Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 23 de março de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- NAYARA FIGUEIRA- NADO SINCRONIZADO



Integrante do dueto brasileiro de nado sincronizado ao lado de Lara Teixiera, Nayara Figueira se recupera de  uma fratura no dedo do pé. Em duas semanas, Nayara voltará a treinar na água. Em Pequim 2008 a dupla foi 13º. No mundial 2009, 10º no dueto técnico e 11º na rotina livre. O grande objetivo agora  é terminar entre as 10 melhores do mundo em Londres 2012. Nayara Figueira foi muito atenciosa com o Blog Brasil Olímpico e respondeu a seção 5 perguntas


1- Nós sabemos que no nado sincronizado o histórico de resultados de
um país é levado em consideração pelos juízes para dar nota. O que é
preciso para mudar isso?

Acho que os resultados só serão diferentes a cada competição se houver uma mudança na regra. O esporte é muito subjetivo e muitas vezes, os resultados são avessos a opinião da maioria dos países. O nado deveria seguir o modelo que a ginástica artística adotou: ter uma nota de partida, os juízes podem ver replays e eles entram em uma única opinião sobe as notas. Acho que seria muito mais justo.

2- Como é entrar em uma competição em que as favoritas quase sempre vencem?

Pra mim, competição é competição. Não entro com esse pensamento. Nós disputamos com países como Inglaterra, Grécia, França e Coréia. Entre nós sempre há ocilações nos resultados. E no caso das favoritas, as russas, então em um nível muito superior a todos os outros países. Vencem por merecimento.

3- O que tecnicamente a dupla Nayara e Lara precisa melhorar para
chegar a uma final olímpica?

Vamos trabalhar muito nossa altura que é o quanto ficamos para fora da aguá, nossa propulsão (o quanto "andamos" pela piscina) e a distância entre nós mesmas.Quanto mais perto, melhor.

4- Quantas horas você costuma treinar por dia e quantas horas de
piscina? Como você avalia a atuação da sua substituta Giovana Stephan nos
 Abertos da Alemanha e França?

Eu e Lara treinamos, geralmente, 7 horas diárias sendo de 4 a 5 horas de piscina e 2 a 3 horass de preparação física, psicólogo, fisioterapia e preparo aeróbico. A Giovana se saiu muito bem. Aconteceu tudo em cima da hora e ela teve tranquilidade para pegar e treinar a coreografia. Ela e a Lara  obtiveram um ótimo resultado deixando o Brasil a frente da Inglaterra.

5- O anúncio do Rio como sede olímpica alterou alguma coisa na sua
 rotina. Conseguiu mais patrocinio, mais apoio, melhores locais para
 treinar?

Por equanto nada. Estamos tentando captar patrocínios mais por enquanto está  difícil. As empresas preferem, na maioria dos casos, atletas que são mais conhecidos por terem despontado em competições importantes. O que eles esquecem, é que para chegar a um bom resultado o atleta precisa de apoio e incentivos. Tenho certeza que depois do Pan no México, este ano, abriremos  muitas portas para o dueto do Brasil.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo esforço desde sempre! O sucesso é sem dúvida mto merecido!!!!

Anônimo disse...

Parabens pela entrevista, é de otimo gosto com perguntas objetivas e respostas precisas e sinceras.
Desejo muito sorte a Nayara e que no Pan ela e a dupla consigam levar o brasil ao lugar mas alto do podio!