O Brasil encerrou o Pan na 3º colocação, com 48 medalhas de ouro, 35 de prata e 58 de bronze. Foram 141 no total. No Pan do Rio foram 52 de ouro, 157 no total.
O objetivo de conquistar o 3º lugar no quadro de medalhas foi alcançado. Ficou um certo clima de decepção porque Cuba nos ultrapassou no penúltimo dia, após ficarmos a frente em toda a competição. O atletismo com as provas de campo, o boxe e a luta fizeram a diferença para os cubanos. Vale lembrar que na última Olimpíada ficamos a frente de Cuba.
Fiz uma lista com os 10 principais destaques e as 10 principais decepções da delegação brasileira no Pan de Guadalajara. Lembro sempre que só cito modalidades olímpicas.
DESTAQUES
1- Reinaldo Colucci- para mim, o principal destaque do Brasil. Venceu a prova de triatlo do Pan, de altíssimo nível, pois valia vaga olímpica. Só perde a vaga se outro brasileiro ficar no top-5 de uma etapa do circuito mundial.
2- Fernando Saraiva- Pela primeira vez, um brasileiro levou ouro no levantamento de peso. A maior surpresa agradável do Pan
3- Seleção de vôlei masculino- mesmo com time B, vencemos as fortes Argentina e Cuba e ficamos com o ouro. Isso mostra que jogador titular nenhum é insubstituível. E que temos talentos para muitos anos de vitórias.
4- Thiago Pereira- mesmo enfrentando adversários de nível questionável, já que os EUA não enviaram seus principais nadadores, temos que elogiar o Thiago pela disposição de nadar 8 provas e ganhar 6 ouros, 1 prata e 1 bronze.
5- Maurren Maggi- Nossa campeã olímpica era favorita ao ouro, mas fez simplesmente o melhor salto da temporada, com 6m94. Se repetir o resultado em Londres 2012, vai brigar por medalha
6- Judô masculino- 6 ouros em 7 possíveis: Leandro Guilheiro, Felipe Kitadai, Leandro Cunha, Luciano Correa, Tiago Camilo e Bruno Mendonça. Além da prata de Rafael Silva. Arrasador.
7- Diego Hypólito- fez o que dele se esperava. Ajudou a equipe e ainda foi ouro no solo e salto.
8- Equipe de saltos do hipismo- No dificílimo evento, que valia vagas olímpicas ( o Brasil já possuia) e por isso trouxe canadenses e americanos com equipes completas, o Brasil manteve a tradição de medalhas e foi prata. Ainda teve o bronze de Bernardo Alves.
8- Equipe da ginástica ritimica- para quem foi péssimo no mundial e já está fora da Olimpíada, conquistar 3 ouros foi um excelente recomeço.
9- Ana Ferrão- tiro. Assim como no Pré-Olímpico, não chegou como favorita, mas levou o ouro para o Brasil na prova de pistola 25 metros.
10- Cesar Cielo- desta vez, além dos seus esperados ouros nos 50 e 100 livres, ajudou nos revezamentos 4x100 livres e 4x100 medley.
Outros destaques: Leonardo de Deus ( natação), Guilherme Toldo ( esgrima), Rogerinho ( tenis), Patrícia Freitas ( vela) e Juliana/ Larissa ( vôlei de praia)
DECEPÇÕES
1- Seleção feminina de basquete- Para quem arrasou os adversários no Pré-Olímpico, passeou na 1º fase do Pan e não teria a seleção americana pelo caminho, o o ouro era certeza. Mas num dia totalmente infeliz, principalmente da nossa principal jogadora Érika, com só 2 pontos, perdemos para a modestíssima seleção de Porto Rico.2- Futebol masculino- mesmo com um time sem nomes famosos foi uma vergonha ser eliminado na primeira fase tomando surra da Costa Rica.
3- Bruno Fontes- Uma das piores competições do nosso velejador de Laser, que está entre os melhores do mundo mas terminou em 5º no Pan
4- Taekwondo - Apenas um bronze de Marcio Wenceslau. Os consagrados Diogo Silva e Natalia Falavignia deram vexame.
5-Bruno Lins- atletismo- 6º no mundial há alguns meses, não tinha adversários do seu nível na prova de 200 metros. E conseguiu ser apenas bronze
6-Arthur Zanetti- medalhista no último mundial e classificado para Londres 2012 perdeu o ouro nas argolas.
7- Ginástica artística feminina- a única que se salvou foi Daniele com 2 bronzes. Por equipes ficamos sem medalhas e nas provas individuais classificamos poucas atletas para finais. Mudanças já.
8- Judô feminino- Para quem tinha as medalhistas mundiais Sarah Menezes, Mayra Aguiar e Rafaela Silva, além de Érica Miranda, a sequência de derrotas para cubanas e a falta de ouro foi inesperado.
9-Nivalter Santos- canoagem- nosso melhor atletas da modalidade acabou ficando novamente por centésimos sem a vaga olímpica, conquistada pelo veterano canadense Richard Dalton. O brasileiro foi prata.
10- Hipismo adestramento - para quem sonhava com vaga olímpica, o 5º lugar por equipes foi uma tragédia. No individual, resultados também abaixo do esperado
Outras decepções: Renzo Agresta da esgrima, Kleberson Davide nos 800 metros do atletismo, Kaio Marcio da natação, João Feijão ( tênis) e tenis feminino ( todas eliminadas na primeira rodada)
Se você não concorda com essa lista, vote nas enquetes deste blog, localizadas na lateral esquerda do blog
Um comentário:
Você colocou o Levantamento como surpresa positiva. Será que ainda havia anabolizante no resultado conquistado? Quando sairão ou sairam os resultados do anti doping?
Se o Fernando já estiver limpo, concordarei, mas a suspensão dele acabou tão perto da competição que gostaria de ver o resultado do doping antes.
Postar um comentário