias pessoas que começaram a velejar juntos e a amizade acabou. Não é fácil ficar na água 5 horas por dia do lado de outra pessoa. Eu escolhi a Finn porque o meu biotipo se encaixa no "ideal" da classe que é de o atleta ser alto e pesado. Além disso eu cresci vendo meu pai velejar nesta classe. 


2- Como você avaliou seu desempenho no último mundial em que ficou em 32º e que colocação considerará um resultado positivo em Londres?

Eu acho que foi um resultado importante porque conseguimos a vaga para o país. Porém foi um pouco abaixo do meu objetivo que era terminar entre os 20 primeiros. Havia uma pressão grande pela conquista da vaga, então fiquei contente de ter cumprido com o objetivo. Meu objetivo é de terminar entre os 10 na Olimpíada de Londres.


 3- No que você acha que precisa melhorar tecnicamente ou fisicamente até a Olimpíada?
Falta um pouco mais de perna para conseguir escorar mais. Venho fazendo muita musculação para resolver isso e um pouco mais de exercício aeróbico para ficar menos cansado no final do dia. Como tive que ganhar peso no ano passado, não pude fazer muito exercício deste tipo. Ainda falta desenvolvermos um material melhor para a Olimpíada ( barco, mastro vela). Porém está fora das minhas mãos já que é preciso muito dinheiro, coisa que até o momento não há muito.


4- Quando você entrar para disputar uma regata olímpica passará pela sua cabeça que tem bilhões de pessoas acompanhando os resultados ou dentro da água será como outra competição qualquer?
Ficamos  muito longe da terra. Além disso velejamos em Weymouth a 250 KM de Londres. Acho que vai ser como  uma competição normal.



5- Você prefere velejar com ventos fortes ou fracos, temperaturas  altas ou baixas?

Ventos fracos e temperaturas altas, as condições mais normais aqui no Brasil. Em Londres teremos o contrário: ventos fortes e muito frio, porém a chance de ter vento fraco também existe. É um lugar muito duro de se velejar: raia longe, frio, muito vento, ondas grandes, regatas longas ( no caso da finn duas regatas de 1h40 por dia). Por isso estar ambientado ao local e um ótimo preparo físico são importantes.

6- Quantas horas você treina por dia, na água e fora dela?

Na água vária muito, de 3 a 5 horas, já fora 2 a 3 hora com trabalho anaeróbico e aeróbico.

7- Cite seus principais patrocinadores a apoiadores?

A Confederação brasileira de vela e motor ajuda pouco.
Estou na luta para conseguir um patrocinador que possa nos ajudar mais


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

OS ADVERSÁRIOS- Diogo Silva- taekwondo


Nosso taekwondo terá 2 representantes em Londres: Diogo Silva e Natalia Falavignia. Diogo lutou mal no Pan de Guadalajara ficando sem medalha, mas antes ficou em 3º no duríssimo Pré-Olímpico mundial , só perdendo para os 2 melhores atletas da categoria até 68 quilos, Tazegul da Turquia e Bagheri do Irã. Isso o credencia a ser um candidato a medalha olímpica. Será a 2º Olimpíada de Diogo, 4º colocado em 2004.

A categoria até 68kg terá 16 atletas lutando por medalhas. Confira quem são os principais adversários de Diogo Silva.

SERVET TAZEGUL- Turquia- É o grande favorito ao ouro olímpico. Foi campeão do último mundial, em 2011 e também venceu o Pré-Olímpico 2011, inclusive derrotando Diogo Silva na semifinal. Também foi bronze na Olimpíada de 2008 e no mundial 2009.

MOHAMMAD BAGHERI- Irã- Vice
-campeão mundial e vice também no Pré-Olímpico, ambos em 2011, perdendo nas duas ocasiões para o turco Tazegul. Foi campeão mundial em 2009.

NIKPAA ROHOLLAH- Afeganistão- É isso mesmo, o Afeganistão  tem um forte candidato a medalha no taekwondo. Nikpaa foi bronze no mundial 2011 e no Pré-Olímpico asiático.

MARTIN STAMPER- Grã-Bretanha- o atleta da casa foi medalhista de bronze no mundial 2011

PETER LOPES- Peru- Eterno rival de Diogo Silva, para quem perdeu na final do Pan Rio 2007, numa luta memorável. Foi vice-campeão do Pré-Olímpico das Américas em 2011.

DAMIR FEJZIC- Sérvia- venceu o fortíssimo Pré-Olímpico europeu.

TERRENCE JENNINGS- EUA
- eliminou Diogo Silva no Pan de Guadalajara. Se classificou com o 3º lugar no Pré-Olímpico das Américas.

Outros adversários: Michal Loniweski ( Polônia), Husarov Hryhorii ( Ucrania), Abulibdeh Mohammad ( Jordânia), Kim Dmitriy ( Uzbequistão), Kismet Campbell ( Nova Zelândia)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

ATLETISMO- MARATONISTA ADRIANA DA SILVA CONSEGUE VAGA OLÍMPICA


A campeão da maratona no Pan de Guadalajara,  Adriana da Silva, está classificada para os Jogos Olímpicos de Londres. Ela terminou em 9º lugar na maratona de Tóquio, mas fez o índice exigido pela Confederação, com  2h29m17. O índice era de 2h30.  Em Guadalajara ela fez 2h36m37. É a primeira maratonista brasileira a garantir a vaga para Londres. A vitória no Japão foi da etíope Atsede Habtamu, com  2h25m28. Com a classificação de Adriana , o Brasil já tem 151 atletas garantidos na Olimpíada.


RESULTADO DA ENQUETE
Em quais das modalidades abaixo você acredita que o Brasil ainda irá se classificar para a Olimpíada?
vôlei feminino 92% , luta e levantamento de peso 50%, nado sincronizado 47%, tênis de mesa 42%, remo 40%, badminton 30%, ciclismo mountain bike e tiro com arco 26%, ciclismo BMX, handebol masculino e canoagem slalom 23%, ciclismo pista e polo-aquático feminino14%, polo-aquático masculino 9%


TIRO COM ARCO- SELEÇÃO DEFINIDA PARA PRÉ-OLÍMPICO

Após seletiva nacional, foram definidos os 6 atletas brasileiros que tentarão vagas no Pré-Olímpico da Colômbia, em abril. No masculino, a novidade é o retorno de Bernardo Oliveira. Ele foi um dos destaques brasileiros nos Jogos Sul-Americanos em 2010, teve um 2011 ruim, mas agora retomou a boa fase. Os outros 2 classificados foram Gustavo Trainini, que esteve na Olimpíada de 2008 e Daniel Xavier, nosso melhor atirador no Pan de Guadalajara. Em relação ao Pan, quem ficou fora foi Fabio Emilio. No feminino, as classificadas foram Sarah Nikitin, Anne Marcele e Monique Evellin. No Pré-Olímpico estarão em disputa 3 vagas olímpicas no masculino e 3 no feminino, mas cada país só pode classificar um atleta. As chances do Brasil são boas, principalmente no masculino, já que alguns países como o México, já obtiveram vagas.


SALTOS ORNAMENTAIS- VAGAS NO FEMININO INDEFINIDAS
Na repescagem do Pré-Olímpico de Londres, tanto Juliana Veloso no trampolim, como Andressa Mendes na plataforma, terminaram em 6º lugar. Agora terão que esperar a definição das vagas por parte da Federação Internacional de Natação, que anunciará até o próximo dia 4 de março, a lista completa de participantes para Londres. Isso porque há um limite de atletas por país. Quem já tem vaga assegurada são Hugo Parisi e Cesar Castro, que não precisaram da repescagem. Acho que nem Andressa, nem Juliana, conseguirão as vagas.

