Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 12 de outubro de 2014

GINÁSTICA- ZANETTI É PRATA E DIEGO BRONZE NO MUNDIAL

 Fim de campeonato mundial e o Brasil repetiu o resultado de 2011: prata de Arthur Zanetti e bronze de Diego Hypólito. O grande resultado foi obtido pela equipe. Pela 1º vez avançamos a final e terminamos na 6º colocação, a frente de potências como Romênia, Ucrânia, Coréia do Sul e Alemanha. Confira o resumo das provas em que tivemos brasileiros nas finais.

Argolas- Depois do título olímpico em 2012 e mundial em 2013, Zanetti perdeu sua hegemonia. O chinês Liu Yang competiu em casa e vinha de um 4º lugar no último mundial. Eu assisti a prova e  os juízes não tiveram interferência. O chinês fez uma apresentação perfeita e conseguiu uma nota de 15933. Para se ter uma idéia quando Zanetti foi ouro olímpico fez 15900. O brasileiro ficou com a prata com 15733. Dois atletas tiveram a mesma pontuação de 15700 e dividiram o bronze: Hao You da China e Denis Abliazin da Rússia.  Zanetti tem agora na sua coleção 3 medalhas em mundiais: duas pratas ( 2011 e 2014) e o ouro em 2013.

Solo- Quem achava que Diego Hypólito estava acabado para a ginástica se enganou. Ele foi a grande surpresa brasileira. Conquistou a 5º medalha de sua carreira em mundiais. A princípio viajou como reserva. Mas com a contusão de Caio Souza, entrou na equipe. Conseguiu chegar a final do solo e levar mais um bronze. Ele foi bicampeão mundial da prova em 2005 e 2007. Depois prata em 2006 e bronze em 2011.  Os favoritos ficaram com os primeiros lugares: Denis Abliazin da Rússia foi ouro e Kenzo Shirai do Japão  prata.

Salto- Assim como em 2013, Sergio Sasaki conseguiu ficar entre os 8 melhores do mundo e terminar na 5º colocação.  O ouro ficou com Gwang Ri Se da Coréia do Norte.

Final individual- Outro grande resultado do Brasil. Sérgio Sasaki foi 7º colocado. Fez uma pontuação maior do que em 2013 quando havia sido 5º e na Olimpíada 10ª. O ouro ficou com o super campeão Kohei Uchimura do Japão. Foi o 5º mundial dele que também é campeão olímpico. 

Equipes- Pela primeira vez o Brasil chegou a grande decisão. Foi 6º colocado com 263.562 pontos. O ouro ficou com a China, ajudada por várias notas polêmicas da arbitragem. A China fez 273.369 e o Japão que merecia o título 273.269. O bronze foi para os EUA. 

——————————————
VÔLEI- NUNCA ESTIVEMOS TÃO PERTO...



O Brasil entrou como grande favorito ao título do campeonato mundial que nunca conquistou. Havia vencido os 2 últimos Grand Prix e é bicampeão olímpico. Manteve a mesma base de Londres. Mas seleções como EUA, Rússia e China são excelentes também. Em um dia ruim, você pode perder o título. E foi o que aconteceu. Na semifinal diante dos EUA, derrota por 3 a 0. O Brasil estava invicto até então. As americanas perderam para as brasileiras na 1º fase, mas em jogo que não valia nada. E perderam das italianas na 3º fase, num resultado bastante surpreendente. O Brasil tinha um favoritismo de 60% na minha opinião, mas ao contrário da Olimpíada, desta vez deu EUA.  O título ficou com os EUA e o Brasil foi bronze após bater a Itália por 3 a 2. Alguns comentários

- Na quarta o Brasil atropelou a China por 3 a 0. Entrou para jogar contra a República Dominicana na sexta, já classificado. O nosso espetacular técnico José Roberto Guimarães NÃO POUPOU AS TITULARES.  O resultado interessava só a China. Na minha opinião foi desnecessário não dar descanso as atletas após todas as fases desgastantes.

- Seleção feminina não pode reclamar de injustiça em regulamento. Na Olimpíada perdeu da Coréia e EUA na fase de classificação enquanto as americanas chegaram invictas a decisão. E deu Brasil.

- Um técnico experiente como José Roberto Guimarães não podia ficar tão nervoso com a arbitragem na semifinal.

- O passe foi o grande problema do Brasil no mundial. Em termos individuais, Jaqueline, Garay e Dani Lins já tiveram dias melhores.


VOLEI DE PRAIA- JULIANA E MARIA ELISA PRÓXIMAS DE VENCER CIRCUITO MUNDIAL
 

Juliana e Maria Elisa  venceram de virada as chinesas  Wang e Yue por 2 sets a 1 e conquistaram o ouro no Open de Xiamen, etapa do Circuito Mundial na China. Elas tem uma grande vantagem, 1080 pontos  para a dupla Bárbara e Agatha Seixas na 2º colocação, faltando 4 torneios.  Vale lembrar que Larissa e Talita  não disputaram esse torneio e não podem ser campeãs da temporada pois só começaram a competir juntas na metade do ano. No masculino, o Brasil não participou.

HIPISMO- BRASIL EM 8º NA COPA DAS NAÇÕES
 

A equipe de hipismo saltos não repetiu o desempenho de 2013 na Copa das Nações. No ano passado fomos vice e agora ficamos em 8º. O curioso é que os atletas mais experientes, Rodrigo Pessoa e Doda Miranda, foram os que mais cometeram erros. Rodrigo perdeu 13 pontos e Doda 8. Pedro Veniss que não havia ido bem no mundial foi o melhor e perdeu só 1 ponto, Marlon Zanotelli perdeu 4 pontos. Assim como no mundial, o ouro ficou com a Holanda. No mundial, o Brasil foi 5º.  

MARATONA AQUÁTICA- MAIS UM SHOW BRASILEIRO 

Na penúltima etapa do circuito mundial, disputada em Chun’na na China, Ana Marcela Cunha já com o título da temporada conquistou mais uma vitória. Nossa campeã mundial Poliana Okimoto foi prata.

O domínio de Ana Marcela na temporada foi absurdo: de 7 etapas do circuito ela venceu 5 e ainda levou uma prata e um bronze.

A grande notícia para o Brasil veio no masculino. Allan do Carmo venceu  e disparou na liderança da temporada. Em todo o ano ele acumula 2 ouros, uma prata e um bronze. Só precisa participar da última etapa em Hong Kong para pela 1º vez ficar com o título da temporada.

TIRO- CAMPEONATO EM GUADALAJARA DISTRIBUI VAGAS OLÍMPICAS


O Brasil tem 9 vagas garantidas para a Olimpíada por ser o país sede. Mas pode conseguir outras 11 no Campeonato das Américas nesta semana em Guadalajara, no México. Das 11 vagas em disputa, 4 serão para mulheres e 7 para homens. Nesta segunda-feira, primeiro dia de competição, duas provas distribuirão vagas, ambas na pistola de ar, para homens e mulheres. Representarão o Brasil:  Daniele Diógenes, Rachel Silveira, Felipe Wu, José Carlos Iengo e Julio Almeida.

HANDEBOL- SELEÇÃO FEMININA TERMINA GOLDEN LEAGUE SEM VITÓRIAS

A seleção feminina de handebol disputou na Dinamarca, a Golden League, reunindo 4 das melhores seleções do mundo. E apesar de jogos equilibrados, o Brasil não conseguiu vencer nenhum dos 3 confrontos. Estreou contra a campeã olímpica Noruega e perdeu por 31 a 27. Assim como na Olimpíada,  o Brasil liderava o placar no 1º tempo e sofreu a virada na etapa final. No segundo jogo, a pior exibição e derrota para a Dinamarca por 28 a 24. Neste domingo, empate contra a França, vice-campeã mundial em 2011 por 26 gols.  A Dinamarca ficou com o título. Ano que vem tem campeonato mundial e o Brasil vai buscar o bicampeonato.

Nenhum comentário: