Momentos históricos do esporte brasileiro
Hoje eu lembro da medalha de bronze de Flávio Canto na Olimpíada de 2004, categoria 81kg. Flávio nasceu em Oxford na Inglaterra. Voltou ao Brasil aos 2 anos. Não tem no currículo medalhas em mundiais. Ele já havia disputado a Olimpíada de Atlanta em 1996 ficando na 7º colocação. Em 2000 foi apenas como reserva.
Em Athenas precisou vencer 5 lutas para chegar a medalha. Na época qualquer judoca que perdesse na 1º ou 2º luta para um adversário que avançasse até as finais, tinha chance de disputar a repescagem pelo bronze.
A campanha: Flávio estreou com vitória sobre Mario Antonio Valles da Colômbia. Na sequência uma vitória fundamental. Bateu Aleksei Budolin da Estônia, prata no mundial 2001 e bronze na Olimpíada de 2000. Nas quartas de finais perdeu para Dmitri Nossov da Rússia. Na repescagem vitória sobre Roberto Meloni da Itália, Kwon Young Woo da Coréia do Sul. Na luta que valeu o bronze contra Robert Krawczyk da Polônia que vinha de um bronze no mundial 2003.
O ouro ficou com Ilias Iliadis da Grécia que luta até hoje e tem 3 títulos mundiais e duas medalhas olímpicas. Prata para Roman Gontyuk e o outro bronze para Dmitri Nossov da Rússia
Reveja a luta que deu o bronze ao brasileiro Flávio Canto
Nenhum comentário:
Postar um comentário