JUDÔ- MARIANA SILVA AMEAÇADA NO RANKING OLÍMPICO
As 3 brasileiras que precisavam de pontos no ranking olímpico competiram na etapa de Varsóvia da Copa do Mundo. E não foram bem. Maria Portela, ao menos obteve o 7º lugar. Como estava em 14º no ranking, deve manter a posição. Maria Suelen foi eliminada na 2º luta, mas com seu posicionamento de  7º lugar está tranquila. Quem se complicou foi Mariana Silva, na categoria até 63kg. Ela caiu na primeira luta, tem o 14º no ranking e pode ter a vaga ameaçada com a próxima atualização





sábado, 25 de fevereiro de 2012

BRASIL TEM 151 ATLETAS GARANTIDOS EM LONDRES



Confira as 151 vagas obtidas até agora pelos atletas brasileiros para Londres 2012. As últimas duas vagas vieram nos saltos ornamentais com Cesar Castro ( foto) e Hugo Parisi

ATLETISMO- 8  atletas :  Adriana Silva ( maratona), Fabiana Murer ( salto com vara), Bruno Lins Tenório ( 200 m), Mauro Vinicius da Silva ( salto em distância), Fábio Gomes ( salto com vara) , Ana Claudia Lemos ( 200 m) Marílson Gomes dos Santos ( maratona).

BASQUETE FEMININO- 12 ATLETAS

BASQUETE MASCULINO- 12 ATLETAS

BOXE- 3 atletas- Everton Lopes, Robson Conceição e  Esquiva Falcão

CANOAGEM-2 atletas- Erlon Souza e Ronilson Oliveira

CICLISMO PISTA- 3 vagas- nomes indefinidos

FUTEBOL FEMININO- 18 atletas
FUTEBOL MASCULINO- 18 atletas

GINÁSTICA- 8 atletas. No masculino Diego Hypólito, Sergio Sasaki e Arthur Zanetti
No feminino a equipe com 5 atletas ( nomes indefinidos)

HANDEBOL FEMININO- 14 jogadoras

HIPISMO- equipe de saltos- 5 atletas, equipe de CCE- 5 atletas

MARATONA AQUÁTICA- Poliana Okimoto

NATAÇÃO- Até o momento, tem vaga olímpica os seguintes nadadores: Daynara de Paula ( 100 borboleta), Graciele Hermann ( 50 livres), Joana Maranhão ( 400 medley), Cesar Cielo ( 50 e 100 livres), Bruno Fratus ( 50 livres), Nicolas Oliveira ( 100 livres), Felipe França ( 100 peito), João Gomes Junior ( 100 peito),  Henrique Barbosa ( 200 peito), Kaio Marcio ( 100 borboleta e 200 borboleta), Leonardo de Deus ( 200 borboleta e 200 costas), Thiago Pereira ( 200 e 400 medley) e  Henrique Rodrigues ( 200 medley)

PENTATLO- Yane Marques

SALTOS ORNAMENTAIS- 2 atletas: Hugo Parisi e Cesar Castro

TAEKWONDO- 2 atletas:  Diogo Silva e Natalia Falavignia
TIRO- 2 atletas:  Filipe Fuzaro ( fossa double) e Ana Ferrão ( pistola tiro rápido)
TRIATLO- Reinaldo Colucci

VELA- 9 atletas:
Classes Laser Radial- Adriana Kostiw
 RS:X feminina- Patrícia Freitas .
 Finn- Jorge Zarif
RS:X masculina- Bimba
Laser masculina- Bruno Fontes
Star- Robert Scheidt/ Bruno Prada
470 feminina- 2 atletas- nomes indefinidos

VÔLEI MASCULINO- 12 atletas 

 -------------------------------------------------
PRÓXIMOS PRÉ-OLÍMPICOS
MARÇO-

de 4 a 6- Tênis de mesa- Pré-Olímpico no Rio de Janeiro, valendo 5 vagas individuais no masculino e feminino , além do torneio por equipes
de 10 a 11- Canoagem Slalom- Pré-Olímpico das Américas em Foz do Iguaçu, valendo vagas para 4 categorias.
de 11 a 25- Natação-Sul-Americano em Belém. Nadadores brasileiros tentam índices olímpicos
de 20 a 25- Luta- Pré-Olímpico das Américas nos EUA. São duas vagas em cada categoria de peso, excluídos quem já garantiu vaga pelo mundial.
22 a 25- Remo- Pré-Olímpico Latino Americano na Argentina. Brasil tenta vagas em 4 embarcações.
31 a 7 de abril- Trofeu Princesa de Sofia- Vela. Definição da dupla da classe 470 feminina que irá a Londres


ABRIL
de 4 a 6 de abril- Handebol- Pré-Olímpico mundial masculino. Só o campeão vai a Londres.
dia 7- Polo-aquático. Pré-Olímpicos no Canadá, masculino e Itália, feminino. Apenas 3 vagas.
de 18 a 24 de abril- Nado Sincronizado- Pré-Olímpico na Rússia, valendo 12 vagas no dueto.
de 20 a 22- Esgrima- Pré-Olímpico no Chile.
de 20 a 24- Tiro com Arco- Panamericano na Colômbia - 3 vagas para homens e 3 para mulheres com limite de um atleta por país. 

25 de abril- hóquei na grama- Pré-Olímpico no Japão.
29 de abril- Badminton- Fechamento do ranking mundial. Daniel Paiola tenta inédita vaga.
dia 30- Judô- fechamento do ranking olímpico. Brasil deve confirmar vagas nas 14 categorias.
de 30 a 6 de maio- Natação- Troféu Maria Lenk. Nadadores brasileiros tentam índices olímpicos.

MAIO
7 a 15 de maio- Pentatlo- mundial em Roma valendo 3 vagas no masculino e feminino, para quem ainda não está classificado.
de 11 a 13- Vôlei- sul-americano feminino dando vaga ao campeão, em São Carlos, São Paulo.
de 11 a 20 de maio- Boxe- Pré-Olímpico no Rio de Janeiro. Serão 54 vagas em jogo.
de 11 a 19 de maio- Levantamento de peso- Pré-Olímpico na Guatemala. Brasil precisa ficar entre os 6 melhores países para enviar um representante a Olimpíada.
dia 31 - Fechamento do ranking mundial de triatlo
Torneios Pré-Olímpicos mundiais de LUTA, para quem não conseguiu vaga nos eventos continentais.
Ciclismo BMX, esgrima e moutain bike- fechamento do ranking mundial nessas modalidades, podem dar vagas aos brasileiros

JUNHO-
data indefinida- Vôlei de praia- fechamento do ranking mundial. Brasil deve confirmar 4 vagas.
dia 11- Tênis- fechamento do ranking mundial.

JULHO
dia 1- Atletismo- último dia para obtenção de índices olímpicos

 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SALTOS ORNAMENTAIS- HUGO PARISI SE CLASSIFICA PARA A OLIMPÍADA


 
Até o momento, o Brasil obteve duas vagas olímpicas no Pré-Olímpico de Londres, nos saltos ornamentais: Cesar Castro no trampolim 3 metros e Hugo Parisi que foi 14º nas eliminatórias da plataforma 10 metros. Ambos irão para a 3º Olimpíada. Já Andressa Mendes e Cassius Duran na plataforma e Juliana Veloso no trampolim, ficaram longe das vagas. Ainda disputarão a repescagem no domingo, mas as chances são quase nulas. 


TÊNIS DE MESA- BRASIL DEFINIDO PARA PRÉ-OLÍMPICO

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa anunciou os 6 jogadores que irão disputar o Pré-Olímpico do Rio de Janeiro, de 4 a 6 de março, valendo 6 vagas no masculino e 5 no feminino. A surpresa é a ausência de Thiago Monteiro. Ele perdeu a vaga para Cazuo Matsumoto, que teve uma ótima campanha em competições européias nos últimos meses. Os outros 2 convocados são Hugo Hoyama, que venceu a seletiva nacional em dezembro e Gustavo Tsubói, que havia vencido a Copa Latina. Já no feminino, as convocadas são nossas 3 melhores atletas: Ligia Silva, Jéssica Yamada e Caroline Kumahara. O torneio será dificílimo. No Pan de Guadalajara, ficamos sem medalhas nos torneios individuais e os mesmos adversários estarão na disputa carioca.


POLO-AQUÁTICO- SELEÇÃO MASCULINA DÁ SORTE EM SORTEIO DO PRÉ-OLÍMPICO

A partir de 1 de abril, teremos o pré-olímpico masculino no Canadá. O Brasil deu sorte no sorteio. Enfrentaremos Venezuela e Argentina, dois países que estamos acostumados a ganhar. Outro adversário é o Canadá, dono da casa, mas que vencemos na semifinal do Pan 2007. É jogo duro, mas podemos surpreender. Os outros 2 times são europeus: Turquia e Espanha. Os turcos não tem tanta tradição e temos alguma chance. Os espanhóis são os favoritos do grupo. Ficaram em 6º no último mundial. Na outra chave estarão: Montenegro,Alemanha, Grecia, Romênia, Holanda e Macedônia. Os 4 melhores de cada grupo avançam para o jogo de mata-mata, ou seja, o Brasil tem chances de em um jogo mata-mata,  avançar as semifinais, onde os 4 semifinalistas garantem vaga olímpica. No feminino a chave é absurdamente  complicada. O Brasil enfrentará Grécia, Canadá, Casaquistão e Holanda. A Grécia é a atual campeã mundial, o Canadá  e a Holanda estão entre os 8 melhores do mundo.

JUDÔ FEMININO- EM VARSÓVIA PARA CONFIRMAR A VAGA

O Brasil terá 3 judocas na etapa de Varsóvia da Copa do Mundo, neste final de semana. As 3 precisam somar pontos para fecharem entre as melhores do ranking mundial e se classificarem para a Olimpíada. Mariana Silva é 14º no ranking olímpico na categoria 63kg. Maria Portela também é 14º nos 70kg e Maria Suelen é 7º acima de 78kg. Portela e Mariana precisam ao menos vencer uma ou duas lutas, para não cairem no ranking. Se o ranking fechasse hoje, o Brasil estaria classificado em todas as categorias, tanto no masculino como no feminino. No masculino, a seleção está praticamente definida para Londres com  Felipe Kitadai, Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Leandro Guilheiro, Thiago Camilo, Luciano Correa e Rafael Silva.

TAEKWONDO- BRASIL CONQUISTANDO MEDALHAS NO US OPEN

O Brasil levou 16 atletas para competirem no tradicional US Open. No 1º dia de disputas obtivemos ouro com Marcio Wenceslau, prata com Diogo Silva e bronze  com Marcel Wenceslau , Talita Djalma e Gabriele Siqueira. Diogo Silva, o único que tem vaga olímpica, não disputou a final devido a uma contusão.

RESULTADO DA ENQUETE

No vôlei de praia, qual dupla brasileira tem mais chance de trazer o ouro olímpico?
58% Juliana e Larissa, 42% Emanuel e Alison

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA: FABIANA MURER


Passado o carnaval, trago uma entrevista especial, com a atleta que proporcionou o momento mais emocionante do esporte brasileiro em 2011: FABIANA MURER. Nossa campeã mundial do salto com vara está entre as favoritas a uma medalha olímpica. Ela  respondeu sobre a repercussão do título mundial, ser favorita na Olimpíada e próximas competições.


 
  1- Depois do título mundial, você passou a ser mais conhecida nas ruas? E o interesse dos patrocinadores, também aumentou?

Passei a ser um pouco mais conhecida nas ruas, mas levo uma vida normal. Eu sempre tive bons patrocinadores durante a minha carreira. Houve uma procura maior para campanhas publicitárias e, se não forem conflitantes com os meus patrocinadores e não atrapalharem os treinos, até posso aceitar.


2- Ao contrário de 2008 quando você era uma possibilidade de medalha, agora será considerada pela mídia como "favorita a uma medalha". Como será lidar com essa pressão?

Sempre tive pressão em qualquer parte da minha carreira. Eu sei que conquistar uma medalha olímpica não é fácil e por isso tenho que treinar muito até Londres. Se eu estiver bem treinada, a confiança vem e chego mais tranquila para a competição.

3- Como você lida com o assunto "medo de contusão", antes da Olimpíada. É possível se poupar?

Não me preocupo com contusão. Meu treino é muito bem feito para evitar lesões. Faço recuperação com massagem, sauna, mas acidentes podem acontecer. Então tenho que estar sempre atenta nos treinos.

4- Quantas e quais competições você pretende disputar até a Olimpíada?

Dia 16 de maio o Grand Prix de São Paulo, dia 20 de maio o Grand Prix do Rio de Janeiro, dia 2 de junho o Prefontaine Classic, em Eugene (EUA), dia 9 de junho o Grand Prix de Nova York e dia 20 de julho o Grand Prix de Mônaco.


5- No que você acha que precisa aprimorar tecnicamente para chegar a uma medalha olímpica?

Preciso aprimorar pequenos detalhes na minha técnica, como algumas posições na corrida e salto que não me deixam ser tão eficiente. Corrigindo esses pequenos detalhes posso saltar mais alto e ser mais consistente.

Os patrocinadores de Fabiana Murer são:


Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, Nike, Pão de Açúcar, UCS Spirit e Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul

sábado, 18 de fevereiro de 2012

AS ADVERSÁRIAS: Rafaela Silva- judô

Hoje escrevo sobre outra grande possibilidade de medalha do nosso judô. Na categoria 57kg teremos Rafaela Silva, atual vice-campeão mundial

Ela foi bronze no Masters do Casaquistão 2012, bronze no Grand Slam de Moscou 2011 e ouro no Grand Slam do Rio de Janeiro 2011.

A jovem atleta carioca, revelada pelo projeto social do medalhista olímpico Flávio Canto é a atual número 4 do ranking. Assim como Sarah Menezes só tem problemas para lutar contra a japonesa e contra a cubana Lupetey. As demais adversárias encara de igual para igual. Rafaela tem totais condições de ser prata ou bronze. Confira as 8 principais adversárias de Rafaela:

Kaori Matsumoto- Japão- número 1 do ranking mundial. Campeã mundial em 2010. Acaba de vencer o GP da Alemanha. Também venceu o Masters neste ano.

Aiko Sato- Japão- número 2 do ranking mundial. Campeã mundial em 2011. Vice do Grand Slam de Paris 2012. Ouro no Grand Slam de Moscou

Telma Monteiro- Portugal- número 3 do ranking mundial. A única que tem conseguido encarar as japonesas. Foi vice-campeã mundial em 2010 e 2009. Venceu o Grand Slam de Paris em 2012.

Giulia Quintavalle- Itália- É a atual campeão olímpica. Número 9 do ranking



Automne Pavia- França - número 5 do ranking mundial. Ouro no Grand Slam de Paris 2011


Yurisleidys Lupetey- Cuba- número 15 do ranking mundial. Venceu Rafaela na final do Pan de Guadalajara

Corina Caprioriu-Romênia- número 5 do ranking mundial. Bronze no mundial 2011. Prata no Grand Slam do Rio

Sabrina Filzmoser- Austria- número 6 do ranking mundial. Bronze no mundial 2010.

Myriam Roper- Alemanha- número 17 do ranking mundial. Bronze no último mundial.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SALTOS ORNAMENTAIS- PRÉ-OLÍMPICO NO CARNAVAL

Mais uma modalidade terá seus classificados olímpicos definidos, a partir da próxima segunda-feira. É o saltos ornamentais, com o Pré-Olímpico de Londres. O Brasil terá 5 atletas na disputa: Andressa Mendes, Cassius Duran e Hugo Parisi ( plataforma), Juliana Veloso ( foto) e  Cesar Castro ( trampolim). É a última oportunidade para garantir vaga em Londres.
Andressa Mendes tem apenas 14 anos e foi 5º no Pan de Guadalajara. É a maior revelação brasileira na modalidade. Cesar Castro é o principal nome do Brasil. Já poderia ter obtido vaga no mundial de 2011, mas foi mal. Tanto ele quanto Cassius, Juliana e Hugo, buscam classificação para a 3º Olimpíada. 


O Brasil só disputará as provas individuais e não as sincronizadas ( em duplas). Até o momento estão classificados os 12 finalistas do Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai em 2011 e os campeões continentais. Na Copa do Mundo estão em jogo 18 vagas por prova, ou seja, as chances dos brasileiros é grande. Após as provas é feita uma análise dos atletas classificados e caso o número de competidores por país seja excedido, para ocupar as vagas restantes acontece uma repescagem,  ainda na Copa do Mundo, com os que ficaram do 19º lugar em diante. A primeira prova será a eliminatória da plataforma feminina na segunda-feira.


JUDÔ- GRAND PRIX DA ALEMANHA É DECISIVO EM DUAS CATEGORIAS

Neste final de semana acontece o GP de Dusseldorf, na Alemanha. O Brasil terá 13 atletas: Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Katherine Campos (63kg), Maria Portela (70kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Felipe Kitada (60kg), Breno Alves (60kg), Luiz Revite (66kg), Hugo Pessanha (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Leonardo Leite (100kg), Daniel Hernandes (+100kg) e David Moura (+100kg). A competição é a última de nível forte, antes do fechamento do ranking olímpico em abril. Em duas categorias, a disputa na Alemanha deverá definir quem será o brasileiro em Londres. Na categoria 90kg, Thiago Camilo contundido não compete. Se Hugo Pessanha for ouro, estará praticamente garantido em Londres. Mas só o ouro interessa a Hugo. Nos 100kg, Leonardo Leite se aproximou do ranqueamento de Luciano Correa e poderá ultrapassa-lo em caso de campanha superior.

RESULTADO DA ENQUETE
Se você fosse o Mano Menezes, quais atletas acima de 23 anos levaria para a Olimpíada?

37% Julio Cesar ( goleiro da Inter), 31% Thiago Silva, 31% Ronaldinho Gaúcho ( será que ele vai levar o celular de novo para receber a medalha), Hernanes e Robinho 25%, Lucio e Daniel Alves22%. Os outros jogadores votados, tiveram menos de 20%

HÓQUEI NA GRAMA- BRASIL DISPUTARÁ O PRÉ-OLÍMPICO

Cuba desistiu de participar do Pré-Olímpico masculino que dará uma vaga para Londres. O Brasil será o substituto. A disputa começa dia 26 de abril. Só o campeão garante vaga olímpica. Como no Brasil o esporte ainda engatinha, não temos chance alguma da vaga e deveremos levar várias goleadas. Mas servirá de experiência internacional. Os adversários serão Japão, China, África do Sul, Austria e República Tcheca. 



CICLISMO PISTA- BRASILEIROS DISPUTAM ETAPA DA COPA DO MUNDO EM LONDRES


A seleção brasileira de ciclismo pista disputa  a partir desta sexta a última etapa da Copa do Mundo em Londres.  A competição contará pontos para o ranking olímpico, mas o Brasil praticamente não tem chances de classificar algum atleta para a Olimpíada.  Entre os destaques da seleção está Flávio Cipriano, que tem evoluído bastante nas últimas competições. Completam a equipe brasileira no masculino Dieferson Borges e Davi Romeo. Nas provas do feminino, o Brasil estará representado pela ciclista Sumaia Ali Ribeiro.  

AS ADVERSÁRIAS : Sarah Menezes



No atual ciclo olímpico a judoca brasileira mais regular em termos de medalhas é Sarah Menezes, na categoria até 48kg. A piauiense que esteve em Pequim 2008 ganhou 2 bronzes em mundiais  e 8 medalhas em Grand Slam e Masters ( 6 bronzes e 2 pratas). No último Grand Slam de Paris, Sarah foi prata. 



 Sarah já venceu todas as suas principais rivais, com excessão da japonesa Fukumi. Uma rival que pode atrapalhar o caminho de Sarah é a cubana Dayaris Mestre, que a derrotou no Pan de Guadalajara. Confira as principais adversárias


Tomoko Fukumi- Japão
- nº 1 do ranking mundial- campeã mundial em 2009 e vencedora do Grand Slam de Paris e do Masters do Casaquistão em 2012


Dayaris Mestre- Cuba -venceu Sarah no Pan de Guadalajara e conquistou o ouro. É a  número 18 no ranking mundial porque não participa de todas as principais competições

Charline Van Sbick- Bélgica-número 4 do ranking mundial, bronze no mundial 2011

Frederique Jossinet- França- número 14 do ranking mundial, perdeu o bronze para Sarah no último mundial.

Alina Dumitru- Romênia- campeã olímpica em 2008, número 5 do ranking mundial.

Eva Csernoviczki - Hungria- número 6 do ranking mundial, bronze no Masters de 2011.

Paula Pareto- Argentina- número 7 do ranking, bronze em Pequim 2008

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

OS ADVERSÁRIOS DE: Leandro Guilheiro

O principal nome do judô masculino do Brasil é Leandro Guilheiro. Dono de 2 bronzes olímpicos, ele pode ser o 1º judoca a conquistar 3 medalhas em Olimpíadas. É o atual número 2 do ranking mundial, foi vice-campeão mundial em 2010 e bronze no mundial 2011. Tem uma regularidade impressionante. É rara a competição que disputa e não conquistemedalha. Conheça os 7 principais adversários de Leandro Guilheiro na busca pelo ouro olímpico:

Jae Bum Kim- Coréia- é o grande favorito ao ouro em Londres- 1º do ranking mundial,  prata na Olimpíada de Pequim 2008. É o atual bicampeão mundial, tendo inclusive derrotado Leandro em 2010. Também foi o ganhador do Masters em 2010 e do Grand Slam de Paris 2011.

Elmur Mammadli- Azerbaijão- 3º do ranking mundial, foi o  ganhador do Masters do Casaquistão em 2012 e do Masters do Azerbaijão em 2011, derrotando na ocasião a Leandro Guilheiro.

Ole Bischoff-
Alemanha- 4º do ranking mundial- é o atual campeão olímpico. Mostrou que retomou a boa fase ao vencer o  Grand Slam Paris 2012. Porém Leandro e Jae Bum não participaram.

Takahiro Nakai- Japão- 5º do ranking mundial. Japonês no judô, sempre tem que ser respeitado. Nakai foi vice no Masters do Casaquistão 2012 e vencedor do Grand Slam de Tóquio

Ivan Nifontov- Rússia- 8º no ranking mundial. Ainda disputa com outro russo, Magomedov, a vaga olímpica. Nifontov tem resultados mais expressivos. Campeão mundial em 2009 e  prata no Grand Slam do Rio em 2011.

Sergiu Toma- Moldávia- 10º no ranking mundial, foi 4º no Grand Slam Paris 2012 e bronze no mundial 2011, junto com Leandro Guilheiro

Srdjan Mrvaljevic-
Montenegro- 14º no ranking. Surpreendeu no último mundial com a medalha de prata.


domingo, 12 de fevereiro de 2012

NATAÇÃO- BOM COMEÇO DE TEMPORADA PARA CESAR CIELO

Neste final de semana os principais nadadores brasileiros participaram do GP de Missouri nos EUA, a primeira competição preparatória para Londres. Cesar Cielo venceu as provas em que é especialista. Nos 100 livres fez 49s51. Nos 50 livres, 22s13, superando o francês e seu eterno rival Frede Bousquet da França.

Joana Maranhão também brilhou, com 3 medalhas: prata nos 400 medley, bronze nos 200 medley e ouro nos 200m borboleta com 2m09s73.

Leonardo de Deus foi prata nos 200 borboleta. Thiago Pereira ouro na sua prova principal os 200 medley com 1m59s91, bronze  nos 100 costas e nos 100 borboleta. 


Felipe Lima foi ouro nos 100 peito com 1m00s89. 
Apesar da competição não contar com os principais nadadores europeus e australianos, foram bons resultados dos brasileiros, para início de temporada.

JUDÔ- SÓ UM BRONZE NO FIM DE SEMANA

Sem as principais estrelas, que competiram semana passada no Grand Slam de Paris, o Brasil participou de etapas da Copa do Mundo. A única medalha foi de Maria Portela, categoria até 70kg na  Hungria. No masculino na Áustria, o melhor resultado foi de Leonardo Leite, categoria até 100kg. Ele foi o 5º colocado. Na mesma categoria, Luciano Correa foi eliminado na 2º luta. Leonardo pode ameaçar a posição de Correa, na disputa pela vaga olímpica. Luciano, que já foi campeão mundial, vive uma fase de resultados muito ruins.

RESULTADO DA ENQUETE
Na sua opinião, quais as 3 modalidades olímpicas com regras mais difíceis de entender?
Saltos Ornamentais- 40%, Hipismo CCE 37%, Badminton 31%, Taekwondo e nado sincronizado 28%, esgrima, pentatlo e luta 25%, canoagem slalom 21%,

VELA- DEFINIDOS OS  REPRESENTANTES  EM SEIS CLASSES  PARA LONDRES

Terminou no sábado a Semana Brasileira de Vela em Búzios. Em 6 classes olímpicas, o Brasil já conhece seus representantes para Londres. O único estreante será Jorge Zarif na Finn. Na Star, a melhor dupla do mundo está qualificada: Robert Scheidt/ Bruno Prada. Na RS:X os favoritos também confirmaram a vaga sem problemas: Bimba no masculino e Patrícia Freitas no feminino. Na Laser, apesar de ter perdido algumas regatas, Bruno Fontes garantiu vaga em sua segunda Olimpíada. Na Laser Radial, vaga para Adriana Kostiw.

Na classe 470 feminina, com a vitória de Fernanda Oliveira e Ana Barbachan na seletiva nacional, a dupla classificada foi adiada para o Torneio Princesa de Sofia na Espanha, pois no mundial, Isabel Swan e Martine Grael tinham ido melhor.

Em outras classes, o Brasil ainda precisará garantir vaga olímpica nos mundiais. Na 470 masculina, tentarão a vaga Fabio Pillar/ Gustavo Thiesen. Na 49er masculina, André Fonseca/ Marco Grael.

SALTOS ORNAMENTAIS- O PRÓXIMO PRÉ-OLÍMPICO

O Brasil terá 5 saltadores tentando vaga olímpica na Copa do Mundo que acontece em pleno carnaval, de 20 a 26 de fevereiro, em Londres. Os atletas são: Andressa Mendes, Cassius Duran, Cesar Castro, Juliana Veloso e Hugo Parisi e estão treinando em 2 períodos. As chances do Brasil classificar pelo menos 2 atletas são grandes, já que serão 18 vagas em cada uma das provas individuais: trampolim e plataforma, masculina e feminina.

CICLISMO BMX- RENATO RESENDE VENCE LATINO

Nosso melhor atleta no BMX, Renato Resende, venceu o Campeonato Latino Americano no Chile. Em 2º,outro brasileiro: Rogério Reis. Resende venceu 3 baterias, ficou em segundo na semifinal e ganhou a final. Renato ganhou importantes pontos no ranking olímpico. Semana que vem tem a Copa América

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

VELA- FERNANDA OLIVEIRA E ANA BARBACHAN VENCEM SEMANA DE VELA BRASILEIRA E ADIAM DECISÃO DA VAGA OLÍMPICA

A semana de vela de Búzios, classificatória para Londres 2012, termina neste final de semana. Confira como está a situação, classe por classe.

Classe 470 - Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (foto)  venceram todas as 6 regatas disputadas  e garantiram o título. Como Isabel Swan e Martine Grael tinham sido melhores no mundial, a vaga será decidida no Troféu Princesa de Sofia, na Espanha. A dupla que for melhor fica com a vaga

Laser - A principal disputa da competição. Após 6 regatas o favorito Bruno Fontes soma os mesmos 13 pontos perdidos de João Hackerott. Se Bruno vencer vai a Londres. Senão, competição desempate.

Laser Standard
- Após 8 regatas Adriana Kostiw tem 15 pontos perdidos, contra 25 de Odile Ginad e está próxima da vaga olímpica.


Finn - Jorginho Zarif venceu todas as 7 regatas e está 99,9% classificado para Londres.


470 masculino - Fabio Pillar/ Gustavo Thiesen lideram com folga: 8 pontos perdidos contra 20 de Henrique Hadad/ Nicolas Castro. A classe ainda não tem vaga olímpica.


RSX masculina - Bimba venceu todas as 8 regatas e está com 99,9% da vaga olímpica nas mãos.


Star - Robert Scheidt/Bruno Prada venceram todas as 8 regatas e estão com 99,9% da vaga olímpica na mão.


RSX feminina - Patrícia Freitas venceu 7 das 8 regatas e está com 99,9% da vaga olímpica nas mãos.


49Er - André Fonseca/ Marco Grael lideram com 12 pontos perdidos, mas a classe ainda  não tem vaga olímpica garantida.


MAYRA AGUIAR É NÚMERO 1 DO RANKING MUNDIAL E OLÍMPICO

Com o título no Grand Slam de Paris e no Masters do Casaquistão, Mayra Aguiar, na categoria até 78 quilos,  se tornou a 1º judoca brasileira a liderar o ranking mundial e olímpico. Em 2012, Mayra ainda não perdeu. Foram 9 lutas vitoriosas. Pelo ranking, estarão classificados para a Olimpíada os 22 homens e  14 mulheres mais bem ranqueados, no limite de um atleta por país em cada categoria. Confira a posição de outros brasileiros: Sarah Menezes é 3º, Leandro Guilheiro 2º, Rafaela Silva 4º, Rafael Silva 4º. Na categoria até 90kg, Hugo Pessanha é 7º e Tiago Camilo 8º, mas Hugo perderá a posição em breve porque em 2011 ganhou pontos com o titulo do Panamericano, que não poderá repetir agora. Outros brasileiros que estariam garantidos em Londres: Felipe Kitadai 14º, , Leandro Cunha 6º, Bruno Mendonça 13º, Luciano Correa 19º, Erika Miranda 6º, Mariana Silva 19º, Maria Portela 21º e Maria Suelen 10º.

NATAÇÃO- BRASILEIROS COMPETEM NO MISSOURI

A primeira competição da temporada para um grupo de nadadores brasileiros já com índices para Londres 2012 acontece de sexta a domingo nos EUA. Cesar Cielo, Felipe Lima, Thiago Pereira, Leonardo de Deus, Joanna Maranhão e Henrique Barbosa estréiam em 2012 no Grand Prix de Missouri, com eliminatórias começam às 13h e as finais, às 21h30 pelo horário de Brasília.  O GP de Missouri é a terceira das sete competições que compõem a série de eventos da Federação Americana que começou em janeiro, em Minneapolis, e terminará na Califórnia, na cidade de Santa Clara, em maio.

HIPISMO ADESTRAMENTO- LUIZA ALMEIDA PRÓXIMA DA VAGA OLÍMPICA

Por equipes, o Brasil não conseguiu vaga olímpica no adestramento. Mas Luiza Almeida é a melhor do ranking continental que engloba atletas de países que não obtiveram ainda, vagas olímpicas. A brasileira tem 86 pontos de vantagem sobre Suzan de Klein das Antilhas Holandesas. Ela precisa manter a posição até o fechamento do ranking em março.

ESGRIMA- BRASILEIRAS DO FLORETE COMPETEM NA ALEMANHA

A equipe brasileira  de florete femino disputa neste final de semana a etapa da Copa do Mundo da Alemanha. As floretistas brasileiras Thaís Rochel, Christine Botros e Bia Bulcão duelam no individual e equipes, buscando conquistar valiosos pontos na corrida para o ranking mundial e tentar a classificação olímpica.




quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

NOSSOS ADVERSÁRIOS- Robert Scheidt/ Bruno Prada- classe Star- Vela


Hoje analiso aquela que é considerada uma das maiores chances de ouro do Brasil em Londres: a classe Star de Robert Scheidt e Bruno Prada.

Em 2008, os brasileiros foram prata na Olimpíada de Pequim. Nos últimos 2 anos, venceram todas as principais competições: evento teste em Londres, mundial de vela da Austrália, tricampeonato mundial de Star , títulos da etapa de Miami da Copa do Mundo, semana de Kiel, dentre outras.

Listo os principais adversários da dupla brasileira na busca pelo ouro olímpico

Ian Percy e Andrew Simpson- Grã-Bretanha- são os atuais campeões olímpicos. Vice-campeões mundiais de Star em 2012 e no Trofeo Princesa de Sofia. Abandonaram o mundial de vela em 2011. Foram ouro na semana de Hyeres. Ian Percy é um dos maiores velejadores de todos os tempos .

Stanjek/ Kleen- Alemanha, vice campeões mundiais em 2011 e 6º do ranking mundial

Kusznierewicz/ Zychi- Polônia-  ficaram em 4º tanto na última Olimpíada, como no campeonato mundial realizado em dezembro de 2011. No mundial de Star de 2012 foram 10º. Campeões europeus

Melleby/ Pedersen- Noruega
, vice líderes do ranking mundial, 6º no mundial 2011 e bronze na etapa de Miami da Copa do Mundo e também no campeonato europeu

Rohar/ Ponsot- França
, 3º no ranking mundial, vice-campeões na etapa de Miami da Copa do Mundo, 3º na Espanha e 7º no mundial de vela 2011.No mundial de Star de 2012 foram 9º.

Hestbaek/Olesen- Dinamarca
- bronze no mundial 2012. Bronze na etapa de Hyeres da Copa do Mundo.

Peter O'Leary e David Burrows- Irlanda- 4º no mundial 2012 de Star. Campeões da etapa da Copa do Mundo em Weymouth em 2012. Estão em 4º no ranking mundial

Fredrik Loof e Max Salminen- Suécia
- líderes do ranking mundial. Foram 5º no mundial de Star 2012 e no mundial de vela 2011


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA: RAFAEL ANDRIATO- CICLISMO ESTRADA

A entrevista desta semana é com uma revelação do ciclismo brasileiro: Rafael Andriato. Ele tem apenas 23 anos e este ano está estreando no ciclismo profissional italiano. Foi ao Pan de Guadalajara e está entre os cotados para uma das 3 vagas olímpicas que o Brasil tem direito no ciclismo estrada. Ele respondeu a 5 perguntas.

1- O Brasil terá 3 atletas de ciclismo estrada na Olimpíada e você é um dos cotados. Qual a sua expectativa e quando será a definição do escolhido?

A expectativa é muito grande em poder representar o Brasil em uma Olimpíada. É um sonho que tenho desde pequeno. Este ano estou estreando no ciclismo profissional competindo pela equipe italiana Farnese Vini. Quero iniciar a temporada com o pé-direito para conquistar uma das 3 vagas olímpicas.

 
2- Qual seu planejamento para 2012?

Vou disputar o Gp Reggio Calabria dias 11 e 12 de fevereiro, depois Troféu Laigueglia dia 18 e Volta da Malásia de 24 de fevereiro a 4 de março. Em junho quero competir no Campeonato Brasileiro. Em julho espero estar na Olimpíada e para fechar o ano poder representar bem o Brasil no mundial da Holanda, em setembro.

 
3- Quais os principais problemas que você observa no ciclismo brasileiro, em relação ao europeu?

O ciclismo brasileiro vem crescendo muito nos últimos anos. Hoje temos 3 equipes de categoria continental. Graças a CBC, o número de provas internacionais vem melhorando o nível dos ciclístas que competem no Brasil. A grande diferença é que na Itália, o ciclísmo é o 2º esporte do país, somente atrás do futebol. No Brasil a história é diferente. Quem sabe com a Olimpíada de 2016 o esporte avance.
 
4- Há quanto tempo você está na Itália e qual sua rotina de treinamentos?

 É meu 5º ano na Itália. Cheguei em 2008, competi 4 anos na categoria Sub-26 e conquistei 12 vitórias. Este é meu 1º ano como profissional. Neste início de temporada realizo treinos diários de 4 a 6 horas diárias

5- Você é muito jovem. O que espera da possibilidade de competir em casa em 2016?

Em Londres espero poder sentir o clima da competição, ganhar experiência para que no Rio de Janeiro em 2016, possa sonhar com uma medalha olímpica.
 

domingo, 5 de fevereiro de 2012

JUDÔ- MAYRA AGUIAR É OURO NA FRANÇA- BRASIL TERMINA COM 3 MEDALHAS

O ano de 2012 é de  Mayra Aguiar. Depois de vencer o Masters no Casaquistão, foi ouro neste domingo no tradicional Grand Slam de Paris. Há 12 anos o Brasil não era ouro na competição feminina. Mayra conquistou as duas principais competições antes da Olimpíada: o masters do Casaquistão e agora o evento francês. Mais importante ainda, ela venceu a sua grande rival Kayla Harrison dos EUA na final ( foto), com um yuko há 33 segundos do fim da luta. Mayra havia perdido para a americana no Pan de Guadalajara e no mundial 2010. Antes, na semifinal, Mayra passou pela atual campeã mundial Audrey Tcheumeo da França. Nas 5 lutas que fez, Mayra venceu 3 por ippon.

Outro resultado brilhante foi de Rafael Silva, definitivamente consolidado como o representante olímpico do Brasil na categoria acima de 100 quilos. Rafael só perdeu o ouro para o pentacampeão do mundo Teddy Riner, da França. Rafael também começou o ano de forma espetacular, pois tinha sido ouro no Casaquistão.

A outra medalha do Brasil veio com Sarah Menezes, prata na categoria 48kg. Ela só perdeu para Fukumi do Japão. Sarah tem uma regularidade impressionante. Soma 6 bronzes e duas pratas em Grand Slam, além de 2 bronzes em mundiais. Só precisa mudar a forma de lutar contra japonesas, de quem é freguesa.

Na categoria até 90kg tanto Tiago Camilo como Hugo Pessanha cairam na 2º luta, o que colabora pra Tiago Camilo ficar com a vaga olímpica.

No quadro de medalhas o Brasil terminou em 5º com 1 ouro e 2 pratas. O Japão levou 5 ouros, seguido por França, Mongólia e Casaquistão.

LUTA- RESULTADO HISTÓRICO NA BULGÁRIA

 
O resultado mais surpreendente e bacana neste final de semana foi a medalha de prata obtida por Adrian Jaoude no torneio Nikola Petrov na Bulgária. Ele competiu no estilo livre, na categoria 84kg. Adrian venceu 3 lutas contra  Cantzer Stefan da Moldávia, Marczinski Stephane da França e Kolesnicov Sergei de Israel. Só perdeu para um búlgaro, na grande final. O resultado é muito importante pois nos últimos anos, apenas as mulheres estavam conquistando resultados expressivos na luta. E por falar nelas, Joice Silva fez uma boa campanha na competição, terminando em 5º na categoria 55kg. Ela venceu 3 lutas e perdeu duas, incluindo a disputa do bronze para Petra Olli da Finlândia.  Na categoria 72kg, Aline Ferreira venceu uma luta, mas caiu na segunda diante de Maider Unda, da Espanha, que não avançou.

VELA- SEMANA BRASILEIRA PODE DEFINIR CLASSIFICADOS PARA LONDRES

Começa nesta segunda em Búzios, a Semana Brasileira de Vela. Nas classes em que o Brasil já está classificado, os responsáveis pela classificação só precisam vencer para carimbar o passaporte. São os casos de: Robert Scheidt/ Bruno Prada na Star, Bruno Fontes na Laser, Jorge Zarif na Finn, Bimba na RS:X, Patrícia Freitas, também na RS:X, Isabel Swan/ Martine Grael na 470 e Adriana Kostiw na Laser Radial.  


A disputa mais acirrada promete ser na 470, Isabel e Martine surpreenderam no mundial as favoritas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan. Em caso de vitória de alguém que não tenha sido o melhor no mundial, teremos o desempate no Troféu Princesa Sofia, na Espanha.

Nas classes em que o Brasil ainda não tem vaga olímpica, casos da 49er e 470 masculino, também terão disputa em Búzios, pois o  Brasil poderá se classificar nos mundiais das classes.
Apenas no match racing, o Brasil não participará da Olimpíada, foi ficamos em último no Pré-Olímpico realizado semana passada nos EUA. 


Eu achei perfeito o sistema de classificação da nossa vela para a Olimpíada. Se fosse apenas uma competição, um atleta em uma semana ruim, poderia ficar fora. Agora tem duas chances. 


TRIATLO- FAVORITOS VENCEM EM SANTOS
No tradicional Triatlo Internacional de Santos, nossos melhores triatletas ranqueados foram os vencedores: Reinaldo Colucci no masculino e Carla Moreno no feminino. Colucci, campeão no Pan de Guadalajara 2011, chegou ao tetracampeonato ao marcar o tempo de 1h46min42seg. Já Carla, conquistou o sexto título do Triathlon Internacional de Santos, com o tempo de 2h03min545seg. Ambos estarão em Londres.

MARATONA AQUÁTICA- BRASILEIROS SEM MEDALHAS NA ARGENTINA

Aconteceu no sábado, na Argentina, a 2º etapa do circuito mundial. Ana Marcela Cunha foi a melhor brasileira, em 6º lugar. No masculino, Allan do Carmo foi 8º. Os vencedores foram Spyridon Gianniotis da Grécia, que já havia vencido em Santos na semana passada e Eva Fabian dos EUA. A próxima etapa da Copa do Mundo será em Israel, no dia 1º de abril.

RESULTADO DA ENQUETE
Você acha que as seleções masculinas de futebol que irão disputar a Olimpíada, devem utilizar os 3 atletas acima de 23 anos como em edições anteriores?
100% sim

sábado, 4 de fevereiro de 2012

CLASSIFICAÇÃO PARA LONDRES 2012- ÚLTIMA PARTE



Hoje é dia de saber a situação da classificação dos atletas brasileiros nas seguintes modalidades em relação a Londres 2012: tiro com arco, triatlo, vôlei, vôlei de praia e vela

TIRO COM ARCO- 


Até o momento não temos atletas classificados. Em 2008 Gustavo Trainini foi o nosso representante. De 20 a 24 de abril teremos o Pan-americano em Medellin. Serão 3 vagas para os homens e 3 para as mulheres, com limite de um atleta por país. No masculino, México e EUA já estão classificados por equipes e portanto fora do pré-olímpico, assim como o Canadá, que conseguiu a classificação no individual. Assim, aumentam as chances do Brasil, principalmente com Daniel Xavier, nosso principal atleta. No feminino, a disputa será mais complicada, já que apenas Chile e EUA conquistaram vaga olímpica pelo mundial. Os atletas brasileiros que irão ao Pan, serão conhecidos em uma seletiva.

Chances em Londres- Classificar um atleta para estar entre os 64 da Olimpíada já será um ótimo resultado. Acho que a vaga no masculino é possível.
-------------------------------------
TRIATLO

Classificado até o momento: o Brasil já tem direito a uma vaga graças a Reinaldo Colucci  que venceu o o Pan de Guadalajara. Essa vaga deverá ser dele, o  melhor brasileiro no ranking mundial em 34º.

As outras vagas serão definidas pelo ranking mundial a ser fechado em 31 de maio. O Brasil deverá classificar mais um atleta no masculino. Na disputa Diogo Sclebin, hoje o 71º , Bruno Matheus 90º ou Fábio Carvalho 99º. Eles tentarão somar pontos nos próximos meses. No feminino, Carla Moreno em 70º, deve ser nossa única representante.

Chances em Londres- Reinaldo Colucci tem condições de terminar entre os 15 melhores, em sua 2º Olimpíada.
-------------------------------
VÔLEI

A seleção masculina obteve vaga após ficar com o bronze na Copa do Mundo do Japão. A feminina decepcionou e terá que obter vaga vencendo o Sul-Americano, de 11 a 13 de maio em São Carlos. A tarefa é tranquila, já que não temos adversários de nível no continente.

Classificados até o momento: 
Masculino- Rússia, Brasil e Polônia
Feminino- EUA, China, Itália e Argélia

As outras  vagas para cada torneio serão dadas aos campeões continentais e de torneios Pré-Olímpicos.


Chances em Londres- Tanto no masculino como no feminino temos totais chances de ouro, prata ou bronze.
--------------------------------------------------
VÔLEI DE PRAIA
A classificação para Londres no vôlei de praia será pelo ranking mundial ( 16 duplas) e por torneios continentais. Como as duplas brasileiras ocupam as primeiras posições no ranking, teremos 4 duplas qualificadas por esse método. O ranking será fechado em junho. Hoje, estariam qualificados: Emanuel/ Alison, Ricardo/ Pedro Cunha, Juliana e Larissa, Maria Elisa/ Talita.

Chances em Londres- Um dos esportes que mais costuma trazer medalhas olímpicas, o Brasil entrará com as 4 duplas com condições de medalhas. Emanuel/ Alison, Juliana/ Larissa, conquistaram o título do circuito mundial em 2011.
----------------------------------
VELA
 

No mundial disputado em dezembro, o Brasil garantiu vaga olímpica em 7 classes: RS:X masculina, RS:X feminina, Star, Laser masculina, Laser Feminina, 470 feminina e  Finn. Os atletas que estiveram no mundial e conquistaram as vagas levam vantagem na disputa pela classificação para Londres. Para isso, basta vencerem a seletiva nacional, que acontecerá de 2 a 12 de fevereiro em Búzios. Caso, percam a disputa para outros competidores, haverá uma prova de desempate para definir os atletas olímpicos. Os classificados até o momento são:
Star- Robert Scheidt/ Bruno Prada, Laser- Bruno Fontes, Laser feminina- Adriana Kostiw, RS:X feminina-Patrícia Freitas, RS:x masculina- Bimba, Finn- Jorge Zarif e classe 470- Isabel Swan/ Martine Grael

Chandes em Londres- Robert Scheidt e Bruno Prada são favoritos ao ouro. Nas outras classes, o Brasil tem remotas chances de medalha.
-----------------------

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

JUDÔ- EM PARIS, A ÚLTIMA GRANDE COMPETIÇÃO ANTES DA OLIMPÍADA

Teremos neste final de semana o Grand Slam de Paris, tradicional evento da temporada e que conta muitos pontos para o ranking olímpico. Com excessão de Leandro Guilheiro e Rafaela Silva, o Brasil terá força máxima. Estarão na disputa, Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Mayra Aguiar (78kg), Leandro Cunha (66kg), Tiago Camilo (90kg), Hugo Pessanha (foto, 90kg), Luciano Correa (100kg), Leonardo Leite (100kg), Daniel Hernandes (+100kg) e Rafael Silva (+100kg). A medalha de ouro em Paris vale 300 pontos. Mais de 700 judocas de 104 países estarão na disputa. Na categoria 90kg, a competição será decisiva para Tiago Camilo e Hugo Pessanha decidirem quem irá a Londres 2012.

HANDEBOL- SELEÇÃO MASCULINA CONHECE ADVERSÁRIOS NO PRÉ-OLÍMPICO MUNDIAL
Com o fim do campeonato europeu, o Brasil conheceu seus 3 adversários no Pré-Olímpico de 6 a 8 de abril na Suécia. Além da dona da casa enfrentaremos Macedônia e Hungria. Dois países irão se classificar para Londres, mas nossas chances são remotas. No mundial 2011 a Suécia foi 4º colocada e a Hungria 7º. O Brasil tomou  uma surra da Hungria: 36 a 24. Já no  mundial 2009 a Hungria foi 6º, Suécia 7º e Macedonia 11º. Em ambos os mundiais, o Brasil foi eliminado na 1º fase. Nos outros Pré-Olímpicos teremos Espanha, Polônia, Sérvia e Argélia, com favoritismo total para espanhóis e sérvios. No último torneio Islândia, Japão, China e a dona da casa Croácia. Islandeses, vice-campeões olímpicos, e croatas são os favoritos


VÔLEI DE PRAIA- 6 DUPLAS DISPUTARÃO VAGAS OLÍMPICAS

Ao contrário de outras edições em que o ranking mundial definia as duplas para os Jogos Olímpicos, desta vez as vagas serão do país e a Confederação indicará os representantes. Mas é óbvio que quem estiver melhor ranqueado, acabará naturalmente se garantindo em Londres. Se o ranking fosse fechado hoje o Brasil teria 4 duplas classificadas, duas no masculino e duas no feminino: Juliana/ Larissa, Talita/Maria Elisa, Ricardo/Pedro Cunha e Emanuel/Alison. As duplas que tentarão superar o ranking dessas acima são Vivian/Taiana e Márcio/Pedro Solberg.

RESULTADO DA ENQUETE

Escolha 3 mesa-tenistas brasileiros para serem titulares na equipe brasileira no torneio Pre-Olímpico: Gustavo Tsubói 57%, Thiago Monteiro e Hugo Calderano 53%, Hugo Hoyama 38%, Cazuo Matsumoto 19%, Eric Mancini 15%

HIPISMO- DODA COMPETE NA FRANÇA
O nosso principal cavaleiro hoje, Doda Miranda, 10º no ranking mundial e 4º no Global Champions Tour 2011 compete de sexta a domingo  no CSI5* de Bordeaux, na França, A competição vai reunir 40 cavaleiros e amazonas. O concurso é o mesmo que Doda Miranda venceu o GP no ano passado com a montaria AD Ashleigh Drossel Dan, que também estará na competição junto com AD Rahmannshof's Bogeno.

LUTA- BRASILEIROS DISPUTAM TORNEIO NA BULGÁRIA

Em preparação para o Pré-Olímpico continental, nossos principais lutadores estão na Bulgária para a disputa do torneio Nikola Petrov. Nesta sexta lutam  Dailane Gomes e Davi Albino. Diego Romanelli, Joice Silva e Aline Ferreira competem no sábado, enquanto Ângelo Moreira e os irmãos Adrian e Antoine Jaoude fecham a participação brasileira na competição no domingo.

VELA- BRASIL VAI MAL NO PRÉ-OLÍMPICO DE MATCH RACING
O Pré-Olímpico de Vela Match Racing feminino 2012 começou a ser disputado nesta quinta, em Key Biscane, nos Estados Unidos. O campeonato distribuirá as 3 últimas vagas da categoria para as próximas Olimpíadas, em Londres 2012. O barco brasileiro participou de 5 duelos  e conquistou apenas uma vitória contra a Espanha. Perdemos da China, Canadá, Finlandia e Dinamarca. O match racing ainda engatinha no Brasil.  Nesta sexta enfrentaremos Alemanha, Argentina e Eslovênia. Precisamos ficar dentre os 6 melhores irmos a segunda fase. O time brasileiro é composto por Renata Decnop, Gabriela Nicolino e Larissa Juk.

PENTATLO MODERNO- PRISCILA OLIVEIRA PRÓXIMA DA VAGA OLÍMPICA

Pela última atualização do ranking mundial a brasileira Priscila Oliveira aparece em 28º e estaria classificada para a Olimpíada. Yane Marques, prata no Pan, já está garantida. Cada país só pode levar duas atletas, facilitando as coisas para Priscila. Ela só precisa manter a posição, até 1 de junho, data de fechamento do ranking. No masculino a situação é mais complicada. O melhor brasileiro é Luis Magno em 34º e precisaria chegar pelo menos dentre os 24 melhores do mundo.