Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

CICLISMO BRASILEIRO NO MUNDIAL DA ALEMANHA


Com a presença dos dois principais nomes do ciclismo brasileiro na atualidade, Luciano Pagliarini e Murilo Fischer, será disputado neste domingo, dia 30 de setembro, a prova de estrada do Campeonato Mundial de Ciclismo, em Stuttgart, Alemanha. O mês de agosto foi muito positivo para o ciclismo brasileiro. Luciano Pagliarini, bronze no Pan do Rio, conseguiu vencer uma etapa de uma prova na Holanda. Já Murilo Fischer, foi vitorioso em uma etapa na Polônia. As duas competições fazem parte da temporada européia de voltas ciclísticas. Ambos esperam chegar entre os 40 melhores no mundial visando uma preparação para a Olimpíada. Renato Seabra completará a participação brasileira, no masculino, em Stuttgart. A prova terá um percurso de 267,4 kilômetros. Os atuais campeão e vice, Paolo Bettini, da Itália e Erik Zabel, da Alemanha, estarão na disputa. Já o belga Tom Boonen, campeão em 2005, desistiu de participar devido a uma contusão no joelho direito. Os mundiais de ciclismo são disputados anualmente. Além de alemães e italianos, espanhóis, belgas e franceses são favoritos ao título.
A prova feminina de estrada acontece no sábado, dia 29, com a participação de 4 brasileiras. Quem tem maiores chances de um bom posicionamento é Clemilda Fernandes, vencedora de uma competição na Itália, no início de setembro. Completam a participação brasileira a irmã dela Janildes Fernandes, a prima Uenia Fernandes e Rosane Kirch.
O ciclismo é o esporte que mais tem apresentado registros de doping nos últimos anos. São inúmeros casos de campeões, suspensos por uso de substâncias proibidas. Para este mundial, a União Ciclista Internacional anunciou medidas anti-doping sem precedentes: 25% de aumento no número de exames, em comparação a competição de 2006. Serão testados os ciclistas que ocupem as 4 primeiras posições da classificação final e mais 4 adicionais.

Nenhum comentário: