Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 30 de março de 2014

VELA- BRASIL TERÁ FORÇA MÁXIMA NO TROFÉU PRINCESA DE SOFIA

O tradicional Troféu Princesa de Sofia, etapa da Copa do Mundo, começa nesta segunda-feira em Palma de Mallorca na Espanha. Os principais velejadores do mundo participam da competição. Só na classe Laser estão inscritos 160 barcos. O formato da competição será o mesmo utilizado em eventos olímpicos, com dez regatas, divididas entre a fase classificatória e a fase final,  além da medal race valendo pontos dobrados. 

O ano de 2013 foi muito bom para a vela brasileira e todos os grandes nomes estarão competindo na Espanha.  O Brasil tem boas chances de medalha com o super campeão Robert Scheidt na classe Laser,  Jorginho Zarif ( foto) na Finn, Isabel Swan/ Renata Decnop e Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan na classe 470 feminina, Martine Grael/ Kahena Kunze na 49er feminina além de Bimba e Patrícia Freitas na classe RS:X. 
Outros destaques:  Bruno Fontes e Matheus Dellagnelo  na Laser, Gustavo Thiesen/ Geison Mendes, Henrique Haddad/ Bruno de Amorim na 470 masculina, Marco Grael/ Gabriel Broges na 49er, Bruno Fontes na Laser e Bruno Prada na Finn

JUDÔ- BRASIL COM 2 BRONZES NA TURQUIA

O desempenho do Brasil no Grand Prix de Sansum na Turquia ficou abaixo do esperado. Mesmo sem contar com força máxima, nomes importantes competiram e o Brasil  conquistou 2 bronzes com Maria Suelen e Charles Chibana. Suelen só precisou de duas lutas para chegar a medalha. Nomes como Victor Penalber, Ketleyn Quadros e Mariana Barros ficaram fora do pódio. A Alemanha liderou o quadro de medalhas com 2 ouros. O Japão não competiu.

GINÁSTICA- HENRIQUE FLORES CONQUISTA 1º MEDALHA EM COPAS DO MUNDO

 Tivemos nesta semana a etapa de Doha da Copa do Mundo, no Catar. Henrique Flores conquistou a medalha de prata nas argolas pela primeira vez na carreira. O ouro ficou com Artur Tovmasyan da Armênia. Já Francisco Barreto foi 6º na barra fixa.


CICLISMO MOUNTAIN BIKE- BRASIL SEM MEDALHAS NO PAN

A cidade mineira de Barbacena sediou o Pan Americano da modalidade. Mas nossos principais atletas ficaram sem medalhas. No masculino, vitória de Stephen Ettinger  dos EUA, com Fabio Castaneda da Colombia em 2º e Raphael Gagne  do Canada em 3º.  Henrique Avancini liderava o pelotão na primeira volta quando sofreu uma queda. Recuperou-se ao longo da prova, voltou ao pelotão de liderança mas teve problemas no pneu traseiro.   No feminino, vitória de Daniela Campuzano do México, com Mikaela Kofman do Canadá em 2º e Mary Mcconneloug  dos EUA em 3º. A melhor brasileira foi Raiza Goulão em 9º 


sábado, 29 de março de 2014

LEANDRO GUILHEIRO- BRONZE EM ATHENAS 2004

Série Momentos Históricos do Esporte Brasileiro

Nos Jogos de Athenas 2004 o judô brasileiro manteve a tradição de sempre conquistar medalhas. Leandro Guilheiro com 21 anos foi uma agradável surpresa e chegou a medalha de bronze.

Lutando na categoria 73kg estreou com uma vitória tranqüila diante de Ernst Laraque do Haiti. Na seqüência bateu  Wilkomirski da Polônia que havia sido bronze no mundial 2003. Na 3º luta Leandro Guilheiro perdeu a chance de disputar ao ouro ao ser derrotado por Daniel Fernandes da França ( na época vice-campeão do mundo). 

Mas o jovem brasileiro foi muito bem na repescagem. Começou batendo Razvozov de Israel. Depois superou Kevkhishvili da Geórgia vice-campeão europeu em 2002  e chegou a tão sonhada medalha de bronze ao passar por Victor Bivol da Moldávia 

A categoria teve como campeão o sul-coreano  Lee Won Hee. A prata foi para  Vitaly Makarov da Rússia e o outro bronze para Jimmy Pedro dos EUA.

Leandro Guilheiro voltaria a ser medalhista de bronze em 2008. Em 2012 entrou na Olimpíada como líder do ranking mas não conquistou medalha.

terça-feira, 25 de março de 2014

ENTREVISTA DA SEMANA: REINALDO COLUCCI- TRIATLO


Meu entrevistado da semana é o nosso melhor triatleta, Reinaldo Colucci. Campeão do Pan de Guadalajara em 2011, 36º na Olimpíada de Londres e 9º no último campeonato mundial. O paulista de 25 anos tenta melhorar na natação para disputar uma medalha na Olimpíada de 2016. No ranking mundial ocupa atualmente a 33º posição

1- Você avalia que o 9 º lugar no mundial 2013 foi o melhor desempenho na sua carreira?
Sem duvidas tive um dia feliz em Londres no ano passado, quando consegui um desempenho muito forte na etapa do ciclismo e principalmente na corrida dos 10km. Realizei com êxito praticamente tudo o que havia treinado para evento. Apesar de não julgar o resultado como o mais marcante na minha carreira acredito que para uma prova de nível técnico tão elevado como o mundial foi sim minha melhor prova.

2- Sua maior dificuldade no triatlo é na natação. Como melhorar o tempo para sonhar com uma medalha olímpica?
Venho aos poucos corrigindo o meu modo de nadar, alterando algumas partes relacionadas a técnica e também a minha força dentro agua. Hoje eu possuo um ótimo desempenho na natação dentro da piscina. Porém quando vou para “águas abertas” nas provas mais competitivas eu acabo perdendo muito desempenho. Acredito que nos próximos anos conseguirei me adaptar a essa nova técnica e estar no grupo da frente até as Olimpíadas de 2016.

3- O que você mais gosta e o que menos gosta na vida de atleta?

Eu gosto da rotina de treinos, de acordar cada dia com o desafio de treinar melhor que no dia anterior e ver a a resposta que o meu corpo tem com o passar da semanas. Hoje a parte mais difícil para mim são as viagens longas longe de casa, quando tenho que ficar distante na minha mulher e minha filha de 3 anos. Porém é uma parte necessária do meu trabalho e encaro como “ossos do oficio”.


4- No que o fato da Olimpíada ser no Brasil pode facilitar para você em termos de circuito onde será realizada a prova?
Acho que a torcida será o maior fator a favor dos triatletas brasileiros. Não estive no Pan em 2007 mas me lembro que a multidão em Copacabana foi algo surpreendente e com certeza será ainda mais em 2016.


 5- Você recebe premiação da Confederação quando conquista algum bom resultado internacional?
Não existe um programa de recompensa na nossa confederação para resultados. Os bônus que recebo por resultados em competições vem dos meus patrocinadores.

6- Independentemente dos resultados, qual das 3 modalidades do triatlo é a sua preferida e porque?
Eu me sinto melhor na bicicleta. Quando se pedala mais devagar é possivel interagir conversando com outros atletas o que na natação é impossivel e na corrida mais dificil de se fazer. Mas também adoro quando estou pedalando rápido e sentindo o vento bater forte no meu rosto. É um sensação de liberdade maravilhosa.


7- Como você avalia o atual momento do triatlo no Brasil?

Acredito que temos uma geração talentosa, porém carente em quantidade de atletas, principalmente nas categorias Infantil e Juniores ( até 20 anos) . Sem duvida o maior desafio hoje é conseguir despertar o interesse para a pratica da modalidade nos jovens para que a renovação ocorra com naturalidade.

8- Cite seus patrocinadores e apoiadores?

Eu sou atleta da Equipe SESI-SP, onde treino diarimente na CAT de São Carlos da entidade.
Meus demais patrocinadores são: Pão de Açucar, DAMHA , ASICS, com apoio de material esportivo da Scott Bikes, Oakley e Aqua Sphere. Também faço parte do programa de atleta de alto rendimento do Exército Brasileiro, onde ocupo a função de 3º Sargento Técnico Temporário.

domingo, 23 de março de 2014

ATLETISMO- CAIO BONFIM É BRONZE EM ETAPA DO CIRCUITO MUNDIAL DE MARCHA

Um ótimo resultado brasileiro na etapa do circuito mundial de marcha, em Dudince, na Eslováquia. Caio Bonfim foi o 3º colocado nos 20km, com o tempo de 1h23s48. O vencedor foi o atleta da casa Matej Tóth.  A prata foi para Jared Tallent da Austrália. Outro bom resultado veio na prova de 50km com Mário José Júnior. Ele ficou em 8º mas estabeleceu novo recorde brasileiro na prova baixand sua própria marca em mais de um minuto. A vitória ficou com Rafael Ausgustyn da Polônia. 


RESULTADO DA ENQUETE:
Quais atletas da NBA você convocaria para o mundial de basquete?
Tiago Splitter e Anderson Varejão 100%,  Leandrinho e Nenê 55% e Vitor Faverani 33%

ESGRIMA- RENZO EM 20º EM MOSCOU

Renzo Agresta foi 20º colocado na etapa da Copa do Mundo  disputada em Moscou. Ele foi eliminado na fase com os 32 melhores para o alemão Nicolas Linbach. O ouro ficou com Tiberiu Dolniceanu da Romenia

TRIATLO- PÂMELLA OLIVEIRA É 8º NA NOVA ZELÂNDIA

Mais um bom resultado de Pâmella Oliveira na 2º etapa do ano da Copa do Mundo, em New Plymouth, na Nova Zelândia. Ele permaneceu o tempo todo no pelotão de frente e completou a prova com 58m40 em 8º. A campeã foi a norte-americana Katie Hursey, cravou 57m27. Entre os homens o melhor brasileiro foi Mauro Cavanha em 60º.  A vitória ficou com o espanhol Mario Mola.


VÔLEI- DEFINIDOS OS GRUPOS DO MUNDIAL FEMININO
Esta semana tivemos o sorteio dos grupos do mundial feminino de vôlei, que será de 23 de setembro e 12 de outubro na Itália. O Brasil jamais conquistou o título da competição e está no grupo B com Sérvia, Turquia, Bulgária, Camarões e mais o representante 4 da Norceca. Eu continuo achando ridículo esse sistema de sortear sem ter os times definidos.

As búlgaras não tem muita tradição em competições mas nos venceram no último Grand Prix. Turquia e Sérvia, são duas seleções de bom nível na Europa e estiveram na última Olimpíada. A seleção 4 da Norceca pode ser Porto Rico, Canadá ou Cuba. Camarões é mais uma frágil seleção do continente africano, que deve apenas cumprir tabela.

O grupo mais equilibrado é o C, que deve ter Norceca 1 ( provavelmente EUA), Rússia, Tailandia, Holanda, Casaquistão e Norceca 6.  O  grupo A tem Itália, Norceca 2, Alemanha, Argentina, Croacia e Tunisia. O grupo D tem  Japão, China, Norceca 3, Norceca 5, Belgica e Azerbaijão.




TÊNIS DE MESA- CAZUO VENCE ETAPA DA COPA LATINA
Em Manaus foi disputada uma etapa da Copa Latina de Tênis de mesa, com muitos desfalques do continente. Em final brasileira, Cazuo Matsumoto foi ouro e Eric Jouti prata. A final foi 4 a 2.


JUDÔ- BRASIL FATURA 8 OUROS NO OPEN DE BUENOS AIRES

Mesmo sem os principais atletas, o Brasil obteve 8 ouros e 19 medalhas no total no Open de Buenos Aires. As conquistas douradas vieram com  Eduardo Bettoni (90kg), Hugo Pessanha (100kg), Gabriel Santos (+100kg), Rochele Nunes (+78kg), Eric Takabatake (60kg), Marcelo Contini (73kg),  Eleudis Valentim (52kg) e Mariana Silva (63kg).

quarta-feira, 19 de março de 2014

MODALIDADE POR MODALIDADE OLÍMPICA, QUEM FORAM OS DESTAQUES DO BRASIL NOS JOGOS SUL-AMERICANOS


  
Fim dos Jogos Sul-Americanos, segue uma análise  modalidade por modalidade ( olímpicas), com os destaques brasileiros:
---------------------
Atletismo- 14 ouros- Destaque: Anderson Henriques, vencedor dos 400 metros com o melhor tempo do ano.

Boxe- 6 ouros em 12 possíveis- Destaque: Everton Lopes. Foi um dos que mais teve que lutar ( 3 vezes) na competição. 

Ciclismo- 4 ouros ( 2 na estrada, 1 no mountain bike e 1 no BMX). Destaque: Fernanda Silva venceu a prova de contra-relógio de forma inesperada, superando a experiente colombiana Maria Calle.

Canoagem- 5 ouros em 12 possíveis- Destaque: Ana Paula Vergutz no k1 500 metros venceu a argentina Alexandra Keresztesi, que já foi medalhista em mundial.

Esgrima- 4 ouros ( 2 por equipes e 2 individuais) em 10 possíveis. Destaque: Karina Lakerbai venceu o sabre feminino.

Futebol- só bronze no feminino. Não disputamos no masculino

Ginástica artística- 7 medalhas de ouro em 13 possíveis. Destaque: Jade Barbosa- ouro no individual, no salto e ajudou a equipe a também ser ouro.

Ginástica rítmica- vencemos o individual e por equipes.  Destaque: Angelica Kvieczynski, ganhadora do individual.

Handebol- 2 ouros- Destaque: seleção masculina que venceu na final a eterna rival Argentina na prorrogação

Hipismo- só perdemos os saltos por equipes. Tivemos provas de saltos e adestramento. Destaque: João Victor Oliva, filho de Hortência do basquete. Vencedor da prova individual de adestramento.

Judô- 5 ouros em 14 possíveis. Destaque: Eduardo Katsuhiro, vencedor na categoria até 73kg

Levantamento de peso- só um ouro com o grande destaque da modalidade no Brasil, Fernando Reis, na categoria acima de 105kg

Luta- 2 medalhas de ouro no feminino. Destaque: Aline Ferreira- uma campanha arrasadora de 4 vitórias, perdendo apenas 1 ponto na 1º luta.

Maratona aquática- ouro na prova masculina com Allan do Carmo.

Natação- 18 ouros em 34 possíveis. Destaque: Matheus Santana de apenas 17 anos venceu os 100 metros e ajudou nos ouros dos revezamentos.

Pentatlo- ouros nas provas masculina e feminina. Destaque: Felipe Lima, ganhador do masculino

Remo- só um ouro com Fabiana Beltrame no single skiff.

Rugby- ouro com a equipe feminina que não deu chances aos adversários.

Saltos ornamentais- 2 ouros em 3 possíveis. Destaque: Hugo Parisi, na prova de plataforma fez sua melhor pontuação na carreira.

Taekwondo- nenhum ouro, 4 pratas e 1 bronze. Destaque: Nicholas Pigozzi, prata na categoria até 68kg

Tênis- 1 ouro com Paula Gonçalves no individual feminino

Tênis de mesa- 5 ouros em 7 possíveis. Destaque: Gustavo Tsubói, apesar de ir mal na disputa por equipes, venceu o individual masculino

Tiro- 4 ouros em 14 possíveis. Destaque: Bruno Heck vencedor do Rifle de Ar 10 metros.

Tiro com arco- 3 ouros. Destaque: Marcus Vinícius Carvalho, apenas 16 anos, venceu o individual e estabeleceu novo recorde brasileiro

Triatlo- nas provas individuais o melhor resultado foi de Pamella Oliveira com a prata no feminino.

Vela- em provas olímpicas o destaque foi Matheus Dellagnelo, prata na Laser.

Vôlei- só disputamos o feminino e fomos bronze com a equipe infanto-juvenil.

Vôlei de praia- os 2 ouros possíveis foram do Brasil. Destaque: Alison e Bruno Schmidt não perderam nenhum set na competição.

Golfe e  hóquei na grama não conquistaram medalhas.

terça-feira, 18 de março de 2014

Jogos sul-americanos- dia 18, ÚLTIMO DIA

DESTAQUE DO DIA:

Boxe-  Flavia Figueiredo ( 75kg), Julião Neto (foto-
52kg),  Robenilson de Jesus ( 56kg), Robson Conceição ( 60kg), Everton Lopes ( 64kg) e Michel Borges ( 81), conquistaram ouro. A única derrota em finais aconteceu com Clélia Costa. Brasil encerrou com 6 ouros em 12 possíveis.

Taekwondo- E o Brasil encerrou os Jogos Sul-Americanos sem ouro. No último dia, mais uma prata com Nicholas Pigozzi nos 68kg. Em 8 categorias o Brasil levou 4 pratas e 1 bronze.

Tiro- Mais um ouro para o Brasil na modalidade com Emerson Duarte na Pistola de Tiro Rápido 25 metros. Na mesma prova Julio Almeida foi bronze. Rosane Ewald foi bronze no rifle 3 posições 50 metros. Em 14 ouros possíveis o Brasil conquistou 4

QUADRO FINAL DE MEDALHAS: Brasil com 110 ouros ( vencemos após duas edições), Colômbia 53 ouros, Venezuela  47 ouros, Argentina 46 ouros, Chile 27 ouros.

segunda-feira, 17 de março de 2014

JOGOS SUL-AMERICANOS, dia 17 de MARÇO, PENÚLTIMO DIA

Penúltimo dia de Jogos Sul-Americanos e poucas modalidades ainda tem disputas.

Ginástica Rítmica- Dobradinha brasileira na prova individual:  ouro para Angelica Kvieczynski e prata para Natalia Gaudio. Amanhã teremos 4 finais individuais. Junto com o boxe, o taekwondo e o tiro são as últimas modalidades em disputa nos Jogos Sul-Americanos.

DECEPÇÃO DO DIA- Taekwondo- Brasil continua sem ouros no taekwondo. Hoje apenas Iris Sing foi bronze.  No total de 2 dias, 3 pratas e 1 bronze. A maior surpresa foi a eliminação de Guilherme Dias, único medalhista do último campeonato mundial e 7º no ranking mundial  para Ignacio Moraels do Chile, 24º do ranking mundial, nas quartas de finais.  O chileno foi ouro.

Vela- Nas classes que são olímpicas Matheus Dellagnelo foi prata na Laser e Fernanda Decnop  bronze na Laser Radial

Quadro de medalhas: Brasil 98 ouros, Colombia 50 ouros, Argentina e Venezuela 44 ouros. 


Amanhã no último dia teremos boxe, taekwondo, tiro, ginástica rítmica, 

domingo, 16 de março de 2014

RESUMO DO BRASIL NOS JOGOS SUL-AMERICANOS, SÁBADO DIA 15 e DOMINGO 16 de MARÇO

DESTAQUES


HIPISMO SALTOS- Brasil conquistou as 3 medalhas na prova individual de saltos: ouro para Felipe Amaral ( foto), prata com Cesar de Almeida e bronze com Sérgio Henrique Marins. Depois de perder a prova por equipes, não teve para ninguém na individual.

HANDEBOL- Em final dramática, o Brasil foi ouro no masculino ao bater a Argentina por 25 a 23 na prorrogação.  No feminino, mesmo com o tropeço ( empate) contra a Argentina, o Brasil ficou com o ouro  após fazer 39 a 17 no Uruguai na última rodada. 



DECEPÇÕES

MARATONA AQUÁTICA- apenas bronze para Ana Marcela Cunha na prova olímpica de 10km. Ouro para Kristel Kobrich do Chile. No masculino o Brasil foi ouro com Allan do Carmo.

HÓQUEI NA GRAMA- Brasil perdeu as duas disputas de bronze. No feminino não éramos favoritos e sofremos 3 a 0 do Uruguai. Já no masculino, perdemos a medalha para a Venezuela por 3 a 2. Na fase de classificação havíamos vencido por 4 a 1. 


OUTRAS MODALIDADES


CICLISMO MTB- Dobradinha brasileira na prova masculina. Ouro para Henrique Avancini e prata para Rubens Valeriano. No feminino Raiza Goulão foi prata, com o ouro ficando com Maria Apaza da Argentina. 
 
  


TÊNIS DE MESA-  Numa final duríssima, Gustavo Tsubói foi ouro no individual masculino batendo Cazuo Matsumoto na final por 4 a 3. Jessica Yamada e Caroline Kumahara caíram nas semifinais do individual feminino. O ouro ficou com a colombiana Lady Ruano. 

VÔLEI DE PRAIA- Os 2 ouros mais esperadas eram da modalidade. No masculino com Alison/Bruno Schmidt e no feminino com Talita e Taiana



TÊNIS- Paula Gonçalves  foi ouro no torneio feminino ao bater na final Veronica Cepede do Paraguai por 2 sets a 1. Ela também foi bronze nas duplas femininas ao lado de Larua Pigossi.

 

LEVANTAMENTO DE PESO- O único ouro do Brasil na modalidade veio com nosso principal nome, Fernando Reis, na categoria + 105kg. Ele ainda bateu o recorde sul-americano. Ainda no final de semana  Welisson Silva foi prata na categoria 77kg, Marco Machado  prata nos 94kg, Monique Araújo prata nos 75kg, Mateus Machado  prata nos 105kg  e  Liliane Menezes  bronze nos 69kg feminino.

ATLETISMO- No sábado e domingo Brasil obteve 8 ouros:  Luis Alberto Araújo no decatlo, Aldemir Gomes 200 metros ( melhor tempo da temporada) , Keila Costa no salto triplo, rev 4x100 masc, Kleberson Davide nos 800metros, Jonathan Henrique no salto triplo e os revezamentos 4 x 400 masculino e feminino.


CICLISMO-  Nas provas de estrada nenhuma medalha para o Brasil nos Jogos Sul-Americanos. O Chile venceu as duas. Os melhores brasileiros foram Janildes Fernandes e William Chiarello em 6º. 

SALTOS ORNAMENTAIS- Dois ouros em 3 possíveis : Cesar Castro venceu a prova de trampolim 3 metros com 448, 65 pontos e Hugo Parisi a plataforma de 10 metros, com 489,95 pontos. No feminino, só 4º lugar com Juliana Veloso no trampolim 3 metros.

GOLFE- Brasil sem medalhas. No feminino Luciane Lee ficou em 8º e no masculino Jacintho Braga em 13º foram os melhores.

TIRO- Dois ouros para o Brasil com Felipe Wu na pistola de ar 10 metros e com Daniela Carraro no skeet. Leonardo Moreira foi prata nos 50m rifle e Cassio Rippel bronze na mesma prova. Brasil encerrou com 3 ouros em 9 possíveis, liderando o quadro da modalidade. 

 
FUTEBOL FEMININO
- Tivemos de nos contentar com o bronze. Vitória sobre a Venezuela por 2 a 0. Ouro para a Argentina.

TAEKWONDO- No 1º dia do taekwondo 3 pratas, com Julia dos Santos, Douglas Marcelino e Natalia Falavigna que perdeu de 5 a 1 de Sandra Vanegas da Colômbia.

QUADRO DE MEDALHAS-
BRASIL 90 OUROS, COLÔMBIA 49, VENEZUELA 41 e ARGENTINA 40.


sexta-feira, 14 de março de 2014

Resumo do dia nos Jogos Sul-Americanos- sexta, dia 14 de março

DESTAQUE DO DIA- O garoto brasileiro Marcus Vinicius de Almeida, que no ano passado assombrou o mundo ao ir bem no campeonato mundial conquistou o ouro no individual dos Jogos Sul-Americanos e ainda bateu o recorde do campeonato. Tem um futuro brilhante pela frente. Anotem esse nome.  

DECEPÇÃO DO DIA- FUTEBOL FEMININO-
Seleção feminina perdeu nos penais para a Argentina após empate em 0 a 0 e terá de disputar bronze. A campanha foi irregular. 


CANOAGEM- Mais 2 ouros no encerramento da modalidade com Edson Isaiais no K1 200 metros e Nivalter Santos no C1 200 metros.  Hans Mallmann e Isaias Freitas foram prata no k2 200 metros. 
 
HANDEBOL
- Seleção masculina bateu o Chile por 33 a 22 e decidirá ouro contra a Argentina no domingo.


ATLETISMO- 4 ouros para o Brasil nesta sexta. O principal destaque foi Anderson Henriques ( foto) nos 400 metros com 45s03, melhor tempo do ano. Na mesma prova Hugo de Sousa foi prata. Os outros ouros vieram com Fabiana Murer no salto com vara, Geisa Coutinho nos 400 metros e Wagner Domingos ( o Montanha) no lançamento do martelo. Nosso bicampeão mundial indoor, Mauro Vinicius foi apenas bronze, em prova vencida por Irving Saladino do Panamá e com Emiliano Lasa do Uruguai com a prata.

HÓQUEI NA GRAMA- Resultado normal. Seleção masculina perdeu do Chile por 3 a 1 e vai brigar pelo bronze contra a Venezuela.
 

ESGRIMA- No último dia das disputas individuais prata com Fernando Savasin no florete masculino. Guilherme Toldo, nosso representante olímpico perdeu antes das semifinais.

TIRO- Roberto Schmits ficou próximo do ouro na prova de fossa olímpica, mas acabou derrotado por  Danilo Caro, da Colombia.

LEVANTAMENTO DE PESO
- Prata para Rosane Santos nos 53kg. A Colombia ganhou os 6 ouros possíveis até agora.


NADO SINCRONIZADO- Ouro para o dueto brasileiro com Luisa Borges e Giovana Stephan.

JUDÔ-
No último dia da modalidade o Brasil faturou 2 ouros com David Moura e Claudirene Cezar na categoria dos pesados. Como haviam apenas cinco competidores tanto no feminino quanto no masculino, as chaves foram disputadas em forma de rodízio todos contra todos e os brasileiros venceram todos os oito confrontos – quatro em cada naipe - por ippon.  Rafael Buzacarini, da categoria meio-pesado foi bronze. Em 14 categorias disputadas o Brasil terminou com 5 ouros.




HIPISMO- Na prova de saltos por equipes, prata para o Brasil e ouro para o Chile. Brasil sem as principais estrelas da modalidade. 

QUADRO DE MEDALHAS: Brasil 67 ouros, Colombia 38, Argentina 29, Venezuela 27. 



quinta-feira, 13 de março de 2014

Jogos Sul-Americanos- resumo dia 13, quinta-feira


DESTAQUE DO DIA- Canoagem- Duas provas femininas hoje: Ana Paula Vergutz venceu o k1 500 metros superando a argentina Alexandra Keresztesi. Já no K2 a Argentina foi ouro e o Brasil prata com Bruna Chicato e Ana Paula Vergutz.

DECEPÇÃO DO DIA- Judô- Em 4 categorias disputadas nesta quinta, nenhum ouro. No total até o momento, 3 ouros em 11  disputadas. O melhor resultado do dia foi a prata de Bárbara Timo (70kg), enquanto Gustavo Assis (81kg), Eduardo Santos (90kg) e Renata Januário (78kg) levaram o bronze. Mesmo sem os principais atletas, a campanha do Brasil no judô poderia ser melhor.

2º DECEPÇÃO DO DIA- Handebol- Com quase o mesmo time campeão mundial, Brasil só empatou com a velha freguesa Argentina em 23 gols. Como o sistema de disputas é por pontos corridos, mesmo com igual número de pontos, o Brasil tem 22 gols de vantagem para a Argentina. Basta vencer o frágil Uruguai para confirmar o ouro. Mas esse empate com a Argentina foi um grande alerta para descer do salto…

Atletismo-1º dia da modalidade nos Jogos Sul-Americanos, 7 medalhas p/ o Brasil. Dois ouros: Augusto Dutra (salto com vara) e Keila Costa (salto em distância). As pratas: Giovani dos Santos nos 10 mil metros., Julio Cesar Oliveira no lançamento do dardo e Jéssica Reis no salto em distância. Os bronzes: Erica Sena na marcha feminina e Tatiele de Carvalho nos 10 mil metros.

Esgrima- Renzo Agresta confirmou o favoritismo e venceu o sabre nos Jogos Sul-americanos. Já no florete feminino não conquistamos medalha.

Hóquei na grama- Seleção feminina bateu a Venezuela por 2 a 1 e  já garantiu vaga na disputa do bronze. Mas ainda tem um jogo na fase de classificação contra a poderosa Argentina.

Tiro- Ouro para Bruno Heck na prova de rifle de ar 10 metros. Stenio Yamamoto foi prata na prova de pistola livre 50 metros.

Tiro com arco- No individual feminino bronze para Sarah Nikitin que foi derrotada na semifinal para Alejandra Sepulveda da Colombia. Resultado abaixo do esperado pelo fato de Nikitin ter sido 8º no mundial e a colombiana 33º. 




Ciclismo pista- Flávio Cipriano ficou com o bronze no sprint individual.

Quadro de medalhas
: Brasil 53 ouros, Colombia 28, Argentina 26 e Venezuela 25.

quarta-feira, 12 de março de 2014

JOGOS SUL-AMERICANOS- resumo da quarta-feira, 12 de março



DESTAQUE DO DIA- Esgrima- Dobradinha brasileira na esgrima,  sabre feminino. Ouro para Karina Lakerbai e prata para Elora Pataro. No masculino, tivemos a disputa da espada masculina, mas sem medalhas para o Brasil.

DECEPÇÃO DO DIA-
Vôlei feminino- Brasil perdeu para o Chile por 3 sets a 1 e terminou apenas com o bronze, mesmo sofrendo apenas uma derrota na campanha. A Argentina foi ouro e o Chile prata. Sempre lembrando que o Brasil disputou com a seleção infanto-juvenil

Futebol feminino- Brasil 2 x 1 Colombia e classificação para as semifinais na quinta-feira para pegar provavelmente a Argentina.


Canoagem- Na estréia da modalidade, Isaquias Queiroz venceu o C1 1000 metros ( prova olímpica) com 8 segundos de vantagem para o 2º colocado Jhonnath Tafra do Chile. Outro ouro veio com a dupla que esteve na Olimpíada de Londres, Erlon Souza e Ronilson Oliveira no C2 1000 metros. Mais 3 pratas, todas com derrotas para argentinos: Celso Junior no K1 1000 metros. Gilvan Ribeiro/Vagner Souta no K2 1000 metros e o quarteto: Celso Junior, Vagner Souta, Gilvan Ribeiro e Edson Isaias.


Hóquei na grama- Seleção masculina bateu a Venezuela por 4 a 1. Se vencer o Chile na quinta-feira, disputa a final. Senão, briga pelo bronze. Seleção feminina venceu a 1º diante do adversário mais fraco, o Paraguai. Se vencer a Venezuela amanhã, luta pelo bronze.

Judô-
apenas um ouro em 4 categorias disputadas nesta quarta-feira, com Eduardo Katsuhiro nos 73kg. Ketleyn Quadros (57kg) ficou com a prata e Mariana Silva (63kg) e Vinícius Sakamoto (66kg) bronze.



Tênis de mesa- Ouro por equipes feminino de forma invicta e sem perder um jogo contra Peru, Venezuela, Colombia e Chile. Equipe com Jessica Yamada, Gui Lin e Caroline Kumahara.No masculino caimos para a Argentina na final por 3 a 1. Gustavo Tsuboi perdeu 2 jogos e Cazuo Matsumoto e Thiago Monteiro nas duplas. Só Thiago Monteiro venceu um jogo individual.

Tiro- Na fossa double para homens, prata com Jaison Santin

Ciclismo pista- Na prova de velocidade por equipes feminina, bronze para o Brasil com Gabriela Yumi e Wellyda dos Santos. Ouro  Venezuela.


Handebol masculino: Brasil 41 x 14 Paraguai. Na semifinal de quinta-feira o Brasil pega o Chile que só perdeu de 2 gols para a Argentina.

terça-feira, 11 de março de 2014

RESUMO DOS JOGOS SUL-AMERICANOS- dia 11, terça

DESTAQUE DO DIA: SÉRGIO SASAKI. No encerramento da ginástica artística, 3 ouros para o Brasil  em 5 finais de aparelhos: Sergio Sasaki levou duas : barra fixa e no salto no qual terminou empatado com Tomas Gonzalez do Chile. Daniele Hypolito foi a campeã no solo. Brasil encerrou com 7 ouros em 15 possíveis. Mas perdemos a final por equipes masculina.

Esportes coletivos: mais um massacre brasileiro no handebol feminino, 35 x 8 no Paraguai . No hóquei na grama masculina derrota normal por 6 a 1 para a Argentina. 




EXPLICANDO O HIPISMO ADESTRAMENTO- No domingo, no SITE da Confederação Brasileira de Hipismo, estava que Leandro Silva havia vencido a prova individual de adestramento. Tinha até foto no site. Assim eu postei no blog. Mas esta medalha não foi computada para o quadro dos Jogos Sul-Americanos. Ontem sim, tivemos a final freestyle, valendo medalha e o vencedor também foi do Brasil, João Victor Oliva Marcari ( filho da ex-jogadora Hortência). Leandro Silva ficou com a prata.

No vôlei feminino, o Brasil levou uma seleção infando juvenil e pode conquistar o ouro nesta quarta-feira. Basta vencer o Chile. Até agora fizemos  3 a 0 na Colômbia, 3 a 0 no Peru, 3 a 2 na Argentina e 3 a 0 no Uruguai

Ciclismo pista
- bronze na prova de velocidade por equipes. O Brasil teve Dieferson Borges, Flavio Vagner e Kacio Fonseca. Ficamos a frente da Argentina. Ouro para a Venezuela

Judô- Terminou a natação, mas começou o judô, que vai garantir mais uma pancada de medalhas de ouro para o Brasil. Hoje foram 2 ouros com Breno Alves (60kg) e Jéssica Pereira (52kg) e um bronze de  Gabriela  (48kg)

Quadro de medalhas
: Brasil com 43 ouros, Venezuela 21 e Argentina 19.

segunda-feira, 10 de março de 2014

JOGOS SUL-AMERICANOS- RESUMO DA SEGUNDA-FEIRA dia 10 de MARÇO

DESTAQUE DO DIA: Natação- No último dia da modalidade mais 6 ouros: Graciele Herman nos 50 livres, Henrique Barbosa nos 200 peito, Matheus Santana ( foto) nos 100 livres, Thiago Pereira nos 400 medley e os revezamentos medley masculino e feminino. No total, o Brasil levou 18 ouros de 34 possíveis. Cumpriu o que se esperava, turbinando o quadro de medalhas do Brasil

DECEPÇÃO DO DIA: Luta masculina.
Mais 3 bronzes dos homens na livre, no último dia da modalidade: Wellington Silva ( 57kg) , Rafael de Jesus ( 74kg) e Adrian Jaoude ( 86kg). No total, os homens conquistaram 5 bronzes e as mulheres 2 ouros e 1 prata. Nem em nível sul-americano, conseguimos destacar um nome para competir a nível internacional, ao contrário das feminino que temos Aline Silva, Joice Silva, Lais Nunes e Gilda Oliveira.

Esportes coletivos: Handebol masculino- Brasil 37 x 19 Uruguai. Único adversário complicado será a Argentina.


No futebol feminino Brasil 5 x 0 Venezuela. No mesmo grupo Colombia 2 x 0 Uruguai. Brasil empatou com Uruguai e não pode perder da Colômbia. 


No hóquei na grama nova derrota da seleção feminina, 5 a 0 para o Chile. Brasil não fez um gol sequer em 2 jogos.

Ginástica artística
-  2 ouros em 5 finais de aparelhos hoje:  Jade Barbosa foi ouro no salto e Arthur Zanetti nas argolas.  Jade também foi prata nas barras assimétricas, em que o ouro ficou com a colombiana Bibiana Velez. Péricles Silva foi prata no cavalo com alças sendo que o ouro ficou com Jhonny Munoz, também da Colômbia. 


No quadro de medalhas Brasil tem 36 ouros, contra 19 da Venezuela e 17 da Argentina. 

domingo, 9 de março de 2014

JOGOS SUL-AMERICANOS- RESUMO DO DOMINGO, dia 9 de março


DESTAQUE DO DIA: VITÓRIAS NO CICLISMO ESTRADA CONTRA RELÓGIO. A Colômbia é a grande potência do continente no ciclismo. Mas neste domingo, o Brasil venceu as duas provas. No feminino Fernanda Souza ( foto) superou a colombiana Maria Calle, 45 anos, que já foi medalhista olímpica em 2004. O bronze ficou com outra brasileira, Clemida Fernandes. O tempo de Fernanda foi de 30 minutos e 53 segundos. No masculino, Murillo Ferraz superou Brayan Chacon da Colombia e Carlos Guinez do Chile, para também ser ouro


DECEPÇÃO DO DIA- Ginástica artística masculina. Mesmo com uma equipe de ponta que contou com Arthur Zanetti, Arthur Nory, Francisco Barreto, Pericles Silva, Sérgio Sasaki e Lucas Bitencourt, o Brasil só ficou com a prata, perdendo da Colômbia. Na disputa individual, outra prata com Sergio Sasaki, derrotado pelo colombiano Jossimar Calvo. 



Confira outros resultados:
Rugby- Encerrados os torneios, fomos OURO no feminino arrasando todos os adversários ( 40 a 0 na final diante da Argentina). Já no masculino, apenas o 4º lugar. Os homens perderam na fase de classificação para Chile, Argentina e Uruguai e voltaram a perder dos chilenos na disputa do bronze. 
 
Ciclismo BMX-  Brasil foi OURO na prova masculina com Renato Rezende. Já no feminino sem medalhas. Ouro para Mariana Pajon da Colômbia, atual campeã olímpica. Bianca Quinalha apenas 5º. 




Pentatlo- Dobradinha brasileira na prova masculina: Felipe Nascimento foi ouro e Danilo Fagundes prata. Ontem, Yane Marques havia vencido no feminino.

 




Hóquei na grama- No feminino derrota para o Uruguai por 7 a 0. No masculino vitória sobre o Peru por 8 a 1. Os homens podem sonhar com medalha. 

Remo- Depois de ser prata na sua principal prova o single skiff peso leve ( que não é olímpica), Fabiana Beltrame se redimiu e venceu o single skiff peso aberto ( que é olímpica). Ela devolveu a derrota para a argentina Luciana Palermo com o tempo de 7m48s65. Brasil encerrou a modalidade com apenas duas medalhas da Fabiana. Em 7 ouros disputados a Argentina levou 6. Das modalidades que um dia já tiveram bons resultados para o Brasil, hoje é a mais arrasada!!!


Luta- Dois ouros hoje, no dia das disputas femininas. As conquistas vieram com Aline Silva ( 75kg) e Gilda Oliveira (69kg). Lais Souza foi prata nos 63kg, perdendo a final para a colombiana Jackeline Renteria 


Natação- No primeiro dia foram 4 ouros, no segundo 3 e neste domingo mais 5 primeiros lugares. É o esporte que turbinará o Brasil no quadro de medalhas. Os ganhadores hoje: Bruno Fratus nos 50 livres, Pamela Alencar ( foto) nos 200 peito, Thiago Pereira nos 200 medley e revezamentos 4x100 livres para homens e mulheres. O detalhe é que Pamela havia sido desclassificada nas eliminatórias por um movimento irregular. Um protesto da delegação brasileira foi aceito e ela não só disputou como venceu a final. 

Hipismo adestramento- Pódio totalmente verde amarelo na prova individual: Ouro para Leandro Silva, prata para João Victor Marcari Oliva e bronze para João Paulo dos Santos. O Brasil já havia vencido por equipes.

Quadro de medalhas tem o Brasil liderando com 28 ouros. A Argentina tem 16 ouros, mesma quantidade da Venezuela. 

--------------------------
RESULTADO DA ENQUETE: 
 Você achou válido o Brasil ter levado 13 atletas para a Olimpíada de Sochi ?
75% sim, 25% não

JOGOS SUL-AMERICANOS- COMENTÁRIOS DOS DIAS 7 e 8 de MARÇO

Começaram os jogos Sul-Americanos do Chile. Algumas competições antes da cerimonia de abertura no dia 7 e muitas  neste sábado, dia 8. Nas duas últimas edições dos Jogos não lideramos o quadro de medalhas o que é lamentável, pelo tamanho no nosso país e os resultados obtidos em Jogos Olímpicos, em relação aos demais países do continente. 

Desta vez com atletas de ponta em grande parte das modalidades principalmente natação, ginástica e atletismo, devemos liderar com folga. Diariamente irei comentar os principais resultados. Como faço sempre, só levo em consideração as provas olímpicas. 



DESTAQUE DO DIA: Jade Barbosa. Continua sendo a melhor ginasta brasileira. Foi  ouro no individual com a melhor nota no salto e na trave e a 2º melhor no solo. Ajudou a equipe a também ser ouro. 




DECEPÇÃO DO DIA: Triatlo masculino-
Nenhuma medalha na prova. Diogo Sclebin, número 51 do ranking mundial foi o melhor em 4º lugar. Mas ficou atrás de 2 argentinos,  Gonzalo Telechea ( 82 do ranking) e Luciano Taccone ( 79 do ranking), além do chileno Luiz Rojas. 


- Natação: será nosso principal esporte a medalhar. Em 2 dias já foram 7 ouros:  Leonardo de Deus 200 costas e 200 borboleta , Daynara de Paula 100 borboleta, Felipe Lima 100 peito, Larissa Oliveira nos 100 livres e revezamentos 4x200 masculino e feminino

- Larissa Oliveira superou Graciele Hermann e ficou com o ouro nos 100 livres com o tempo de 55s70. O tempo da 16º colocada na Olimpíada de Londres foi 54s59

- Hóquei na grama- Vitória importante da equipe masculina sobre o Uruguai por 2 a 1.

- A prova de hipismo adestramento por equipes teve só 3 países participando: Brasil, Chile e Argentina. Ouro para nós com a equipe formada por  Pia Aragão, João Oliva Marcari,Leandro Silva e João dos Santos

- Futebol feminino começou mal, apenas empatando com o Uruguai em 0 a 0.
- Na luta masculina, Davi Albino que era uma esperança de medalha ficou fora do pódio. Apenas 2 bronzes com
 Ronisson Brandão e Diego Romanelli.

- Pentatlo- Com tranquilidade, Yane Marques venceu a prova feminina. Priscila Oliveira foi bronze.

- Rugby: mulheres caminham com tranquilidade para o ouro. Os homens sofreram uma derrota para o Chile no sábado e devem lutar pelo bronze.

- Remo-  No remo em 4 provas, só uma prata para o Brasil com Fabiana Beltrame no single skiff peso leve ( prova não olimpica)

- Triatlo- Pamella Oliveira ( número 40 no ranking mundial), ficou atrás de Bárbara Riveros ( 28 do ranking) e teve de se contentar com a prata.

quarta-feira, 5 de março de 2014

ENTREVISTA DA SEMANA: CASSIO RIPPEL

A entrevista da semana é com o atleta de tiro esportivo Cassio Rippel, finalista em duas etapas da Copa do Mundo no ano passado, na prova de carabina deitado.  Apesar de ser um dos melhores atletas brasileiros da modalidade e estar entre os 15 melhores do ranking mundial, ainda não recebe o Bolsa Pódio e não tem patrocínio de estatal ou alguma empresa privada. Neste ano, irá disputar as 4 etapas da Copa do Mundo e também o mundial, que já dará vagas para a Olimpíada de 2016. Cassio comentou sobre esses assuntos

 
1- Como você analisa sua temporada 2013 em que conquistou por duas vezes o 5º lugar em etapas da Copa do Mundo?
O ano foi realmente muito bom! Iniciamos na Copa do Mundo de Fort Benning, nos EUA, em maio, com um 5º lugar. Logo em seguida houve a de Munique, na Alemanha, onde fiquei em 13º. Mas sem dúvida a Copa do Mundo mais esperada era a de Granada, na Espanha, por ser realizada no mesmo estande do Campeonato Mundial da ISSF de 2014 (primeira competição que vai entregar "quotas place" para os Jogos Olímpicos do Rio 2016). Essa competição contou com um número recorde de participantes, incluindo Carabina, Pistola e Tiro ao prato. Mais uma vez consegui estar na final, ficando com mais um 5º lugar no ano. Fechei o ano em 12º no ranking mundial.

2- Você deixou de disputar a etapa da Coréia da Copa do Mundo por falta de verbas? Como está o planejamento para 2014? A Confederação já definiu quais etapas você irá disputar?
Realmente não fomos para a Copa do Mundo da Coréia por uma contenção orçamentaria na verba do ano passado. Para 2014 temos um planejamento mais completo e bem definido. Vamos para as quatro Copas do Mundo (USA, Alemanha, Eslovenia e China) além é claro do Campeonato Mundial da ISSF, em Granada/ Espanha.



3- Em setembro teremos o mundial que dará as primeiras vagas olímpicas. Quantos irão se classificar na sua prova de carabina deitado? Você acredita que pode ser o primeiro atleta brasileiro garantido para 2016?
Na minha prova 5 atiradores recebem a "quota place", não obrigatoriamente os 5 primeiros, pois como teremos a prova de Carabina de Ar antes da prova de Carabina Deitado e cada atleta somente pode ganhar apenas uma quota, independente da modalidade, se algum atirador vencer a prova de Carabina de Ar (ou ficar entre os seis primeiros) e depois vencer a prova de Carabina Deitado (ou ficar entre os cinco primeiros), a quota fica para o próximo, ou seja, os seis primeiros nesse caso.
Eu acredito que estamos trabalhando muito forte para chegar em Granada no topo da preparação do ano. Inicialmente concretizar uma boa qualificação e poder entrar na final é o primeiro passo.


4- Você irá disputar os Jogos Sul-Americanos. É uma competição importante, ou não acrescenta muito por causa do nível dos adversários?

Vou sim. Todas as competições acrescentam muito, no caso do tiro esportivo a disputa é sempre comigo mesmo para obter a melhor performance possível no momento de cada disparo, independente de adversários. E muita coisa pode influenciar, como vento, luminosidade, reverberação, munição, temperatura, etc. E especialmente nesse ano há uma importância maior para o tiro esportivo, pois o Pan-americano de Toronto 2015 será disputado no sistema de "quotas place" aos moldes dos Jogos Olímpicos e as primeiras quotas serão distribuídas em Santiago.


5- As etapas de Copa do Mundo dão premiação aos atletas? A Confederação te dá algum prêmio quando você vai bem em alguma competição internacional? Você recebe o Bolsa Pódio?
Não, infelizmente não tenho notícia de nenhuma premiação em dinheiro em uma competição de tiro esportivo até hoje. Nem a Confederação tem sistema de premiação para competições internacionais. Na realidade até a pouco tempo atrás paguei muitas de minhas competições internacionais com dinheiro próprio, certo de que esse investimento era necessário para obter experiência e crescer no esporte.
Ainda não recebo o Bolsa Pódio. O Plano Brasil Medalhas é bem amplo e dentro dele está inserido o Bolsa Pódio como apoio direto ao atleta. Ele engloba apoio complementar para viagens, Camp training no Brasil e no exterior, contratação de técnico e equipe multidisciplinar, procedimentos científicos e aquisição de materiais. Já fui indicado pelo COB, pelo Ministério do Esporte e pela CBTE, preencho o pré-requisito básico que é estar entre os 20 primeiros do ranking mundial e estamos em fase de acertos finais buscando o possível apoio de uma Estatal ou uma grande empresa privada para dar suporte ao Plano como um todo. Esperamos efetivá-lo muito em breve. 

 
6- Como é sua rotina de treinamentos? Quantos dias treina por semana e quantos tiros dá em média a cada treinamento?

Eu treino 6 horas por dia de treino técnico e 2 horas de treino físico, 5 dias por semana. Em média executo 250 disparos por dia. Faço atividades complementares de Ioga, Mental training e neurofeedback.

7- O que você mais gosta e o que menos gosta na vida de atleta?

Atirar pra mim é uma grande paixão. Eu faço o que gosto e por isso me sinto bem ficando todo esse tempo treinando e buscando me aperfeiçoar. O pior de tudo é ficar longe da minha família. Minha esposa e meus filhos são tudo pra mim e estar longe deles faz tudo mais difícil. Se eu pudesse eles estariam me acompanhando 24hrs por dia. Eles me apoiam incondicionalmente, querem me ver sempre melhorar e isso me faria muito bem.

8- Quais as principais dificuldades que a modalidade enfrenta no Brasil?
O acesso ao equipamento de qualidade é a nossa maior dificuldade. Para dispor de um equipamento de top performance, cada atleta tem que importar e custear todo seu equipamento, o que no início da trajetória é muito penoso. Sem um apoio familiar é muito difícil iniciar no esporte.

9- Cite quem te apoia?

Tenho um grande apoio do Comando do Exército, do Comando da 11 Brigada de Infantaria Leve, de Campinas/SP e da Comissão de Desportos do Exército que me permitem manter e conduzir um treinamento de alto nível objetivando uma performance adequada para bem representar o Brasil. Tenho o enorme apoio do Comitê Olímpico Brasileiro que não tem medido esforços para colocar em prática todas as necessidades que a preparação e o  treinamento de tiro esportivo demandam. Da CBTE que tem acatado todas às solicitações no sentido de bem preparar-nos. E espero que dentro em breve, também do Ministério do Esporte através do Plano Brasil Medalhas.