Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 20 de abril de 2014

HOMENAGEM A LUCIANO DO VALLE: 3 NARRAÇÕES HISTÓRICAS

Luciano do Valle foi um dos  responsáveis por eu gostar de esporte e me tornar jornalista. Foi FUNDAMENTAL no incentivo ao esporte brasileiro. Abriu espaços inexistentes na televisão para modalidades como boxe, futebol feminino, basquete e vôlei.

Criou na Band o Show do Esporte, um marco na Tv brasileira. Antes de existirem os canais fechados de esporte ( ESPN, Sportv, Fox e Esporte Interativo) o programa trazia todos os domingos uma série de eventos , das 11h até as 20 horas. Começava com campeonato italiano, depois sinuca, vôlei, basquete, futebol feminino, boxe, etc. Quem não se lembra dos clássicos confrontos entre Prudentina e Unimep Piracicaba no basquete feminino com Paula de um lado e Hortência do outro.


Resolvi homenagear Luciano do Valle com 3 Narrações históricas  em ESPORTES OLÍMPICOS. 



1- BRASIL X EUA- basquete feminino 1994
A maior conquista do basquete  brasileiro que eu vi, veio no mundial 1994 na Austrália. O time que tinha Paula, Hortência, Janeth, Marta e Leila venceu a quase imbatível seleção americana na semifinal.  


2- BRASIL X URSS- vôlei masculino 1993
Em 1983, Brasil e URSS as grandes potências da época no vôlei masculino fizeram um amistoso no… Maracanã. Chamado de Grande Desafio. Com chuva, 96 mil pagantes estiveram presentes no evento. Os jogadores enxugavam a quadra para que o jogo continuasse. O Brasil venceu. 


3- Brasil x EUA- futebol feminino 2007
Luciano abriu espaço para a seleção feminina de futebol, transmitindo pela 1ª vez um mundial, em 1995. O Brasil não passou da 1º fase, num time que tinha Sissi como grande destaque. O auge da modalidade veio em 2007. O Brasil com a geração de Marta, fez uma ótima campanha e terminou com o vice-campeonato. O grande jogo foi a semifinal contra os EUA em que vencemos por 4 a 0. 








Lembro de outras históricas narrações do Luciano como o ouro do vôlei masculino em Barcelona 1992, mas após muita procura, não consegui achar os vídeos no Youtube.

Nenhum comentário: