Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

MUNDIAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA VALE CLASSIFICAÇÃO OLÍMPICA


Com a participação de atletas de 84 países, começa neste sábado, dia 1 de setembro, o Campeonato Mundial de Ginástica Artística, em Stuttgart, na Alemanha, até 9 de setembro. A competição é classificatória para a Olimpíada de 2008. Os países que ficarem entre os 12 primeiros na disputa por equipes, tanto no masculino, quanto no feminino, terão direito a levar um time completo para a China (seis ginastas). Os que ficarem entre 13º e 18º, mandam apenas dois ginastas. E as nações classificadas entre 19º e 28º serão representadas pelo melhor ginasta no individual geral. A Band promete mostrar as principais competições do mundial de ginástica na sua programação.
Daiane dos Santos, que sofreu uma fissura no tálus, um osso na base do pé, se recuperou, vai para o Mundial, mas não está fisicamente 100%, pois voltou a treinar a apenas uma semana. Daiane foi poupada de participar do Pan, justamente para competir em Stuttgart. Quem deverá ajudar muito o Brasil é Jade Barbosa, grande revelação do último Pan e que se apresenta bem em quase todos os aparelhos. As experientes Daniele Hypólito e Lais Souza ( outra recuperada de contusão) também estão confirmadas. Completam a equipe as jovens Khiuane Dias, Ana Claudia Silva e Ethiene Franco. No feminino, o Brasil ficou entre os 10 melhores no último e tem condições de repetir o resultado.
Já no masculino classificar a equipe completa é tarefa mais difícil. O grande nome brasileiro, Diego Hypólito vai brigar pelo ouro na prova de solo e tentar ajudar a equipe, formada ainda por Mosiah Rodrigues, Danilo Nogueira, Victor Rosa, Luis Augusto dos Anjos, Caio Costa e Artur Zanetti.
O Brasil tem até hoje dois ouros conquistados em Mundiais. Um com Daiane ( no solo, em 2003) e outro com Diego Hypólito ( também no solo em 2005) . Ano passado, ele foi prata na competição. Este é o 40º Mundial de Ginástica a ser disputado. O torneio existe desde 1903 e tornou-se anual desde 1991. As principais potências da ginástica mundial são China, Romênia, Rússia e Estados Unidos.

Nenhum comentário: