Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

JUDÔ BRASILEIRO EM SEU MELHOR MOMENTO NA HISTÓRIA



Espetacular a participação brasileira no Campeonato Mundial de Judô realizado no Rio de Janeiro. Em 16 categorias, conseguimos 3 medalhas de ouro e um bronze. No quadro geral o Brasil ficou em segundo lugar, atrás apenas do Japão, com as mesmas 3 de ouro, mas com duas de prata. Alias, os japoneses só conseguiram virar o resultado no último dia, pois não haviam ganho nenhum ouro até então. Mesmo assim, o desempenho dos japoneses ( inventores do judô) ficou abaixo do esperado. O Brasil superou potências como França, Cuba, Rússia e Geórgia.
O grande nome brasileiro no mundial foi Tiago Camilo. Como um Mike Tyson, nos velhos tempos, aniquilou todos os adversários nos primeiros minutos de luta. Tiago já mostrava ser fora de série quando ganhou a medalha de prata olímpica em 2000. Depois teve problemas de contusão. Acabou ficando fora da última Olimpíada perdendo para Flávio Canto em uma decisão polemica. Tiago passou a treinar no Sogipa, do Rio Grande do Sul com um novo técnico e agora está no auge. Já havia ganho com facilidade o ouro no Pan e tem tudo para ser campeão olímpico.
João Derly se tornou bicampeão mundial lutando de forma diferente. Sem partir com tudo para cima dos adversários, atuando de forma mais estratégica, venceu novamente e também é esperança para Pequim. A grande surpresa foi o ouro de Luciano Correa, que nem ouro no Pan havia conseguido. No estilo Tiago Camilo, porém sem tanta força, sufocou os adversários e ganhou o ouro mais emocionante do mundial. Também brilhante foi o bronze de João Gabriel batendo uma lenda do judô japonês.
Quem deixou a desejar mais uma vez foi o judô feminino, porém apresentou jovens revelações que poderão dar resultados no futuro como Danielle Yuri e Érica Miranda. A torcida brasileira também foi fundamental na conquista deste histórico resultado do judô brasileiro.

Nenhum comentário: