Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 30/10
HÓQUEI NA GRAMA- TAÇA BRASIL
Um esporte que começa a dar sinais de melhora é o hóquei na grama. Neste fim de semana teremos a Taça Brasil em Deodoro, Rio de Janeiro, com número recorde de equipes. No masculino serão 7 e no feminino 6 equipes. Isso será importante para o surgimento de novos jogadores para a seleção, que atualmente é um saco de pancadas no continente. Em março de 2010 haverá o sul-americano no Rio de Janeiro e o Brasil tentará pelo menos ficar em terceiro lugar, já que Argentina e Chile estão num nível superior.
VÔLEI- CHAVES DO MUNDIAL MASCULINO
No sorteio das chaves do mundial de vôlei masculino, o Brasil caiu em um grupo complicado. Na primeira fase enfrentaremos a campeã européia Espanha, a renovada seleção de Cuba, que já nos deu trabalho este ano na Liga Mundial, além da Tunísia, este sim um adversário sem tradição. O mundial será somente em setembro de 2010 na Itália. Os donos da casa foram os mais sortudos pois enfrentarão Egito, Japão e Irã, 3 seleções que não representam nada na atualidade. Outro país que não deverá suar o uniforme na primeira fase é a Rússia, que enfrentará Austrália, Camarões e Porto Rico. No grupo D só países da América: EUA, Argentina, Venezuela e México. No grupo E, duelos europeus com Bulgária, França, República Tcheca e a China para completar. No F mais europeus com Sérvia, Alemanha, Polônia, além do Canadá. Chaves bem desiguais. Não sei qual foi o critério para separar os países.
RESULTADO DA ENQUETE
Qual o maior velejador brasileiro de todos os tempos?
Robert Scheidt com 70%
ESGRIMA- SUL- AMERICANO DA COLÔMBIA
Muito difícil de se conseguir os resultados do sul-americano de esgrima, mas pelo que pude checar, o Brasil obteve até o momento 3 medalhas: ouro com Karina Lakerbai no sabre, prata com Atos Schwantes na espada e bronze com Cristhine Botros no florete. Ivan Schwantes foi 6˚ na espada, Luis Sommer foi 9˚ no sabre e Tais Rochel 5˚ no florete.
RUGBY- PRIMEIRA POSTAGEM SOBRE ESTA MODALIDADE
O rugby agora é modalidade olímpica, mas só estará na disputa em 2016 no Rio de Janeiro. A seleção brasileira de rugby seven irá se concentrar em São José dos Campos neste feriado prolongado. O grupo prepara-se para disputar o Torneio Entre Rios, de 5 a 6 de dezembro e depois o sul-americano em janeiro de 2010.
VÔLEI DE PRAIA- BRASIL NÃO TEM MAIS REPRESENTANTES NA ETAPA DA CHINA
Na última etapa do ano do circuito mundial de vôlei de praia na China, nossas principais duplas resolveram não participar pois o título já estava definido em favor dos alemães Brink e Reckermann. A única dupla que representou o Brasil foi Thiago/ Benjamim, eliminados no segundo dia da chave principal, terminando em 9˚ lugar.
LEVANTAMENTO DE PESO- SUL-AMERICANO DE 3 PAÍSES
( apurado por Guilherme Costa do blog Brasil em Londres)
Foi disputado no Rio de Janeiro o Sul-Americano de Levantamento de Peso. Apenas Brasil, Equador e Argentina participaram. A Colômbia, grande força internacional não compareceu. Aline Campeiro, aquela atleta que no último Pan 2007 foi comemorar e machucou o joelho foi medalha de prata neste sul-americano. Na categoria até 53kg, Roseane Coelho foi ouro, o mesmo ocorrido com Liliane Menezes na categoria 69kg. No masculino, Wellison Silva, nosso único atleta olímpico em 2008, acabou em t3˚. Vitórias no masculino vieram com Rafael Andrade, na categoria 94kg, Bruno Brandão 105kg e Lauri, acima de 105kg. O levantamento de peso é o esporte que mais precisa de socorro por parte do Comite Olímpico Brasileiro.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
INFORMAÇÕES E COMENTÁRIOS 28/10
ESGRIMA- SUL-AMERICANO E ÍBERO AMERICANO
Karina Lakerbai conquistou na noite desta quarta-feira, o título do Campeonato Sul-Americano de Esgrima, na Colômbia. A competição vai até esta quinta-feira. Já no sábado começa o Íbero Americano. A equipe do Brasil nestas competições : Heitor Shimbo, Lucas Mochko, Jeronimo Machado, Fernando Scavasin, Tais Rochel e Christine Botros ( florete );
Willian Zeitoulian, Luiz Sommer, Tywillian Guzenski e Karina Lakerbai ( sabre) Athos Schwantes, Bernardo Schwuchow, Ivan Schwantes, Clarisse Menezes, Camila Rodrigues e Bianca Dantas ( espada). Com excessão do olímpico Renzo Agresta, o Brasil está competindo com o que tem de melhor.
HIPISMO- LUIZA TAVARES ATINGE ÍNDICE
Com duas notas acima de 64% no Grand Prix B, Luiza Tavares foi a única atleta a alcançar índice na seletiva realizada no último final de semana para os Jogos Equestres Mundiais de 2010. Thaisa Tavares e Rogério Clementino buscavam o segundo índice, mas não conseguiram. A última seletiva acontece dia 6 de novembro.
PENTATLO- CAMPEONATO BRASILEIRO
Com a participação de nossa principal atleta, Yane Marques, vice-campeã da etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo, será realizado de sexta a domingo, em Resende, Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno. A competição será seletiva para a formação da seleção brasileira que disputará o Sul-Americano em dezembro. Com a maior divulgação do esporte, graças a Yane Marques, a Confederação espera um número recorde de inscritos neste Brasileiro.
VÔLEI DE PRAIA- JULIANA SOFRE ACIDENTE DE CARRO
A jogadora Juliana, que faz a vitoriosa parceria com Larissa sofreu um acidente de carro na madrugada de domingo em Fortaleza. Porém, ela sofreu apenas escoriações pelo corpo e passa bem. De toda forma resolveu não participar da etapa de Recife, nesta semana, válido pelo Circuito Banco do Brasil.
GINÁSTICA- BRASIL COMPETE NO SUL-AMERICANO
O retorno de Ana Cláudia Silva, recuperada de contusão no cotovelo, será a maior novidade da delegação brasileira que competirá no sul-americano, no próximo final de semana. Ela não compete desde abril. O Brasil terá ainda Khiuani Dias, Priscila Cobello, Anna Carolina Cardoso, Mosiah Rodrigues, Caio Costa, Francisco Barreto e Sérgio Eras. A Confederação decidiu não enviar nenhum atleta para a etapa da Suiça, da Copa do Mundo, que acontece também neste final de semana.
src="http://ivitrine.buscape.com/bpadsvar.js">
src="http://ivitrine.buscape.com/bpads.js">
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
domingo, 25 de outubro de 2009
INFORMAÇÕES E COMENTÁRIOS 26/10
BOXE- OS MELHORES DO BRASIL
Terminou em Sergipe o Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico. Por equipes, a Bahia foi a campeã, com o Pará em segundo e São Paulo em terceiro. O melhor atleta eleito foi Everton Lopes. Os atletas que formam a seleção brasileira, não tiveram dificuldades para se tornarem campeões. Confira todos os campeões: Rodrigo Neves ( 48kg), Paulo Carvalho ( 51kg), Robenilson Jesus ( 54kg), Robson Conceição ( 57kg), Everton Lopes ( 60kg), Myke Carvalho ( 64kg), Pedro Lima ( 69kg), Sergio Dantas ( 75kg), Robson Fonseca ( 81kg), Rafael Lima ( 91kg), Marcelo Cruz ( +91kg)
JUDÔ- MEDALHAS FEMININAS NO MUNDIAL JUNIOR
O Brasil obteve 3 medalhas no mundial júnior encerrado neste domingo em Paris. Todas foram obtidas por mulheres. Depois do ouro de Sarah Menezes e o bronze de Mariana Silva, neste domingo foi a vez de Mayra Aguiar, que já disputou até Olimpíada, beliscar uma medalha de bronze. Foi a 3˚ medalha de Mayra, em mundiais júnior. O Brasil terminou o mundial 2009 com um ouro e 2 bronzes, ficando por países, em 5˚ lugar. Mais dois judocas lutaram neste domingo, mas foram eliminados na primeira luta: Jonas Inocêncio e Roberto Silva. Um alerta para nosso judô masculino, que não tem revelado novos valores. No mundial 2008, o Brasil voltou com 2 ouros, 1 prata e 2 bronze.
TÊNIS DE MESA- BOA PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA
O Brasil encerrou sua participação na Copa do Mundo de Tênis de Mesa por equipes masculina de uma forma positiva. Na fase de classificação conseguiu vencer Egito, Canadá e Austrália, se qualificando para pegar a República Tcheca e tentar entrar na chave principal, com os 8 melhores países do mundo. Mas fomos derrotados por 3 jogos a 0. A campeã da Copa do Mundo obviamente foi a China.
BADMINTON- DANIEL PAIOLA FOI O MELHOR BRASILEIRO NO PAN DO MÉXICO
O Brasil disputou o Pan por equipes no México, ficando em 4˚ lugar. No individual o melhor resultado foi de Daniel Paiola que chegou as quartas-de-finais, sendo eliminado pelo canadense Stephan, cabeça de chave número 1, por 2 a 0. O Canadá acabou dominando os principais títulos.
RESULTADO DA ENQUETE
Quem foi o maior destaque brasileiro no mês de setembro?
A vencedora foi Yane Marques com 50% dos votos.
TRIATLO- 5˚ ETAPA DO TROFÉU BRASIL
Com 752 atletas, foi disputada neste domingo a 5˚ Etapa do Troféu Brasil de Triatlo, em Santos. O veterano Oscar Galindez, da Argentina foi o vencedor no masculino e Vanessa Gianinni, no feminino. Carla Moreno, vencedora de 3 etapas não participou por contusão. No ranking da competição Fabio Carvalho lidera no masculino com 663,5 pontos, seguido por Paulo Miyashiro com 591,5 pontos. No feminino Vanessa Gianinni tem 645,5 pontos e Fernanda Garcia 577,5.
HIPISMO- BONS RESULTADOS DE RODRIGO PESSOA
Competindo no Washington Internacional Horse Show, nos EUA, Rodrigo Pessoa terminou entre os 5 melhores em 3 provas que participou. Em duas provas de 1m50, Rodrigo foi vice em uma e quinto na outra. Já na prova de 1m40, Rodrigo foi terceiro colocado.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 23/10
JUDÔ- SARAH MENEZES É BICAMPEÃ MUNDIAL JÚNIOR
Uma dos principais nomes da atualidade do nosso judô feminino, Sarah Menezes conquistou nesta quinta-feira o bicampeonato mundial júnior em Paris. A piauiense, tem apenas 19 anos e foi a primeira brasileira a obter esse título. No masculino João Derly havia obtido o mesmo resultado. Sarah derrotou na final, após passar por 3 adversárias, a japonesa Hiromi Endo, por wazari. Foi a única derrota em finais do Japão no primeiro dia de torneio. Em 2009, Sarah foi ouro das Copas do Mundo de Madrid (ESP) e Lisboa (POR), e medalhou no Grand Slam do Rio de Janeiro (bronze), além de ficar com a quinta colocação no Campeonato Mundial Adulto, na Holanda. Ainda nesta quinta no mundial júnior Raphael Minoru ficou em 5˚ e Felipe Vieira perdeu na 3˚ luta. Nesta sexta lutam pelo Brasil, Eleudis Valentin (-52kg), Rafaela Silva (-57kg), Marcos Seixas (-66kg) e Vinícius Panini (-73kg). Ótimas chances com Rafaela Silva, que também já foi campeã mundial júnior.
TÊNIS DE MESA- BRASIL AVANÇA NA COPA DO MUNDO
A equipe masculina de tênis de mesa do Brasil está disputando na Áustria a Copa do Mundo por equipes. Hoje o Brasil participou de uma espécie de repescagem, enfrentando seleções de nível médio para tentar uma vaga na chave principal. E conseguiu. Vencemos Austrália por 3 a 0, Egito 3 a 1 e Canadá por 3 a 2, com vitória de Hugo Hoyama no último jogo contra os canadenses. Amanhã enfrentaremos a República Tcheca e se vencermos pegaremos a Alemanha. Só o fato de termos passado desta primeira etapa, já pode ser considerado um resultado excelente.
MARATONA AQUÁTICA- POLIANA CONFIRMA O TÍTULO
O regulamento da Copa do Mundo de maratona aquática era esdrúxulo, Parecia coisa feita por dirigente esportivo brasileiro. Poliana Okimoto, vencedora de 8 das 11 etapas poderia perder o título se não completasse a última etapa, disputada nos Emirados Árabés. Seria o maior absurdo esportivo da década. Mas, mesmo pressionada, Poliana não só disputou como venceu pela nona vez na temporada, carimbando seu título. Foi a primeira vez que uma brasileira venceu a Copa do Mundo. No masculino, Allan do Carmo confirmou o vice-campeonato
BADMINTON- BRASIL TERMINA EM 4˚ NO PAN EQUIPES
Na disputa por equipes do Pan de Badminton do Canadá, o Brasil ficou em 4˚ lugar no masculino, sofrendo derrotas para Peru e México. Foi o melhor resultado da história. O campeão foi o Canadá. A competição está sendo disputada no México.No início das disputas individuais Hugo Arthuso venceu por 2 a 1 Ted Shear dos Estados Unidos e Daniel Paiola venceu Maurício Casillas do México. No feminino Fabiana da Silva venceu Rulan Yeh dos Estados Unidos e Marina Eliezer perdeu da peruana Alejandra Monteverde.
TIRO COM ARCO- CAMPEONATO BRASILEIRO
Acontecerá entre os dias 1 e 5 de novembro o campeonato brasileiro de tiro com arco, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Além de brasileiros, paraguaios, argentinos e italianos também irão competir.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 21/10
MARATONA AQUÁTICA- POLIANA A 10 KM DO TÍTULO
A partir das 9 horas de Brasília, Poliana Okimoto poderá se tornar a primeira nadadora brasileira em todos os tempos a conquistar um título mundial. Ela compete em Sharjah na última etapa da Copa do Mundo de maratona aquática 2009. Para conquistar o título, Poliana só precisa completar o percurso de 10 km dentro do tempo limite, ou seja, até 30 minutos após a chegada da vencedora. Neste ano, Poliana venceu 8 das 11 etapas que disputou. somando 196 pontos, contra 156 da segunda colocada Ângela Maurer, da Alemanha.
BADMINTON- PAN-AMERICANO DO MÉXICO
Começa para o Brasil nesta quinta-feira, o Campeonato Pan-Americano de Badminton. As disputas serão no individual, equipes e duplas. Hugo Arthuso estréia .contra Ted Shear dos Estados Unidos, Daniel Paiola vai enfrentar Maurício Casillas do México e Luís Cereda enfrenta o americano Nicholas Jinadasa.No simples feminino, Fabiana da Silva vai enfrentar Rulan Yeh dos Estados Unidos e Marina Eliezer joga contra a peruana Alejandra Monteverde. Por equipes, o Brasil enfrentará no masculino Barbados, Canadá e Chile.
BOXE- CAMPEONATO BRASILEIRO
Está sendo disputado em Sergipe, o Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico, reunindo mais de 400 atletas. Nomes como Éverton Lopes e James Dean Pereira, que já integraram a seleção brasileira estão na disputa.
DOPING- RECORDE BRASILEIRO EM 2009
Com o anúncio de mais um caso no atletismo, William Gomes Amorim, e 4 no ciclismo, o esporte brasileiro teve em 2009 o recorde de 23 casos de atletas dopados nesta temporada. Confira o nome e as modalidades dos atletas que até agora testaram positivos neste ano:
ATLETISMO- Bruno Lins, Evelyn Santos , Fernanda Gonçalves , Jenifer do Nascimento Silva , João Gabriel Santos Souza , Jorge Célio , Josiane Tito , Leonardo Elisário dos Santos , Luciana França , Lucimar Teodoro , Lucimara Silvestre , Marcelo Moreira , Rodrigo Bargas , Hamilton Castilho , William Gomes Amorim.
CICLISMO-Alex Diniz, Cleberson Weber, Alex Arsenio, Alcides Vilela.
NATAÇÃO-Lorena Rezena
TRIATHLON -Mariana Ohata
TÊNIS DE MESA- BRASIL DISPUTA COPA DO MUNDO
A partir de quinta-feira, o Brasil inicia a disputa por equipes da Copa do Mundo, em Linz, na Áustria. Competem pelo Brasil Hugo Hoyama, Thiago Monteiro, Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsubói. Na primeira fase, nossos mesa-tenistas enfrentam Canadá, Austrália e Egito. Apenas o vencedor da chave avança para pegar a Romênia
domingo, 18 de outubro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 18/10
TAEKWONDO- NATALIA FALAVIGNA É BRONZE NO MUNDIAL
No último dia, na última categoria em disputa, coube a nossa melhor atleta, Natalia Falavigna conseguir a única medalha do Brasil no Mundial de Taekwondo, da Dinamarca. Lutando na categoria acima de 73kg, Natalia obteve 3 vitórias difíceis na fase de classificação, contra Ivana Zagar da Croácia por 2 a 1, a canadense Peregoudova por 1 a 0 e um empate contra Fabg Tsui, de Taiwan, quando ganhou por decisão dos juízes. A brasileira só caiu diante de Rosana Simón, da Espanha, nas semifinais. Mesmo assim, já estava com o bronze. Ainda neste domingo Débora Nunes perdeu na 1˚ luta e Licínio Júnior na 2˚. Dentre todos que lutaram no campeonato, Douglas Marcelino, Márcio Wenceslau e Hellorrayne Paiva foram bem e ficaram a apenas uma vitória de um bronze. As maiores decepções foram Débora Nunes e Marcel Wenceslau. Analisando os últimos 6 mundiais de esportes em que o Brasil já ganhou medalha olímpica ou teve um campeão mundial: natação, atletismo, judô, boxe, ginástica e taekwond; só obtivemos medalha na natação e taekwondo, graças a atletas experientes como César Cielo e Natalia Falavigna. Que sirva de alerta, há 3 anos da próxima Olimpíada.
JUDÔ- BRASIL REPETE VITÓRIA NO SEGUNDO DESAFIO INTERNACIONAL
Assim como na semana passada, o Brasil venceu o segundo desafio internacional, contra atletas da Argentina e EUA. diante dos americanos foram 6 vitórias a 1 e contra a Argentina 4 a 2. O Brasil teve Ricardo Ayres (60kg), Leandro Cunha (66kg), Marcelo Contini (73kg), Nacif Elias Jr (81kg), Felipe Oliveira (90kg), Luciano Correa (100kg) e Walter Santos (+100kg). Mais importante que o desafio foi o Campeonato Nacional, disputado paralelamente ao desafio internacional e que serviu de seletiva para novos integrantes tentarem vaga na seleção brasileira. Confira os campeões: Rodolfo Yamayos, Alex Pombo, Diego Ferreira, Bruno Silva, Guilherme Luna , Renan Nunes , Leonardo Leite e Rafael Silva. No feminino Lilian Araújo, Regiane Silva, Taciana Lima, Katherine Campos, Mariana Barros , Maria Portela, Edinanci Silva e Rochelle Nunes
GINÁSTICA- ARTHUR ZANETTI SURPREENDE E FICA EM 4˚ NAS ARGOLAS
O melhor resultado do Brasil no mundial de ginástica artística aconteceu no penúltimo dia, sábado, com o surpreendente 4˚ lugar de Arthur Zanetti nas argolas. Por muito pouco ele não foi bronze. O brasileiro teve 15325 pontos e Vorobiov da Ucrania 15550. Foi o segundo mundial de Zanetti de apenas 19 anos. Com a decepção de Diego Hypólito, eliminado na final do salto e sem Jade Barbosa no feminino, Arthur foi o destaque da delegação.
MARATONA AQUÁTICA- POLIANA CONTINUA IMBATÍVEL
Sequência excepcional de Poliana Okimoto na Copa do Mundo. Neste sábado, mais uma vitória, nos 10 km de Dubai, Emirados Árabes. Poliana chegou a estar em 14˚, mas conseguiu se recuperar e ultrapassar as suas duas maiores adversárias, Angela Maurer da Alemanha e a campeã olímpica Larissa Ilchenko, da Rússia. Poliana venceu 8 das 11 etapas do circuito. Com 196 pontos acumulados, a brasileira já garantiu, matematicamente, o primeiro lugar . Para ser declarada campeã da Copa do Mundo, porém, ela precisa disputar a última etapa do circuito, na próxima quarta-feira, em Sharjah, também nos Emirados Árabes. No masculino, Alan do Carmo não terminou entre os 15 primeiros, em mais uma vitória do alemão Thomas Lurz.
HANDEBOL- BRASIL VENCE NORUEGA EM AMISTOSO
Um grande resultado da seleção brasileira feminina de handebol. No sábado, venceu um amistoso contra a Noruega, campeã olímpica, por 33 a 32, jogando em Bergen, na Noruega. Os destaques brasileiros foram a goleira Maissa, a armadora Duda Amorin e a artilheira Jaqueline, que fez 11 gols. Antes, o Brasil já havia enfrentado a Dinamarcaa duas vezes, perdendo por 25 a 24 e 26 a 13. Em dezembro, tem o mundial feminino
CICLISMO- QUATRO CASOS DE DOPING
O presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo José Luis Vasconcellos confirmou os nomes de 4 ciclistas flagrados em exames antidoping durante a Volta de Santa Catarina, em abril. O campeão da competição, Alex Diniz , foi um dos flagrados e pode perder o título da prova. Outro ciclista flagrado foi o campeão brasileiro de estrada, Alex Arseno.Da mesma equipe de Arseno, Cleberson Weber e Alcides Vieira completam a lista dos flagrados.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 16/10
AMIGO LEITOR- POR PROBLEMAS ENTRE TERRA E SPEEDY FIQUEI SEM INTERNET NESTA MANHÃ, ATRASANDO A TRADICIONAL POSTAGEM DAS 8h30 DE SEXTA-FEIRA
TAEKWONDO- MARCIO WENCESLAU PERDE NAS QUARTAS DO MUNDIAL
No segundo dia do mundial de taekwondo da Dinamarca, o Brasil ficou muito próximo de uma medalha. Após vencer 3 lutas, Marcio Wenceslau só precisava passar pelo argentino Mauro Crismanich, para ficar entre os 4 melhores do mundo. Mas acabou perdendo. Os outros 5 lutadores que já atuaram pelo Brasil no mundial não conseguiram grande destaque. André Bilia e Fernanda Souza venceram uma luta e foram eliminados na segunda. Já Leonardo Santos, Rafaela Araújo e Fernanda Silva perderam logo na estréia. Nesta sexta, temos boas possibilidades de quebrar o tabu de medalhas que dura desde o mundial de atletismo. Competem dois nomes muito fortes: Marcel Wenceslau, irmão de Marcio e o campeão pan-americano Diogo Silva. Ainda não lutou nossa principal atleta, Natalia Falavignia.
GINÁSTICA- POUCAS FINAIS
O declínio da ginástica brasileira está evidente neste mundial de Londres. Se em anos anteriores, sempre conseguímos medalhas com Daiane dos Santos, Jade Barbosa e Diego Hypólito, desta vez, chegamos a modestas 3 finais e sem chances de medalha. Nesta quinta Sérgio Sasaki terminou em 19˚ no individual masculino. Nesta sexta é a vez de Bruna Leal na final individual feminina. Ficar entre as 20 melhores já será bom para a jovem atleta. Arthur Zanetti disputa a final de argolas no sábado. Na classificação ficou em 8˚, mas pode sonhar com um 5˚ ou 6˚
VÔLEI- SELEÇÃO CONVOCADA PARA COPA DOS CAMPEÕES
O técnico José Roberto Guimarães convocou a seleção feminina para a Copa dos Campeões de 15 a 20 de novembro no Japão. Foram chamadas as mesmas 14 atletas que conquistaram o Sul-Americano, incluindo Paula Pequeno, já recuperada de contusão. Na Copa dos Campeões o Brasil irá enfrentar República Dominicana, Japão, Coréia do Sul, Itália e Tailândia. Apenas as italianas podem fazer frente ao nosso time. O Brasil não perde uma competição desde julho do ano passado. As convocadas: Dani Lins e Ana Tiemi ( levantadoras), Sheilla e Joycinha ( opostas), Paula Pequeno, Mari, Sassá e Natália ( pontas), Fabiana, Thaísa, Carol Gattaz e Adenízia ( meios-de-rede), Fabi e Camila ( líberos).
TÊNIS- BELLUCCI CAI NA SEGUNDA RODADA EM SHANGAI
Diante do chileno Fernando Gonzales, Thomas Bellucci não conseguiu avançar no Masters 100 de Shangai e perdeu por 2 sets a 0. Mesmo assim, a campanha do brasileiro foi excelente e pode terminar o ano entre os 50 melhores do mundo.
JUDÔ- NOVO DESAFIO INTERNACIONAL
Brasil, Argentina e EUA voltam a repetir um desafio internacional de judô, desta vez em Vitória, neste final de semana. No último, o Brasil venceu com facilidade, fazendo 5 a 1 na Argentina e 6 a 0 nos EUA. Acho muito válido esse tipo de evento para divulgar o judô, mas seria melhor tentar trazer países com mais tradição. Qualquer time B do leste europeu é melhor do que Argentina e EUA.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 14/10
TAEKWONDO- MUNDIAL COMEÇA NESTA QUARTA
O Brasil inicia a disputa de mais um mundial nesta quarta-feira. É o de taekwondo, na Dinamarca. Mais de mil atletas de 143 países estarão na disputa. Pela primeira vez os atletas usarão protetor eletrônico. Além da medalhista olímpica Natalia Falavigna, temos chances de medalha com Diogo Silva e os irmãos Marcel e Márcio Wenceslau. A delegação do Brasil é composta pelos seguintes atletas Kátia Arakaki ( 46kg), Fernanda Silva ( 49kg), Livia Forte ( 53kg), Rafaela Araújo ( 57kg), Débora Nunes ( 62kg), Fernanda Souza( 67kg), Helorrayne Paiva ( 73kg) e Natalia Falavigna ( +73kg) no feminino. No masculino, Michael Silva ( 54kg), Marcio Wenceslau ( 58kg), Marcel Wenceslau ( 63kg), Diogo Silva ( 68kg), Licinio Soares ( 74kg), André Bilia ( 80kg), Douglas Marcelino ( 87kg) e Leonardo Santos ( +87kg). Neste primeiro dia de mundial, lutam pelo Brasil Fernanda Souza, André Bilia e Leonardo Santos.
GINÁSTICA- DIEGO HYPÓLITO DECEPCIONA NO MUNDIAL
Nas eliminatórias masculinas de aparelhos no mundial de ginástica de Londres, Diego Hypólito foi apenas o nono colocado na prova de solo e acabou sendo eliminado da final. Ele que lutava pelo tricampeonato mundial, culpou o mal resultado pela falta de treinamentos. Isso ocorreu devido a uma cirurgia que o atleta realizou no ombro esquerdo em junho, que o afastou dos tablados por 3 meses. Diego era a única esperança de medalha do Brasil no mundial. Dois ginastas brasileiros conseguiram atingir finais. Artur Zanetti foi o 8˚ na prova de argolas e Sérgio Sasaki o 24˚ no individual. Outros resultados: no solo Victor Rosa foi 16˚ e Sérgio Sasaki 56˚. No cavalo, Mosiah Rodrigues foi o melhor brasileiro em 21˚. Nas paralelas Sergio Sasaki foi o 40˚. Na barra fixa, o melhor foi Victor Rosa em 25˚Nesta quarta competem as mulheres. Ethiene Franco e Khiuane Dias podem até pegar uma final, mas sem chances de medalha. Competem ainda pelo Brasil, Bruna Leal e Priscila Cobello
HÓQUEI NA GRAMA- BRASIL SEDIARÁ SUL-AMERICANO EM 2010
Um dos esportes em que o Brasil mais precisa de novos praticantes é o hóquei na grama. Hoje, o Brasil é um saco de pancadas a nível continental. Para tentar melhorar o desempenho, o Brasil sediará o Sul-Americano em abril de 2010, no Complexo de Deodoro, Rio de Janeiro. O Sul-Americano classifica os 2 primeiros colocados para o Pan-Americano de Guadalajara, em 2011, no México.
NATAÇÃO- CESAR CIELO COMPETE NO BRASIL
Depois de brilhar no mundial de Roma, em julho, Cesar Cielo participará de duas competições no Brasil, ainda em 2009. A primeira será o Campeonato Paulista de 13 a 15 de novembro em Santos. Já em dezembro, de 17 a 20, Cielo participará do V Open de Natação, no seu clube, o Pinheiros.
domingo, 11 de outubro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES- 12/10
BADMINTON-THOMAS MORETTI É VICE NO BRASIL INTERNACIONAL
O melhor resultado do Brasil no torneio disputado no clube Paulistano foi o vice-campeonato no individual masculino, obtido por Thomas Moretti. Ele acabou surpreendendo nosso melhor ranqueado Hugo Artuso. na final, Moretti perdeu por 2 sets a 1 para o peruano Corpancho Por pouco Thomas Moretti não conquistou o Brasil Internacional. Na final perdeu do peruano Andres Corpancho, cabeça de chave número 1, por 2 sets a 1. O Peru dominou a competição conquistando também os títulos do feminino com Christina Alcardi, nas duplas masculina e feminina
TÊNIS- THOMAS BELLUCCI SE CLASSIFICA PARA MASTERS NA CHINA
Nosso melhor tenista passou pelo quali e se garantiu no penúltimo grande evento da temporada, o Masters 1000 de Xangai, que começa nesta segunda-feira. Com o resultado, Bellucci deverá finalizar o ano entre os 50 melhores do mundo, um excelente resultado.
RESULTADO DA ENQUETE-
Qual a maior jogadora de vôlei de praia do Brasil em todos os tempos?
Sandra Pires- 50% , seguida por Shelda 30%
RIO 2016- POSIÇÕES DOS PAÍSES QUE FORAM SEDE DE OLIMPÍADAS NOS ÚLTIMOS 20 ANOS
China, sede em 2008- em 2004 vice-campeã, em 2008 campeã
Grécia, sede em 2004- 17˚ em 2000,15˚ em 2004 e 59˚ em 2008
Austrália, sede em 2000- 7˚ em 1996, 4˚ em 2000 e 4˚ em 2004
EUA, sede em 1996- vice em 1992, campeão em 1996 e 2000
Espanha- sede em 1992- 25˚ em 1988, 6˚ em 1992, 13˚ em 1996
Dá para notar que todo país que organiza Olimpíada melhora seu resultado, mas daí sonhar que o Brasil pode ficar entre os 10 melhores do mundo é muito difícil. O objetivo em 2016 será ficar entre os 15 melhores. Mas precisamos investir já em modalidades que distribuem muitas medalhas como canoagem, levantamento de peso e ginástica.
ATLETISMO- MARÍLSON NÃO VAI BEM NO MUNDIAL DE MEIA MARATONA
O brasileiro Marílson Gomes ficou na 17ª colocação no Mundial de Meia-Maratona, realizado na cidade inglesa de Birmingham com o tempo de 1h 02m41s. A prova foi vencida pelo atleta da Eritréia, Zersenay Tadese, agora tetracampeão. Marílson irá disputar agora a maratona de Nova York, prova em que é bicampeão. Resultados dos outros brasileiros: Giomar Pereira da Silva 45˚, João Ferreira de Lima 78˚ e Frank Caldeira 79˚. No feminino, Maria Zeferina Baldaia foi a 51˚
RIO 2016- NOVOS ESPORTES
O Comitê Olímpico Internacional confirmou o rúgbi e o golfe como novos esportes olímpicos a partir de 2016. Apesar do Brasil não ter tradição e nem chances de medalha nesses esportes, eu gostei da escolha, principalmente em relação ao rúgbi, cuja Copa do Mundo faz o mesmo sucesso nos países participantes, do que acontece com a de futebol. O rúgbi será disputado em São Januário enquanto que o golfe ainda não tem local definido.
JUDÔ- BRASIL VENCE DESAFIO INTERNACIONAL COM FACILIDADE
Apenas uma derrota em 12 combates e 9 ippons. Este foi o resultado do Brasil, no Desafio Internacional, realizado em Maringá , contra Argentina e EUA. Contra os hermanos foi 5 a 1 e contra os EUA 6 a 0. Título para o Brasil. Na próxima semana, o desafio volta a se repetir em Vitória no Espírito Santo. Lutaram para o Brasil, Ricardo Ayres (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Luciano Corrêa (-100kg) e Walter Santos (+100kg).
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES 09/10
LEVANTAMENTO DE PESO- SUL-AMERICANO NO RIO DE JANEIRO
Um dos esportes que mais precisam de investimento é o levantamento de peso. Será realizado a partir de segunda-feira no Rio de Janeiro, o campeonato sul-americano. Os destaques do Brasil são Aline Campineiro e Jaqueline Ferreira no feminino, Alexandre Gomes, Welisson Rosa, Luis Eduardo Santana (foto) e principalmente Fernando Saraiva, maior esperança de bons resultados do Brasil nos próximos anos. Argentina, Peru e Equador confirmaram presença.
GINÁSTICA ARTÍSTICA- VAI COMEÇAR O MUNDIAL
A partir de terça-feira, dia 13 de outubro, começa para o Brasil, mais um campeonato mundial. Depois dos maus resultados já esperados nos mundiais de luta e esgrima, chegou a vez da ginástica artística, com o mundial em Londres. Chances de medalha só temos em uma prova, o solo com Diego Hypólito. Mas poderemos avaliar se no feminino temos alguma jovem atleta com potencial para lutar por uma futura medalha em 2014. Mais de 400 atletas irão competir. A delegação brasileira tem 10 atletas: Diego Hypólito ( solo), Mosiah Rodrigues ( cavalo e barra fixa), Victor Rosa ( solo, paralela e salto), Sergio Sasaki ( barra, paralela e salto), Arthur Zanetti ( solo, argolas e salto), Caio Costa ( paralela, cavalo e argolas), Khiuani Dias ( trave e paralela), Priscila Cobelo ( solo e salto) Bruna Leal e Ethiene Franco ( trave, solo e salto). Na terça, dia 13 acontece a fase de classificação do masculino e no dia seguinte a do feminino. Uma pena Jade Barbosa, mesmo recuperada de contusão, não ter sido chamada para a equipe feminina.
RIO 2016- RIO DE JANEIRO TEM POUCOS ATLETAS DE ELITE
O Rio de Janeiro hoje atrai poucos atletas de elite, aqueles com condições de brigar por medalhas em mundiais e Olimpíadas. Isso devido a falta de estrutura esportiva apesar das SUPER INSTALAÇÕES DO PAN, que como todos sabem são pouco utilizadas. A maioria dos nossos principais atletas treina em São Paulo ou no exterior. Na Olimpíada de Pequim, dos 277 atletas brasileiros, apenas 17 treinavam no Rio. Eram eles: Diego Hypolito, Daniele Hypolito e Jade Barbosa ( ginástica) João Gabriel Schiliter ( judô), Lara Teixeira e Nayara Figueira ( nado sincronizado), Camila Carvalho, Fabiana Beltrame, Thiago Almeida e Thiago Gomes ( remo), Juliana Veloso ( saltos ornamentais), Julio Almeida ( tiro esportivo), Bimba ( vela), Fabi e Fabiana ( vôlei) Talita e Renata ( vôlei de praia). Isso representou apenas 6% da delegação brasileira. São Paulo teve 109 atletas em Pequim, 33%.
RIO 2016- ESCOLINHA NO BOTAFOGO
O gerente de esportes do Botafogo, Miguel Angelo da Luz ( técnico campeão mundial de basquete em 1994), quer fazer uma parceria com o Ministério do Esporte para montar no complexo do estádio Engenhão, administrado pelo clube, escolinhas de atletismo, luta e tênis de mesa, buscando revelar novos talentos para o esporte brasileiro. Outros esportes que podem ser encaixados no projeto são a esgrima e o badminton. Parabéns ao Botafogo pela iniciativa. Espero que todos os clubes de futebol aproveitem a euforia olímpica, para alavancarem projetos no maior número de modalidades possível.
TRIATLO- FIM DE CARREIRA PARA MARIANA OHATA
A triatleta Mariana Ohata foi suspensa por seis anos pela União Internacional de Triatlo. O teste realizado em junho, na Copa do Mundo de Iowa, nos Estados Unidos, detectou a presença de furosemida, um diurético. Especialistas dizem que a substância pode ser usada para mascarar outras. Em 2002, a brasileira cumpriu 60 dias de suspensão depois que o exame antidoping realizado nos Jogos sul-Americanos do Rio, deu positivo para dietil propiol, um derivado de anfetamina. Como já tem mais de 30 anos, essa suspensão significará o fim da carreira para a polêmica Mariana Ohata.
MOUNTAIN BIKE- RESULTADO DO XTERRA
Em uma das principais disputads do mountain bike brasileiro, realizada em Ouro Preto, Minas Gerais, vitórias de Rubens Donizete no masculino e Erica Gramiscelli no feminino
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 07/10
ATLETISMO- ANUNCIADAS MUDANÇAS PARA PRÓXIMAS OLIMPÍADAS
Finalmente a Confederação Brasileira de Atletismo resolveu fazer mudanças na estrutura da modalidade no Brasil, que vem colecionando fracassos nos últimos. Será instalada na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, a Vila Olímpica do Sesi Gravatás, um Centro de Treinamento de Alto Nível. O convênio irá até 2016. Mais do que isso, acertou a contratação de quatro técnicos, sendo um deles o brasileiro Luiz Alberto de Oliveira, responsável por revelar Joaquim Cruz, um dos maiores ídolos da história do esporte. Os outros técnicos serão cubanos: Alberto Sánches para provas de arremesso de martelo, Orlando Péres para arremesso do peso, lançamento do disco e martelo e Jorge Madan para iniciação em lançamentos. Parabéns a CBAT pela iniciativa. Assim os novos valores que surgirem pelo país poderão ser direcionados para o aprimoramento em um local certo, com as pessoas certas.
ESGRIMA- EQUIPE DO FLORETE É 16˚NO MUNDIAL
Prossegue o mundial de esgrima na Turquia e nossa equipe de florete masculino que busca uma inédita vaga olímpica não foi muito bem. Entre 25 países terminou em 16˚. Depois de vencer a Dinamarca, perdeu para a forte Rússia, o Canadá ( por apenas um ponto), Ucrânia e Coréia do Sul. O título ficou com a Itália. Nesta quarta-feira o Brasil volta a competir com uma equipe de espada: Ivan Baumgartner, Nicolas Ferreira e Athos Schwantes.
BADMINTON- TORNEIO INTERNACIONAL NO BRASIL
Começa amanhã e vai até domingo, no Clube Paulistano, o Brazil International Badminton Cup que conta pontos para o ranking mundial. Atletas do Brasil, Espanha, Peru e EUA, disputam a competição no masculino, feminino e duplas. Nossas maiores apostas são Hugo Arthuso e Daniel Paiola.
JUDÔ- DESAFIOS INTERNACIONAIS
Sem boa parte dos titulares, a seleção brasileira de judô competirá neste final de semana, dias 10 e 11, em Maringá, contra EUA e Argentina, em um desafio internacional. Os nossos representantes serão: Ricardo Ayres (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Marcelo Contini(-73kg), Nacif Elias (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg) e Walter Santos (+100kg). Apesar dos adversários não estarem entre os melhores do mundo é sempre bom avaliar o comportamento de novos atletas que entram na seleção.
RIO 2016- COMENTÁRIO DE UM CIDADÃO CARIOCA
Leiam este comentário de um cidadão carioca publicado em uma comunidade do orkut: " A Vila Olímpica do Pan 2007 foi feita com material de má qualidade, só entregaram os apartamentos um ano depois de prazo e até hoje quase ninguém mora no local. O Parque Aquático Maria Lenk é maravilhoso, mas ninguém treina lá e já precisa de reformas. A Arena Multiuso foi arrendada para o HSBC e virou casa de show".
Realmente, nossos dirigentes políticos e esportivos precisam de outra mentalidade. O Pan não pode ser exemplo para quase nada. Eu moro em São Paulo, mas acompanhando as competições de todas as modalidades, é raro, com excessão do Complexo de Deodoro, eu noticiar que os eventos esportivos são realizados nas estruturas erguidas para o Pan. Desperdício puro. Eu lembro que o Flamengo ( time de maior torcida no país) NÃO TINHA GINÁSIO para jogar no nacional de basquete. Um absurdo. A Olímpiada de 2016 é do Brasil. Mas depois vem 2017,2018,2019... Qual será a programação esportiva para esses anos?
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 05/10
MARATONA- POLIANA BATE CAMPEÃ OLÍMPICA
Só faltava uma coisa para Poliana Okimoto coroar seu brilhante ano nas maratonas aquáticas e ela conseguiu. Vencer a campeã olímpica Larissa Ilchenko, na etapa de Hong Kong, da Copa do Mundo, já que a adversária havia ficado fora de várias etapas. Poliana chegou a sua sétima conquista na temporada. A russa é a atual tricampeã do circuito, mas este ano terá de ver a brasileira roubar-lhe a festa, pois só restam duas etapas. Poliana lidera o ranking com folga com 176 pontos, contra 136 da segunda colocada, a outra brasileira Ana Marcela Cunha, que começou com tudo a temporada, mas caiu de produção. Em Hong Kong foi a 7°, mesmo resultado de Alan do Carmo, no masculino. O baiano ocupa ainda a 2° posição no ranking, atrás do alemão Thomas Lurz, vencedor de mais esta etapa. A diferença é de 34 pontos entre os dois. A próxima etapa acontece dia 17 de outubro em Dubai, nos Emirados Árabes.
ESGRIMA- NENHUM BRASILEIRO ENTRE OS MELHORES NO MUNDIAL
O Brasil levou vários atletas para o mundial de esgrima da Turquia, mas nas disputas individuais o melhor resultado foi o 44° lugar de Christine Botros. Assim como no mundial de luta ( com Rosângela Conceição), na esgrima, nosso principal atleta, Renzo Agresta não participou. A competição prossegue esta semana e o Brasil ainda irá disputar por equipes no florete masculino. Confira a classificação final atualizada de nosso principais esgrimistas: sabre feminino- Karina Le]akerbai 89°; sabre masculino- Willian Zeytonlian 70°, florete masculino- Heitor Shimbo 78°, João Souza 80°,Marcos Cardoso 84° e Lucas Mochko 91°; florete feminino- Christine Botros 44° e Tais Roquel 51°; espada masculina- Ivan Baumgartner 77°; espada feminina- Bianca Dantas 88°
RIO 2016- OS ESPORTES QUE PRECISAMOS INVESTIR
O presidente Nuzman disse em entrevista que irá anunciar em breve um " grande plano" para revolucionar o esporte brasileiro. E que isso só seria possível, com o Rio tornando-se sede da Olimpíada 2016. Disse Nuzman "Ninguém sabe de nada. Vou estabelecer ainda como vamos trabalhar. Sei que tinha que ter um trunfo na mão [sediar os Jogos]. Agora, vamos discutir e pensar nisso até o final do ano",
Estou muito curioso para descobrir qual será o plano. Aliás o que boa parte da imprensa continua esquecendo e o presidente Lula também ( em entrevistas que li e ouvi neste final de semana) é que se o Brasil quiser conquistar mais de 20 medalhas na Olimpíada de 2016, precisa imediatamente, começar a investir em ESPORTES QUE DÃO MUITAS MEDALHAS. Não adianta destinar dinheiro para formar novos jogadores de futebol, vôlei ou tênis. Temos que formar ídolos no levantamento de peso, no remo, na canoagem, na ginástica artística e no tiro. Todos esses esportes contam com dezenas de provas valendo medalhas. Por exemplo, se o Brasil se tornar uma potência no levantamento de peso, já entraremos na disputa por 45 medalhas ( 15 de cada metal). Se partirmos para um super desenvolvimento da canoagem, lutaremos por 48 medalhas ( 16 de cada metal). Então temos que alavancar esses esportes em vários pontos do país. Para começar, trazendo técnicos especialistas nessas modalidades. Nos Jogos de 2008 em Pequim, a delegação brasileira ficou com a 23ª posição, com três medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze. O número de 15 medalhas no total foi o maior que o Brasil já conseguiu em uma edição dos Jogos, empatado com a Olimpíada de Atlanta, em 1996. O maior número de ouros brasileiros, contudo, permanece sendo os cinco conquistados em Atenas, em 2004.
VÔLEI- COMO ESPERADO, SELEÇÃO É CAMPEÃ SUl-AMERICANA
A seleção feminina de vôlei não teve a menor dificuldade para vencer mais um campeonato sul-americano em Porto Alegre. Foram 5 jogos e 5 vitórias por 3 sets a 0. Na final, a vítima foi a Argentina. Com o título, a seleção garantiu vaga na Copa dos Campeões em novembro no Japão. A Itália será a representante européia. Em 2009, a seleção do técnico José Roberto Guimarães disputou 6 competições e venceu todas.
NADO SINCRONIZADO- CAMPEONATO BRASILEIRO
Foi disputado no parque aquático Julio Delamare, no Rio de Janeiro, o Brasileiro da modalidade. A equipe campeã foi a do Flamengo. No solo técnico e no solo rotina livre vitória de Nayara Figueira. No dueto técnico o primeiro lugar ficou com a dupla Lara Teixeira e Pamela Nogueira e no dueto livre com Branca e Beatriz Feres.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
EDITORIAL- RIO 2016
Tenho 36 anos e desde 1984 acompanho Olimpíadas. Sempre fui um torcedor daqueles de assistir 14 horas de televisão ( inclusive madrugadas) torcendo para um brasileiro passar da primeira eliminatória na canoagem velocidade. Depois de me formar jornalista passei a divulgar nossos sofridos atletas olímpicos que vivem no país do futebol ( em rádio, revistas e blogs). Ter uma Olimpíada no meu país seria um sonho. Mas fui contra o Rio sediar a Olimpíada para não premiar um país e uma cidade que não tem uma estrutura esportiva. Mas, como um mal aluno que promete ao pai que irá sempre tirar nota 10 daqui em diante e ganha uma Ferrari, o Rio foi o escolhido.
Fico feliz com a escolha do Rio, pelos atletas brasileiros. Vale lembrar que o país sede tem direito de colocar atletas em todas as modalidades disputadas , sem precisar passar por pré-olímpicos. Assim, esportes como ginástica trampolim, levantamento de peso, hóquei na grama, tiro com arco e remo, receberão investimentos nos próximos anos, visando o mínimo de preparação. Espero que assim, novos ídolos possam surgir para despertar a molecada para a prática esportiva. Assim como Guga, Diego Hypólito, Hugo Hoyama e Guga, que a Olimpíada 2016 possa gerar ídolos no ciclismo, na canoagem slalom, no tiro, etc. Que o Brasil não seja apenas o país do futebol e do vôlei, pós 2016.
Agora um recado aos atletas: brasileiro é exigente e pensa que todo esporte é futebol. Quartos e quintos lugares são pouco valorizados. Se ganharmos poucas medalhas em 2016, as cobranças cairão em cima dos atletas e não do Lula, Nuzman e Eduardo que trouxeram um evento para um país que não está estruturado esportivamente. Por isso vamos berrar e exigir estrutura dos dirigentes para a preparação olímpica. E que os jornalistas como eu, ajudem.
Fico feliz com a escolha do Rio, pelos atletas brasileiros. Vale lembrar que o país sede tem direito de colocar atletas em todas as modalidades disputadas , sem precisar passar por pré-olímpicos. Assim, esportes como ginástica trampolim, levantamento de peso, hóquei na grama, tiro com arco e remo, receberão investimentos nos próximos anos, visando o mínimo de preparação. Espero que assim, novos ídolos possam surgir para despertar a molecada para a prática esportiva. Assim como Guga, Diego Hypólito, Hugo Hoyama e Guga, que a Olimpíada 2016 possa gerar ídolos no ciclismo, na canoagem slalom, no tiro, etc. Que o Brasil não seja apenas o país do futebol e do vôlei, pós 2016.
Agora um recado aos atletas: brasileiro é exigente e pensa que todo esporte é futebol. Quartos e quintos lugares são pouco valorizados. Se ganharmos poucas medalhas em 2016, as cobranças cairão em cima dos atletas e não do Lula, Nuzman e Eduardo que trouxeram um evento para um país que não está estruturado esportivamente. Por isso vamos berrar e exigir estrutura dos dirigentes para a preparação olímpica. E que os jornalistas como eu, ajudem.
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 02/10
OLIMPÍADA 2016- EU SOU CONTRA
Chegou o dia da escolha da sede da Olimpíada 2016. Apesar dos esportistas e técnicos brasileiros serem em sua grande maioria favoráveis a Olimpíada no Brasil, por saberem que terão maior divulgação, eu continuo sendo contrário a escolha do Rio. Primeiro porque acho uma grande vergonha nossa estrutura esportiva. Ela só melhorará (sabe se lá a que custo financeiro) em um ou dois anos antes de 2016. Depois tudo será abandonada. Você verá, como aconteceu depois do Pan, poucas instalações esportivas sendo aproveitadas. No mais, teremos os famosos "elefantes brancos"O Brasil não investe em esportes olímpicos. Nas escolas só se ensina vôlei, basquete, futebol e de vez em quando handebol. Os esportistas das outras modalidades, principalmente infantis, juvenis e juniores tem que pagar para representarem o Brasil em competições no exterior como vimos na última semana com levantamento de peso e tênis de mesa. A Bolsa Atleta privilegia alguns, ao invés de estender seus critérios para muito mais atletas e modalidades. O dinheiro que já foi gasto em campanhas olímpicas poderia tirar milhares de crianças das ruas, dando a oportunidade de praticarem modalidades esportivas. Além disso, o Rio é uma piada em termos de esportes. No último brasileiro de basquete, nem quadra o Flamengo tinha para jogar. A Gama Filho dispensou seus judocas, socorridos pelo Pinheiros. Como pode uma cidade dessa querer sediar Olimpíada? Outra coisa que tenho muito medo é do "jeitinho brasileiro". Deixar para resolver os problemas da organização na última hora e com isso passar uma grande vergonha internacional. Não esqueço do Pan 2007, cuja cerimonia de abertura foi atrasada em 30 minutos porque não conseguiram organizar os atletas. E a competição de beisebol, cancelada por causa das chuvas que afundaram a Cidade do Rock ( foto). Lula, Nuzman e principalmente o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes querem trazer a Olimpíada para o Rio para tirarem proveitos políticos; não estão nem aí para a pratica esportiva que caras como eu adoram. Outro fator que pesa contra o Rio em comparação as outras cidades é sua infra-estrutura. Gostaria por causa do fuso horário que a escolhida fosse Madri, mas como não vão deixar a Europa com duas Olimpíadas seguidas , então que seja Chicago ou Tókio. Tenho 36 anos e gostaria de ver uma Olimpíada no Brasil. Mas quando nos tornarmos um país esportivo e com outros dirigentes. Quem sabe em 2024, 2028...
ESGRIMA- PRIMEIROS RESULTADOS DOS BRASILEIROS NO MUNDIAL
Nos dois primeiros dias de disputa do mundial de esgrima na Turquia , nosso melhor resultado foi o 44° de Ivan Baumgartner na prova de espada masculina, com 4 vitórias e duas derrotas na fase de classificação, antes de ser eliminado na segunda fase . Na mesma prova Athos Schwantes foi mal, somando apenas uma vitória e terminando em 111°. Ainda na espada Nicolas Ferreira também só venceu um combate ficando em 109°. No florete masculino Heitor Shimbo foi o melhor em 51°. João Souza o 54°, Marcos Cardoso o 64° e Lucas Mochko 72°. No sabre feminino, Karina Lakerbai ficou em 73°. No florete feminino Cristine Botros e Thaís Rochel avançaram para a segunda fase que será disputada por 32 atletas. Nesta sexta-feira competem pelo Brasil, Willian Zeytounlian no sabre masculino, Ryssa Costa, Bianca Dantas, Amanda Simeão e Cleia Guilhon na espada feminina. Ao contrário do que publiquei, o Brasil acabou levando uma delegação bem maior para este mundial. É que o site da Confederação de Esgrima é um dos piores que existem e me baseei na informação de outro site da modalidade.
VELA- O QUE ACONTECEU COM FERNANDA OLIVEIRA? ( do UOL esporte)
Ao lado de Isabel Swan, Fernanda Oliveira conseguiu a primeira medalha da vela feminina em Olimpíadas. Desfeita a dupla, Fernanda está sem patrocínio e recebe apenas uma verba da Confederação. Aos 30 anos, tenta participar pela quarta vez de uma Olimpíada ao lado da proeira Ana Babachan. A única competição que disputaram em 2009 foi a Semana Pré-Olímpica de Londres. Terminaram em décimo quinto lugar, mas Fernanda acredita que podem evoluir. Para ganhar um extra, a medalhista olímpica dá palestra e participa de alguns eventos.
VÔLEI- SUL-AMERICANO
Como era óbvio, a seleção feminina treinou diante de Uruguai e Paraguai, vencendo os confrontos por 3 sets a 0 no início do sul-americano em Porto Alegre. Nesta sexta, ainda pela primeira fase o adversário dará um pouco mais de trabalho. A Argentina já ganhou sets do Brasil nas últimas competições. No sábado acontece a semifinal e no domingo a final provavelmente contra o Peru ou a Argentina.
NADO SINCRONIZADO
As integrantes da seleção brasileira de nado sincronizdo que disputou recentemente o Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma, estarão em ação neste fim de semana, no Rio de Janeiro. para o Campeonato Brasileiro Absoluto da
Destaques para a solista Giovana Stephan, do Flamengo, primeira brasileira finalista mundial nesta modalida e o dueto Lara Teixeira e Nayara Figueira, desta vez competindo separadas, pois Lara é do Tijuca Tênis, e Nayara pertence ao Paineiras do Morumby. Outro destaque são as gêmeas louras do Tijuca, Beatriz e Branca Feres.
RESULTADO DA ENQUETE-
Qual deve ser a sede da Olimpíada 2016?
A vencedora foi Madri.
CICLISMO- COMPETIÇÃO EM MINAS GERAIS
Os principais nomes do mountain bike brasileiro competem domingo no XTERRA MTB, em Ouro Preto, Minas Gerais. Presenças confirmadas de Marcio Ravelli, Edvando Cruz e Rubens Donizete. Os 3 foram os representantes brasileiros nas
últimas 3 Olimpíadas.
Assinar:
Postagens (Atom)