Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS- Chega de Coaracy


        O Brasil encerrou o mundial de esportes aquáticos na 4˚ colocação no quadro de medalhas, com 4 medalhas de ouro. Um resultado inédito, mas enganoso em termos olímpicos, pois 3 medalhas foram em provas que não existem na Olimpíada ( Cielo nos 50 borboleta, Felipe França nos 50 peito e Ana Marcela na maratona 25km).Segue minha análise:
Cesar Cielo- Nota 9- Não se abateu com o caso do doping e arrebentou mais uma vez. Um dos poucos que dá o seu melhor em finais. Conquistou o bi nos 50 livres e fez o máximo no dificílimo 100 livres em que foi 4˚. Só não ganha 10 porque precisa explicar o motivo de não disputar as eliminatórias dos revezamentos. Se pediu para não nadar, principalmente nos 4x100 medley em que já tinha ganho as medalhas terá a nota rebaixada para 7.  


Esperanças para Londres 2012- Felipe França e Bruno Fratus- nota 7. Felipe que nadou bem a eliminatória e mal na semifinal dos 100 peito, foi o destaque brasileiro no revezamento 4x100 medley, provando que tem capacidade de brigar por medalha. Bruno assombrou o mundo na semifinal dos 50 livres. Não repetiu o mesmo desempenho na final, mas também terá chances nessa prova em 2012.  

Thiago Pereira e Kaio Márcio - nota 4-Ninguém exige que o nadador ganhe. O mínimo que se exige é que na final ele faça um tempo idêntico ao que já conseguiu na eliminatória ou no ano. Não pode ser destaque no Maria Lenk e fracasso no mundial. Quando isso acontece, algo está errado. Thiago Pereira desta vez nem 4˚ colocado foi (lugar que ocupou nos 2  últimos mundiais e Pequim 2008). Thiago passou mal na final, e ficou em 6˚. Se tivesse repetido o resultado das eliminatórias seria bronze, superando seu eterno rival Cseh, da Hungria. Se eu pudesse escolher alguém para ganhar medalha escolheria o Thiago. Merecia pelo esforço. Mas Thiago continua em condições de medalhar em Londres 2012. É só controlar os nervos para a final. Kaio Marcio foi outra decepção. Na sua principal prova, os 200 borboleta nem pegou final. Nos 100 borboleta não chegou nem a semifinal. E ainda afundou o revezamento medley. 

Revezamentos- Nota 1- Rídiculo o desempenho do Brasil. Só classificamos o 4x100 livres masculino para Londres 2012 e ainda sem pegar final. Cesar Cielo não nadou nenhum revezemento ( inexplicável). No feminino o vexame foi maior. Não conseguimos ficar entre os 10 melhores em nenhuma prova e consequentemente ficamos sem as vagas olímpicas. No 4x100 medley tomamos 18 segundos dos EUA. Quase uma piscina de vantagem. Ficamos em último, dentre todos os competidores. Para passar vexame é melhor nem se inscrever.

Natação feminina-nota 3-  Daynara de Paula, hoje nossa principal nadadora  fez um tempo abaixo do esperado nos 100 borboleta. As outras que já são regulares, como Carolina Mussi, Etiene Medeiros e Tatiana Lemos, também fizeram tempos abaixo do que podiam. 

Polo-aquático- nota 5- Tanto o masculino como o feminino terminou em 14˚, pior do que no mundial 2009. Do masculino, com o técnico croata esperava mais, mas é uma modalidade que não dá para cobrar nada porque é esquecida pelo Coaracy 


Maratona aquática- nota 5- só classificamos para Londres 2012 Poliana Okimoto e ainda com um 6˚ lugar. Ana Marcela foi 11˚ e ficou sem a vaga, apesar de ter sido ouro na prova de 25km. No masculino uma decepção maior ainda: Allan do Carmo e Samuel de Bona ficara entre os últimos


Saltos ornamentais- nota 2- Cesar Castro, o único que tinha condições de pegar finais e garantir vaga olímpica, errou os saltos e nem semifinal pegou


Nado sincronizado- nota 5- Também pioramos em relação a 2009. Várias finais no dueto e na equipe, mas em todas o Brasil terminou em 12˚


Enfim, para uma delegação que se preparou em Londres os resultados foram decepcionantes. Coaracy Nunes está na presidência da CBDA desde que eu era um garotinho. Está na hora de deixar o cargo. Precisamos de renovação. Espero que os Correios e outros patrocinadores que apoiam a natação perguntem porque com excessão de Cielo, se conseguem melhores resultados antes e depois e NÃO NO MUNDIAL. E porque atletas importantes são poupados em revezamentos. O que vai acontecer quando Cielo parar de nadar?



ATLETISMO- FABIANA DECEPCIONA NA SUÉCIA
A brasileira Fabiana Murer não está conseguindo repetir em 2011 os mesmos resultados da temporada 2010. Na etapa da Liga Diamante da Suécia foi apenas 5˚, saltando 4m51. Ela está acostumada a saltar na casa de 4m60. O ouro ficou com a russa Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica e recordista mundial.

BASQUETE- SELEÇÃO FEMININA SUB 19  É BRONZE NO   MUNDIAL SUB19
Um grande resultado do basquete brasileiro no mundial sub-19. Fomos bronze após bater a Austrália. Na semifinal perdemos das americanas. Damiris, o grande nome do Brasil no mundial. Foi eleita MVP da competição. Temos condições de formar uma super dupla de pivôs com Damiris e Érika. Finalmente um bom resultado nas categorias de base.


VÔLEI DE PRAIA- MAIS UM TÍTULO PARA JULIANA E LARISSA EM GRAND SLAM
As brasileiras conseguiram o quinto título na temporada ao vencer o Grand Slam da Polônia. Na final bateram as americanas Kessy e Ross por 2 sets a 1. Juliana e Larissa já haviam vencido as etapas de Brasília e Sanya, o Campeonato Mundial, em Roma, e o Grand Slam da Suiça. Agora, a dupla campeã na Polônia aumenta ainda mais a vantagem na liderança do ranking mundial. No masculino, desta vez Emanuel e Alison perderam na semifinal para Rogers e Dalhausser e tiveram que se contentar com o bronze.Em termos olímpicos podemos dizer que 3 duplas estão praticamente garantidas: Juliana e Larissa, Maria Elisa e Talita, Emanuel e Alison. Falta definir a outra dupla masculina. 


CANOAGEM- TÍTULO MUNDIAL JÚNIOR
Isaquias Queiroz, de apenas 17 anos, venceu a Final A (nove melhores do mundo) do C1 200m Masculino, no mundial da Alemanha. Isaquias é atleta da Associação Cacaueira de Canoagem e treina no Flamengo. Esperança para 2016. 

RESULTADO DA ENQUETE- Você acha que um atleta deve treinar para disputar:
50% somente provas olímpicas
50% provas olímpicas e não olímpicas


REMO- EQUIPE DEFINIDA PARA O PAN
A Confederação Brasileira de Remo anunciou a delegação para os Jogos Pan-Americanos. Nas provas olímpicas teremos:
Dois sem Masculino: Alexis Arias  e  João Hildebrando Borges
Skiff Feminino: Kissya Cataldo 

Double-skiff Feminino: Bianca Miarka e  Carolina Araújo da Rocha.
Double-skiff Masculino peso-leve: Thiago  Gomes e Ronaldo da Gama Vargas.
Quatro sem Masculino peso-leve: Ailson Silva, Célio Amorim, Thiago Almeida e José Carlos Junior.
Quatro sem Masculino: Ailson Silva, Anderson Nocetti, Leandro Carvalho e Célio Dias.
Double-skiff Feminino peso-leve: Camila de  Carvalho e Luciana Granato.
O Brasil também disputará o 8 com masculino

2 comentários:

Daniel Brito disse...

Meu comentário sobre o revezamento 4x100 medley feminino do Brasil:

Há que se louvar as atletas brasileiras. Em tempos de "fair play", nenhum outro país age com mais generosidade do que as meninas do Brasil. Afinal de contas, ceder todas as posições às pobres adversárias e ficar 18 segundos atrás da 1ª colocada em uma prova de 400m, é um gesto de grandeza e bondade extremas.

Já aparecem como favoritas absolutas para a Medalha Barão de Coubertin.



Não posso deixar de registrar aqui o papel fundamental pra este exemplo de generosidade, o esforço fantástico de Carolina Mussi ao ficar 10 segundos atrás da insensível atleta norte- americana no nado peito.


É isso aí Brasil. Para trás e sempre!

Carlos disse...

Realmente tenho que concordar. O revezamento 4x100 medley feminino foi decepcionante. Enquanto não tivermos uma nadadora de peito com nível mundial nem devíamos disputar a prova.

Já no masculino eu me pergunto: o que aconteceu com o Káio Márcio? Ele literalmente afundou a equipe. Tive curiosidade de somar os tempos dos outros atletas para fazer um comparação sem a parcial do borba. Com os tempos dos outros três estilos, o Brasil estava tranquilamente entre os 5 primeiros colocados e teria ido para a final. Ainda falando nisso não consegui entender porque o Mangabeira não foi convocado, em Roma 2009 ele havia nadado tanto a final do 100m borboleta e havia participado do revezamento, este ano nem foi para a seleção. Isso me intrigou ao ver que os tempos dele nesta prova são melhores que o índice (no Jogos Mundiais Militares ele fez tempo abaixo dos 53s, muito melhor do que o 53s alto feito pelo Kaio no medley).