Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

BRASILEIROS LUTAM NOS EUA POR VAGA OLÍMPICA


A Luta, um esporte pouco praticado e divulgado no Brasil, terá sua seletiva olímpica a partir de 28 de fevereiro, com o Campeonato Pan-americano em Colorado Springs, EUA. O esporte é dividido em luta livre e luta greco-romana. A delegação brasileira terá 18 atletas, um em cada categoria. São 14 homens e 4 mulheres. Apenas o campeão de cada categoria garante vaga em Pequim.

O esporte tem evoluído nos últimos anos no Brasil . Em 2004 por exemplo, tivemos António Jaoude na luta livre ( acima de 120 kg), disputando a Olimpíada. Ele tenta agora sua segunda classificação. No Pan do Rio, no ano passado, os destaques foram o medalhista de prata Luís Fernandes, o Luisinho ( greco romana, acima de 96kg), o bronze Felipe Macedo ( greco romana, acima de 74kg) e a também bronze Rosângela Conceição ( luta livre acima de 72kg). Rosângela foi reserva de Edinanci Silva na seleção de judô. Mudou de esporte e hoje é o principal nome do feminino no país. Esses 4 atletas são as principais esperanças brasileiras nesta seletiva.

Classificar para Pequim já será um grande resultado para o esporte. A seleção brasileira fez um período de treinamento na cidade mineira de Itamonte, Minas Gerais, que tem um clima semelhante ao que será encontrado nos Estados Unidos. Completam a delegação brasileira Vinícius Pedrosa, Waldeci Silva, Raoni Barcelos, Cláudio Calazans, Adrian Jaoude, Marcelo Guimarães, Fábio Cunha, Arley Machado, Rodrigo Vandre, Marcelo Gomes, Rodrigo Artilheiro, Susana Almeida, Joice Silva e Carolina de Lazzer. Os cariocas são a maioria nesta delegação, 12 atletas.
A diferença da luta livre para a greco-romana é que nesta última não é permitido o uso das pernas e pés para ataque e defesa. Na livre é permitido qualquer golpe, exceto tesoura.Cada luta tem dois rounds de 3 minutos. Ao final de cada período, um atleta é declarado vencedor. Se der empate, um terceiro período é disputado. Quando um lutador consegue fixar os ombros do adversário no chão já é declarado vencedor.
Como em todos os esportes de contato físico Cuba é a grande potência do continente, seguida por EUA e Colômbia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Força aos atletas patrocinados pela CAIXA , o banco que acredita nos lutadores