Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

AVALIAÇÃO BRASILEIRA EM PEQUIM- GINÁSTICA


NOTA 5- UM SHOW DE FALHAS

Para mim, a ginástica artística foi a principal surpresa negativa em Pequim. Só se pode exigir de quem tem condiçòes. Nunca a chance da primeira medalha da história da modalidade esteve tão próxima, pela presença de 2 atletas, que brilharam em todas as competições internacionais que disputaram, nos últimos 2 anos: Diego Hipólito e Jade Barbosa. De consolo, apenas a presença em algumas finais.
Diego era bicampeão mundial do solo. Não tinha grandes adversários na prova. Mas nos últimos segundos de sua apresentação, caiu de bunda no tablado após o último salto e deu adeus ao ouro. Isso acontece em ginástica e não devemos culpa-lo. Já Jade Barbosa, bronze no individual geral do último Campeonato Mundial e medalhista em quase todas as etapas da Copa do Mundo, cometeu uma série de erros, tanto na disputa por equipes, quanto nas apresentações do individual. Parecia que estava disputando o campeonato colegial. Não estava concentrada e com gana de vitória. Se conformou com pouco. As ginastas declararam que nunca o Brasil chegou a tantas finais. Verdade. Mas, nunca tivemos tantas chances de medalha e desperdiçamos.

DESTAQUE- ETHIENE FRANCO- A mais novata da equipe foi a que menos sentiu a pressão. Nos aparelhos em que disputou fez apresentações corretas e não prejudicou o resultado na prova por equipes, ao contrário das estrelas Danielle Hipólito e Jade Barbosa.

DECEPÇÃO- JADE BARBOSA- Quando ela chegou a Pequim e declarou que estava assustada pela presença de muitos jornalistas ( ????) , foi o indício de que a competição não seria das melhores. Não avisaram a ela, que a Olimpíada é a maior competição esportiva mundial? Quem ela esperava no aeroporto, Michey e Pato Donald?
Jade ficou muito abaixo do que podia, mostrando um nervosismo lamentável, para uma atleta que já disputou várias provas internacionais.

QUEM MAIS GANHOU OURO- China ( com aquela forcinha dos juízes) levou 9 ouros, contra apenas 2 dos Estados Unidos.

RESULTADOS DOS BRASILEIROS NAS FINAIS
DIEGO HIPÓLITO- 6°lugar no solo
DAYANE DOS SANTOS- 6° no solo
JADE BARBOSA- 7° lugar no salto sobre o cavalo e 10° no individual geral
ANA CLAUDIA SILVA- 22° no individual
EQUIPE FEMININA- 8° no geral

FUTURO- O ucraniano Oleg Ostapenko, responsável pela revolução na ginástica artística brasileiro deverá deixar a seleção. É fundamental a chegada de outro treinador internacional de alto nível, para a continuação do trabalho.

Nenhum comentário: