Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: CARLOS CHININ- DECATLO

O Brasil voltou do mundial de atletismo sem medalhas, mas um dos resultados mais positivos e surpreendentes veio no decatlo, com a 6º colocação de Carlos Chinin. Aos 28 anos, o atleta nascido em Guarulhos, vive o melhor momento na carreira. Ele respondeu a 7 perguntas.

1- Seu ótimo desempenho no mundial te surpreendeu?
No momento estou me adaptando aos treinamentos como decatleta. Antes eu praticava o decatlo, porém não sabia o que era o treinamento de um decatleta. Seguia treinamentos como os de saltadores e o feedback disso eram lesões atrás de lesões. Portanto, apesar de estar melhorando muito minhas marcas, eu tenho certeza que isso é só uma adaptação. Logo mais virá meu melhor momento.

2- Como é o treinamento para conseguir render o máximo no mundial, principalmente em uma competição com 10 provas?
Não apenas no mundial, em qualquer decatlo ou heptatlo, no nível em que nos encontramos agora, deve-se dar prioridade na consistência. No trabalho árduo da técnica, na repetição do gesto motor, na interação e confiança técnico-atleta, na base psicológica individual do atleta; e acima de tudo o foco/objetivo. O técnico é sim dentro das provas combinadas fator essencial para o resultado positivo do atleta. Se o treinador apenas dar uma receita de treinamento, o atleta não será estimulado, os resultados estagnarão e a motivação de ambos sucumbirá em pouco tempo.

3- Quais provas do decatlo você acredita que precisa melhorar seu desempenho para sonhar com uma medalha olímpica?
Tenho certeza absoluta de quais provas precisamos trabalhar : Arremesso de peso, salto com Vara, lançamento de Disco e principalmente o Lançamento de dardo. Nas 3 primeiras citadas só preciso melhorar aspectos técnicos, pois força já tenho. Porém o treinamento de dardo, será a cereja do Bolo. Nessa prova, qualquer pequeno acerto técnico que tivermos será a carta da manga frente aos adversários.


4- A partir de agora você passará a ser visto pela mídia como um candidato a medalha no mundial de 2015 e na Olimpíada de 2016? No que isso ajuda e no que atrapalha?
Eu afirmei também a possibilidade da medalha no mundial Indoor agora em 2014, medalha em 2015 e em 2016. Eu confio no meu potencial, nas chances reais de se concretizar, conheço meus adversários e as dificuldades que passaremos até lá. Porém, o Ministério dos Esportes junto da CBAT já se preparam para propiciar o caminho para a preparação de cada atleta para a Olimpíada do Brasil. E faço parte deste projeto. Sou um atleta já experiente, participei de Sul-americanos, Panamericanos, Mundiais, Olimpíada, Challenges da IAAF.


5- Independente dos resultados, quais provas do decatlo você mais gosta e quais que menos gosta?

Sem sombra de dúvidas: salto em Distancia, salto em Altura, 110 metros sob Barreiras e o Salto com Vara. Hoje não tenho prova dentro do decatlo que não goste, pois todas tiveram alguma grande historia de evolução pra mim.


6- Porque você optou por disputar o decatlo?
Toda criança tem naturalmente todas características e habilidades de um decatleta. Elas gostam de correr, tem força suficiente para escalar, saltar, lançar pedrinhas, arremessar coisas, enfim. Quando se desenvolve essas habilidades gerais das crianças desde a escola, o desenvolvimento como atleta em potencial é enorme. E isso é feito primordialmente por exemplo na Alemanha. Lá, antes de qualquer especialização precoce de atletas mirins, todo mundo treina TUDO, como decatletas e heptatletas. Somente depois na adolescência, se designa para qual prova o atleta irá se condicionar.

Tive sorte de desde criança ter feito futebol, basquetebol, natação e tive liberdade de não treinar uma coisa apenas.
Aos 17 anos comecei a treinar atletismo por acaso, e desde então deu tudo certo, entre trancos e barrancos. Mas agora o pensamento segue objetivado e com todo apoio que preciso...

7- Cite seus patrocinadores e apoiadores?

Sou muito grato a: Clube de Atletismo BM&F Bovespa, Pão de Açúcar, Confederação Brasileira de Atletismo ( Cbat ), CEF, Ministerio dos Esportes, Prefeitura de São Caetano, Nike, Probiótica e ao Centro Universitario Sant'Anna - UNiSant'Anna.

Nenhum comentário: