Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 28 de junho de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- PAMELLA OLIVEIRA- TRIATLO



A entrevistada desta semana é Pamella Oliveira, uma das melhores triatletas brasileiras, já classificada para o Pan de Guadalajara e com chances de chegar a Londres 2012. Hoje com 23 anos, Pamella começou a praticar o triatlo em 2007. Antes era nadadora. Ela respondeu a 5 PERGUNTAS


1- O triatlo brasileiro já esteve entre os melhores do mundo na década de 90. Hoje ocupa uma posição intermediária no cenário internacional. Porque, na sua opinião, tivemos essa queda?

Eu acredito que isso se deve muito ao crescimento de outros países que na década de 90 eram poucos desenvolvidos no esporte. O triatlo foi introduzido nos Jogos Olímpicos de 2000. Antes disso não havia preocupação com preparação para ganhar medalhas. A partir de Sydney, as grandes potência esportivas passaram a investir mais na busca de medalhas e talvez tenha faltado ao Brasil uma melhor política de renovação e preparação de atletas, como está sendo feita agora em Rio Maior.

2- Você é a número 3 do ranking nacional da Confederação. Quais as chances de classificação olímpica?
A classificação olímpica se dá no ranking olímpico em que sou a segunda brasileira, embora com muito pouca diferença da terceira atleta. Minhas últimas provas não foram bem sucedidas,mas as chances ainda não estão descartadas. Ainda tem mais uma temporada de provas  e espero me  recuperar.

3- Qual a sua prova preferida no triatlo e qual a melhor situação climática para competir?
Gostei muito do percurso da WCS Londres,onde será as Olímpiadas 2012. Natação num lago,o percurso de ciclismo é técnico mas totalmente plano e também uma corrida plana. E ainda tem o fator climático, que não é nem muito quente nem muito frio, ótimo pra competir.

4-Em qual prova do triatlo você precisa melhorar para sonhar com uma participação olímpica?

Melhorando a minha corrida, terei mais chances. Porém, triatlo são 3 modalidades realizadas juntas. A melhora tem que ser dentro da prova. Após nadar e pedalar forte, preciso começar a correr melhor e isso está acontecendo aos poucos.

5- O que te dá prazer e o que é mais cansativo na vida de atleta?
Adoro competir! Adoro melhorar marcas e resultados. Adoro a sensação de 'dar o melhor de si' mesmo que isso não signifique ganhar. O que eu acho mais cansativo na vida de atleta profissional é sempre estar preocupada com o futuro,com a renda, porque enquanto treinamos duro pra chegar onde queremos, não sobra tempo pra mais nada. Agradeço todo o apoio que eu tenho,que hoje me deixa tranquila pra treinar e competir. Mas esse tipo de preocupação cansa mais que os treinos. Ainda não conheço um atleta que receba aposentadoria por ter ganhado uma medalha para o seu país, por mais que ele tenha dedicado o maior tempo de sua vida para isso.

Nenhum comentário: