Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

ENTREVISTA DA SEMANA- YANE MARQUES

 A 1º entrevistada de 2014 na série “ENTREVISTA DA SEMANA” é a heroína e medalhista olímpica em 2012,  Yane Marques. Depois de entrar para a história como a primeira atleta a conseguir medalha no pentatlo para o Brasil, a pernambucana teve um 2013 excelente. Foi prata no mundial e bronze na final da Copa do Mundo, as duas competições mais importantes do ano.

1- Após ser medalhista olímpica em 2012 você esperava um 2013 tão bom como o que teve?

Não. Eu fiz um ano de manutenção e de testes. Fiquei feliz demais com minha temporada!

2- Quando você ganha uma medalha em um campeonato mundial ou etapa de Copa do Mundo recebe algum prêmio por parte da Confederação Brasileira de Pentatlo ou do COB? Ou recebe apenas a premiação da competição?
Da confederação? Não ganhei bonificação da confederação nem pelo bronze de Londres, quanto mais por etapas de copas ou mundial. Apenas recebo o que a competição oferece e quando oferece. O mundial por exemplo não dá nenhum bônus financeiro.

3- A que se deve sua melhora na parte de corrida. Dá para melhorar ainda mais?
Da pra melhorar sim. Se deve a condição que foi dada nessa prova durante os treinos. Identificamos que a corrida estava ainda inferior a das minhas adversárias e fizemos um trabalho duríssimo para chegar em Londres e eu conseguir segurar minha posição. Assim aconteceu!

4- A Federação Internacional irá testar a competição de esgrima em 2 dias. Você é a favor disso? Que outras mudanças você gostaria que acontecesse na modalidade?
Eu não sei como vai ficar a questão da pontuação da esgrima. Isso é ainda um pouco inquietante. Mas por ser em dois dias, por mim tudo bem! Não visualizo algo pra mudar. Ja mudamos tanto nesses últimos anos. 
5- O que mudou na sua vida um ano e meio após a medalha? Financeiramente mudou alguma coisa?
Financeiramente não tive maiores contribuições. Continuo com o exercito e as bolsas estadual e federal! Nenhum patrocínio privado. Mas o reconhecimento pós medalha aumentou 500%. É muito bom o carinho das pessoas nas ruas. Me estimula.

6- Quais seus planos para 2014? O mundial será seu foco principal? Vai aos Jogos Sul-americanos?
Essas duas são as principais pra 2014. Os planos é tentar repetir os índices de 2012. Voltar com tudo!

7- Eu entrevistei o Danilo Fagundes que citou " me perguntam se eu faço o esporte da loirinha" . Você enxerga atletas de base com potencial para continuar os seus bons resultados?

Sim. E torço para que eles possam dar continuidade ao trabalho que minha equipe técnica me oportunizou realizar ate hoje!

8- O que você mais gosta e o que menos gosta na vida de atleta?
Gosto de treinar. Não gosto de viajar e ficar longe de casa!

Nenhum comentário: