Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Resumo do Pan- parte 2- modalidade por modalidade

Olá amigo leitor. Hoje prossigo com a 2º parte do comparativo da participação brasileira no Pan de Guadalajara em relação ao Pan do Rio de Janeiro. Até a semana que vem, posto a parte final




HANDEBOL
- pioramos

No Pan de 2007 foram 2 ouros e vagas olímpicas. Agora, só a seleção feminina foi ouro, arrasando os adversários e e se garantindo em Londres 2012

Destaque- ponteira Fernanda- apenas 22 anos foi a artilheira do Pan com 35 gols.

Decepção- técnico da seleção masculina, o espanhol Javier Cuesta. Até agora, não obteve nenhum grande resultado com a seleção.

Quem tem chance em Londres: seleção masculina tentará vaga olímpica, num duríssimo Pré-Olímpico mundial. Chances remotas de vaga. Seleção feminina terá o mundial em dezembro em São Paulo para avaliar em que estágio se encontra. Acredito que possamos chegar a uma quartas-de-final olímpica.
-----------------------------------------------------------

 HIPISMO- pioramos
Pan 2007- 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes
Pan 2011- 1 prata e 2 bronzes. A prata veio com a equipe de saltos. Os bronzes com a equipe de CCE e com Bernardo Resende nos saltos.

Destaque- na fortíssima disputa por equipes de saltos, que contou com canadenses e americanos com força máxima,  pois valia vaga olímpica, o Brasil ficou com a prata.

Decepção- atletas do adestramento. O Brasil chegou sonhando com medalha e vaga olímpica, mas ficou em 5º por equipes e no individual Mauro Pereira foi o melhor em 9º. Rogério Clementino e Luisa Tavares foram uma lástima.

Quem tem chances em Londres: o Brasil tem uma equipe com chances de brigar por medalhas nos saltos. Temos 3 cavaleiros de excelente nível: Rodrigo Pessoa, Doda Miranda e Bernardo Alves. No CCE iremos apenas participar.
------------------------------------------------
JUDÔ- melhoramos
Pan 2007- 4 ouros, 6 pratas e 3 bronzes
Pan 2011- 6 ouros, 3 pratas e 4 bronzes

Quem foi ouro- todos vieram com os homens: Felipe Kitadai, Bruno Mendonça, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Luciano Correa e Leandro Cunha.

Destaque- só Luciano Correa teve que suar muito para ganhar o ouro. As outras finais foram tranquilas. Para mim, os melhores foram Tiago Camilo, Guilheiro e Leandro Cunha.

Decepção- judô feminino. Uma equipe que tinha Rafaela Silva, Mayra Aguiar e Sarah Menezes, todas medalhistas em mundial, não podia terminar sem  ouro.

Quem tem chances em Londres: Mayra deu azar de cruzar a campeã mundial logo na segunda rodada, mas tem todas as chances de medalha olímpica assim como Sarah  e Rafaela Silva. Entre os homens, Guilheiro e Leandro Cunha vivem fase excepcional, mas não dá para descartar Tiago Camilo e Luciano Correa.
--------------------------------------------------------

LUTA- pioramos
Pan 2007- 1 prata e 2 bronzes
Pan 2011- 1 prata ( Aline Ferreira) e 1 bronze ( Joice Silva)

Destaque- Aline Ferreira. Nossa medalhista de prata, é hoje o grande nome da modalidade no Brasil

Decepção- nossa equipe masculina. Entra ano, sai ano e o masculino não consegue ao menos repetir os resultados das mulheres.

Chances em Londres- acredito que Aline e Joice podem se classificar. Medalha, como vimos no mundial, é outra realidade.
-------------------------------------------------
LEVANTAMENTO DE PESO- melhoramos
Pan 2007- nenhuma medalha
Pan 2011- o ouro de Fernando Saraiva

Destaque- Fernando Saraiva foi o 1º brasileiro na história do levantamento de peso, a conseguir um ouro em Jogos Panamericanos.

Chances em Londres- Saraiva deverá ter a vaga olímpica. Ficar entre os 10 melhores já será um ótimo resultado
-------------------------------------------------------------
NADO SINCRONIZADO- igual 2007

Assim como no Rio, foram 2 medalhas de bronze no dueto e equipe. Sempre atrás dos EUA e Canadá e a frente do México

Chances em Londres- Equipe já está eliminada e dueto tentará vaga no Pré-Olímpico de 2012.
-----------------------------------------------------
NATAÇÃO- melhoramos
Pan 2007- 10 ouros, 8 pratas e 10 bronzes
Pan 2011- 10 ouros, 9 pratas e 6 bronzes

Com os EUA com time B, novamente o Brasil detonou nas piscinas. Mas os ouros vieram com os atletas já famosos: 4 de Thiago Pereira, 2 de Cesar Cielo, 1 de Felipe França e 2 no revezamento. A novidade foi o ouro de Leonardo de Deus nos 200 borboleta.

Destaque- Thiago Pereira- mesmo enfrentando adversários de nível duvidoso, mostrou muita gana para ganhar novamente uma série de medalhas, assim como em 2007.

Momento surpreendente- nunca tinha ouvido falar de Graciele Herrman, prata nos 50 livres. Tomara que seja um nome para substituir as experientes Fabíola Molina e Joana Maranhão

Decepção- Kaio Marcio. Assim como no mundial, foi muito mal. Só bronze nos 200 borboleta. Será o final de carreira? Quem também decepcionou foi nossa natação feminina. Nenhum ouro numa competição de nível fraco.

Chances em Londres- chances reais de medalha só mesmo com Cesar Cielo nos 50 livres. Felipe França, Thiago Pereira e o revezamento 4x100 precisam melhorar para sonharem com bronze.
--------------------------------------------------------

PENTATLO- pioramos
Em 2007, Yane Marques foi ouro. Em 2010,  foi prata

Decepção- Yane Marques está entre as melhores do mundo. Liderou a prova, mas novamente teve problemas no combinado tiro-corrida, ficando com a prata. No masculino, continuamos longe dos primeiros lugares.

Chances em Londres- Yane precisa descansar da fortíssima temporada, se recuperar fisicamente para poder estar entre as 8 melhores em Londres 2012.
--------------------------------------------------------
POLO-AQUÁTICO- pioramos
Em 2007 fomos prata no masculino. Agora 2 bronzes.

MOMENTO MARCANTE- seleção masculina teve tudo para repetir a prata. Chegou a abrir vantagem contra o Canadá, mas vacilou e permitiu a virada do adversário na semifinal.

Chances em Londres- o Pan dava vagas olímpicas aos campeões. Agora, teremos que disputar um Pré-Olímpico mundial. Novamente, como ocorre desde 1988,  deveremos assistir a modalidade na Olimpíada pela TV.

Nenhum comentário: