Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

OS ADVERSÁRIOS: JOGOS EQUESTRES MUNDIAIS: PROVA DE SALTOS POR EQUIPES



A partir do dia 3 de setembro teremos a competição de SALTOS nos Jogos Equestres Mundiais. Segue uma análise da competição por equipes. O hipismo é uma das modalidades mais imprevisíveis em termos de resultados. Dificilmente um país consegue estabelecer uma hegemonia, exatamente pelo atleta depender do animal. 

Esses Jogos Equestres, que equivalem a um campeonato mundial  são disputados a cada 4 anos. O  Brasil foi  4º colocado nessa prova de saltos por equipes em 2010, o que garantiu nossa ida a Olimpíada. Aliás, temos duas medalhas olímpicas em 1996 e 2000. 

Na Olimpíada 2012 ficamos em 8º. No ano passado na Copa das Nações, que reuniu as melhores equipes do mundo, fomos prata.  

A equipe brasileira é  formada pelos experientes Doda Miranda e Rodrigo Pessoa ( foto 1), além da jovem revelação Marlon Zanotelli ( foto 2),  Pedro Veniss e Yuri Mansur

Pelo menos 10 países podem brigar pelo título. Confira os favoritos:

 

GRÃ-BRETANHA- Atual campeã olímpica. Continuam na equipe medalhista de ouro em Londres  Scott Brash ( lider do ranking mundial e campeão do Global Champions Tour em 2013) e Ben Maher ( 3º do ranking mundial). Completam a equipe Spencer Roe, Michael Whitaker e Joe Clee

ALEMANHA-  atual campeã mundial.  Ouro nas Olimpíadas de 1996 e 2000. Conta com Ludger Beeerbaum ( 4º colocado na atual temporada do Global Champions Tour e vice líder do ranking mundial) e Marcus Ehning ( esteve na conquista do mundial de 2010). Completam a equipe Daniel Deusser, Marco Kutscher e Christian Ahlmann

SUÉCIA- conta com os 2 melhores ranqueados na temporada do Global Champions Tour:   Rolf Goran Bengtsson ( prata no individual na Olimpíada de 2008) e Henrik von Eckermann. Completam a equipe Malin Johnson, Peder Fredricson e Alexander Zettermann. Foi 6º na última Olimpíada.

SUIÇA-  4º colocada na última Olimpíada e bronze em 2008. O destaque é Steve Guerdat ( campeão olímpico no individual em 2012). Completam a equipe  Paul Stermann, Pius  Schwizer, Jane Richard e Romain Duguet

FRANÇA- vice-campeã mundial em 2010. Ouro na Copa das Nações 2013.  Os destaques são Kevin Staut ( 6º do ranking mundial ) e Patrice Delaveau (vencedor da prova principal do Athina Onasis 2014). Completam o time Penelope Leprevost, Jerome Hurel e Simon Delestre.

HOLANDA-  atual vice-campeã olímpica . Permanecem na equipe Gerco Schroder  ( prata no individual da última Olimpíada)  Maikel Vleuten e Jrur Vrieling. Completam o time Jeroen Dubbeldam e Frank Schuttert.

CANADÁ- 5º na última Olimpíada. Prata nos Jogos de 2008. Conta com Eric Lamaze ( campeão olímpico em 2008). Completam a equipe Yann Candele, Ian Millar, Tiffany Foster e Chris Sorensen.

EUA-  bicampeões olímpicos em 2004 e 2008. Conta com Elizabeth Madden que ajudou nas duas medalhas de ouro da equipe e Kent Farrington ( 5º do ranking mundial). Completam a equipe Lucy Davis, Charlie Jayne e Mclain Ward.

 IRLANDA- Bronze na Copa das Nações 2013. Conta com Conor Swail ( bronze na Olimpíada de Londres). Completam o time Denis Lynch, Darragh Kenny, Cameron Hanley e Bertram Allen.

AUSTRÁLIA- Conta com a  Edwina Alexander ( bicampeã do Global Champions Tour em 2011 e 2012 e 3º na atual temporada). Completam a equipe: Amy Graham, Julia Hargreaves, Jamie Kermond e James Paterson

Nenhum comentário: