Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MUNDIAL DE HANDEBOL: BRASIL EM CHAVE COMPLICADA



        Olá amigo leitor. Hoje dou uma pausa nas retrospectivas 2010 para escrever sobre o mundial de handebol masculino que começa nesta quinta-feira na Suécia. O grande objetivo da seleção brasileira comandada pelo espanhol Javier Garcia é passar da primeira fase. Em 2009 fomos muito mal terminando em 21º com um técnico nacional.  Agora será o primeiro grande teste para o treinador estrangeiro.
        A competição reunirá 24 equipes, divididas em 4 grupos de 6 seleções. Somente os 3 melhores de cada grupo avançam para a segunda fase. Para o Brasil a estréia é decisiva. Vamos pegar nesta sexta-feira a Áustria, a mais fraca das européias do grupo. O jogo do grupo B acontece as 18h30 horário de Brasília e terá transmissão do Esporte Interativo. Os austríacos ficaram em 9º no campeonato europeu e não disputam um mundial desde 1993. Se o Brasil vencer ( chance de 50%), tem grandes possibilidades de  se classificar. Com uma derrota, cumpriremos tabela no mundial.
        O jogo mais difícil é o segundo contra a Islândia, vice-campeã olímpica e 3º no europeu. O pouco divulgado país virou potência no esporte. Nossa chance de vitória é de 20%.
        O terceiro jogo é contra a Hungria que já foi semifinalista olímpica há algum tempo e 6º no último mundial. Os hungaros não vivem um grande momento mas ainda são favoritos. Se o  Brasil  defender bem  poderá surpreender. Chance de 40%
        O quarto jogo é contra a Noruega, vencida por nós em um amistoso semana passada. Mas treino é treino, jogo é jogo. Os noruegueses foram 9º no último mundial e não estiveram na Olimpíada. Podemos avaliar em 40% nossa chance de vitória. Este pode ser o jogo decisivo.
        O último jogo é o mais fácil contra o Japão, mas pode não significar nada se tivermos vencido apenas um europeu. Contra os japoneses chance de vitória de 90%.
        Confira as outras chaves. As seleções são relacionadas por ordem de força técnica. Grupo A ( o mais forte): França, Alemanha, Espanha, Egito, Tunísia e Bahrein. Grupo C: Croácia, Dinamarca, Sérvia, Romênia, Austrália e Argélia. Grupo D ( o mais fraco): Suécia, Polônia, Coréia do Sul, Eslováquia, Argentina e Chile. A França atual campeã mundial e olímpica é a favorita ao título junto com Islândia, Dinamarca, Croácia, Suécia, Alemanha e Polônia.
        Nos últimos amistosos o Brasil mostrou um grande poder ofensivo mas muitas falhas defensivas. Contra times europeus tomar muitos gols é fatal.
O elenco brasileiro:
Goleiros-Alê ( Chapecó), Ferrugem ( Metodista) e Rick ( Unopar)
Armadores: Zepan ( Taubaté), Zeba ( Pinheiros), Gui ( Pinheiros), Japa ( Metodista) e Jackson ( Chapecó)
Pontas: Tupan ( Metodista), Felipe Borges ( Pinheiros), Chiuffa ( Metodista), Gil ( Metodista) e Guilherme ( Pinheiros)
Central: Léo Bortolini ( Unopar)
Pivôs: Tchê ( Pinheiros e Vinícius ( Metodista)


RESULTADO DA ENQUETE
Você gostou da logomarca da Olimpíada Rio 2016?
61% Sim
39% não

RESULTADO DA ENQUETE
Você gostou da escolha de Enio Vecchi como técnico da seleção feminina de basquete?
71% sim
29% não
 

Nenhum comentário: