Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

AVALIAÇÃO BRASILEIRA EM PEQUIM- VÔLEI FEMININO


NOTA 10- A MURALHA BRASILEIRA GANHA OURO

A seleção feminina de vôlei conseguiu a medalha de ouro com uma campanha irrepreensível. Nem os mais otimistas poderiam pensar que seria tão fácil. Repetindo o que havia acontecido meses antes, no Grand Prix, o Brasil atropelou todas as adversárias por 3 sets a 0, com excessão da final, em que fez 3 a 1 nas americanas. O time, que oscilou em momentos importantes, em competições na última década, perdendo títulos mundiais e semifinais olímpicas, desta vez não deu a menor chance as oponentes. Antes da Olimpíada, eu comentava que não tinha nenhum bicho-papão na competição e que o nível entre as 6 principais forças ( Brasil, China, Rússia, Itália, Cuba e EUA) era igual. O Brasil poderia terminar como campeão ou em sexto. Do grupo que foi vice-campeão mundial em 2006, a grande novidade do técnico José Roberto Guimarães foi o retorno de Mari. Mais experiente do que em 2004 foi a sexta jogadora que faltava. Outra que atingiu 100% de maturidade foi a meio-de-rede Fabiana. Aliás, o fundamento responsável pelo título foi o bloqueio. O Brasil ergueu uma muralha em Pequim. Nas pontas Paula Pequeno e Sheila deram um show. Fofão, com 38 anos, foi a grande comandante em quadra. Fabi e Waleska completaram o fantástico time que entra para a história.

DESTAQUE- José Roberto Guimarães- começou a ganhar a Olimpíada quando dispensou a entrada de Fernanda Venturini no grupo. Fechou o grupo, que já vinha comandando desde 2004 e finalmente conseguiu extrair o máximo de cada atleta. Tornou-se o primeiro técnico brasileiro bicampeão olímpico, pois formou a geração de ouro do masculino em 1992. Nota 1000 para nosso grande e muitas vezes injustiçado comandante.

CAMPANHA DO BRASIL- Brasil 3 x 0 Argélia, Brasil 3x0 Rússia, Brasil 3x0 Sérvia, Brasil 3x0 Casaquistão, Brasil 3x0 Itália, Brasil 3x0 Japão, Brasil 3x0 China, Brasil 3x1 EUA

Nenhum comentário: