Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Jogos Paraolímpicos: Brasil tem delegação recorde


Começa neste sábado, com a cerimonia de abertura, em Pequim, os Jogos Paraolímpicos, com a participação de 4000 atletas, de 150 países. As disputas ocorrerão nas mesmas instalações dos Jogos Olímpicos. O Brasil levará uma delegação recorde, com 188 atletas, disputando 17 modalidades. Na última Paraolimpíada, o Brasil terminou em 14° lugar, com 14 ouros, 12 pratas e 7 bronzes.

Os esportes que contarão com a presença do Brasil são: atletismo, basquete feminino e masculino, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalbaal masculino e feminino, halterofilismo, judô, hipismo, natação, remo, tenis de mesa, tenis, vela, tiro e vôlei. Destes, em quatro o Brasil estará estreando: vôlei, remo, goalball masculino e vela.

As maiores esperanças de medalha para nosso país estão no atletismo e na natação. No atletismo, temos 48 atletas, sendo que 7 são recordistas mundiais. Destaques para o velocista André Oliveira, a experiente corredora Adria Rocha e a arremessadora Rosinha. Na natação, temos um Michael Phelps. É Clodoaldo Silva, ganhador de 6 ouros, em Athenas 2004. Destaques também para Daniel Dias e André Brasil, que juntos possuem 6 recordes mundiais. No judô, António Tenório tentará o tricampeonato olímpico.

Nos esportes coletivos as maiores chances são mesmo com o futebol para cegos, em que somos uma potência. No vôlei ( jogado sentado), a seleção masculina é comandada pelo ex-campeão olímpico Amauri. No basqute, o nível é muito forte e lutaremos apenas por uma boa colocação.

Antes de participar de qualquer competição, o atleta com deficiência passa obrigatoriamente pela classificação funcional, que mede a capacidade física e competitiva, colocando as deficiências semelhantes em um grupo determinado. Isso permite igualar a competição entre indivíduos com várias sequelas de deficiência. Cada esporte determina seu próprio sistema de classificação, baseado nas habilidades funcionais.

Nenhum comentário: