Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 30 de março de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- ROSÂNGELA CONCEIÇÃO, a ZANZA



Rosângela Conceição  foi a única representante da luta greco-romana do Brasil na Olimpíada de Pequim 2008. Venceu uma luta e perdeu na segunda para a chinesa Jiao Wang. Fez uma campanha surpreendente.  Antes, havia sido bronze no Pan 2007, a primeira medalha da luta feminina. Ela foi a desbravadora da modalidade no Brasil. Depois surgiram Aline Ferreira e Joice Silva. Zanza  passou por 3 cirurgias e voltará a competir no mês que vem. Aos 38 anos, buscará classificar para sua segunda Olimpíada. Ela respondeu a seção 5 PERGUNTAS


1- Quais foram as suas contusões nesses últimos 2 anos? Sentiu vontade de abandonar o esporte?
Estava com meu menisco do colateral medial do joelho direito ruim há algum tempo. Resolvi operar, uma vez que tive que remover com muita urgencia um mioma do meu utero.Tambem operei minha orelha, que machuquei lutando. Quando a gente dá uma parada deve aproveitar o tempo e fazer o que necessita. Não senti vontade de abondonar o esporte, mas descansar e cuidar um pouco de mim.

2- Como você vê a situação da luta livre e greco-romana hoje, em relação há 4 anos? Fale sobre o surgimento da Joice Silva e Aline Ferreira?

Hoje a luta está vivendo um novo estagio. O Brasil tem excelentes técnicos cubanos. A Confederação dispõe de um centro de treinamento e o número de praticante cresceu bastante. As atletas Joice Silva e Aline Ferreira estão na estrada há muito tempo, inclusive iniciaram na luta olímpica primeiro que eu e muito me ensinaram.  A Joice vive uma grande fase e  foi minha "sparring"nos Jogos de 2009. A Aline tem muito talento e com certeza estará representando o Brasil nos Jogos de 2016.

3- Tentar se classificar para a segunda Olimpíada consecutiva é o grande objetivo da sua carreira?

Posso te dizer que é, mas o trajeto é muito longo e tortuoso. Fora da modalidade, estou lançando uma história em quadrinhos que fala da luta e da Zanza.

4- O que tecnicamente você precisa melhorar para tentar uma medalha olímpica?

Sempre temos muito o que melhorar. Mas devo prestar atenção na  minha postura. Isso define uma luta.

5- Você é treinada pelo búlgaro Georg. Qual a principal diferença do treinamento dele em relação a outros técnicos.

Ele esta sempre me mostrando os detalhes pois conhece todas as minhas adversárias. Georg  é amigo do técnico da campeã mundial há 6 anos. Isso me proporciona maior intercambio técnico. Ele é muito respeitado no mundo todo.

Nenhum comentário: