Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

BRASIL VAI LUTAR PELO 3˚ LUGAR NO QUADRO DE MEDALHAS DO PAN

( foto de Washington Alves/ COB)

        Neste sábado, 15 de outubro, começam as competições nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A disputa engloba tanto modalidades olímpicas como não olímpicas. Aqui no blog estarei diariamente publicando um resumo dos principais resultados dos brasileiros.
        O Brasil estará representado pela grande maioria de seus principais atletas, com exceção do futebol masculino e feminino, vôlei masculino e basquete masculino. Nomes como Fabiana Murer, Cesar Cielo, Thiago Pereira, Diego Hypólito, Leandro Guilheiro, Sheila, Juliana e Larissa, Everton Lopes e Sarah Menezes estão confirmados.
        Uma das atrações do Pan serão as 10 modalidades olímpicas em que os brasileiros lutarão por vagas em Londres 2012. São elas: handebol, canoagem ( algumas provas), hipismo, tênis de mesa, pentatlo, polo-aquático,  nado sincronizado, saltos ornamentais, triatlo e tiro esportivo. Vamos a uma rápida análise das nossas chances:

Handebol feminino-  o Brasil é a grande potência das Américas e mais uma vez deverá conquistar a vaga olímpica.
Handebol masculino- a Argentina tem um time do mesmo nível e a decisão promete ser emocionante, como já aconteceu nos jogos de 2003 e 2007.
Canoagem- Nivalter Santos, finalista no último mundial tem chances de classificação no C1 200 metros. Precisa vencer a prova.
Hipismo adestramento- duas vagas em disputa, sendo que os EUA já estão garantidos. Enormes chances para o Brasil.
Hipismo CCE- situação mais difícil porque os EUA também estão na disputa da uma vaga.
Nado sincronizado- campeões por equipes e duetos classificam para Londres. Com americanas e canadenses da disputa, impossível para o Brasil.
Pentatlo- vagas para os 2 melhores da América do Sul tanto no masculino como no feminino.Yane Marques é certeza. Esperança é surpreender no masculino
Polo-aquático- campeões vão a Londres 2012. Mesmo caso do nado sincronizado. Com EUA e Canadá na disputa, sem chances para o Brasil.
Saltos ornamentais- campeões das provas de trampolim e plataforma vão a Londres. Remotas chances para Cesar Castro, pois enfrentará americanos e mexicanos.
Tênis de mesa- os campeões individuais vão a Londres 2012. Complicado, mas não impossível. Tsubói, Hugo Hoyama e Jéssica Yamada podem surpreeender.
Triatlo- campeões do masculino e feminino vão a Londres. Difícil, mas Pamela Oliveira pode surpreender
Tiro- última chance de vaga olímpica da modalidade. Campeões de 15 provas vão a Olimpíada. Chance brasileira com Julio de Almeida

        Outra grande atração do Pan é a natação. Quem nadar no Pan abaixo do índice exigido pela Confederação, garante classificação olímpica. Até o momento, temos 9 nadadores com índice.
        No vôlei e basquete masculino o Brasil não irá com força máxima. No vôlei,  o técnico Bernardinho nem estará no banco, pois priorizou treinar a equipe para a Copa do Mundo em dezembro. Algumas estrelas estarão em quadra como Bruninho, Gustavo e Thiago Alves. No feminino time completo. Já o basquete não terá os atletas que atuam na Europa como Marcelinho Huertas e outros que pediram dispensa como Alex e Tiago Splitter. O feminino irá completo e favorito ao ouro tanto no vôlei como no basquete.
        No futebol masculino, o Brasil será representado por uma equipe Sub-20, comandada pelo campeão mundial Ney Franco. No feminino, time principal sem Marta e Cristiane.

        O objetivo da delegação brasileira no México será conquistar o 3º lugar no quadro de medalhas, repetindo o resultado de 2007. A briga contra os canadenses será acirrada. Estados Unidos e Cuba permanecerão a frente. Em 2007 o Brasil atuou em casa e obteve 52 medalhas de ouro. O resultado é improvável de ser repetido agora. Mas com 40 ouros, dá para ficar a frente dos canadenses.

Nenhum comentário: