Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

BRASILEIROS DISPUTAM MUNDIAL DE ATLETISMO EM BUSCA DE OURO INÉDITO


Começa neste sábado, dia 25 de agosto, em Osaka no Japão, a principal competição do atletismo no ano: o Campeonato Mundial, evento realizado a cada 2 anos e que termina em 2 de setembro. A disputa servirá como avaliação para sabermos quais atletas brasileiros estão entre os melhores do mundo e terão condições de disputar medalhas na Olimpíada 2008. O canal por assinatura Sportv promete transmitir a competição nas próximas madrugadas.
O Brasil terá 43 atletas em Osaka ( 21 homens e 22 mulheres). Como já ocorreu no Pan, os principais destaques brasileiros estão concentrados nas provas de salto. Murren Maggi tem uma das melhores marcas do mundo no salto em distância, assim como Keila Costa ( foto) no salto triplo. No salto com vara, Fabiana Murer vive um grande ano e vai brigar pela prata já que o ouro é praticamente certo para a belíssima russa Yelena Insinbayeva, campeã olímpica. No masculino o grande nome é Jadel Gregório, que vai brigar pelo ouro inédito em mundiais para o Brasil. O principal adversário dele, o sueco Christian Olsson, atual campeão olímpico, está machucado e não competirá. Outra chance de medalha será com o sempre tradicional revezamento 4 por 100. A equipe é formada por Sandro Viana, Basílio de Morais, Vicente Lenílson e Rafael Silva.
Outros atletas brasileiros podem surpreender e conseguir boas colocações: Fábio Gomes ( salto com vara), Anselmo Gomes ( 110 com barreiras), Hudson de Souza ( 1500 metros) e Sabine Letícia ( 3000m com obstáculos). Na maratona, primeira competição do mundial, não teremos Frank Caldeira e Vanderlei Cordeiro, o que diminuí as chances de medalha.
Mais de 2 mil atletas de 200 países estarão disputando o Mundial de Atletismo, um recorde. O clima em Osaka é de muito calor. Grandes estrelas como o jamaicano Asafa Powel, o homem mais rápido do mundo confirmaram presença. Outra atração é o americano Jeremy Wariner tentando quebrar um dos recordes mundiais mais antigos, o dos 400 metros. Os EUA, maior potência mundial da modalidade ficará com o primeiro lugar no quadro de medalhas. Rússia, Alemanha, China e Etiópia com seus fundistas, lutarão pelo segundo lugar. As próximas madrugadas prometem muitas emoções.

Nenhum comentário: