Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

BRASIL JÁ TEM 96 ATLETAS COM VAGAS PARA PEQUIM



Terminado o Pan, o pensamento dos atletas brasileiros passa a ser a competição mais importante que existe para todos os esportes, ( com excessão do futebol que tem a Copa do Mundo): a Olimpíada de Pequim 2008, que começa daqui a pouco menos de 1 ano, exatamente no dia 8 de agosto. Todo atleta sonha em estar em uma Olimpíada e poder ganhar medalha representa atingir o auge e entrar para a história.
Até o momento, o Brasil tem 96 atletas garantidos. Esse número deverá ultrapassar 200 até maio de 2008, com as disputas de Pré-Olimpícos e campeonatos mundiais, que darão vagas. No final deste mês de agosto por exemplo, tem o Pré-Olímpico de basquete tanto masculino quanto feminino e o Mundial de Atletismo. Em setembro, no Rio de Janeiro, tem o Mundial de Judô.

Fique sabendo quem, até agora, já tem passaporte para a Olimpíada. A seleção de futebol masculino garantiu vaga no Sul-Americano Sub-20 e deverá ser comandada por Dunga. Ele poderá convocar 18 atletas, sendo 3 acima de 23 anos. O ouro olímpico é o único título que falta ao futebol brasileiro. Outro esporte coletivo que está garantido é o handebol, tanto no masculino como no feminino.

O hipismo obteve classificação no Pan-Americano nas 3 modalidades: CCE, adestramento e saltos, no total de 14 atletas. Na natação, já estão com índice os seguintes atletas: Cesar Cielo, Nicholas Santos, Thiago Pereira, Lucas Sallata, Henrique Barbosa, Kaio Márcio, Gabriel Mangabeira, Rebeca Gusmão e Flávia Delaroli. Nos saltos ornamentais Cesar Castro fez o índice no Campeonato Mundial realizado neste ano na Austrália. 

No pentatlo moderno o Brasil terá uma representante: a surpreendente Yane Marques ( foto), campeã panamericana. Também no Pan, o atirador Júlio de Almeida, na Pistola de Ar 10 metros obteve vaga. Outro atleta do tiro classificado é Stênio Yamamoto, após boa participação na Copa do Mundo de Tiro Esportivo. Na Vela já temos várias classes classificadas ( 8 atletas) , porém sem representantes definidos: a RSX ( tanto masculino quanto feminino) , a Laser, a Star, a Finn e a 470

Na última Olimpíada o Brasil conseguiu 5 medalhas de ouro duas de prata e 3 de bronze, ficando numa excelente décima sexta posição. Após o Pan do Rio, a expectativa é terminar a próxima Olimpíada entre os 15 primeiros do Mundo e quem sabe, ultrapassar o recorde de medalhas obtido na Olimpíada de Atlanta, com 15 medalhas.

Nenhum comentário: