Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 4 de setembro de 2007

BRASIL É SEDE DO MUNDIAL DE JUDÔ



Depois dos mundiais de atletismo e ginástica chegou a vez do judô, com sede no Rio de Janeiro. Durante 4 dias, de 13 a 17 de setembro, o público carioca poderá assistir uma competição de altíssimo nível, que reunirá 776 judocas, de 129 países, brigando por medalhas e classificação olímpica. O local da disputa será a Arena Multiuso, a mesma do Pan. O evento quase foi transferido para outro país devido a falta de verba. Somente no último mês, a prefeitura do Rio de Janeiro garantiu R$ 5 milhões para hospedagem e alimentação dos judocas, pois não conseguiu nenhum patrocinador. O Rio já sediou um mundial de judô em 1965.
A seleção brasileira será composta por 15 atletas . Com chances reais de brigar pelo ouro, o Brasil tem dois judocas: o meio médio Tiago Camilo ( ouro no Pan e medalhista de prata olímpico em 2000) e o meio leve João Derly ( foto, atual campeão mundial). Outros judocas experientes e medalhistas olímpicos como o médio Carlos Honorato e o leve Leandro Guilheiro também são cotados para os primeiros lugares. Completam a equipe masculina o ligeiro Alexandre Lee, o meio-pesado Luciano Correa, o pesado João Gabriel Schilitter e Daniel Hernandes no peso absoluto ( que reúne atletas de qualquer peso). O grande desfalque é Flávio Canto, que não se recuperou da contusão sofrida no Pan.
Já no feminino, o Brasil surpreendeu no Pan, medalhando em todas as categorias. Para o mundial as pretensões são bem diferentes. Chegar a uma medalha já será excelente. As maiores chances são com a leve Danielle Zangrando ( que já foi medalhista em mundial na década de 90), com a meio-pesado Edinanci Silva e com a revelação Danielli Yuri. Completam a equipe a ligeiro Daniela Polzin, a meio-leve Érika Miranda, a médio Mayra Aguiar e Priscila Marques no peso pesado e absoluto.
Na história dos mundiais, que agora são disputados a cada 2 anos, o Brasil conquistou 15 medalhas. Os atletas que conseguirem ficar entre os 5 melhores, já garantem a classificação da categoria para a Olimpíada de Pequim. Caso contrário, o Brasil poderá classificar categorias pelo ranking pan-americano.
A grande potência mundial do judô é o Japão, inventor do esporte e que só na última Olimpíada ficou com 8 ouros.Os japoneses prometem força máxima no Rio de Janeiro. Outros países muito fortes no judô são Cuba ( principalmente no feminino), Rússia, França, Coréia e Holanda. É uma ótima oportunidade para você leitor aprender mais sobre ippons, yuko, wazari...

Nenhum comentário: