Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 23 de abril de 2014

MUNDIAL DE TÊNIS DE MESA POR EQUIPES 2014

Dia 28 de abril começa o mundial por equipes de tênis de mesa. No masculino, o Brasil está na 1º divisão. A última vez que isso ocorreu foi em 2006. 

Disputam a elite este ano 24 países, sendo os 18 primeiros do mundial 2012, mais 2 países que subiram da 2º divisão do último mundial e mais 4 vagas destinadas aos países de melhor ranking por equipes. O Brasil pegou uma dessas vagas.  

A missão da equipe masculina é tentar permanecer na elite, devido a dificuldade em enfrentar as grandes potências da modalidade. Dos adversários do grupo, só diante da Sérvia, somos favoritos. Contra os poloneses temos algumas chances. 

A equipe brasileira é formada pelos experientes Cazuo Matsumoto ( 90º do ranking), Thiago Monteiro ( 124º), Gustavo Tsubói ( 72º) e pela grande revelação Hugo Calderano ( 95º). No último mundial, sem Calderano, o Brasil ficou em 28º no geral.

A estréia é dia 28 diante dos invencíveis chineses. Dia 29  pegamos a Sérvia, dia 30 a Áustria e a Polônia e  dia 31 a Rússia. Confira mais sobre nossos adversários. 

China- Imbatíveis é o único termo que define chineses no tênis de mesa. Contarão com os 3 melhores do ranking individual na equipe: Xu Xin, Ma Long e Fan Zhendong, além do campeão olímpico Jike Zhang. Dos 7 primeiros do ranking mundial só 1 não é chinês. Por equipes venceram os 6 últimos mundiais.

Austria- número 8 no ranking mundial  por equipes. Foi 5º no último mundial e 10º em 2010. A estrela é Robert Gardos, número 31 do ranking mundial.

Rússia- número 10 no ranking mundial por equipes. Foi 14º no último mundial e 6º em 2010. A estrela é Alexander Shibaev 34º do ranking mundial.

Polônia- número 17 no ranking. Venceu o Japão na 1º fase do último mundial. Foi 12º nos 2 últimos mundiais mas hoje não conta com nenhum jogador com ranking abaixo do número 80. O melhor atleta é um chinês naturalizado Wang Zengyi que eliminou Hugo Hoyama da última Olimpíada, num jogo duríssimo.

Sérvia - número 31 no ranking. Foi 16º no último mundial. O melhor atleta é Marko Jevtovic, número 104º do ranking.
 

O grupo B  tem Alemanha, Hong Kong, Croácia, Cingapura, Dinamarca e Ucrânia. Os alemães estão em 2º no ranking mundial e contam com o medalhista de bronze olímpico Ovtcharov, o melhor não chinês do mundo. Também tem Timo Boll. A Alemanha foi vice campeã nas duas últimas edições do mundial.  As outras potências do grupo são Hong Kong e Cingapura mas os europeus podem surpreender. 

O grupo C tem Japão, Portugal, França, Grécia, Romênia e Hungria. Os japoneses terão apoio de sua fanática torcida e podem brigar por mais uma  medalha. Estão em 3º lugar no ranking mundial e foram semifinalistas no último mundial. Contam com Jun Mizutani, 11º do ranking individual. Portugal, Grécia e França são as outras forças. Os portugueses contam com 2 jogadores entre os 30 melhores do mundo, Marcos Freitas e Tiago Apolonia

O grupo D é o grupo da morte. Tem Coréia do Sul, China Taipei, Bielorrússia, Suécia, Espanha e Coréia do Norte. As forças do grupo são as asiáticas Coréia do Sul vice-campeã olímpica e Taipei, vindo a seguir a Suécia,  última a conquistar o título mundial antes do domínio chinês, isso em 2000. Os bielorrussos foram 8º no último mundial e contam com Vladimir Samsonov, 10º no ranking mundial. Taipei tem Chih Chuang, 4º colocado na última Olimpíada.
SELEÇÃO FEMININA

Entre as mulheres, comandadas pelo agora técnico Hugo Hoyama, nossa seleção irá disputar a 2º divisão. O objetivo é conquistar uma das duas vagas para a 1º divisão no mundial 2014. A equipe é formada por Caroline Kumahara, Jéssica Yamada, Ligia Silva e Gui Lin. O Brasil está no grupo H com Suécia, Eslovênia, Grécia, Peru e Uzbequistão. Os jogos mais difíceis na 1º fase serão contra eslovenas e suecas. Contra a Grécia no jogo de estréia deve ser equilibrado e somos favoritos contra peruanas e uzbeques.  Outras seleções candidatas a buscar o acesso nos outros grupos são Inglaterra e India.  Assim como no masculino, a China é super favorita para conquistar o título. 

ACOMPANHE O MUNDIAL ATRAVÉS do blog do técnico Marcos Yamada no site mesatenista.net. Fotos, notícias e curiosidades do mundo do tênis de mesa. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice answers in return of this difficulty with genuine aeguments and telling the whbole thing regarding that.



my webloig Tênis Drop Dead Liberty