Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

BASQUETE MASCULINO BUSCA VAGA OLÍMPICA APÓS 12 ANOS






Começa na próxima quarta-feira, dia 22, em Las Vegas, EUA, o Pré-Olímpico de basquete masculino, que classificará duas seleções para Pequim. O Brasil estréia as 21h30 contra o Canadá. Quem terminar entre a terceira e quinta colocações ainda terá chance de disputar vaga em um outro Pré-Olímpico mundial no início de 2008. Na competição, o Brasil não terá a moleza do Pan, quando os adversários vieram sem suas estrelas internacionais.
O basquete brasileiro durante décadas foi considerado o segundo esporte do país, mas perdeu espaço para o vôlei e não participa de uma Olimpíada com seu time masculino desde 1996, ano que marcou a aposentadoria do fenomenal Oscar Schmidt. A partir daí foram fracassos e mais fracassos. Duas eliminações de Olimpíada, campanhas ruins em Campeonatos Mundiais, como o décimo sétimo lugar de 2006, e apenas como consolo, 3 ouros em panamericanos.
O elenco brasileiro para este Pré- Olímpico é o melhor reunido nos últimos tempos. O principal destaque é o pivô Nenê , que pela primeira vez desde que passou a jogar pelo Denver Nuggets da NBA, estará atuando pela seleção. O pivô deixou para trás suas brigas com a Confederação Brasileira e aceitou a convocação. Outro que brilhou na última temporada da NBA, sendo eleito o melhor sexto jogador da Liga, é o ala-armador Leandrinho. Também em excelente fase, o pivô Thiago Spliter estreará na NBA nesta temporada. Thiago foi um dos poucos que jogou bem no último campeonato mundial, quando o Brasil sequer passou da primeira fase. Na armação, o técnico Lula Barbosa voltou a convocar Valtinho, nosso melhor atleta em atividade no Brasil. Na ala, o destaque é o veterano cestinha Marcelinho Machado.
O técnico ainda espera a liberação de 3 atletas para o torneio: Alex, que se recupera de contusão na mão, Anderson Varejão e Rafael Baby, que estão sem contrato com equipes da NBA e só podem atuar pela seleção com a assinatura de um seguro. Varejão seria fundamental para completar o grupo brasileiro. Os técnicos poderão anunciar a lista de 12 jogadores até um dia antes da competição.
A dificuldade para terminar entre os 2 primeiros serão enormes. O time dos EUA, além de jogar em casa contará com várias estrelas da NBA como Kobe Bryant, Carmelo Anthony, Lebron James, Chris Bosh, Dwyane Wade e Paul Pierce. São favoritíssimos ao título. Restará ao Brasil lutar pela outra vaga contra Argentina
( campeã olímpica) , Canadá e Porto Rico. Essas seleções não terão força total, pois alguns atletas pediram dispensa, mas muitos da NBA estarão em quadra como os argentinos Luis Scola e Carlos Delfino, o porto-riquenho Carlos Arroyo e o canadense Samuel Dalmembert.
Na primeira fase do Pré-Olímpico o Brasil enfrentará além do Canadá, a Venezuela, Ilhas Virgens e os EUA. Os 4 melhores avançam e cruzam com os times do grupo B ( Argentina, Porto Rico, México, Uruguai e Panamá), porém os resultados da primeira fase contam para a classificação final. Os 4 melhores fazem as semifinais, valendo as duas vagas para a Olimpíada.

Nenhum comentário: