Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 30 de outubro de 2011

DESTAQUES e DECEPÇÕES DO PAN



O Brasil encerrou o Pan na 3º colocação, com 48 medalhas de ouro, 35 de prata e 58 de bronze. Foram 141 no total. No Pan do Rio foram 52 de ouro, 157 no total.

O objetivo de conquistar o 3º lugar no quadro de medalhas foi alcançado. Ficou um certo clima de decepção porque Cuba nos ultrapassou no penúltimo dia, após ficarmos a frente em toda a competição. O atletismo com as provas de campo, o boxe e a luta  fizeram a diferença para os cubanos. Vale lembrar que na última Olimpíada ficamos a frente de Cuba. 

Acho o resultado do Brasil em termos de medalhas aceitável. O que é preocupante é que quase não revelamos novos medalhistas. Continuamos dependendo de atletas já consagrados para os ouros: Cielo, Thiago Pereira, vôlei de praia, judocas do masculino, Maurren, Marilson. O COB tem que colocar desde já como objetivo, vencer Cuba no Pan de 2015, um ano antes da Olimpíada do Rio. Quanto ao México que ficou em 4º lugar, próximo do Brasil com 42 ouros, lembro que 10 foram no raquetebol e na pelota basca, modalidades que nem sempre estão na programação.

Fiz uma lista com  os 10 principais destaques e as 10 principais decepções da delegação brasileira no Pan de Guadalajara. Lembro sempre que só cito modalidades olímpicas. 





DESTAQUES







1- Reinaldo Colucci- para mim, o principal destaque do Brasil. Venceu a prova de triatlo do Pan, de altíssimo nível, pois valia vaga olímpica. Só perde a vaga se outro brasileiro ficar no top-5 de uma etapa do circuito mundial.

2- Fernando Saraiva- Pela primeira vez, um brasileiro levou ouro no levantamento de peso. A maior surpresa agradável do Pan

3- Seleção de vôlei masculino-
mesmo com time B, vencemos as fortes Argentina e Cuba e ficamos com o ouro. Isso mostra que jogador titular nenhum é insubstituível. E que temos talentos para muitos anos de vitórias.

4- Thiago Pereira- mesmo enfrentando adversários de nível questionável, já que os EUA não enviaram seus principais nadadores, temos que elogiar o Thiago pela disposição de nadar 8 provas e ganhar 6 ouros, 1 prata e 1 bronze.

5- Maurren Maggi-
Nossa campeã olímpica era favorita ao ouro, mas fez simplesmente o melhor salto da temporada, com 6m94. Se repetir o resultado em Londres 2012, vai brigar por medalha

6- Judô masculino- 6 ouros em 7 possíveis: Leandro Guilheiro, Felipe Kitadai, Leandro Cunha, Luciano Correa, Tiago Camilo e Bruno Mendonça. Além da prata de Rafael Silva. Arrasador.

7- Diego Hypólito- fez o que dele se esperava. Ajudou a equipe e ainda foi ouro no solo e salto.

8- Equipe de saltos do hipismo- No dificílimo evento, que valia vagas olímpicas ( o Brasil já possuia)  e por isso trouxe canadenses e americanos com equipes completas, o Brasil manteve a tradição de medalhas e foi prata. Ainda teve o bronze de Bernardo Alves.

8- Equipe da ginástica ritimica- para quem foi péssimo no mundial e já está fora da Olimpíada, conquistar 3 ouros foi um excelente recomeço.

9- Ana Ferrão- tiro.  Assim como no Pré-Olímpico, não chegou como favorita, mas levou o ouro para o Brasil na prova de pistola 25 metros.

10- Cesar Cielo
- desta vez, além dos seus esperados ouros nos 50 e 100 livres, ajudou nos revezamentos 4x100 livres e 4x100 medley.

Outros destaques: Leonardo de Deus ( natação), Guilherme Toldo ( esgrima), Rogerinho ( tenis), Patrícia Freitas ( vela) e Juliana/ Larissa ( vôlei de praia)


DECEPÇÕES
1- Seleção feminina de basquete- Para quem arrasou os adversários no Pré-Olímpico,  passeou na 1º fase do Pan e não teria a seleção americana pelo caminho, o o ouro era certeza. Mas num dia totalmente infeliz, principalmente da nossa principal jogadora Érika, com só 2 pontos, perdemos para a modestíssima seleção de Porto Rico.

2- Futebol masculino- mesmo com um time sem nomes famosos foi uma vergonha ser eliminado na primeira fase tomando surra da Costa Rica.

3- Bruno Fontes-
Uma das piores competições do nosso velejador de Laser, que está entre os melhores do mundo mas terminou em 5º no Pan

4- Taekwondo - Apenas um bronze de Marcio Wenceslau. Os consagrados Diogo Silva e Natalia Falavignia deram vexame.

 
5-Bruno Lins- atletismo- 6º no mundial há alguns meses, não tinha adversários do seu nível na prova de 200 metros. E conseguiu ser apenas bronze

6-Arthur Zanetti- medalhista no último mundial e classificado para Londres 2012 perdeu o ouro nas argolas.

7- Ginástica artística feminina-
a única que se salvou foi Daniele com 2 bronzes. Por equipes ficamos sem medalhas e nas provas individuais classificamos poucas atletas para finais. Mudanças já.

8- Judô feminino
- Para quem tinha as medalhistas mundiais Sarah Menezes, Mayra Aguiar e Rafaela Silva, além de Érica Miranda, a sequência de derrotas para cubanas e a falta de ouro foi inesperado.



9-Nivalter Santos- canoagem- nosso melhor atletas da modalidade acabou ficando novamente por centésimos sem a vaga olímpica, conquistada pelo veterano canadense Richard Dalton. O brasileiro foi prata.

10- Hipismo adestramento - para quem sonhava com vaga olímpica, o 5º lugar por equipes foi uma tragédia. No individual, resultados também abaixo do esperado

Outras decepções: Renzo Agresta da esgrima, Kleberson Davide nos 800 metros do atletismo, Kaio Marcio da natação,  João Feijão ( tênis) e tenis feminino ( todas eliminadas na primeira rodada)



Se você não concorda com essa lista, vote nas enquetes deste blog, localizadas na lateral esquerda do blog

Um comentário:

Anônimo disse...

Você colocou o Levantamento como surpresa positiva. Será que ainda havia anabolizante no resultado conquistado? Quando sairão ou sairam os resultados do anti doping?
Se o Fernando já estiver limpo, concordarei, mas a suspensão dele acabou tão perto da competição que gostaria de ver o resultado do doping antes.