Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 29 de maio de 2013

MELHORES CAMPANHAS DO BRASIL EM COPA DAVIS DE TÊNIS



Da série Momentos Históricos do Esporte Brasileiro


Ao longo da história, o Brasil jamais chegou a uma final da Copa Davis de Tênis. Por 4 vezes, atingimos  a semifinal.

A 1º vez aconteceu em 1966 com Thomaz Koch, Édson Mandarino ( foto) e Luis Felipe Tavares. A campanha teve vitórias sobre a Dinamarca, a Espanha, a Polônia, a França e os EUA. Caímos na semifinal em Calcutá para a India por 3 a 2.

Em 1971 a equipe tinha Thomaz Koch, Édson Mandarino, Luis Felipe Tavares e Carlos Kirmayr. A campanha teve vitórias sobre o Equador, Chile, México e Tchecoslováquia. A dura derrota que nos tirou da final foi diante da Romênia por 3 a 2 fora de casa. 




Demorou 21 anos para o Brasil repetir uma semifinal em Davis. A equipe tinha Luiz Mattar, Jaime Oncins (foto) , Cássio Motta e Fernando Roese. Conseguimos vencer a Alemanha de Boris Becker por 3 a 1. Depois a Itália, 3 a 1. Na semifinal, derrota para a Suiça em Genebra por 5 a 0.
 

Mais nove anos e em 2000, a única semifinal da era Gustavo Kuerten. A equipe tinha também Fernando Meligeni, Jaime Oncins e André Sá. Vitórias sobre a França 4 a 1 e Eslováquia 3 a 2. Diante da Austrália com Lleyton Hewitt e Patrick Rafter, derrota por 5 a 0.

domingo, 26 de maio de 2013

JUDÔ- MEDALHISTAS OLÍMPICOS CONFIRMAM PRIMEIROS LUGARES NO MASTERS DA RÚSSIA

O Brasil levou seus 4 medalhistas olímpicos em Londres, para o Masters da Rússia. E todos eles conquistaram medalhas. As outras conquistas vieram com Victor Penalber e Maria Suelen. O único ouro veio com Mayra Aguiar, na categoria 78kg. A gaúcha  passou por Victoria Turks, da Ucrânia, por wazari e na semifinal pela sul-coreana Gyeong-Mi Jeong, por ippon. Na decisão bateu a húngara Abigel Joo também por wazari. Essa húngara fez boa campanha na Olimpíada, perdendo apenas para a campeã olímpica Kayla Harrison.  Mayra ficou 8 meses parada por contusão após a Olimpíada, mas nas 3 vezes que competiu depois disso, só levou ouro. Com medalhas de prata ficaram Sarah Menezes (48kg), Maria Suelen ( +78kg) e Rafael Silva ( +100kg). Outros 2 bronzes vieram com Victor Penalber (81kg) e Felipe Kitadai (60kg). No quadro de medalhas o Brasil ficou em 3º, atrás apenas de Japão e Mongólia. 

ATLETISMO- CAIO BONFIM  E  CARLOS CHININ SÃO MEDALHITAS EM PROVAS INTERNACIONAIS 

Na Guatemala tivemos a Copa Pan-Americana de marcha, prova de 20km. E o brasileiro Caio Bonfim obteve o BRONZE, com 1h25m37. O ouro ficou com Diego Flores, do México.  Já na Copa do Mundo de decatlo, na Áustria, Carlos Chinin ( foto) foi PRATA e fez índice para o mundial.

ATLETISMO- MURER É PRATA NA DIAMOND LEAGUE DE NOVA YORK

Fabiana Murer conquistou prata no salto com vara do Grand Prix de Nova York, etapa da Diamond League. Ela superou em apenas um salto a marca de 4m53 e não conseguiu saltar em 3 vezes, a marca de 4m63. O ouro ficou com a campeã olímpica Jennifer Suhr, dos EUA com os 4m63. Foi a primeira competição de Fabiana em 3 meses, após tratamento de lesão no pé.

VÔLEI DE PRAIA- BRASIL COM PRATA E BRONZE NO FEMININO NA ARGENTINA

Na etapa da Argentina do circuito mundial, os brasileiros deram vexame e ficaram sem medalha. A melhor dupla foi Bruno Schmidt e Pedro Solberg, em 4º lugar. O título ficou com Smedis/ Samoilovs da Letônia. Já entre as mulheres, Maria Elisa/Ágatha foram prata, perdendo a final para as holandesas Meppelink/van Gestel . Maria Clara e Carol ficaram com o bronze.

NATAÇÃO- CESAR CIELO VENCE PROVA  MAS COM TEMPO ABAIXO DE 22 SEGUNDOS

César Cielo venceu o Arizona Invitational na única prova que disputou ontem em  Arizona.  Ele nadou apenas os 50 livres com 22s01, derrotando o sul-africano Roland Schoeman. Cielo nadou no Maria Lenk 21s57, o 3º melhor tempo do ano na prova. Para sonhar com medalha no mundial, tem que nadar abaixo de 21s50.

HANDEBOL- SELEÇÃO FEMININA VENCE AMISTOSO CONTRA ÁUSTRIA
A seleção austríaca não está entre as melhores do mundo, mas veio fazer amistosos contra nossa seleção. No primeiro jogo, vitória brasileira por 36 a 23. A artilheira foi Alexandra com 5 gols. A seleção está mesclando atletas experientes com novatas. Lembrando que no final do ano tem campeonato mundial. Um novo jogo contra a Áustria será realizado terça-feira em Vitória.

TIRO- BRASILEIROS COMPETEM NA ALEMANHA

Os principais atiradores brasileiros como Julio Almeida, Felipe Wu, Cassio Rippel e Stenio Yamamoto estão na Alemanha e nesta semana disputam mais uma etapa da Copa do Mundo. Na etapa dos EUA, o melhor resultado foi o 5º lugar de Cassio Rippel.

terça-feira, 21 de maio de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: MARCELO CONTINI- JUDÔ

Esta semana o entrevistado é o judoca Marcelo Contini. Aos 24 anos, conquistou o bronze no Grand Slam de Baku, na categoria 73kg. Antes, havia sido ouro no Grand Slam do Rio de Janeiro em 2012. Atualmente é o número 15 do ranking.

1- Como será a disputa entre você e o Bruno Mendonça pela vaga no mundial já que ambos tem rankings parecidos ( Bruno é o 10)?  

Muito provavelmente irá ao mundial aquele que estiver melhor ranqueado antes do Mundial. Porém é importante lembrar que a CBJ pode levar, em duas categorias, 2 atletas. Portanto ainda existe a possibilidade de ir os 2. Mas isso não cabe à nós atletas. Me preocupo apenas em ter bons resultados para que possa ir conquistando meu espaço na seleção.

2- Como você analisou sua campanha e a medalha em Baku?

Foi uma competição muito boa, desde a primeira luta. Venci duas lutas e perdi a semifinal, quando tomei um ippon. Na disputa do bronze, perdendo de wazari, joguei faltando 1 segundo, o que deu um gosto muito especial na conquista. Fez o bronze ficar com um gostinho de ouro.



3- Quem é seu ídolo no esporte e porque começou a praticar a modalidade?
Hoje tenho o privilégio de ser amigo dos meu ídolos, como Tiago Camilo, Felipe Kitadai, Rafael Silva, entre outros. Fora do judô admiro Roger Federer e o  Kelly Slatter. Comecei a praticar judô muito cedo, com 4 anos. Meus pais escolheram o judô pois é uma modalidade que ajuda diretamente na formação da pessoa. Tudo começou apenas como uma brincadeira, quando fui perceber estava competindo. Dai em diante não consegui parar !

4- O que achou das novas regras implantadas após a Olimpíada?

As novas regras ainda estão sendo testadas e depois do Mundial do Rio, haverá uma avaliação para analisar se as mudanças foram boas ou não. Não acho boa ou ruim as mudanças, só estou me adaptando. A mais difícil para mim, foi não poder cortar a pegada com as duas mãos. Fazia muito isso, e agora tive que criar outras alternativas.

5- O judô é considerado um dos esportes em que o COB mais acredita em medalhas para 2016. Desde já, há uma cobrança maior por parte dos dirigentes em relação a resultados?

Estar na seleção de qualquer modalidade já exige bons resultados. Na seleção de judô, certamente há uma pressão maior, já que o judô é o esporte mais vitorioso do país em Olimpíadas. Porém essa pressão não é imposta por ninguém, nas realidade é algo natural em um grupo que tem tantas pessoas talentosas. O judô brasileiro hoje é uma potencia mundial, e portanto quem esta na seleção sabe lidar com este tipo de "pressão".

6- O que você mais gosta na rotina de judoca e o que menos gosta?

Gosto dos meus treinamentos, do meu dia dia como um todo. O que menos gosto é de me lesionar e, acredito que todo atleta não goste. Na realidade a lesão atrapalha o seu planejamento para alcançar seus objetivos. Mas mesmo assim, a lesão é sempre um aprendizado.

7- Qual sua principal característica no judô e o que acredita que precisa melhorar?

Minha principal característica acredito que seja ter uma boa pegada. Dificilmente perco a pegada na luta, em especial a pegada da manga. Alem disso acredito na vitoria ate o final. Agora tenho que melhorar tanta coisa que até fica dificil de falar. Movimentação das pernas, postura,técnicas. Tenho muito o que melhorar e na realidade isso é muito bom.

domingo, 19 de maio de 2013

GINÁSTICA RITMICA- RESULTADO INÉDITO NA BIELORRÚSSIA


A seleção de ginástica rítmica faturou pela 1º vez uma medalha em etapas da Copa do Mundo. A conquista do BRONZE veio com o conjunto na prova de três bolas e duas fitas, na etapa de Minsk, na Bielorrússia. A medalha foi assegurada com a nota 16,133, O ouro ficou com a Bielorrússia, país que foi medalha de prata na Olimpíada de Londres. A seleção brasileira foi renovada após ficar fora da Olimpíada 2012. Metade do grupo da seleção competiu pela primeira vez internacionalmente.  A seleção é formada por Eliane Sampaio, Beatriz Pomini, Débora Falda, Francielly Pereira e Gabrielle Silva e Bianca Mendonça

SALTOS ORNAMENTIAS- CESAR CASTRO É OURO EM PORTO RICO

 No Grand Prix de Porto Rico nosso melhor atleta, Cesar Castro, foi medalhista de OURO, com 467 pontos. Ele ficou a frente de um chinês, Sun Zhiyi e do austríaco Constantin Blaha. As gêmeas Nicoli e Natali Cru  foram prata na plataforma sincronizada, mas não fizeram índice para o mundial. Cesar e Cassius Duram foram bronze nos saltos sincronizados do trampolim de 3 metros. Por enquanto, apenas César Castro, no trampolim de 3 metros, e Hugo Parisi, na platafor

ATLETISMO- AUGUSTO, BRUNO LINS, DUDA E RONALD BRILHAM NO GP SP. 

 
Mais um meeting internacional, desta vez em São Paulo. Vamos aos destaques brasileiros
- Augusto Dutra venceu de novo o salto com vara com 5,75. Já havia vencido em Belém e Uberlândia com novo recorde sul-americano. Vai brigar para ficar entre os 8 melhores do mundial.
- Ana Claudia Lemos foi 3º nos 200 metros, mas fez índice para o mundial, 22s61. Já tinha índice para os 100 metros, prova que venceu em SP.
- Bruno Lins venceu os 200 metros ( já tinha índice) com seu melhor tempo do ano, 20s24. Lembrando que no último mundial ele foi 6º
- Ronald Julião venceu o lançamento do disco com a marca de 64m27, recorde do GP. Ele já tinha índice para o mundial.
- Duda ( foto)  venceu o salto em distância com 8m18, estabeleceu novo recorde da competição e ratificou o índice para o mundial.
Ainda no atletismo, no sábado no Desafio São Paulo/ Caixa de Revezamento, o Brasil garantiu 2 índices para o mundial de Moscou nos revezamentos 4x100 feminino e 4x400 masculino. Os quartetos serão formados por: Ana Cláudia Lemos, FrancielaKrasucki, Vanda Gomes e Rosângela Santos. No masculino: 
Pedro Burmann, Anderson Henriques, Jonathan Silva e Wagner Cardoso

HIPISMO- MAIS UM BOM RESULTADO DE DODA MIRANDA

Doda Miranda  montando AD Rahmannshof's Bogeno ficou em 6º na principal prova da 3º etapa do Global Champions, A F-1 do hipismo saltos. A americana Laura Kraut foi a grande campeã. No ranking da temporada, Doda é 3º. A liderança é de Laura Próxima etapa em junho em Londres. 



TRIATLO- PAMELLA OLIVEIRA VENCE COPA DO MUNDO DO MÉXICO


Mesmo sem contar com os principais nomes do triatlo mundial, o Brasil brilhou na etapa do México da Copa do Mundo. No feminino, OURO para Pamella Oliveira. A brasileira completou a prova com o tempo de 2h16m10, levando a melhor sobre a austríaca Lisa Perterer, que chegou 38 segundo depois, e da ucraniana Yuliya Yelistratova, 47 segundo mais lenta. No ano passado ela havia sido prata na mesma prova. No Pan de Guadalajara foi bronze. No masculino, Bruno Matheus foi 4º colocado e Danilo Pimentel 5º. O campeão foi Atem Parienko da Rússia.

NATAÇÃO- SELEÇÃO DEFINIDA PARA MUNDIAL

 O Brasileiro Senior de inverno chegou ao fim e ninguém conseguiu fazer índice para se juntar a turma que estava classificada após o Maria Lenk. O Brasileiro só serviu para definir vagas de revezamento. Confira a seleção brasileira para o Mundial de Barcelona, provas olímpicas 

Masculino
50m livre: Cesar Cielo e Marcelo Chierighini
100m livre: Marcelo Chierighini, Nicolas Oliveira e Fernando Ernesto (ambos com o mesmo tempo)
200m livre: Nicolas Oliveira
200m costas: Leonardo de Deus
200m borboleta: Leonardo de Deus
100m peito: João Gomes Junior e Felipe Lima
200m medley: Henrique Rodrigues e Thiago Pereira
400m medley: Thiago Pereira

Feminino
50m livre: Graciele Hermann e Alessandra Marchioro
100m costas: Etiene Medeiros
200m medley: Joanna Maranhão
400m medley: Joanna Maranhão

Revezamentos
4x100m livre Feminino : Alessandra Marchioro, Daynara de Paula, Larissa Oliveira e Graciele Hermann
4x100m livre Masculino : Marcelo Chierighini, Nicolas Oliveira e Fernando Ernesto Santos (ambos com o mesmo tempo), Bruno Fratus ou Vinícius Waked
4x200m livre Masculino : Nicolas Oliveira, João de Lucca, Fernando Ernesto e Vinícius Waked
4x200m livre Feminino: Manuella Lyrio, Jessica Cavalheiro, Carolina Bilich e Larissa Oliveira
4x100m medley Masculino: Daniel Orzechowski (costas), João Gomes Junior (peito), Thiago Pereira (borboleta) e Marcelo Chierighini (livre)
4x100m medley Feminino: Etiene Medeiros (costas), Beatriz Travalon (peito), Daynara de Paula (borboleta) e Alessandra Marchioro (livre)

BOXE- CLÉLIA NA FINAL DO PAN

O Brasil levou 6 atletas para o Pan da Venezuela. Três delas foram eliminadas logo na primeira luta, Aline Silva, Daniele Bastieri e Margareth Diaz. Marcia Silva e Jessica estão nas semifinais. E o grande destaque até agora é Clélia Costa que venceu duas lutas e está na final da categoria até 51kg.

ESGRIMA- RESULTADOS DA ETAPA DO RIO DA COPA DO MUNDO ESPADA

O Rio de Janeiro sedou uma etapa da Copa do Mundo, na espada feminina. A melhor brasileira foi Clélia Guilhon em 53º lugar. Clarisse Menezes foi 71º. O título ficou com Lam Chin da Coréia do Sul.


TÊNIS DE MESA- RESUMO DO MUNDIAL

A China mais uma vez massacrou os adversários no mundial. Todos os semifinalistas no masculino e feminino foram chineses. O Brasil teve Gustavo Tsubói e Cazuo Matsumoto chegando até a 2º rodada da chave principal, entre os 64 melhores do mundo. Tsubói perdeu para o chinês 4 do mundo e Cazuo para um adversário 28 do mundo. Até poderia vencer. O destaque foi Hugo Calderano que passou por toda a fase de qualificação e chegou a fase principal, caindo na primeira rodada, assim como Thiago Monteiro. No feminino, Jéssica Yamada e Lígia Silva passaram pelo qualificatório e caíram na 1º rodada da chave principal, assim como Caroline Kumahara.


TIRO COM ARCO- RESULTADOS DOS BRASILEIROS NA COPA DO MUNDO DA CHINA

Nesta semana, os brasileiros participaram da Copa do Mundo da China. A equipe masculina terminou em 9º lugar e foi composta por Daniel Xavier, Bernardo Oliveira e Marcos Bortoloto. O título ficou com a Coréia. No individual Ana Marcelle, Daniel Xavier, Bernardo Oliveira e Marcos Bortoloto cairam na segunda rodada. Títulos para Jim Hyek  e Ok Yun, ambos da Coréia.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: JOSIANE LIMA- TAEKWONDO

O principal destaque do taekwondo brasileiro no Aberto do Canadá foi Josiane Lima. A paraense de 25 anos, foi medalha de prata na categoria até 57kg. A garota que foi levada para praticar desenho e pintura aos 8 anos, se interessou pela modalidade. Nesta entrevista, ela comenta seu resultado no Canadá, a falta de estrutura ideal para treinamentos e o critério para a definição dos representantes da modalidade na Rio 2016.

Como foi a disputa do Aberto do Canadá em que você conquistou a medalha de prata?

A competição foi de alto nível pois contou com a presença de grandes atletas do cenário internacional, principalmente da América. Ao todo, fiz 4 lutas. Na semi, venci no ponto de ouro. Na final, tive falhas no bloqueio e deixei a vitória escapar, perdendo por pontos. Vale ressaltar, que o México utilizou esta competição como seletiva para definir seus titulares no mundial deste ano. 

Na Olimpíada, tivemos erros absurdos de arbitragem. Neste torneio no Canadá, a situação melhorou?

Infelizmente, erros de arbitragem ainda ocorrem nas competições de taekwondo, mesmo com a tecnologia já empregada e a mudança nas regras do esporte. Nesta competição não foi diferente. Presenciei uma decisão tendenciosa no ponto de ouro, contra uma atleta brasileira da minha equipe. Ainda assim, a maioria das lutas ocorreu sem questionamentos. O que observo é que os erros de arbitragem ocorrem com maior freqüência nos campeonatos nacionais.

A Confederação não bancou a viagem para o Canadá?Como você conseguiu os recursos?

A Confederação Brasileira de Taekwondo não bancou esta viagem. Retirei dinheiro de renda própria, para bancar os custos totais da  competição (inscrição, passagem, hospedagem e alimentação).

A sua categoria foi disputada na última Olimpíada. Você sabe se as categorias são permanentes em todos os jogos, ou mudam?
Existem 4 categorias olímpicas no feminino e 4 no masculino, porém, o país precisa escolher apenas 2 do feminino e 2 do masculino para participar de uma seletiva olímpica. Os escolhidos ganham a chance de disputar uma vaga olímpica, portanto, a definição de quem participa dos Jogos Olímpicos parte da escolha de categorias pela Comissão Técnica. Nas Olimpíadas do Rio, teremos 4 vagas garantidas, mas 4 categorias ficarão de fora. Caberá à Confederação Brasileira escolher os participantes.

Quem é seu ídolo no esporte e como começou no Taekwondo?

Admiro o Anderson Silva como atleta, por sua forma de lutar, ousado, criativo, destemido. Lutador com perfil diferenciado. Comecei a prática do esporte,com apenas 8 anos de idade, juntamente com meu pai e meu irmão mais novo. Na verdade, enquanto os “homens da casa” iriam treinar, eu iria ter aulas de desenho e pintura, em frente à academia de taekwondo. Mas após assistir uma aula, decidi o que realmente queria. Em resumo, os dois desistiram e eu continuei na luta, persistindo até hoje.
Você tem boa estrutura para treinar no Brasil?
Definitivamente o Brasil não proporciona uma estrutura ideal de treinamento para a maioria dos atletas. Falando especialmente do Taekwondo, até hoje não temos, por exemplo, um centro com estrutura adequada (equipamentos, equipe multidisciplinar, alimentação, hospedagem) para receber atletas de outros países em intercâmbios e, até mesmo, para o treinamento da própria seleção brasileira. O que ocorre atualmente, na tentativa de minimizar essa problemática, é a união dos atletas formando equipes independentes. Cada grupo busca, por conta própria, apoio necessário para se manter. Hoje, faço parte da equipe Taewondo Olimpic, com sede no Rio de Janeiro, no comando do técnico Vander Valverde.

Quais seus principais objetivos em 2013?
Meu principal objetivo este ano é retornar para a seleção brasileira, pois após anos de seleção,  perdi a seletiva que definiu a seleção 2013. Além disso, pretendo manter-me como primeira colocada no ranking nacional; espero conquistar mais medalhas internacionais e conseqüentemente, mais pontos no ranking mundial.

Cite seus patrocinadores e apoiadores?

Atualmente, faço parte de um projeto das forças armadas, que incorporou muitos atletas, de várias modalidades olímpicas. Represento assim, o Exército Brasileiro como 3 Sgt Josiane, em competições nacionais, internacionais, civis e militares. Além disso, tenho apoio do Governo Federal, do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura de Belém através da Pará Segurança.

domingo, 12 de maio de 2013

TÊNIS DE MESA- MUNDIAL DA FRANÇA


A partir desta segunda-feira, 464 atletas no masculino e 365 no feminino, disputam o mundial de tênis de mesa individual e de duplas em Paris. O Brasil estará representado por 8 atletas, 5 no masculino e 3 no feminino. No masculino Cazuo Matsumoto ( foto) e Gustavo Tsubói já estão na chave principal com outros 64 atletas. Os outros 64 virão do qualificatório. Neste qualificatório Eric Jaouti e Hugo Calderano disputam a fase de grupos. Thiago Monteiro já está na final do mata-mata, dentro do qualificatório. No feminino, nenhuma brasileira na chave principal.  Lígia Silva e Jéssica Yamada terão de passar pelos grupos e depois pelo mata-mata do qualificatório, em que já está Caroline Kumahara ( foto). Vendo os grupos, todos os brasileiros podem avançar, mas no mata-mata vai depender do adversário para poderem chegar a chave principal. Pelo ranking que tem hoje ( está entre os 50 melhores), Cazuo Matsumoto é quem tem mais chances de ficar entre os 32 melhores do mundo.

CICLISMO BMX- MAIS UM ÓTIMO RESULTADO DE RENATO REZENDE

 Na 2º etapa da Copa do Mundo realizada na Argentina, Renato Rezende conseguiu mais um resultado histórico. Ficou em 4º lugar. O campeão foi Connor Fields dos EUA. Na 1º etapa da Copa do Mundo, Renato havia ficado em 6º.  No feminino, na Argentina, a melhor brasileira foi Bianca Quinalha em 13º. Título para Reade Shanaze da Grã-Bretanha.

ATLETISMO- BRUNO LINS E AUGUSTO DUTRA SÃO DESTAQUES NO GP DE BELÉM

No Grande Prêmio Brasil, primeira competição internacional disputada na temporada em solo brasileiro, um dos destaques foi Augusto Dutra, que venceu o salto com vara com 5m70 e ratificou o índice obtido anteriormente. Na mesma prova o experiente Fábio Gomes se contundiu e deve ficar fora do mundial. Bruno Lins venceu os 100 e 200 metros livres, fazendo índice nesta última, junto com Aldemir Gomes. Quem também fez índice foi Kleberson Davide nos 800 metros. Ele que não competiu na Olimpíada por estar com dor de garganta.  Ana Claudia Lesmo venceu os 100 metros feminino e estabeleceu novo recorde sul-americano. Geisa Arcanjo ganhou o arremesso de peso e Mauro Vinícius o salto em distância, com marcas próximas das exigidas para o mundial.

TIRO- CASSIO RIPPEL É 5º NA COPA DO MUNDO

Um ótimo resultado brasileiro na etapa da Copa do Mundo dos EUA. Cassio Ripel foi 5º colocado na prova de carabina deitado. O campeão foi Valerian Sauveplane da França.

BOXE- PANAMERICANO FEMININO

Sem a nossa medalhista olímpica Adriana Araújo e ainda as que também estiveram na Olimpíada, Roseli Feitosa e Érika Matos, todas afastadas segundo a Confederação por estarem sem condições físicas ou técnicas, o Brasil disputará a partir de quarta-feira o Panamericano feminino com novas atletas. São elas: Aline Silva, Clélia Costa, Daniele Bastieri, Márcia Oliveira, Jéssica Silva e Margareth Diaz.
 
SALTOS ORNAMENTAIS- RESULTADOS DO GP DE FORT LAUDERDALE

No Grand Prix de Fort Lauderdale, Cesar Castro no trampolim 3 metros e Hugo Parisi na plataforma, superaram o índice exigido e estão classificados para o Mundial de Esportes Aquáticos em julho. Já as gêmeas Natali e Nicoli Cruz fizeram 244,44 pontos e o índice era de 285 pontos. Terão nova chance, assim como Cassius Duran, no GP de Porto Rico semana que vem. Nenhum brasileiro chegou a final da competição.

E segundo informações do ótimo blog do Coach, um atleta brasileiro, ainda não divulgado, foi pego no exame antidoping após uma competição internacional. Vamos aguardar o nome.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A PRATA DO REVEZAMENTO 4x100 MASCULINO EM SYDNEY 2000

Da série: Momentos históricos do esporte brasileiro


A Olimpíada de 2000, em Sydney na Austrália foi frustrante para o esporte brasileiro pela ausência da medalha de ouro. Foram 6 pratas e 6 bronzes.

Das medalhas de prata, uma das mais emocionantes foi obtida pelo revezamento 4x100 masculino no atletismo no penúltimo dia da Olimpíada. O melhor resultado da história em revezamentos.

A equipe brasileira era composta por Vicente Lenilson, Claudinei Quirino, Edson Luciano e André Domingos e  só ficou atrás da equipe americana com Jon Drumond, Brian Lewis, Maurice Greene e Bernard Williams. O bronze foi para Cuba.

Os tempos: EUA 37s61, Brasil 37s90 e Cuba 38s04.

Dos 4 atletas brasileiros nenhum conseguiu ser medalhista no individual em Olimpíadas. Claudinei Quirino foi o de maior destaque. Mas o revezamento brasileiro era muito bem treinado e as ótimas trocas de bastão fizeram com que o resultado histórico aparecesse.

Confira o vídeo com narração de Galvão Bueno

domingo, 5 de maio de 2013

VÔLEI DE PRAIA- TÍTULO BRASILEIRO EM SHANGAI

Na primeira grande competição da temporada, o Grand Slam de Shangai, título para o Brasil no feminino com Talita/ Taiana. Na final elas bateram as austríacas Schwaiger por 2 a 0. Antes, na semifinais bateram Maria Clara/ Carol, que acabaram com a medalha de bronze. No masculino  Pedro/Bruno foram prata, Ricardo/ Álvaro bronze. O título ficou com a dupla americana Gibb/ Patterson

JUDÔ- PESADOS SÃO OURO PARA O BRASIL NO AZERBAIJÃO 

 
Num Grand Slam em que o Brasil não mandou sua equipe principal, assim como os países mais tradicionais da modalidade, conseguimos 4 medalhas: os pesados Maria Suelen e Walter Santos foram ouro. David Moura foi prata, tendo perdido a final para Walter. Marcelo Contini foi bronze. No quadro geral de medalhas, o Brasil ficou em 3º, atrás do Azerbaijão e da Mongólia. Para chegar ao ouro, Suelen passou por Ivana Sutalo da Croácia e pela outra brasileira Claudirene Cezar na semifinal,  antes de imobilizar a turca Belkys Kaya na decisão.  Walter passou por Bitiev do Azerbaijão, Boldpurev da Mongolia e chegou a final brasileira.



RESULTADO DA ENQUETE:

Como deveria ser o torneio de futebol masculino em uma Olimpíada?
37% não deveria ter futebol na Olimpíada,  37% ser igual a Copa do Mundo, 25% manter o modelo atual

TAEKWONDO- BRASILEIROS CONQUISTAM 6 MEDALHAS NO CANADÁ.

Sem o apoio financeiro da Confederação ( nem noticiar no site fizeram), atletas brasileiros foram disputar o Aberto do Canadá. E voltaram com 6 medalhas: 2 pratas e 4 bronzes. Foram prata: Josiane Lima ( 57kg) e Karen Santos ( 62kg). Conquistaram bronze Fernanda Mattos ( 49kg) , Natalia Falavigna ( 73kg), Luiz Felipe Vignoli ( +87kg)  e Ana Souza. Diogo Silva competiu mas ficou fora dos pódio.

RESULTADO DA ENQUETE:

Você gostou da indicação de Zanon como técnico da seleção de basquete?
Sim 100%

SALTOS ORNAMENTAIS- CESAR CASTRO OBTEM ÍNDICE PARA MUNDIAL

Cesar Castro competiu no Grand Prix do Canadá e conseguiu índice para o mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona em julho.  Na prova de trampolim 3 metros ele totalizou 407,80 pontos. O índice era de 395 pontos. Cesar chegou até as semifinais da competição. No próximo final de semana, Cesar se junta a Hugo Parisi, Cassius Duran e as gemias Natali e Nicoli Cruz para um Grand Prix nos EUA. Os outros saltadores terão de repetir os índices obtidos no Troféu Brasil para irem a Espanha.
A seleção brasileira esta no México para as disputas do Pan-Americano de ciclismo estrada, com 15 atletas.

ESGRIMA-  RESULTADOS DOS BRASILEIROS

Nosso melhor esgrimista continua sendo Renzo Agresta. O único que ainda consegue ficar entre os 50 melhores na maioria das competições que disputa. Renzo foi 38º na etapa de Chicago da Copa do Mundo, no sabre. O título ficou com Matyas Szabo da Alemanha. No feminino, Marta Baeza foi 125º e Elora Pattaro 127º. Título para Kim Jiyeon da Coréia do Sul.

HIPISMO- DODA É BRONZE NO GLOBAL CHAMPIONS DE MADRI

Na primeira etapa do Global Champions Tour, a F-1 do hipismo saltos, Doda Miranda obteve um ótimo resultado. Em prova disputada sábado com obstáculos a 1m60, Doda foi medalha de bronze. Michael Whitaker da Grã-Bretanha foi ouro.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

MAURO RIBEIRO: O BRASILEIRO QUE VENCEU UMA ETAPA DO TOUR DE FRANCE


Da série Momentos Históricos do Esporte Brasileiro

O ciclismo brasileiro não tem tradição de grandes resultados internacionais. Jamais conquistamos medalha olímpica e até em Pan temos dificuldades de chegar ao pódio.

O resultado mais expressivo em provas de estrada, aconteceu em 14 de julho de 1991. Aos 26 anos,  Mauro Ribeiro venceu a 9º etapa da prova mais tradicional do ciclismo mundial, o Tour de France, entre Alençon e Rennes. Foi o único triunfo de um brasileiro em etapas da prova.  Mauro fazia parte da equipe RMO, mas não era um especialista em provas por equipes.

No dia da etapa, a equipe RMO não estava bem na classificação e precisava da vitória. Quando faltavam 40km para acabar a etapa de um total de 168km, Mauro se juntou a um grupo de 16 ciclistas a frente do pelotão. Faltando 400 metros para a chegada, o brasileiro conseguiu uma vantagem e venceu a etapa.

Uma semana depois,  Mauro Ribeiro ainda foi 3º colocado em outra etapa.  O campeão da edição 1991 do Tour de France  Miguel Indurian da Espanha. Na classificação geral, Mauro Ribeiro ficou em 47º.

Quando abandonou as estradas, Mauro se tornou treinador e teve passagem a frente da seleção brasileira. Hoje é dono da marca " Mauro Ribeiro" especializada em roupas e acessórios para ciclistas.

Trabalhei com Mauro no Pan de Guadalajara na Record News em que ele comentou a modalidade. Uma pessoa fantástica e expert em todas as provas de ciclismo. Mais um herói brasileiro. Reveja o resumo da prova: