Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

CLASSIFICAÇÃO DA VELA PARA PEQUIM

Começa nesta sexta-feira, dia 8 de fevereiro, na Baia de Guanabara, Rio de Janeiro, a seletiva brasileira de vela, que irá apontar os classificados em várias classes para a Olimpíada. O critério usado pela Confederação foi o seguinte: quem garantisse vaga nos mundiais realizados em 2008 já estaria em Pequim. Já as classes que obtiveram vagas em anos anteriores teriam que definir seus classificados nesta seletiva. Assim, Star, Finn, 470 (feminino) e RS:X (masculino e feminino), terão a decisão agora. A seletiva termina dia 15 de fevereiro. Já a da classe Laser será entre 22 e 29 de fevereiro, em eliminatória separada.

Duas classes já tem os nomes confirmados para a Olimpíada. Na 49er, a dupla André Fonseca e Rodrigo Duarte. Na 470 conseguiu classificação a dupla Fábio Pillar e Samuel Albrecht. Em outras três classes, Laser Radial, Yngling e Tornado, o Brasil terá que tentar vagas nos mundiais que acontecem em fevereiro e março.

Na vela, as vagas são conquistadas pelo país em duas oportunidades. No Mundial conjunto da Isaf (a federação internacional de vela), que foi disputado em julho de 2007, e nos mundiais de cada uma das classes olímpicas de 2008.

Na seletiva que começa esta semana destaques para as duplas Robert Scheidt/ Bruno Prada, Lars Grael/ Marcelo Jordão na classe Star. Na Finn a disputa será acirrada entre Marcelo Ferreira, Henry Maguila, Fábio Bodra e Jorge Zarif. No 470 feminino, Fernanda Oliveira e Isabel Swan, tricampeãs brasileiras e quartas colocadas no Mundial da China são as favoritas para irem às Olimpíadas. Foram elas que garantiram a vaga do Brasil em Pequim. Já entre os que disputarão na RS:X, o destaque masculino é de Ricardo Winick, o Bimba, campeão mundial , quando garantiu a vaga para o Brasil. Entre as mulheres, Patrícia Castro, prata no Pan do Rio, e Carol Borges são as que têm mais chance de vitória.

Nenhum comentário: