Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 29 de abril de 2014

ENTREVISTA DA SEMANA: CAIO SENA BONFIM- MARCHA ATLÉTICA

A entrevista desta semana é com o principal atleta de marcha atlética do Brasil na atualidade, Caio Sena Bonfim. Ele esteve na Olimpíada de Atlanta ficando em 39º. Mas nesta temporada faturou duas medalhas em etapas da Copa do Mundo: bronze na Eslováquia e ouro em Portugal. Caio acredita que pode buscar uma medalha olímpica em 2016.

1- Na vitória de Portugal você fez o tempo de 1h23m15s e na Olimpíada de Londres 1h24m45s. Acredita que até 2016 consiga baixar de 1h20 para ficar entre os 8 melhores?
Se eu te falar que nosso objetivo para 2016 sempre foi ser medalhista você talvez torça o nariz ( rssss ). Mas trabalho para isso. Em Londres passei mal (problema no estômago). Poderia ficar  entre os 8 primeiros. Mas fiz os 10km finais muito fraco. E a prova de Portugal agora em 2014 foi de colocação, então queria ficar entre os primeiros independente do tempo. Tenho planos é fazer abaixo de 1h20 entre esse ano e ano que vem.

2- Você conseguiu duas medalhas em etapas do circuito mundial. É a melhor fase da sua carreira?

Sim consegui, mas não acho o melhor momento da minha carreira. As medalhas me dão prestigio e confiança. Acho que estou no mesmo nível de quando fiz o índice para as Olimpíadas e para o mundial de Moscou em 2013.
 

 3- Quais as condições climáticas que você prefere para competir?
Frio! Adoro o frio, me sinto bem e certamente é o clima que prefiro. Mas sei competir no calor. É o bom de ser brasileiro.

4- Como é o treinamento diário de um atleta de marcha atlética?
Meu treino é de segunda a sábado duas vezes por dia. Além da academia, pilates, fisiologista e alongamento.

5- Como está a situação da prova no Brasil. Existem muitos praticantes?
Esta crescendo e  tem praticantes em todo o país. A divulgação ainda é fraca. Precisamos de um medalhista em jogos olímpicos,  jogos pan-americanos ou mundial para popularizar essa prova que é fantástica.
 
6- Você tem recebido apoio da CBAT e do COB para poder competir no exterior?

Sim recebo uma grande ajuda da Cbat.  Fui para Europa com o apoio da entidade com passagens, hospedagem e alimentação. E  junto com o Governo de Brasília que sempre me ajuda. O COB me auxilia com o plano de saúde,  então não tenho o que reclamar.

7- O que você mais gosta e o que menos gosta na vida de atleta?

Eu amo todos os esportes desde o hóquei ao atletismo, então ser atleta para mim é muito fácil. Amo essa vida e tudo que ela me proporciona. Treinar, desafios, competir, vencer e também perder. Agora é muito difícil digerir uma desqualificação subjetiva, em que um arbitro acha que você não esta seguindo a regra e outros acham que você esta sim seguindo. Na marcha atlética o atleta só pode tomar duas faltas, na terceira ele já é desclassificado. Em uma prova de 20km existem 8 árbitros, então mesmo se a minoria achar que você tem que sair, você é obrigado a sair. Essa é a parte que não gosto.

8- Pela vitória em Portugal você recebeu premiação?

Sim 700 euros,  mas deixei 125 de imposto (rsssss). Mas foi ótimo!

9- Cite quem te apoia e patrocina

A bolsa atleta(olimpica), a caixa que ajuda minha equipe (Equipe CASO - Centro de Atletismo de Sobradinho) e a Skechers meu patrocinador de calçados. E o Governo de Brasília.

Nenhum comentário: