Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 23 de abril de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: CAZUO MATSUMOTO - Tênis de mesa

O ano de 2013 está sendo excelente para o mesa-tenista Cazuo Matsumoto. De número 91 em março, pulou para a 45º posição no ranking mundial em abril, após conquistar  o aberto da Espanha ( 1º latino a vencer uma etapa do circuito)  e principalmente sua campanha na Copa do Mundo por equipes, quando venceu 4 dos 5 jogos, incluindo a vitória sobre o japonês Mizutani número 9 do mundo. Cazuo tem 27 anos e respondeu sobre seu atual momento.

1- A que se deve sua fase espetacular em 2013?

Acho que é resultado de muita dedicação, treino, luta, vontade e muitas outras coisas juntas. Mas acho que um grande fator foi meu amadurecimento. Consigo entender muito mais meu jogo e o que preciso fazer.

2- Os ótimos resultados obtidos nos últimos meses te fazem mais respeitado pelos adversários?

Pode ser que sim, mas o Brasil ja era muito respeitado mundialmente pelos resultados do Cláudio Kano, Hugo Hoyama e o Thiago Monteiro. Então acho que em nenhum adversário que entrou na mesa comigo jogou achando que ia ganhar fácil.

3- Existe pressão por você ser agora um TOP 50 do mundo?

Sim, mas prefiro não pensar muito nisso. Prefiro focar no meu jogo e pensar no que eu preciso fazer para melhorar mais.




4- Você era apontado como um dos favoritos no Pré-Olímpico realizado no Rio e que classificou 6 atletas do continente para a Olimpíada? Passado um ano, o que faltou para que você conseguisse a vaga olímpica?
Acho que o grande fator foi a experiência no evento. Foi o meu primeiro pré-olímpico e acho que senti uma pressão maior na hora. Aprendi muito com aquelas derrotas e graças a Deus consegui melhorar.

5- No que você acha que precisa melhorar no seu jogo?

Acho que muita coisa ( eehhehe). Meu jogo é bem limitado ainda mais por ser caneteiro ( modo de pegar na raquete). Então eu tenho que fazer muito bem o que eu faço pra poder jogar no alto nível. Preciso melhorar de tudo um pouco, mas principalmente minha troca de bola ou Rali.

6- Você, Tsubói e Thiago estão há algum tempo na seleção. Acredita que até 2016 algum novo nome da nova geração pode alcançar o nível de vocês e estar na próxima Olimpíada?

Sim. Acho que tudo é possível, do mesmo jeito que hoje cheguei a 45 do mundo, os outros podem chegar também e temos 3 anos ainda.

7- O que você mais gosta e o que mais odeia na vida de atleta?

Gosto das amizades que eu faço e dos lugares que eu acabo conhecendo em viagens. Odiar acho que não, mas se tivesse um pouco mais de ferias seria bom  (hehehe).

8- Cite quem te apoia e patrocina?

A Cbtm, Butterfly, São Caetano do Sul, bolsa atleta, meus pais, minha família, amigos, companheiros de treino, técnicos e Deus.

Nenhum comentário: