Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- Leonardo de Deus- natação

O entrevistado desta semana é o nadador Leonardo de Deus. Ele foi ao lado de Bruno Fratus, a grande surpresa do Brasil no mundial de natação de Xangai. Semifinalista em duas provas, 200 borboleta e 200 costas, fez índice olímpico para as duas. Bem articulado e atencioso, Leonardo respondeu a 7 perguntas sobre Olimpíada, o que gosta e detesta na natação, preparo psicológico e muito mais.


1-      Você foi a grande surpresa da natação brasileira no último mundial em Xangai. Esperava conseguir o resultado?
Tracei o objetivo de atingir o índice para Londres 2012 nos 200 borboleta no mundial.Ou seja, nadaria a eliminatória a 100% para atingir o índice que era de 1min 56’90. Fisicamente estava muito bem preparado e parti pra cima dele. O resultado foi melhor do que esperava 1min 55’55 (12˚ tempo no Ranking Mundial da FINA). Na semifinal me desconcentrei e nadei  na casa do 1min 57seg. Tudo bem, pois fui para a semi-final com a primeira parte do planejamento, já executado.
Pelo resultado no borboleta também esperava  tempos bons nos 200costas e não deu outra. Nadei a eliminatória para 1min58’29. Atingi o 2˚ índice olímpico e bem próximo do recorde brasileiro absoluto da prova.  Apesar das dificuldades  que passei no início do ano, procurei trabalhar bem a preparação física e técnica para aquela competição.

2-Muitos nadadores não conseguem repetir em mundial e Olimpíada, os resultados que fazem por exemplo em competições nacionais. Como você analisa esta situação no seu caso?

A questão é cabeça. Quando você entra entre os 25 melhores atletas do ranking mundial, com certeza são todos muito bem preparados técnica e fisicamente, porém os medalhistas, na minha opinião são diferenciados. O emocional pesa e muito quando você tá no foco . Frieza,  olhar e foco para o objetivo o tempo todo é fundamental, procurando não pensar no momento das provas, no que está em jogo, mas sim no que tenho que fazer. Vá lá e faça o que treinou. O resto é consequência.  


3- Porque você escolheu o nado borboleta?

Sempre fui um nadador versátil. No estilo livre nado de 100m a 1500m. Por falar nisso, comecei  nadando provas de fundo como os 800m e os 1500m. Depois é que vieram as provas de meio fundo (200m) livre, borboleta e costas. Somente não gosto muito do peito. Porém chega um momento você tem que definir o tipo de prova, e estilos. Quanto ao borboleta, sempre me adaptei com uma certa facilidade ao tipo de nado, e também é o meu estilo preferido e que nado melhor. É muito bonito. Minha mãe também nadava o estilo quando jovem, e penso que esta prova separa os homens dos meninos, pois nadar os 200m borboleta, não é tão difícil. O difícil mesmo é treinar pra ela(rss).


4- O que precisa melhorar tecnicamente para sonhar com uma final olímpica
?
Para eu me manter no alto rendimento, com certeza é trabalhar principalmente a biomecânica. Investir mais no trabalho de nado submerso , de viradas, de break out, amplitude e frequência da pernada, alongar e finalizar a braçada. Enfim, o detalhe é que faz e fará a diferença.


5- Você tem patrocinadores? O resultado no mundial lhe trouxe uma condição financeira melhor?

Atualmente tenho somente os Correios.  Apesar do excelente resultado, ainda não mudou quase nada, porém despertou muita gente. De qualquer forma, penso que em nível mundial tenho que fazer muita coisa ainda para obter o reconhecimento e a segurança do patrocinador e ou investidor. Penso que após o Panamericano deva sim mudar pra valer, pois tudo na vida é o vale quanto pesa, e imagem não é diferente, aliás é principalmente também isso (rsss). Muita calma nessa hora, pois atrelar seu nome a alguma marca e ou produto tem que se ter cuidado.


6- O que você mais gosta na vida de atleta e o que mais detesta?

Competição. É um momento mágico e não tem coisa melhor, a vitória é algo que tem que sentir, é indescritível. É adrenalina, é gosto pelo que se faz. O que mais detesto é ter que se raspar.


7- Você já tem vaga garantida para Londres 2012. Isso é bom por causa da tranquilidade para treinar, ou ruim por não ser obrigado a fazer novamente o índice?

Ainda estamos a um ano de Londres 2012, porém os tempos que fiz são realmente muito fortes, o que me dá uma tranquilidade prara trabalhar com a grande probabilidade de convocação. Na natação são 2 vagas por prova e tenho que continuar trabalhando forte, pois os outros também estão na busca de seu espaço. Mas posso lhe afirmar que estou bem e seguro do que tenho e tempos que atingí.




Nenhum comentário: