Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

FABIANA MURER- 1˚ MEDALHA DE OURO DO BRASIL EM MUNDIAIS DE ATLETISMO


Desde o ouro de Cesar Cielo nos 50 livres da Olimpíada de Pequim, não sentia tanta emoção assistindo uma competição esportiva, como na conquista desta terça-feira de Fabiana Murer, no salto com vara. E olha que esse ano, meu time de futebol ganhou a Libertadores. Foi incrível ver ela saltar 4m85, repetindo seu melhor resultado na carreira. Adoro esportes por causa de momentos como esse, em que um atleta supera seus limites. Quando eu vi a lista de finalistas, achei que seria difícil. Só tinha fera: além do fenomeno Isinbayeva, a alemã Strutz,  a atual campeã mundial Rogowska da Polônia, a Feofanova da Rússia. Mas após cada salto perfeito da Fabiana, a chance de medalha foi aumentando. Com a eliminação da Isinbayeva, a medalha já estava no peito, só faltava definir a cor. E veio o primeiro ouro do Brasil na história dos mundiais, após a alemã Strutz errar o salto de 4m85 e a brasileira acertar. Até Pequim 2008, Fabiana era uma atleta que se destacava em competições intermediárias, mas  não repetia a mesma performance em  mundiais e Olimpíadas. De 2008 em diante, isso mudou, principalmente devido a ajuda do técnico Russo Petrov, ex- de Isinbayeva. Fabiana teve um bom 2009. Em 2010  venceu o mundial indoor e foi a melhor da temporada na Liga Diamante.  Começou 2011 com resultados não tão bons. Mas chegou ao auge da carreira no mundial. Parabéns Fabiana. Na história dos mundiais, o Brasil obteve a 11˚ medalha. Essa deve ser a única medalha do Brasil no mundial da Coréia, repetindo o que aconteceu na Olimpíada de  Pequim 2008, com o único ouro de Maurren.


BASQUETE- BRASIL ESTRÉIA COM DUAS VITÓRIA, MAS TOMA SUFOCO
A seleção brasileira masculina não jogou bem nos 2 primeiros jogos do Pré-Olímpico das Américas, mas conseguiu duas importantes vitórias. Somente no último quarto, o Brasil decidiu as partidas contra Venezuela 92 a 83 e Canadá 69 a 57. No primeiro jogo o cestinha brasileiro foi Tiago Splitter e no segundo Marcelinho Huertas. Todos os favoritos venceram os 2 jogos : Argentina, Porto Rico, Brasil e República Dominicana, o que mostra que esses 4 países brigarão pelas duas vagas olímpicas. O Brasil folga nesta quinta e sexta pega a República Dominicana, em jogo importantíssimo


RESULTADO DA ENQUETE-


Você concordou com as convocações de Nezinho e Marquinhos para o Pré-Olímpico?

40% sim, 30% não, 30% só o Marquinhos


NATAÇÃO- TROFÉU JOSÉ FINKEL

Está sendo disputado em Belo Horizonte o Troféu José Finkel, a primeira de 5 competições que valem índice para a Londres 2012. João Gomes Junior fez o índice olímpico nas eliminatórias dos 100m peito com 1m00s47. Porém, outros 2 nadadores já tinham índices melhores, obtidos em outras competições: Felipe Lima e Felipe França. João Carlos precisa baixar em mais 2 centésimos esse tempo, para roubar a vaga de Felipe Lima.

Obs: a entrevista da semana será postada nesta Quinta-feira, com Hugo Pessanha do judô









domingo, 28 de agosto de 2011

ATLETISMO- FABIANA MURER É A ESPERANÇA DE MEDALHA


Apenas 2 dias de mundial de atletismo e já concluo que o Brasil só tem chances de ganhar uma medalha com Fabiana Murer no salto com vara. Ela está classificada para a final, TERÇA PELA MANHÃ. Neste domingo, Maurren Maggi entrou para a final do salto em distância com a melhor marca das eliminatórias. Mas queimou 2 saltos e no terceiro fez uma marca que não a levou a mais 3 saltos contra outras 8 atletas. Maurren ficou em 11˚ e último. Inacreditável como uma atleta tão experiente como a Maurren, forçou tanto nos 2 primeiros saltos. Com um salto razoável, já iria brigar por medalha. Uma pena foi o Kleberson Davide. Ficou em 3˚ na sua eliminatória em que se classificavam os 2 melhores para a final. Só que o tempo que fez foi melhor do que outros 2 finalistas. Caiu na eliminatória errada e terminou em 9˚. Se fosse na natação em que valem os tempos e não a colocação, estaria na final. Geisa Coutinha conseguiu passar da eliminatória dos 400m e terminou em 14˚. Luiz Alberto Araújo, no decatlo, foi destaque em provas rápidas, mas se complicou nos saltos. Foi o 16˚ no geral. Caio Bonfim foi 20˚ na marcha 20km. Na mesma prova Moacir Zimmerman foi desclassificado. Um bom resultado veio nos 100 metros rasos: Rosangela Santos e Ana Claudia Silva estão nas semifinais. No salto com vara masculino, Fabio Gomes disputa a final nesta segunda. Como tem acontecido nas últimas décadas, continuamos levando atletas que não conseguem passar da 1˚ eliminatória. Foram os casos de Elisangela Adriano e Andressa Morais no lançamento de disco, Fernando Silva e Lutmar Paes nos 800metros e Nilson André nos 100m. Levar atleta que não tem condições de chegar a semifinal, não dá.

JUDÔ- BRASIL QUEBRA RECORDE DE MEDALHAS EM MUNDIAIS

A seleção brasileira de judô encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Paris com 5 medalhas, o melhor desempenho da história em números de pódios, superando Rio 2007 e Tóquio 2010, ambos com 4. Rafaela Silva (57kg) e Leandro Cunha (66kg) foram prata, enquanto Sarah Menezes (48kg), Mayra Aguiar (78kg) e Leandro Guilheiro (81kg) ficaram com bronze. No total, o Brasil tem 28 medalhas em Mundiais: 4 ouros, 7 pratas e 17 bronzes. No quadro de medalhas, o Brasil ficou em 8˚ pela ausência do ouro. O Japão foi  1˚,França 2˚,China 3˚,Rússia 4˚,Coréia 5,Usbequistão 6˚ e a Grécia 7˚. Em número de medalhas, o Brasil só ficou atrás do Japão e empatou com a França.

VÔLEI- BRASIL É VICE DO GRAND PRIX, PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO

Nossa seleção de vôlei feminino  continua entre os melhores do mundo, mas vem de 3 vices: 2 no Grand Prix para os EUA e um no mundial para a Rússia. Eu gosto do sistema Bernardinho de "escolher adversários". Era melhor ter "poupado o time contra os EUA" na sexta, em jogo que não valia nada e poder pegar a Sérvia, que apesar da evolução, ainda é mais fraca do que a Rússia. A vitória contra a temida Rússia gerou uma falsa impressão de que seríamos campeões com folga. Hoje, EUA, Brasil e Rússia estão no mesmo nível. Se jogarem entre si 10 vezes, teremos muito equilibro. Mas acho melhor " escolher o adversário " para desgastar menos a equipe. Mesmo assim, temos que elogiar a atuação da seleção, assim como a masculina, vice na Liga Mundial. Não é toda hora que se ganha. Ridículo seria ficar em 5˚, 6˚. Sem contar a fase inicial contra  várias equipes bem fracas, o Brasil passou invicto pela fase final e bateu a Rússia na semifinal. A estratégia usada pelas americanas neste domingo foi velocidade para fugir do bloqueio brasileiro tão decisivo contra a Rússia. Thaisa fez apenas um ponto e  Fabiana NENHUM no bloqueio. No ataque americano Hooker fez 16 pontos, destaque da conquista. A vitória dos EUA foi por 3 sets a 0 : 26-24, 25-20 e 25-21 



VÔLEI DE PRAIA- MAIS 2 TÍTULOS PARA O BRASIL

O circuito mundial vai chegando ao fim e o Brasil conquistou mais 2 títulos neste domingo. No feminino, Juliana e Larissa venceram pela quinta vez na temporada as americanas Walsh e May e ficaram com o título da etapa da Holanda.  No masculino, título para Ricardo e Pedro Cunha, o segundo da dupla recém-formada. 


BASQUETE- VAI COMEÇAR O PRÉ-OLÍMPICO 
No último torneio antes do Pré-Olímpico, a seleção brasileira ficou com o título da Copa Tuto Marchand, ao derrotar Porto Rico na final por 89 a 79. Tiago Splitter foi o cestinha brasileiro com 14 pontos. O Brasil estréia no Pré-Olímpico da Venezuela terça-feira contra a Venezuela. Na quarta o Canadá, sexta a República Dominicana e sábado Cuba. Nesta primeira fase, só a República Dominicana preocupa. Na sequência, o Brasil enfrentará os 4 melhores do outro grupo: provavelmente Argentina, Uruguai, Panamá e Porto Rico. Os 4 melhores então, fazem as duas semifinais. O jogo que vai valer a vaga olímpica portanto, será dia 10/09 sábado. Acho o formato de disputa injusto. Uma equipe pode chegar invicta na semifinal e perder a vaga olímpica. O Brasil jogará toda a competição com um único pensamento "fugir da Argentina neste jogo de mata-mata". Sem os EUA, já classificado, só a Argentina com os atletas da NBA e jogando em casa, podem ser apontados como favoritos. A vaga olímpica que não vem desde 1996 tem que ser conquistada agora. No pré-olímpico mundial é muito mais difícil.


NATAÇÃO- NOVE ATLETAS JÁ TEM ÍNDICE OlÍMPICO

A Confederação Brasileira de Natação anunciou que 9 atletas já possuem índice para disputar a Olimpíada de 2012. Esses índices foram conquistados no último mundial ou em eventos classificatórios para esse evento. Eu discordo desse critério. Para mim, com excessão de Thiago Pereira, Bruno Fratus e Cesar Cielo, que foram finalistas no mundial, todos deveriam conquistar os índices a partir de agora. Tomemos o exemplo de Kaio Marcio. Ele foi mal no mundial e pode não ter bons resultados até Londres. Mas já está com a vaga garantida, a não ser que outros 2 atletas façam índices melhores na mesma prova, o que é improvável. Quem não tem índice terá 5 chances para obter: no Troféu José Finkel que começa nesta semana em Belo Horizonte, no Pan de Guadalajara, no Torneio Open em dezembro, no Sul-Americano em março e no Troféu Maria Lenk no final de abri. Confira os 9 que já tem índice: Daynara de Paula ( 100 borboleta), Cesar Cielo ( 50 e 100 livres), Bruno Fratus ( 50 livres), Felipe França e Felipe Lima ( 100 peito), Thiago Pereira ( 200 e 400 medley), Kaio Márcio ( 100 e 200 borboleta), Leonardo de Deus ( 200 borboleta) e Henrique Rodrigues ( 200 medley).

RESULTADO DA ENQUETE?

Quem deve ser o técnico da seleção brasileira de futebol na Olimpíada 2012?
50% Ney Franco,  34% outro técnico, 16% Mano Menezes

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

JUDÔ- BRASIL ENCERRA MUNDIAL COM RECORDE DE MEDALHAS


Após os decepcionantes mundiais de natação, canoagem e Pré-Olímpico de tiro, em que os resultados dos brasileiros ficaram abaixo do esperado, o Brasil fez um ótimo mundial de judô. Superamos o recorde que era de 4 medalhas conquistadas. Desta vez foram 5: 2 pratas e 3 bronzes. Os judocas brasileiros que estavam dentre os favoritos, confirmaram a boa fase. Leandro Guilheiro ( foto) foi bronze na categoria até 81kg. Das 14 competições que disputou nesta categoria, Guilheiro foi medalhista em 13. Os outros bronzes vieram com Sarah Menezes, repetindo o mundial de 2010 e Mayra Aguiar, que foi prata em 2010.  O maior destaque na minha opinião foi Rafaela Silva ( foto) que  atropelou todas as adversárias, incluindo a campeã olímpica Quintavalle da Itália. Só parou na japonesa Aiko Sato. Já Leandro Cunha foi a grande surpresa. Em 2010 ele havia sido prata no mundial, mas não estava repetindo nos últimos meses o bom resultado. Mas mostrou que mundial é com ele mesmo. Fez uma campanha brilhante e  parou em um japonês.  No último dia do mundial individual todos os brasileiros foram eliminados:  Luciano Correa, Leonardo Leite, Rafael Silva, Daniel Hernandes e Maria Suelen. 

VÔLEI- BRASIL NA  FINAL DO GRAND PRIX
Seleção brasileira venceu a Rússia por 3 sets a 0 e está na final do Grand Prix de vôlei feminino. Atuação espetacular principalmente do bloqueio.  Destaques: Fabiana, Garay e Sheila

ATLETISMO- MUNDIAL COMEÇA NESTA SEXTA A NOITE
As 21 horas de Brasília desta sexta, começa o mundial da Coréia de atletismo.  A primeira prova valendo medalha é a maratona feminina. Perto de 2 mil atletas de 202 países competirão até 4 de setembro no Daegu Stadium, que deverá receber lotação completa, segundo a organização. O Brasil tem 29 atletas nesta edição do Mundial e 13 entram na pista logo no 1ª dia. O destaque  é nossa campeã olímpica Maurren Maggi. Ela teve bons resultados nos últimos meses e até pode beliscar uma medalhinha. Entre as atletas que estão na lista preliminar da IAAF, a brasileira é a 5ª melhor, com 6,89 m. As quatro primeiras são Brittney Reese (EUA) 7,19 m, Darya Klishina (Rússia) 7,05 m, Olga Zaitseva (Rússia) 7,01 m e Veronica Shutkova (Belarus) 6,95 m. Keila Costa também compete na prova que terá a final no domingo pela manhã. Outros brasileiros que competem na abertura do mundial:  Kleberson Davide, Lutimar Paes e Fernando Lina nos 800 metros, Ana Claudia Lemos e Rosângela Santos nos 100metros, Elisângela Adriano e Andressa de Morais no lançamento do disco, Luiz Alberto Araújo no decatlo, Fábio Gomes no salto com vara, Nilson de Oliveira nos 100 metros e  Geisa Muniz nos 400metros. De todos, Fábio Gomes e Kléberson Davide podem chegar a final.  Demais brasileiros em provas individuais no Mundial. Bruno Lins - 200m, Mahau Suguimati - 400m com barreiras, Jefferson Sabino - salto triplo, Caio Sena Bonfim e Moacir Zimmermann - 20 km marcha, Ana Cláudia Lemos Silva - 200 m, Jailma Lima - 400 m com barreiras, Keila Costa - salto triplo. O Brasil ainda disputará os revezamentos 4x100 m masculino e feminino, e o 4x400 m feminino.
BASQUETE- BRASIL DECIDE COPA TUTO MARCHAND
Depois de vencer Canadá e República Dominicana, seleção masculina de basquete decide esta noite o título da Copa Tuto Marchand contra Porto Rico. O jogo acontece em Foz do Iguaçu. Lembrando que dia 30 começa o Pré-Olímpico, valendo duas vagas para Londres 2012.

RESULTADO DA ENQUETE
Quantas medalhas o Brasil obterá no mundial de atletismo?
35%- uma, 28%- mais de 5, 14%-  4, 7%- duas, 7%-três, 7%- nenhuma

VÔLEI DE PRAIA
Mais uma etapa do circuito mundial sendo disputada na Holanda. Juliana e Larissa, Vivian e Lima, Maria Clara e Carol permanecem na disputa pelo Brasil. Na chave masculina Marcio e Benjamim, Ricardo e Pedro Cunha , Pedro e Ferramenta seguem na luta pelo título


terça-feira, 23 de agosto de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- Jefferson Sabino- salto triplo



A entrevista da semana é com Jefferson Sabino, nosso representante no salto triplo, no mundial da Coréia do Sul. Com a fase negativa de Jadel Gregório, Jefferson passou a ser o número um da modalidade no Brasil. Ele esteve na Olimpíada de Pequim, mas não chegou a final. Espera atingir esse resultado no mundial. Ele respondeu a 5 perguntas


1- Como você analisa seu desempenho no Troféu Brasil? Fez uma boa marca ou esperava mais.

 Eu fiquei satisfeito com meu desempenho. Foi um bom salto, 17,07, que me garantiu no mundial de Daegu e no Pan do Mexico. Mas posso saltar acima do meu recorde pessoal que é de 17.28

2- O que você espera do mundial da Coréia. No que tecnicamente você precisa melhorar para sonhar com uma medalha?

A principo meu objetivo sera chegar a final. Estando na final preciso fazer boas corridas para não queimar os saltos e tentar a medalha.

3- Como é competir em uma modalidade em que o Brasil já obteve tantas glorias olímpicas? Existe uma cobrança maior por resultados

Eu sei do histórico de Adhemar Ferreira, Nelson Prudêncio e João do Pulo e a minha responsabilidade é grande pois eles colocaram o nome do Brasil entre as potências do salto triplo.

4- Quantas horas você treina por dia e quantos saltos realiza?
Eu treino de 4 a 5 horas por dia, 6 vezes na semana, com sol ou chuva, feriado ou não, eu estou na pista.

5- Você tem patrocinadores? Qual apoio que a Confederação e o COB lhe dão?

Estou no programa da Confederacão, atleta de alto rendimento e pelo COB estou na pré selecão panamericana. Eles ajudam na compra de passagens para competicoes fora do pais. E tambem sou Sargento do Exercito.

domingo, 21 de agosto de 2011

JUDÔ- BRASIL MUITO FORTE PARA O MUNDIAL NESTA SEMANA



Esta semana teremos o mundial de judô em Paris. Começa terça-feira. Além do título, a competição valerá pontos no ranking olímpico. Ser sétimo no mundial por exemplo dá o mesmo número de pontos de vencer uma etapa de Copa do Mundo O Brasil terá 19 atletas, sendo que em 5 categorias, teremos 2 representantes. O Brasil irá com o que tem de melhor. Em algumas categorias como a de 57kg feminino e 90kg masculino, o mundial servirá para praticamente definir qual brasileiro estará em Londres 2012. Representarão nosso país no mundial: Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva e Ketleyn Quadros (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro e Flavio Canto (81kg), Tiago Camilo e Hugo Pessanha (90kg), Luciano Correa e Leonardo Leite (100kg), Daniel Hernandes e Rafael Silva (+100kg). Por estarem entre os oito melhores do mundo em suas categorias, Sarah Menezes, Erika Miranda, Rafaela Silva, Mayra Aguiar, Leandro Cunha, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Hugo Pessanha serão cabeças de chave na França. No mundial 2010 o Brasil foi prata com Mayra, Guilheiro e Leandro Cunha, além do bronze de Sarah. Na terça-feira, primeiro dia de disputas, lutam pelo Brasil Felipe Kitadai, Leandro Cunha e Sarah Manezes. O judô é uma modalidade que o atleta depende muito da chave em que é sorteado. Mas acredito em pelo menos 4 medalhas para o Brasil. Palpite: Leandro Guilheiro, Mayra Aguiar e Rafaela Silva.




VÔLEI DE PRAIA- EMANUEL E ALISON LEVAM TÍTULO DA TEMPORADA
Com o terceiro lugar obtido na etapa da Finlândia, Emanuel e Alison não podem mais serem alcançados na temporada do circuito mundial e garantiram o título de 2011. A etapa da Finlândia foi vencida por Márcio e Benjamin que derrotaram Rogers e Dalhausser na decisão. Com o título de Alison e Emanuel, o Brasil retoma o domínio no Circuito Mundial depois de ficar por duas temporadas sem vencer a competição. No total, em 23 temporadas, são 15 títulos brasileiros, conquistados pelas mãos de nove duplas diferentes. No feminino, na Finlândia, pela segunda semana seguida Juliana e Larissa tiveram que se contentar com o terceiro lugar. A dupla chinesa Xue e Zhang ficou com o título. A penúltima etapa do circuito mundial acontece na Holanda.

VÔLEI- FASE DECISIVA DO GRAND PRIX

O Brasil estréia quarta-feira contra a Itália na fase final do Grand Prix de vôlei 2011. Ainda no nosso grupo estão Japão ( quinta) e Estados Unidos ( sexta). As fortíssima seleção da Rússia está no outro grupo, com Sérvia, China e Tailandia. Brasil e Rússia são favoritos a repetir a final do mundial 2010. No encerramento da fase de classificação, a seleção brasileira venceu mais 3 jogos por 3 sets a 0.  Os adversários foram Cuba, Argentina e Tailandia.

CANOAGEM- BRASIL NÃO CONSEGUE VAGAS OLÍMPICAS NO MUNDIAL

O Brasil encerrou o mundial de canoagem neste domingo de forma decepcionante. Só conseguiu atingir uma final A em provas olímpicas. O finalista foi nosso principal atleta, Nivalter Santos na prova de canoa individual, 200 metros. Os 7 melhores se classificavam para Londres 2012. E Nivalter ficou em 8˚. Em outros mundiais, Nivalter havia chegado em 4˚ por duas vezes, além de se classificar para Pequim 2008 ( o único). No mundial 66% das vagas foram distribuídas. Resta agora tentar a classificação no Pan de Guadalajara. Para mim, a canoagem e a luta olímpica eram os esportes da turma dos "sem tradição"que mais evoluiram nos últimos anos. Mas este mundial mostrou que etapas da Copa do Mundo  são uma história e mundiais são para gente grande. Nivalter no C1 200m  a dupla Erlon Souza e Ronilson Oliveira no k2 1000m e outros atletas, tentarão ser ouro no Pan de Guadalajara para garantirem vaga olímpica.

RESULTADO DA ENQUETE
Resultado enquete Você acredita que nossa seleção de basquete masculino conseguirá vaga olímpica no Pré-Olímpico da Argentina?
Sim 86%, Não 14%

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

VÔLEI- BRASIL TERMINA INVICTO FASE DE CLASSIFICAÇÃO DO GRAND PRIX


A seleção brasileira obteve mais 3 vitórias por 3 sets a 0 no encerramento da fase de classificação do Grand Prix. Os adversários foram Cuba, Argentina e Tailandia. Já está definido o grupo do Brasil na fase final. Só pedreiras: EUA, Itália e Japão.  


CANOAGEM- BRASIL NÃO CONSEGUE VAGAS OLÍMPICAS NO MUNDIAL
O Brasil encerrou o mundial de canoagem neste domingo de forma decepcionante. Só conseguiu atingir uma final A em provas olímpicas. O finalista foi nosso principal atleta, Nivalter Santos na prova de canoa individual, 200 metros. Os 7 melhores se classificavam para Londres 2012. E Nivalter ficou em 8˚. Em outros mundiais, Nivalter havia chegado em 4˚ por duas vezes, além de se classificar para Pequim 2008 ( o único). No mundial 66% das vagas foram distribuídas. Resta agora tentar a classificação no Pan de Guadalajara. Para mim, a canoagem e a luta olímpica eram os esportes da turma dos "sem tradição"que mais evoluiram nos últimos anos. Mas este mundial mostrou que etapas da Copa do Mundo  são uma história e mundiais são para gente grande.



VÔLEI DE PRAIA- CIRCUITO MUNDIAL NA FINLANDIA
A temporada de Grand Slam terminou, mas as etapas do circuito mundial ainda não. Nesta semana, os brasileiros estão na Finlandia. No feminino, Larissa e Juliana, Talita e Maria Elisa estão nas semifinais. Maria Clara e Carol na repescagem. No masculino, o Brasil permanece na disputa com Emanuel e Alison, Marcio e Benjamin.

ATLETISMO- DELEGAÇÃO DEFINIDA PARA O MUNDIAL
A delegação brasileira para o mundial da Coréia que começa no final do mês está confirmada. Chances reais de medalha mesmo, só com Fabiana Murer.  O desfalque será Simone Alves, grande vencedora dos 5 e 10 mil metros do Troféu Brasil, que acabou se contundindo. Confira a delegação: Nilson André  ( 100 m e revezamento), Bruno Lins  ( 200 metros e revezamento), Sandro Viana (200 m e revezamento), Diego Farias ( revezamento), Carlos Roberto Moraes ( revezamento), Kleberson Davide ( 800m), Lutimar Abreu ( 800m), Fernando Silva ( 800m), Mahau Suguimati ( 400 com barreiras), Fabio Gomes ( salto com vara), Jefferson Sabino ( salto triplo), Luiz Alberto Araújo ( decatlo), Caio Bonfim ( marcha 20km e Moacir Zimmermann ( marcha 20km). No feminino:  Ana Claudia Lemos ( 100m e revezamento), Rosangela Santos ( revezamento), Rosemar Coelho ( revezamento), Vanda Gomes ( revezamento), Geisa Muniz ( revezamento 4x400), Joelma Neves ( revezamento 4 x 400), Barbara Farias ( revezamento 4x400), Aline Leone ( rev 4x400), Jailma Sales ( 400 com barreiras), Fabiana Murer ( salto com vara), Maurren Maggi ( salto em distância), Keila Costa ( salto em distância e triplo) Elisângela Adriano ( lançamento de disco), Andressa Oliveira ( lançamento de disco).

RESULTADO DA ENQUETE
Você acha que Cesar Cielo deve disputar na próxima Olimpíada:
72% provas individuais e revezamentos 4x100livres e 4x100 medley,
18% provas individuais e o revezamento medley,
10% apenas provas individuais.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- Moacir Zimmermann- marcha atlética



A entrevista da semana é com o principal atleta de marcha atlética na atualidade no Brasil, Moacir Zimmermann. Ele venceu a prova de 20km no Troféu Brasil e fez índice para o mundial da Coréia que começa dia 27 de agosto. De forma rápida, ele respondeu a 4 perguntas.

1- Porque resolveu praticar marcha atlética, ao invés de outra modalidade do atletismo?
Porque na minha cidade, Blumenau, em Santa Catarina, é normal a prática da modalidade. Lá se pratica a marcha com a mesma intensidade que se pratica a corrida em São Paulo.

2- Você ficou satisfeito com o tempo obtido no Troféu Brasil, novo recorde da competição? O que espera do mundial da Coréia?
Treinei muito para o Troféu Brasil e tive um ótimo desempenho. Espero terminar a prova na Coréia e obter um bom resultado. Estou tendo algumas dificuldades para treinar nos últimos dias. Depois tem o Pan de Guadalajara. Espero ter uma boa sequência e garantir a vaga para Londres 2012.

 3- Quantas horas você treina por dia e qual o horário para corridas
Treino 5 horas por dia, divididas em 2 períodos: bem no início da manhã e depois às 15 horas, na Furb Blumenau.  


4- Você tem patrocinadores? Qual apoio que a Confederação e o COB lhe dão.
Preciso de patrocínios e mais apoio. No meu estado existem poucos atletas de alto nível. A maioria mora em São Paulo. Daí, fica difícil conseguir empresas que possam ajudar. Conto com apoio do meu clube AABLU, Unimed, Dona Ilda e Boa Forma. 



5- Existe diferença na preparação para uma maratona e uma marcha atlética?
A marcha atlética é mais difícil porque exige mais técnica e as regras da modalidade precisam ser respeitadas.

domingo, 14 de agosto de 2011

VELA- ROBERT SCHEIDT: O PELÉ DA VELA


Passam os anos e fico assombrado e claro, feliz, pelo  desempenho de Robert Scheidt na vela. Depois de tudo que fez na classe Laser, com 8 títulos mundiais, 2 ouros e uma prata em Olimpíadas, mudou para a Star. Já obteve uma medalha olímpica em 2008. Teve um 2010 preocupante ao lado de Bruno Prada. Mas em 2011 voltou a viver uma fase estupenda.  Ao lado do companheiro disputou 10 títulos, contra concorrentes de alto nível e venceu 8. Por 3 vezes, a dupla venceu antecipadamente, sem regata da medalha: Em Miami, Hyères, e agora na Semana de Londres. Em dezembro, Robert e Bruno disputarão o mundial, valendo vaga olímpica. Só precisam ficar entre os 11 melhores.  Na carreira, Robert tem 74 títulos internacionais.  É o PELÉ da VELA.

HIPISMO- DODA NÃO REPETE BONS RESULTADOS NA HOLANDA
Na 8˚ etapa do Global Champions Tour, na Holanda em Valkenwaard, Doda Miranda não repetiu os bons resultados de outras etapas. Nas duas principais provas, foi 5˚ com  obstáculos a 1m50 e 30˚ na de obstáculos a 1m45. Rodrigo Pessoa foi 19˚ na de 1m45 e não disputou a outra. No ranking da temporada, Doda caiu da 4˚ para a 5˚ posição. Rodrigo Pessoa é 16. Edwina Alexander da Austrália lidera

TRIATLO- BRASILEIROS EM POSIÇÕES INTERMEDIÁRIAS NA HUNGRIA
O Brasil continua longe das primeiras posições no triatlo mundial. Fábio Carvalho foi o brasileiro mais bem colocado na etapa da Hungria da Copa do Mundo de Triathlon. Ele terminou a prova na 26ª colocação. Diogo Sclebin chegou logo depois, na 27ª posição. Quem venceu a prova foi o canadense  Brent McMahon. No feminino, Carla Moreno foi a brasileira mais bem colocada na 33ª colocação. Pâmella Oliveira foi a 36ª colocada e Flávia Fernandes a 40ª . Quem venceu foi a americana Gwen Jorjensen

VÔLEI- SEGUIMOS INVICTOS NO GRAND PRIX
Mais 3 vitórias da seleção feminina no Grand Prix: 3 a 0 na Tailandia, 3 a 0 no Casaquistão e 3 a 1 na Itália. Somente Brasil e Rússia permanecem invictos com 6 vitórias. No próximo final de semana os 3 últimos jogos da fase de classificação.  E todos são fáceis, contra Argentina, Tailandia e Cuba que virou um time comum. Os jogos serão na Tailandia

TENIS DE MESA- HOYAMA E TSUBÓI COM BOAS CAMPANHAS NO CHILE
No Aberto do Chile, que contou com a participação de mesatenistas do mundo todo, Hugo Hoyama e Gustavo Tsubói tiveram boa campanha, chegaram a fase semifinal, mas acabaram derrotados. O título ficou com Yuan Chuang, de Taipé, número 12 do mundo. Hugo chegou a vencer 2 sets contra o favorito. No feminino, Jéssica Yamada e Lígia Silva venceram um jogo cada.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

HIPISMO- 8˚ ETAPA DO GLOBAL CHAMPIONS TOUR


A F-1 do hipismo chega a 8˚ das 10 etapas a partir desta sexta,  em Valkenswaard, na Holanda. Doda Miranda tem tido um ano excepcional e brigará novamente pelos títulos nas provas que disputar.  O brasileiro liderou a competição até a quarta etapa, feito nunca antes alcançado por um brasileiro desde a criação do evento, em 2006. Depois caiu para 7˚ e atualmente é o 4˚ do ranking. A australiana Edwina Alexander é líder com 195 pontos. Rodrigo Pessoa também disputará as provas.

VELA- ROBERT E BRUNO PERTO DE MAIS UM  TÍTULO NA SEMANA DE LONDRES
Termina neste final de semana a disputa em Londres, evento teste da Olimpíada. Robert Scheidt e Bruno Prada estão com folga em 1˚ após 8 regatas. Basta administrarem para mais um título. Nesta sexta Fernanda Oliveira e Ana Barbachan em 4˚ disputam a regata da medalha, brigando pelo bronze. Bruno Fontes em 5˚, também está na regata da medalha na Laser, mas sem chances de chegar entre os 3 melhores. Bimba, que começou muito bem, terminou em  10˚ na RS;X.  Patrícia Freitas foi 11˚, também na RS;X. Adriana Kostiw, 32˚ na Laser Radial

VÔLEI- FIM DE SEMANA TRANQUILO NO GRAND PRIX
Seleção feminina joga neste final de semana no Casaquistão pelo Grand Prix. Dois jogos são fáceis. Nesta sexta, 9 horas contra a Tailandia e no sábado 6h15 contra o Casaquistão. O único jogo equilibrado será no domingo, as 9 horas contra a Itália.  O Brasil soma 3 vitórias.

LUTA- BRASILEIROS TREINAM PARA MUNDIAL DA TURQUIA
A Confederação anunciou a lista de atletas que treinarão para o mundial da modalidade, em setembro na Turquia: na greco-romana: Rafael Páscoa, Diego Romanelli , Andre Felipe , Daniel Ferreira , Arley Machado , Marcelo Gomes , Hugo Cunha , Ronisson Brandão  e Davi Albino. No estilo livre feminino:
Joice Silva , Aline Ferreira , Camila Tristão , Beatriz Lina , Graciene Helena, Dailane Gomes , Laís Nunes , Susana Almeida  e Caroline Soares. Na livre masculina: Daniel Malvino , Adrian Jaoude, Antoine Jaoude , Diego Rodrigues, Rafael Aparecido e Juan Izidoro. Joice e Aline vivem ótima fase e podem sonhar com uma medalha no mundial.


RESULTADO DA ENQUETE
Você achou correta a atitude de Cesar Cielo em se manter calado e não conversar com jornalistas na chegada ao Brasil após o mundial?
58% sim, 42% não

BADMINTON- ELIMINAÇÕES NA PRIMEIRA RODADA DO MUNDIAL
Estamos tendo nesta semana em Londres o mundial de badminton. No individual, Daniel Paiola perdeu na primeira rodada para Kazumi Yamada do Japão por 2 sets a 0. Nas duplas, Daniel Paiola e Hugo Arthuso também perderam por 2 sets a 0 para os ingleses Chris Adcock e Andrew Ellis. No badminton o mundial é jogado em eliminatória simples o que é muito ruim, pois o atleta de nível fraco ou intermediário viaja para fazer apenas uma partida.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- HUGO ARTHUSO- BADMINTON

A entrevista da semana é com Hugo Arthuso, número 2 do ranking nacional de badminton. Ele respondeu a 6 perguntas diretamente de Londres, onde disputou o mundial ao lado de Daniel Paiola.

1- O que mais falta para o Brasil ser ao menos uma das potências no continente americano?

Nós já evoluimos bastante. Podemos dizer que hoje somos o 3 º ou 4º na América. Mas ainda precisamos manter um equipe em treinamento para o alto rendimento. Como todos os países com tradição fazem. Contamos muito com a força dos clubes e os treinamentos dos clubes, mas no Brasil isso fica complicado para o Badminton. Todos as potências no Badminton possuem centro de treinamento com jogadores morando e treinamento lá. A China até 2008, se não me engano, não tinha liga de clubes. Na malásia são academias particulares e nos campeonatos locais, os técnicos da seleção escolhem jogadores para a seleção nacional que  passam a morar e ser sustentados pela Federação.


2- No que a atual crise de comando que passa a Confederação Brasileira atrapalha ou atrapalhou os atletas brasileiros em treinos e competições?

Só tivemos um período de incertezas e indefinições de quem compraria passagens, pagamentos de inscrições. Estavamos sem presidente e, como consequência, estavamos sem um responsável que enviasse documentos para os eventos. Mas agora já está tudo resolvido, mesmo sem ter acontecido a eleição. O COB assumiu nosso projeto por completo.

3- Conte seu histórico no badminton? Porque começou a praticar a modalidade? Tem algum ídolo?

Eu jogava tenis de mesa em uma associação em Osasco (onde morava). A modalidade estava sofrendo um pouco. O técnico tinha se mudado de cidade e estava "chato". Enquanto isso eu e mais alguns amigos "desciamos" para o ginásio e brincavamos de badminton. Nos distraiamos até a hora de ir embora. Comecei a participar cada vez mais dos treinos do badminton e acabei mudando de esporte. Eu tenho alguns ídolos, Peter Gade  da Dinamarca (atual número 3 do mundo), Lee Chong Wei da Malásia (atual 1º do mundo) e Mathias Boe/Carsten Mogensen da Dinamarca (Dupla número 2 do mundo).

4- Tecnicamente, qual o maior defeito que precisa ser corrigido no seu jogo e sua maior qualidade?

Eu sou um jogador explosivo e isso acaba afetando para meu defeito: a falta de paciência para esperar uma chance de ataque.

5- O Brasil nunca classificou um atleta ou dupla para uma Olimpíada. Este é o maior desafio e motivação para atletas como você?

Este é o desafio para 2012, o Daniel está muito bem classificado para a simples e nós temos um chance na dupla. Nós precisamos melhorar um pouco mais nossa posição no ranking mundial e teremos grandes chances. No intervalo temos o Jogos Panamericanos como um objetivo.

6- Fale sobre seu parceiro de dupla, Daniel Paiola. Vocês são amigos ou apenas jogam juntos?

Nós estão sempre juntos, durante os campeonatos e treinamentos, mas somos de cidades diferentes. Nas viagens estamos sempre juntos, principalmente agora com o projeto do Comite Olimpíco. Hoje conto com o apoio do Club Athletico Paulistano, que sempre me ajudou bastante e, agora, o Comite Olímpico que desde os Jogos Sulamericanos vem me ajudando.

domingo, 7 de agosto de 2011

VÔLEI DE PRAIA- RICARDO E PEDRO CUNHA VENCEM GRAND SLAM DA ÁUSTRIA



Mais um título para o Brasil em Grand Slam de vôlei de praia. No último da temporada, na Áustria, Ricardo e Pedro Cunha bateram na final os alemães Brink e Reckermann por 2 sets a 1. Na semifinal haviam batido Rogers e Dalhausser. Já no feminino, o Brasil ficou sem medalhas. A melhor colocação foi de Talita e Maria Eliaisa em 4˚.

VELA- SEMANA OLÍMPICA EM LONDRES
Está sendo disputada em Weymouth a Semana de Vela teste para a Olimpíada, reunindo os melhores velejadores do mundo. Principais resultados dos brasileiros até o momento: Robert Scheidt e Bruno Prada lideram a classe Star após 4 regatas. Bimba é 5˚ na RS;X após 6 regatas. Na mesma classe, após 6 regatas, Patrícia Freitas é 7˚. Na Laser, Bruno Fontes é 4˚ após 6 regatas.  Na 470, Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan estão em 7. Jorginho Zarif é 16˚ após 4 regatas da Finn.

VÔLEI- BRASIL INICIA COM 3 VITÓRIAS NO GRAND PRIX
A seleção brasileira feminina venceu seus 3 primeiros jogos no Grand Prix. Contra japonesas e sul-coreanas foram 3 sets a 0. Apenas contra a Alemanha o Brasil perdeu um set. No próximo final de semana a seleção joga no Casaquistão contra as donas da casa, a Tailândia e a Itália. Apenas as italianas prometem jogo equilibrado. O grande destaque do Brasil neste início de Grand Prix foi a ponteira Sheila.

BASQUETE- BRASIL VENCE TORNEIO ANTES DO PRÉ-OLÍMPICO
Sem contar ainda com 2 titulares Huertas e Splitter, o Brasil venceu sem maiores dificuldades o Super 4, disputado na Venezuela, passando por Panamá, Cuba e a própria Venezuela. Dia 30 de agosto começa o pré-olímpico masculino da Argentina, valendo duas vagas para Londres 2012.

ATLETISMO- KLEBERSON DAVIDE QUEBRA RECORDE de 28 ANOS
Terminou neste domingo o Troféu Brasil em São Paulo. O destaque foi Kleberson Davide, nos 800 metros. Ele quebrou o recorde do campeonato que durava 28 anos e pertencia a Zequinha Barbosa. Kleberson fez  1min44s30. Bruno Lins, que já havia vencido os 100, também venceu os 200 metros livres. Maurren Maggi confirmou o favoritismo no salto em distância e Jeferson Sabino no salto triplo.Confira outros campeões do final de semana: Geisa Muniz ( 400 metros), Luis Alberto Araújo ( decatlo), Anderson Freitas ( 400 metros), Fabio Gomes ( salto com vara), Christiane Ritz ( 800metros), André Alberi ( 3000 com obstáculos), Ronald Julião ( arremesso de peso e arremesso de disco), Maila Machado ( 100 com barreiras), Lucimara Silvestre ( heptatlo), Fernanda Borges ( arremesso de disco),  Moacir Zimmermann ( marcha 20km) , Anderson Venancio ( lançamento de dardo), André Silva ( 400 com barreiras), Jailma Silva ( 400 com barreiras), Paulo Villar ( 110 com barreiras), Fabiana Silva ( 1500 metros) Keely Christinne ( arremesso de peso), Karla Rosa ( salto com vara), Monica Freitas ( salto em altura), Laila Silva ( lançamento do dardo), Sabine Heitling ( 3000 com obstáculos), Rafael Santos ( salto em altura), Simone Alves ( 5000 metros). Simone venceu os 5 mil e os 10 mil metros para mulheres. Foi eleita a melhor atleta da competição. No masculino o escolhido foi o vencedor do decatlo Luis Alberto Araújo.

ATLETISMO- FABIANA MURER É PRATA EM LONDRES
Fabiana Murer finalmente teve um bom desempenho na Liga Diamante 2011. Em Londres saltou 4m71 e ficou com a medalha de prata. A campeã foi a russa Svetlana Feofanova que salto os mesmos 4m71 de Fabiana, mas em menos tentativas.

TRIATLO- COLUCCI É 29˚ EM LONDRES
Na etapa de Londres do circuito mundial,  Reinaldo Colucci foi o 29º colocado  no mesmo circuito onde será disputada a prova de triathlon da Olimpíada de 2012. A competição reuniu os melhores do mundo. Colucci foi o único representante brasileiro na prova, vencida pelo  britânico Alistair Brownlee



RESULTADO DA ENQUETE
Quais foram as maiores decepções do Brasil no mundial de esportes aquáticos?
Os revezamentos 60%, Kaio Marcio 50%, Thiago Pereira 40%, natação feminina 20%



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

VÔLEI- BRASIL INICIA COM 3 VITÓRIAS NO GRAND PRIX


A seleção brasileira feminina venceu seus 3 primeiros jogos no Grand Prix. Contra japonesas e sul-coreanas foram 3 sets a 0. Apenas contra a Alemanha o Brasil perdeu um set. No próximo final de semana a seleção joga no Casaquistão contra as donas da casa, a Tailândia e a Itália. Apenas as italianas prometem jogo equilibrado. O grande destaque do Brasil neste início de Grand Prix foi a ponteira Sheila.

VÔLEI DE PRAIA- JULIANA E LARISSA ELIMINADAS NO GRAND SLAM DA ÁUSTRIA
Nesta madrugada uma zebra no Grand Slam da Aústria, o último da temporada. Nas oitavas de finais, a dupla número 1 do mundo, Juliana e Larissa, perdeu para outra dupla brasileira, Maria Clara e Carol por 2 sets a 0. Permanecem na disputa pelo Brasil, além de Maria Clara e Carol, Talita e Maria Elisa. No masculino


BASQUETE- BRASIL DISPUTA TORNEIO ANTES DO PRÉ-OLÍMPICO
Dia 30 de agosto começa o pré-olímpico masculino da Argentina, valendo duas vagas para Londres 2012. Neste final de semana, o Brasil está disputando um torneio preparatório, o Super 4, na cidade venezuelana de La Guaira. Sexta vencemos o Panamá e no sábado Cuba. Neste domingo enfrentaremos a anfitriã Venezuela. Cuba e Venezuela serão adversários do Brasil na primeira fase do Pré-Olímpico.


ATLETISMO- SIMONE ALVES É DESTAQUE NO TROFÉU BRASIL
Acontece em São Paulo o Troféu Brasil de atletismo, valendo as últimas vagas para o Pan de Guadalajara. Em 2 dias de competição o maior destaque foi Simone Alves que além de vencer os 10.000m, estabeleceu novo recorde sul-americano com o tempo de 31m16s56. Confira outros campeões do Troféu Brasil: Bruno Lins ( 100 metros), Ana Claudia Silva ( 100 metros), Allan Wolski ( lançamento do martelo), Josiane Soares ( lançamento do martelo), Vanderlei Cordeiro ( 10 mil metros), Rogério Bispo ( salto em distância), Leandro Prates ( 1500 metros), Keila Costa ( salto triplo)


VELA- SEMANA OLÍMPICA
Está sendo disputada em Weymouth a Semana de Vela teste para a Olimpíada, reunindo os melhores velejadores do mundo. Após as duas primeiras regatas, na classe RS:X, Ricardo Winick, o Bimba, ocupa a 3˚ posição. Na mesma classe, Patrícia Freitas é 12˚. Nesta sexta estréiam as classes 470 ( Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan, Fábio Pillar/ Gustavo Thiesen), Laser ( Adriana Kostiw e Bruno Fontes), Finn ( Jorge Zarif) e Star ( Robert Scheidt/Bruno Prada)


RESULTADO DA ENQUETE
Na sua opinião, quem deixará primeiro o cargo que ocupa?
27% José Sarney  27% Coaracy Nunes, 18% Ricardo Teixeira, 18% Carlos Nuzman e 10% Renan Calheiros

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ANÁLISE DAS CHANCES DE MEDALHA DO BRASIL EM LONDRES 2012- a menos de um ano da Olimpíada



Olá amigo leitor. Hoje ao invés de publicar uma entrevista com atleta, como acontece as quartas-feiras, posto uma análise sobre as chances de medalha do Brasil em Londres 2012, já que estamos a menos de um ano do início dos jogos. Dividi as chances em 4 categorias: favoritos ao ouro, chances de ouro, chances de prata e bronze e fique de olho. É lógico que o esporte apresenta surpresas e é fascinante por isso,  como a medalha de bronze de Vanderlei Cordeiro de Lima em Athenas 2004, o ouro de Rogério Sampaio em 1992 ou a prata de Isabel Swan e Fernanda Oliveira em 2008. Mas por essa análise o Brasil teria chances reais de terminar a Olimpíada com 20 medalhas, sendo pelo menos 4 de ouro. Confira:

QUEM CHEGARÁ A LONDRES COMO FAVORITO AO OURO:

1-Seleção masculina de vôlei- apesar da derrota na final da Liga Mundial, se tem uma seleção em esportes coletivos com possibilidade de ouro é o time de Bernardinho pelo incrível retrospecto dos últimos anos
2- Cesar Cielo nos 50 metros livres- acabamos de verificar que Cielo sobra na prova. Dificilmente alguém conseguirá evitar o bicampeonato olímpico do brasileiro
3- Robert Scheidt/Bruno Prada- nossa dupla de velejadores venceu as principais semanas de competições em 2011, após um 2010 regular
4- Juliana e Larissa- apesar de terem nas bicampeãs olímpicas Walsh e May dos EUA adversárias a altura, tiveram mais vitórias do que derrotas contra essas adversárias. Estão na liderança disparada do circuito mundial.

QUEM CHEGARÁ A LONDRES COM CHANCES DE OURO

1-Emanuel e Alison- nos últimos meses colecionaram vários títulos de etapas do circuito mundial mas ainda tem um histórico de derrotas para Rogers e Dalhausser dos EUA
2- Seleção de vôlei feminino- para ficar com o ouro terá que passar pelas gigantes da Rússia, além de adversários sempre tradicionais como Itália, EUA e China.
3- Seleção de futebol feminino- apesar do desempenho ruim no último mundial, a boa notícia é que a Alemanha não participará. EUA, Japão e Suécia serão os adversários mais fortes.
4-Seleção de futebol masculino- com Neymar, Lucas e companhia, novamente entraremos como favoritos ao ouro.


QUEM CHEGARÁ A LONDRES COM CHANCES DE PRATA E BRONZE

1- Fabiana Murer- não está repetindo em 2011 o que fez em 2010, mas tem condições de brigar pelo menos por um bronze no salto com vara. Para mim, a única possibilidade no atletismo
2- Bruno Fratus - se repetir o tempo que obteve na semifinal do mundial, com certeza será medalhista nos 50 livres, junto com Cielo
3- Diego Hypólito- Depois que voltou da cirurgia ainda não competiu internacionalmente, mas recuperado, pode obter a primeira medalha da história da nossa ginástica
4- Leandro Guilheiro- nosso principal judoca e duas vezes medalhista olímpico, cresce nas grandes competições


QUEM PODE SURPREENDER E CONQUISTAR MEDALHA
1- Talita e Maria Elisa, vôlei de praia- Em algumas etapas do circuito mundial costumam beliscar medalhas. Mas terão que superar dentre outras, a dupla chinesa.
2- Ricardo e....- a outra dupla masculina do Brasil também poderá chegar a medalha. O medalhista olímpico Ricardo já trocou diversas vezes de parceiro, mas seu ranking deverá coloca-lo em Londres ao lado de Pedro Cunha ou Pedro Solberg
3- Joice Silva- a atleta de luta livre tem feito boas campanhas em competições européias. Pode ser a medalha mais surpreendente
4 e 5 - Sarah Menezes e Mayra Aguiar- o judô feminino vive grande momento representado por essas duas atletas, além de Érica Miranda e Rafaela Silva
6- Jade Barbosa- condições técnicas ela já mostrou que possuí. Mais experiente, pode obter um bronze no salto sobre o cavalo
7- Felipe França- o nadador, ouro nos 50 peito ( prova não olímpica), foi mal nos 100 peito ( prova olímpica) no mundial, mas mostrou no revezemento medley que pode fazer um tempo que lhe dê medalha.
8- Doda Miranda- hoje o principal nome do nosso hipismo não é Rodrigo Pessoa e sim Doda Miranda. Atual número 4 do ranking do Global Champions Tour, vai brigar pela medalha individual na prova de saltos em Londres