Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 13 de agosto de 2013

FABIANA MURER É 5º NO MUNDIAL: RESULTADO NORMAL

Ao contrário da Olimpíada de Londres onde realmente foi um fiasco por não se classificar para a final, desta vez Fabiana Murer fez uma boa prova no mundial de Moscou. Passou sem erros nas marcas de 4m55 e 4m65. Mas não superou os 4m75, terminando em 5º lugar. Em toda a temporada 2013, incluindo provas da Liga Diamante, o máximo que conseguiu saltar foi 4m73. E repetiu o resultado no mundial.

Na briga por medalhas ficaram as 3 melhores do mundo hoje: a russa Isinbayeva; a maior atleta da prova em toda a história e mesmo veterana, não ia deixar-se derrotar competindo em casa. A prata ficou para a americana Jennifer Suhr, atual campeã olímpica. E o bronze com a cubana Yarisley Silva, detentora da melhor marca do ano. Fabiana perdeu para 3 feras.

A brasileira é uma ótima atleta, mas não é um fenômeno como Robert Scheidt e Cesar Cielo. Fez o seu máximo e está de parabéns. Comparando com futebol, Fabiana é um Kaká, Robert Scheidt um Ronaldo Fenômeno e Cielo um Romário.

Em 2011, Fabiana conseguiu se superar e saltar 4m85 para ser ouro no mundial. Em toda sua carreira, não foi comum repetir essa marca.

Me irrita profundamente os comentários no twitter, Facebook e site, chamando Fabiana de amarelona. LAMENTÁVEL que no Brasil o passado não seja RESPEITADO. Fabiana é a ÚNICA atleta brasileira em TODA A HISTÓRIA a ser OURO em um MUNDIAL DE ATLETISMO. Nem Maurren Maggi ou Joaquim Cruz conseguiram.

Ao invés de criticar nossa heroína olímpica, tem que cobrar da Confederação  de atletismo que teve o mesmo presidente, Roberto Gesta, por décadas, e mesmo com boas verbas, não conseguiu montar uma estrutura para que o Brasil chegue num mundial com pelo menos, 6, 7, chances de medalha, o que no judô e natação já acontece.


Todo mundial e Olimpíada é a mesma coisa: a confederação leva uma dezena de atletas e 1, 2, no máximo 3 atletas tem chances de medalha.

Para finalizar: fico imaginando como serão massacrados os atletas brasileiros  que estiverem na lista de favoritos e não confirmarem medalhas em 2016.


Confira também o texto do meu amigo Guilherme Costa, hoje o maior especialista brasileiro em esportes olímpicos, no Brasil no Rio ( www.brasilnorio.com.br) sobre o 5º lugar da Fabiana Murer .

Nenhum comentário: