Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

BRASIL RECEBE MUNDIAL DE CANOAGEM



Após o Mundial do Judô, o Brasil será sede de mais um grande evento. De 19 a 23 de setembro, Foz do Iguaçu, no Paraná, receberá o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, com a participação de mais de 300 atletas do mundo todo. Sessenta por cento das vagas para a Olimpíada de Pequim serão preenchidas nesta competição, no Canal Itaipu, localizado no Parque Piracema da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Vale explicar que na Olimpíada existem dois tipos de competição na canoagem: a de velocidade ( que esteve no Pan do Rio) e a de slalom. Nesta, os canoistas tem que navegar em canoas ou caiaques por entre barras, chamadas de portas, que ficam suspensas sobre o leito do rio, com correntes em uma seção de 300m de água agitada. Se o atleta tocar nas barras ou não passar por uma porta são adicionados tempos de penalidades ao tempo atingido no final da prova. A canoagem slalom equivale ao hipismo, onde o cavaleiro tem que fazer o percurso no menor tempo possível, sem derrubar os obstáculos. Haverá disputas das vagas olímpicas nas categorias K1
(caiaque) masculino e feminino, C1 ( canoa) masculina, C2 ( dupla) masculina, além da disputa por equipes, onde 3 barcos descem juntos o leito do rio.
Foz do iguaçu já recebeu outros eventos internacionas de canoagem e é o grande centro nacional da modalidade. As maiores potências da canoagem slalom estão concentradas na Europa: França, Alemanha, Eslováquia e Grã- Bretanha.
A equipe brasileira só será confirmada nos próximos dias, mas alguns nomes estão garantidos na disputa. O mais experiente é Gustavo Selbach, que esteve na Olimpíada de 1996 e ganhou o prêmio Brasil Olímpico em 2006. Outros destaques são João Vitor Machado e Filipe Santin. O Brasil não conseguiu classificação na canoagem slalom para a última Olimpíada e espera melhor desempenho competindo em casa. O site oficial do campeonato é www.foz2007.org.br
Na outra modalidade da canoagem, a de velocidade, o Brasil participou no mês passado do Mundial da Alemanha. Apesar de classificar onze embarcações para finais, não conseguimos nenhuma vaga olímpica. O melhor desempenho foi de Edson Silva, sexto colocado. Haverá novjavascript:void(0)a possibilidade no Pan de Canoagem, em maio de 2008, no Canadá.

Um comentário:

macBAU disse...

Que legal, não sabia dessa…
Tomara que a equipe brasileira se classifique em casa!

Quem sabe c/ os bons fluídos daqui traga inspiração e sorte, aliada a talento e capacidade, é lógico !!

Boa notícia.