Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 25 de junho de 2014

ENTREVISTA DA SEMANA: EMERSON DUARTE- TIRO ESPORTIVO



A entrevista desta semana é com o atleta de tiro esportivo Emerson Duarte. Ele está tendo um excelente ano na prova de pistola tiro rápido 25 metros. Venceu os Jogos Sul-Americanos e foi bem em duas etapas da Copa do Mundo. Aos 42 anos,  Emerson é o número 12 no ranking mundial.



1- Como você avalia seu ano até agora com o  7º lugar na Copa do Mundo em Munique e ouro nos Jogos Sul-Americanos? Comente também sua participação na etapa da Eslovênia?

O ano passado não foi proveitoso para o desenvolvimento de minha técnica. Tive pouco tempo para treinar e acabei me lesionando. Entretanto, desde o carnaval deste ano, estou conseguindo manter um ritmo adequado de treino e contando com o acompanhamento de um técnico qualificado que está me ajudando a melhorar meu desempenho. Logo em minha primeira prova internacional neste ano - os Jogos Sul-americanos em Santiago, obtive boas pontuações e terminei em 1º lugar. A 7ª colocação  em Munique e logo em seguida, o 13º lugar em Maribor/Eslovênia, mostraram-me que estou trilhando o caminho correto e que tenho boas chances de me desenvolver ainda mais.

2- Como está o apoio da Confederação e do COB para que você dispute competições internacionais?

Faço parte do chamado Time Olímpico da CBTE e, por essa razão, tenho minhas despesas de transporte, hospedagem e alimentação custeadas por essa entidade em minhas competições internacionais.

3- Comente sobre sua prova de pistola de tiro rápido 25 metros. Quais as principais características?

É uma prova bem peculiar dentro do Tiro Esportivo . A prova é constituída de duas partes iguais, nas quais são realizadas 2 séries de cinco tiros no tempo de 8 segundos, 2 séries de cinco tiros no tempo de 6 segundos e, finalmente, 2 séries de cinco tiros no tempo de 4 segundos, ou seja, 30 disparos em cada parte, totalizando 60 tiros na prova. Há cinco alvos que estão dispostos a 25 metros do atirador e cada disparo na série tem que ser realizado em um alvo diferente. As características principais são a atenção redobrada para a execução das séries, tendo em vista que os tiros são realizados mediante comando da arbitragem e é obrigatório que se atire naquele momento; a execução do ritmo correto dos disparos para cada um dos tempos de série; e, devido à mudança de alvos, a coordenação do movimento do tronco com o acionamento do gatilho para cada tiro.



4- O que você mais gosta e o que menos gosta na vida de atleta?
Gosto de treinar visando a melhoria da técnica e de buscar objetivos desafiadores para tentar superar minhas marcas pessoais. O que menos gosto é do pouco contato familiar em virtude das viagens para treinamentos ou competição.

5- Na sua prova, o Brasil já tem a vaga para 2016? Como será o critério para a escolha do representante já que o Julio Almeida também tem bom ranking?

Nominalmente, sim. Entretanto a vaga será decidida pelos melhores atiradores em 2016. O critério deverá ser eminentemente técnico, baseado em resultados em competições e seletivas nacionais.

6- Num esporte em que a concentração é fundamental, como é a sua preparação para uma prova?

Minha preparação é meu treinamento com seriedade e dedicação. Isso me dá mais confiança para me superar nas competições.

7- As etapas de Copas do Mundo de tiro esportivo dão premiação aos melhores atletas?
Não.

8- Cite quem te apoia e patrocina
?
Não possuo patrocínio.

Nenhum comentário: