Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 28 de abril de 2013

NATAÇÃO- QUEM ESTÁ CLASSIFICADO PARA O MUNDIAL APÓS O MARIA LENK EM PROVAS OLÍMPICAS


O Troféu Maria Lenk chegou ao fim e vários atletas conseguiram índice para o mundial de Barcelona em julho.

PRINCIPAL DESTAQUE: o velocista Marcelo Chierighini, que fez o segundo melhor tempo do ano nos 100 livres e também se classificou nos 50 livres deixando de fora Bruno Fratus, 4º na Olimpíada.

OUTROS DESTAQUES: João Gomes, que fez índice nos 100 peito e Henrique Rodrigues que venceu Thiago Pereira nos 200 medley e ainda fez o 2º melhor tempo do ano na prova.

DESTAQUE FEMININO:  Mesmo sem apoio da CBDA, Joana Maranhão fez índice para duas provas: 200 medley e 400 medley. É a grande nadadora do Brasil

A SURPRESA- Dos nomes classificados, a surpresa foi Alessandra Marchioro com índice nos 50 livres.

EMPATE-  Na prova de 100 livres Fernando Ernesto e Nicolas Oliveira fizeram o mesmo tempo e a CBDA vai definir o representante. Mas ambos vão a Barcelona para o revezamento 4x100. 

As provas que ainda não tem 2 atletas classificados poderão ter novos nomes após o Brasileiro Senior.

Quem está garantido no mundial em provas olímpicas
Feminino- 4 atletas 


50m livre – Graciele Hermann (25s10)/ Alessandra Marchioro (25s17)

100m costas – Etiene Medeiros (1m01s00)

200m medley – Joanna Maranhão (2m14s29)

400m medley – Joanna Maranhão (4m43s70)
 

Masculino- 9 atletas 

50m livre – Cesar Cielo (21s58) / Marcelo Chierighini (21s88)

100m livre – Marcelo Chierighini (48s11)/ Nicolas Oliveira e Fernando Ernesto (48s72)

200m livre – Nicolas Oliveira (1m48s10)

200m costas – Leonardo de Deus (1m57s77)
100m peito – João Gomes Junior (1m00s21) / Felipe Lima (1m00s23)
200m medley – Henrique Rodrigues (1m57s37) / Thiago Pereira (1m57s48)
400m medley – Thiago Pereira (4m15s87)
200m borboleta – Leonardo de Deus (1m56s85)


VELA-  OUTRO TÍTULO DE ETAPA DE COPA DO MUNDO PARA FERNANDA E ANA

 
Fernanda Oliveira e Ana Barbachan conquistaram  a 3º etapa consecutiva da Copa do Mundo de Vela. Depois dos títulos em Miami (EUA) e em Palma de Mallorca (ESP), a dupla foi campeã em Hyeres, na França. E desta vez em cima das francesas Geron e Lecointre, que foram 4º na Olimpíada de Londres.

Outra medalha veio com ele, ROBERT SCHEIDT, prata na classe Laser. Só foi superado pelo australiano Tom Burton. O bronze ficou com Stipanovic da Croácia, 4º na Olimpíada. Bruno Fontes foi 6º.

Outros resultados: Bimba foi 6º na RS:X, com o título para o polonês Prymyslaw Miarczynski. Na mesma classe Patrícia Freitas foi 5º. A britânica Bryony Shaw foi a campeã. (21 pontos).  Na classe 49er FX, Martine Grael e Kahena Kunze chegaram em 5º. O título ficou com Alex Maloney e Molly Meech, da Nova Zelândia.

BOXE- BRASIL CONQUISTA 2 OUROS E 1 BRONZE NA POLÔNIA

No torneio internacional Feliks Stamm na Polônia, o Brasil conquistou 3 medalhas. Patrick Lourenço na categoria 49kg  e Robson Conceição, 60kg,  foram ouro. Juan Nogueira obteve bronze. Foram os primeiros ouros em torneios internacionais do Brasil em 2013.

VÔLEI DE PRAIA- BRASIL SEM MEDALHAS NA CHINA

No primeira etapa do ano do circuito mundial, em Fuzhou na China,  o Brasil ficou sem medalhas no masculino e feminino. O melhor resultado veio com Ricardo e Álvaro Filho em 4º lugar. O título ficou com a dupla americana Rosenthal e Dalhausser, formada este ano. No feminino Xue/Zhang da China foram campeãs.



sexta-feira, 26 de abril de 2013

O 1º TÍTULO MUNDIAL DE DIEGO HYPOLITO

Série: Momentos históricos do esporte brasileiro

O ginasta Diego Hypolito, inúmeras vezes criticado por suas quedas nas duas últimas Olimpíadas é um grande HERÓI DO NOSSO ESPORTE. Ele possuí 2 títulos de campeonatos mundiais na prova de solo, competição que só perde em grau de importância para as Olimpíadas. É o único ginasta masculino que já foi campeão mundial, feito que pode ser igualado este ano por Arthur Zanetti.

O primeiro título mundial de Diego Hypolito  foi obtido em 2005  em Melbourne, Austrália. O brasileiro tinha na época 19 anos e avançou para a final apenas com a 8º melhor nota. Mas teve uma apresentação fantástica superando Brendon O'Neill do Canadá ( prata) , Robert Gal da Hungria e Liang Fuliang da China ( bronzes).

Reveja a apresentação de Diego.







terça-feira, 23 de abril de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: CAZUO MATSUMOTO - Tênis de mesa

O ano de 2013 está sendo excelente para o mesa-tenista Cazuo Matsumoto. De número 91 em março, pulou para a 45º posição no ranking mundial em abril, após conquistar  o aberto da Espanha ( 1º latino a vencer uma etapa do circuito)  e principalmente sua campanha na Copa do Mundo por equipes, quando venceu 4 dos 5 jogos, incluindo a vitória sobre o japonês Mizutani número 9 do mundo. Cazuo tem 27 anos e respondeu sobre seu atual momento.

1- A que se deve sua fase espetacular em 2013?

Acho que é resultado de muita dedicação, treino, luta, vontade e muitas outras coisas juntas. Mas acho que um grande fator foi meu amadurecimento. Consigo entender muito mais meu jogo e o que preciso fazer.

2- Os ótimos resultados obtidos nos últimos meses te fazem mais respeitado pelos adversários?

Pode ser que sim, mas o Brasil ja era muito respeitado mundialmente pelos resultados do Cláudio Kano, Hugo Hoyama e o Thiago Monteiro. Então acho que em nenhum adversário que entrou na mesa comigo jogou achando que ia ganhar fácil.

3- Existe pressão por você ser agora um TOP 50 do mundo?

Sim, mas prefiro não pensar muito nisso. Prefiro focar no meu jogo e pensar no que eu preciso fazer para melhorar mais.




4- Você era apontado como um dos favoritos no Pré-Olímpico realizado no Rio e que classificou 6 atletas do continente para a Olimpíada? Passado um ano, o que faltou para que você conseguisse a vaga olímpica?
Acho que o grande fator foi a experiência no evento. Foi o meu primeiro pré-olímpico e acho que senti uma pressão maior na hora. Aprendi muito com aquelas derrotas e graças a Deus consegui melhorar.

5- No que você acha que precisa melhorar no seu jogo?

Acho que muita coisa ( eehhehe). Meu jogo é bem limitado ainda mais por ser caneteiro ( modo de pegar na raquete). Então eu tenho que fazer muito bem o que eu faço pra poder jogar no alto nível. Preciso melhorar de tudo um pouco, mas principalmente minha troca de bola ou Rali.

6- Você, Tsubói e Thiago estão há algum tempo na seleção. Acredita que até 2016 algum novo nome da nova geração pode alcançar o nível de vocês e estar na próxima Olimpíada?

Sim. Acho que tudo é possível, do mesmo jeito que hoje cheguei a 45 do mundo, os outros podem chegar também e temos 3 anos ainda.

7- O que você mais gosta e o que mais odeia na vida de atleta?

Gosto das amizades que eu faço e dos lugares que eu acabo conhecendo em viagens. Odiar acho que não, mas se tivesse um pouco mais de ferias seria bom  (hehehe).

8- Cite quem te apoia e patrocina?

A Cbtm, Butterfly, São Caetano do Sul, bolsa atleta, meus pais, minha família, amigos, companheiros de treino, técnicos e Deus.

domingo, 21 de abril de 2013

JUDÔ- BRASIL CONFIRMA FAVORITISMO E CONQUISTA 8 OUROS NO PAN

Com todos os principais judocas no tatame, o Brasil não deu muitas chances aos outros países e levou 8 das 14 medalhas de ouro do Pan disputado na Costa Rica. Ainda obtivemos duas pratas e 6 bronzes. Cuba levou 4 ouros e ficou em 2º no quadro de medalhas. Conquistaram ouro Sarah Menezes ( 48kg), Rafaela Silva ( 57kg), Mayra Aguiar ( 78kg)Felipe Kitadai ( 60g), Luis Revite ( 66kg), Victor Penalber ( 81kg), Renan Nunes ( 100kg) e Rafael Silva ( +100kg).

Os 2 principais destaques foram Rafaela Silva que venceu a medalhista olímpica Marti Maloy dos EUA na final e Mayra Aguiar que venceu voltou de um longo tempo de inatividade por contusão e venceu as 3 lutas.  O Brasil ainda levou prata com Tiago Camilo ( 90kg) e Katherine Campos ( 63kg) e  bronze com Érika Miranda( 52kg), Ketleyn Quadros ( 57kg), Rochele Nunes ( +78kg), Charles Chibana ( 66kg), Bruno Mendonça ( 73kg) e Luciano Corrêa ( 100kg). 




TÊNIS DE MESA- THIAGO MONTEIRO VENCE COPA LATINA
 Desta vez não deu Cazuo Matsumoto e sim Thiago Monteiro com o título individual da Copa Latina na Rep Dominicana. Thiago venceu Cazuo na semi e o chines da República Dominicana Ju Lin na final por 4 a 2. No feminino, Lígia Silva e Caroline Kumahara cairam nas semifinais.

ATLETISMO- PAULO ROBERTO DE PAULA FAZ ÍNDICE PARA MUNDIAL

Paulo Roberto de Paula, que foi uma surpresa do Brasil na Olimpíada 2012, terminando em 8º lugar, venceu a  maratona de Pádova, na Itália com 2h13m00, obtendo, assim, índice para o Mundial de Atletismo de Moscou, em agosto. Até o momento, só Paulo e Solonei Rocha tem índice para a prova, mas nas próximas semanas, outros atletas podem melhorar o índice.

NATAÇÃO- MARIA LENK NESTA SEMANA

A partir desta segunda, 348 nadadores do país disputam o Troféu Maria Lenk. Cesar Cielo e Thiago Pereira estarão na disputa. É a maior oportunidade para a obtenção de índices para o mundial de Barcelona em julho. Depois haverá o Brasileiro de inverno, mas com vagas apenas nas provas individuais que não forem preenchidas no Maria Lenk.

CANOAGEM- BRASIL VENCE 4 PROVAS OLÍMPICAS NO INÍCIO DO SUL-AMERICANO

Tivemos neste final de semana o sul-americano de canoagem velocidade no Chile. Como sempre, eu só divulgo provas olímpicas e os brasileiros foram bem. Tivemos vitórias de Celso Dias no K1 1000m,  Isaquias Queiroz no C1 1000m, o  quarteto formado por Gilvan Ribeiro, Givago Ribeiro, Roberto Maehler e Celso Oliveira no K4 1000m e a dupla  Roberto Maehler e Celso Oliveira  no K2 1000m. 


CICLISMO BMX- RENATO REZENDE É 6º NA COPA DO MUNDO EM MANCHESTER
Mais um grande resultado desta modalidade de ciclismo para o Brasil. Na etapa da Copa do Mundo em Manchester, Renato Rezende foi a final e ficou em 6º lugar. Foi a 1º vez que um brasileiro consegue disputar a final de uma etapa da Copa do Mundo. O campeão foi Liam Phillips da Grã-Bretanha. Ele foi 8º na Olimpíada. A próxima etapa da Copa do Mundo será em maio na Argentina.

TRIATLO- BRUNO MATHEUS É 19º EM SAN DIEGO

Na etapa de San Diego do circuito mundial, Bruno Matheus foi 19º,  Fábio Carvalho 29º e Reinaldo Colucci 20º. O vencedor foi o britânico Alistair Brownlee, campeão olímpico. No feminino Pamella Oliveira foi 28º, com título para a  norte-americana Gwen Jorgensen

PENTATLO- PRISCILA OLIVEIRA EM 19º NA ETAPA DA CHINA

Em mais uma etapa da Copa do Mundo, mas desta vez sem a presença da nossa medalhista olímpica Yane Marques, a brasileira Priscila Oliveira ficou em 19º. O título ficou com a ucraniana Ganna Buriak. Priscila foi 15º na esgrima, 12º na natação, 21º no hipismo  22º no evento combinado tiro-corrida. A próxima etapa da Copa do Mundo será na Hungria, em maio.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

RÔMULO ARANTES: A 1º MEDALHA DA NATAÇÃO BRASILEIRA EM MUNDIAIS

Da série Momentos Históricos do Esporte Brasileiro

O campeonato mundial de Esportes Aquáticos, que antes era chamado de campeonato mundial de natação, começou a ser disputado em 1973. Na 3º edição em Berlim, na Alemanha, em 1978, o Brasil conseguiu sua primeira medalha. Na prova de 100 costas, RÔMULO ARANTES, conquistou o BRONZE. O ouro e a prata ficaram com os americanos Bob Jackson e Peter Rocca.

Rômulo Arantes participou ainda de 3 Olimpíadas, de 1972 a 1980. Seu melhor resultado foi um 5º lugar no revezamento 4x100 medley em 1972. 


Depois de encerrar a carreira de atleta Rômulo Arantes se tornou ator. Participou de dezenas de novelas e minisséries na rede Globo como Quatro por Quatro, Vira-lata, Sassaricando e Vereda Tropical.  Lamentavelmente, Rômulo  faleceu aos 43 anos, no ano de  2000 em um acidente de ultraleve


O vídeo conta a trajetória de mais este importante herói do esporte brasileiro 


segunda-feira, 15 de abril de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: HENRIQUE AVANCINI- CICLISMO MOUNTAIN BIKE

Henrique Avancinni, 23 anos, vive excelente fase e no último domingo assombrou grandes estrelas do mountain bike mundial. O brasileiro número 52 do ranking mundial venceu uma etapa da Bundesliga, o campeonato alemão, chegando a frente de José Hermida, espanhol que foi 4º na Olimpíada e Fabian Giger, 4º no ranking mundial, além dos franceses Maxime Marrote e Stephane Tempier. Na semana anterior, Avancini foi bronze no Pan-americano, a frente de Rubens Donizete, brasileiro que esteve na última Olimpíada. Ele respondeu a 6 perguntas, abordando o apoio a modalidade e seu estilo na modalidade.


1-  Você costuma partir para o ataque e liderar as provas. Essa é sua característica ou depende da prova?

É uma característica minha e sempre tento manter esta mentalidade e postura nas competições. O mountain bike olímpico é muito tático e o andamento da prova gera muitas situações inesperadas. Por isso é importante ser agressivo, mas importante é saber quando atacar.

2- Como está o apoio da Confederação e do COB para o mountain bike brasileiro? As entidades irão bancar sua participação em competições internacionais?

A Confederação vem ampliando o apoio ao MTB brasileiro e realizando boas ações nos últimos tempos. Mas ainda há pontos que poderiam ser melhorados. No Panamericano foi enviada uma grande delegação, com os melhores atletas do país. Porém a equipe de staff era pequena em relação ao tamanho da delegação. Viajei custeado e apoiado pelo COB e Confederação, porém fui acompanhado do meu mecânico e apoio pessoal, que foi custeado pela Caloi Elite Team, equipe a qual defendo. O investimento do COB está acontecendo e a Confederação está trabalhando em prol do desenvolvimento. Bastam alguns ajustes para que tudo flua melhor.

3- O Brasil tem bons locais para treinamento? Como é seu treinamento diário?

Possuímos lugares incríveis para a prática do MTB. Sou natural e residente de Petrópolis, na região serrana do Rio. A cidade e seu entorno é um verdadeiro paraíso de treinos e utilizo a região para realização dos meus treinamentos.  As atividades diárias são todas voltadas para buscar um ganho de desempenho. Chega um ponto que é complicado evoluir e então você tem que começar a viver o esporte integralmente. Os cuidados com a preparação devem virar rotina e o mais importante nesse processo é manter o prazer no trabalho. Caso contrário vira um processo muito estressante e sacrificante e fica impossível prosseguir.

4- No que você acredita que precisa melhorar para poder ser o representante brasileiro na Olimpíada de 2016?

Preciso melhorar em muitos pontos. Ser representante no Rio ou não, é uma questão secundária para mim. Logicamente sonho em fazer parte do maior evento esportivo do planeta, porém  não quero trabalhar  somente para me classificar para os Jogos do Rio 2016. Quero representar meu país com louvor. Já começamos um trabalho neste ano, buscando uma melhora significativa dentro deste ciclo olímpico. 


5- Como começou no mountain bike e o que mais te atrai na modalidade?

Comecei por incentivo do meu pai. Ele possuía uma loja de bicicletas e quando eu tinha 8 anos de idade, um cliente partiu uma bicicleta ao meio ao entrar na garagem com a bicicleta presa no teto do carro. Meu pai cortou essa bicicleta e soldou um quadro no meu tamanho. A bicicleta foi montada com as sucatas da oficina. Sem dúvida foi o melhor presente que já ganhei e acabou criando uma paixão pelo MTB que levo até hoje. Sou extremamente apaixonado pelo meu trabalho. A dedicação da preparação, a tensão das competições, as conquistas dos resultados, o contato com a natureza, as emoções da pilotagem, tudo isso me liga cada dia mais ao MTB. Para mim ser ciclista é um estilo de vida.

6- Cite seus patrocinadores e apoiadores.

Atualmente defendo a equipe "Caloi Elite Team", que é patrocinada pela Caloi e conta com os apoiadores: Continental, Fizik, Barbedo, Crank Brothers, Sram e Gu.

domingo, 14 de abril de 2013

SALTOS ORNAMENTAIS- 5 FAZEM ÍNDICE PARA GRAND PRIX

Tivemos no Rio de Janeiro o Troféu Brasil de Saltos Ornamentais. Cinco atletas fizeram índices para a disputa de Grand Prix internacionais: Hugo Parisi na plataforma ( foto) , Cesar Castro no trampolim 3 metros, Cassius Duran na plataforma individual. Os 3 são muito experientes e já disputaram dezenas de competições internacionais nos últimos anos. A novidade foram as gêmeas Nicoli e Natali Cruz, na prova de plataforma sincronizada. A equipe brasileira disputará os Grand Prixs dos Estados Unidos, em Fort Lauderdale (9 a 12/5), e em Porto Rico, na capital San Juan (16 a 19/5).

MARATONA AQUÁTICA- ANA MARCELA É 4º NO MÉXICO

Desta vez não deu pódio para a brasileira Ana Marcela Cunha. Na etapa da Copa do Mundo em  Cozumel no México, ela ficou em 4º lugar. A vitória foi de Martina Grimaldi da Itália. Mas a brasileira continua na liderança do ranking com 56 pontos. A americana Emily Brunemann tem 50 pontos e Grimaldi 46.   No masculino o melhor brasileiro foi Allan do Carmo, em 8º. O vencedor foi Daniel Fogg ds Grã-Bretanha. A próxima etapa é só em julho, no Canadá.

ATLETISMO- VENCEDORES DA COPA BRASIL DE MARCHA
Tivemos na cidade de Barueri a Copa Brasil de Marcha. Nenhum dos vencedores conseguiu fazer índice para o mundial. Nos 20km, vitória do favorito Caio Bonfim, agora bicampeão da prova com o tempo de 1h25m42s. Na prova feminina vitória de Cisiane Dutra com o tempo de 1h45m29s. Na prova de 50km, com certeza a mais desgastante do atletismo mundial, apenas 2 atletas completaram a prova. A vitória foi de Claudio Richardson com o tempo de 4h14m18.

CICLISMO- SELEÇÃO CONVOCADA PARA PAN DE ESTRADA

A Confederação de Ciclismo convocou os atletas para o Pan de estrada, de 1 a 5 de maio no México. São eles: Alex Diniz, Cristian Egidio, Gideoni Monteiro, Magno Nazaret e Otávio Bulgarelli. No feminino: Clemilda Fernandes, Ana Paula Polegatch, Fernanda Souza, Luciene Ferreira e Marcia Fernandes.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O TÍTULO DE GRAND PRIX QUE NOS LEVOU AO PRIMEIRO OURO OLÍMPICO NO VÔLEI FEMININO

Da série Momentos Históricos do Esporte Brasileiro

O Brasil tem 8 títulos de Grand Prix de Vôlei feminino. O penúltimo título veio em 2008, pouco antes da Olimpíada de Pequim. Aquele título foi fundamental para dar confiança e mostrar a força do grupo da seleção que conquistaria de forma arrasadora o inédito ouro olímpico.

No Grand Prix 2008, a seleção dirigida por José Roberto Guimarães, teve uma 1º fase em que perdeu apenas  um jogo para a China e teve dificuldades contra a República Dominicana. Na fase final o Brasil não deu chances aos adversários: apenas um set perdido para a China e vitórias sobre EUA, Itália, China, Cuba e Japão. O vice-campeonato ficou com Cuba e o 3º lugar com a Itália. Mari foi eleita a MVP da competição e Walewska a melhor bloqueadora.

A campanha: Brasil 3 x 0 Tailandia, Brasil 3 x 1 Alemanha, Brasil 2x3 China, Brasil 3 x 0 Casaquistão, Brasil 3 x 0 Turquia, Brasil 3 x 0 Alemanha, Brasil 3 x 2 Rep Dominicana, Brasil 3 x 0 Japão, Brasil 3 x 0 China. Na fase final: Brasil 3 x 0 EUA, Brasil 3 x 0 Itália, Brasil 3 x 1 China, Brasil 3 x 0 Cuba  e Brasil 3 x 0 Japão.

O elenco:
Ponteiras: Jaqueline, Sheilla, Mari, Paula Pequeno, Joicinha e Sassá
Meios de rede: Thaisa, Walewska, Fabiana, Carol Gattaz 

Levantadoras: Fofão e Carol Albuquerque
Líbero: Fabi 


Acompanhe um vídeo com um trecho da partida contra a China, a mais complicada na fase final


----------------------------------------
Quero convidar a todos para votarem diariamente na eleição de MOMENTO MAIS MARCANTE DA HISTÓRIA DO ESPORTE BRASILEIRO, do meu amigo Guilherme Costa, do site Brasil no Rio ( http://www.brasilnorio.com.br ) e da Bradesco Esportes FM.  Uma idéia SENSACIONAL. 

Ele fez uma pré-seleção de 64 momentos e a eleição será no estilo mata-mata. Todo dia os leitores podem votar no site ou nas redes sociais da Bradesco Esportes FM @radioesportesfm ou facebook bradescoesportesfm), onde ele apresenta o programa Brasil no Rio diariamente as 14h20.

terça-feira, 9 de abril de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: JOANA PEREZ- GINÁSTICA TRAMPOLIM

Hoje eu posto pela primeira vez uma entrevista com uma atleta da ginástica trampolim. No final de semana tivemos a seletiva que definiu a seleção brasileira para o ciclo olímpico. E uma das selecionadas foi JOANA PEREZ. Recuperada de contusões, ela espera ter um bom resultado no mundial da Bulgária em novembro. Joana conta as dificuldades da modalidade que é olímpica, mas pouco divulgada no Brasil


1- No Pan de Guadalajara a imagem do Carlos Pala caindo da cama elástica acabou sendo impressionante. Como uma atleta  lida com o risco de um acidente como aquele? Já passou por algo parecido?
A maioria dos esportes oferecem riscos para os praticantes, assim como muita coisa na vida. O risco de acidentes é maior durante as provas, já que os atletas estão empenhados em executar suas series até o final. As vezes um salto não sai como o planejado e o atleta tenta seguir, mesmo sabendo que é arriscado. Não considero um esporte de risco. Com tanto tempo de prática, o atleta sabe se situar e controlar os saltos. Além disso temos colchão no chão e ao redor do trampolim, os colchões de mesmo nível atras do aparelho, o colchão de segurança lançado pelo técnico e mais 1 segurança em cada ponta do aparelho. Se todas essas regras forem respeitadas, o risco de acidente é muito reduzido. Creio que a queda do Carlos Pala foi impressionante mas não passa de um fortuito. O principal é levarmos todas essas condições de segurança das competições para os treinamentos diários.

Em competições já cai na proteção do trampolim mas o máximo que me aconteceu foi ralar uma parte da pele. Em treinamentos sim, coleciono algumas lesões, umas por esforço e stress e outras causadas por acidentes.

2- Como foi a seletiva disputada no final de semana em que você conseguiu a vaga para a seleção ? Gostou do seu desempenho?

Estavam presentes os melhores atletas do pais em busca das vagas para a seleção olímpica desse novo ciclo olímpico. Foram avaliados os elementos básicos mais simples e as duas series que fazemos em competições. Além disso, foram realizados testes físicos. Estamos no início do ano, nossa meta é estar no surge em novembro, quando será realizado o  mundial.

3- A ginástica trampolim é uma das modalidades menos divulgadas dentre as olímpicas. O que é preciso fazer para mudar essa situação?

Aqui no Brasil os esportes divulgados são os coletivos e os que já obtiveram alguns resultados importantes. A ginastica de trampolim começou a participar de Olimpíada em 2000. É um esporte muito novo e por isso, pouco conhecido.  É divulgada a ginástica artística pelos excelentes resultados nos últimos anos, fruto dos talentos e fenômenos que surgiram no nosso pais.  Para a nossa modalidade acho que falta mais investimento. Não temos boas condições de treinamento porque não temos equipamentos adequados. Conseguimos renovar nossos aparelhos por iniciativa dos próprios atletas e com esforço dos técnicos. Quando chegamos em uma competição internacional além de ter que acostumar rapidamente com aparelhos diferentes temos que reconhecer que nossos rivais estão melhores tecnicamente porque treinam em aparelhos de melhor qualidade. Os clubes no Rio de Janeiro estão todos  fechando por falta de condições. Os pais dos atletas tem que arcar com muitas despesas para custear  os treinamentos e as competições, até os atletas se tornarem profissionais, o que se torna inviável para muitas famílias. Os poucos clubes de ginastica de trampolim que sobreviveram no pais recebem ajuda do governo. Eu e outros atletas membros da seleção fizemos esforço para bancar um intercâmbio de treinamento. Passamos 2 meses treinando em clubes na Europa para tentar aprimorar a técnica dos saltos.

4- Fale sobre sua carreira. Já competiu outras vezes com a seleção?

Fui integrante da seleção permanente durante o ultimo ciclo olímpico. Mas nesses últimos 4 anos tive muitos problemas de contusão, falta de lugar para treinar, mudança de clubes e treinadores. Meu desenvolvimento ficou um pouco prejudicado por conta disso. Mas vida de atleta é assim mesmo: superação a todo instante. Contudo, consegui o 3º lugar no  panamericano de trampolim individual, em 2010. Fui campeã brasileira em 2012 e ajudei a equipe do Brasil a conquistar pela 1º vez o título de campeão pan-americano, em 2012.

5- Como começou na ginástica e porque escolheu a trampolim?

Comecei a treinar com 6 anos por diversão. Comecei a competir campeonatos estaduais e brasileiros e me destacava. Os treinos foram ficando mais sérios, fui pegando gosto e almejando metas cada mais ambiciosas. Amo o que eu faço e por isso continuo a me dedicar até hoje. Escolhi trampolim porque adoro saltar.

6- Agora que você está na seleção, qual  o planejamento que a Confederação passou a  para 2013? Todos os que se classificaram terão chances de disputar competições internacionais?

Para esse ano temos as etapas de copas do mundo no segundo semestre. O alvo é o campeonato mundial na Bulgária, que será em novembro. Todos os membro da seleção tem chances de participar das competições internacionais.

7- Para a seletiva do final de semana, os atletas pagaram as passagens?

A nível nacional os atletas ficam com o ônus de pagar as inscrições, taxas, hospedagem, alimentação e passagens sim. No meu clube é assim. Isso acabou por desestimular muitos jovens talentos.Temos alguns clubes no Brasil que cumprem com esse encargo ou ajudam os atletas em parte.

8- Cite seus patrocinadores e  apoiadores.

Por ser membro da seleção brasileira o meu patrocinador é a Confederação Brasileira. E somente esse. Pra sustentar completamente todas as despesas com o treinamento é necessário outras fontes.

domingo, 7 de abril de 2013

VELA- FERNANDA OLIVEIRA E ANA BARBACHAN SÃO CAMPEÃS NA ESPANHA

Na etapa da Espanha da Copa do Mundo, o tradicional Trofeo Princesa de Sofia, o Brasil brilhou na classe 470, com o título de Fernanda Oliveira e Ana Barbachan.  Em 14 regatas, elas venceram 5. O pior resultado foi um 9º lugar na 3º regata. Vale ressaltar que as 3 duplas que conquistaram medalhas olímpicas não estiveram na disputa.  Outras duas possibilidades de medalha do Brasil na medal race acabaram não acontecendo: Bruno Fontes na Laser e Bimba na RS:X ficaram em 5º lugar. Outros resultados: André Fonseca e Francisco Andrade foram 17º na 49er. Martine Grael/ Kahena Kunze foram 6º na 49er feminina. Bruno Prada foi 25º na Finn.

LUTA- BRASIL OBTEM 5 MEDALHAS NO PAN

A seleção brasileira de luta disputou o Pan do Panamá e retornou com 5 medalhas: 2 pratas e 3 bronzes. Ao todo, 27 países disputaram a competição. No masculino Diego Romanelli foi prata ( 60kg) e Antonio Henriques foi bronze ( 120kg), ambos na greco-romana. As outras medalhas vieram com as mulheres. Nossa representante olímpica Joice Silva foi prata ( 59kg). Laís Nunes ( 63kg) e Gilda Oliveira ( 67kg) foram bronze.

GINÁSTICA- SASAKI É 5º NO JAPÃO

O brasileiro Sérgio Sasaki terminou em 5º lugar no individual geral, com 87750 pontos, na etapa do Japão da Copa do Mundo. O campeão foi o ucraniano Oleg Verniaiev. O nível da disputa foi fortíssimo,  Sasaki repetiu o bom desempenho da Olimpíada terminou a frente do medalhista de prata em Londres, Marcel Nguyen.

ATLETISMO - DESTAQUES BRASILEIROS NO GRAND PRIX DO CHILE

No Grand Prix Sul-Americano de Santiago no Chile os principais destaques brasileiros foram Ana Claudia Lemos  e Aílson Feitosa, vencedores das provas de 100 e 200 metros. Outros bons resultados vieram com Andressa Morais,  vencedora do lançamento de disco com 58m37 e Geisa Arcanjo, ganhadora do arremesso de peso com 17m09.

GINÁSTICA TRAMPOLIM- SELEÇÃO DEFINIDA PARA CICLO OLÍMPICO

A Confederação de Ginástica realizou seletiva para a definição da seleção brasileira para o atual ciclo olímpico. Foram escolhidos 5 homens e 3 mulheres. Os já experientes Carlos Pala, Rafael Andrade e Giovanna Matheus continuam na equipe. Os 3 estiveram no Pan de Guadalajara. Os outros nomes: Luiz Arruda, Alexandre Lucas, Breno de Paula, Joana di Carlo e Camila Gomes.

GOLFE- RESULTADO DO BRASIL CLASSIC

O chileno Benjamin Alvarado conquistou o título do Brasil Classic, disputado no São Paulo Golf Club, em São Paulo.Entre os brasileiros, Philippe Gasnier em 15º lugar e Odair Lima em 17º lugar foram os melhores  na competição.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

ESPORTE OLÍMPICO BRASILEIRO: HOMENS X MULHERES


Em quais modalidades olímpicas estamos mais fortes no feminino e no masculino na atualidade? Resolvi fazer essa análise. Modalidades que só existem no feminino como o ginástica rítmica e o nado sincronizado não entram na avaliação. Acompanhe :

ATLETISMO- FEMININO MAIS FORTE- Apesar de termos bons nomes no masculino como Marílson Gomes e Mauro Vinícius, o grande nome da modalidade continua sendo a campeã mundial Fabiana Murer .

BADMINTON- EMPATE- Nenhum atleta obteve vaga olímpica. Daniel Paiola não está competindo no momento.

BASQUETE- MASCULINO MAIS FORTE- A seleção masculina ressurgiu com a entrada do técnico Magnano e a presença dos atletas da NBA. Hoje vive um momento bem melhor que a feminina.

BOXE- EMPATE- tanto no masculino como no feminino, se a Olimpíada fosse hoje, lutaríamos por medalhas

CANOAGEM VELOCIDADE- MASCULINO MAIS FORTE- O feminino praticamente não existe no Brasil

CANOAGEM SLALOM- EMPATE- Temos Ana Sátila como destaque no feminino, Pepe, Ricardo Taques e a dupla Anderson/Charles com recentes conquistas no masculino.

CICLISMO ESTRADA E PISTA - EMPATE- Tanto no masculino como no feminino não temos nenhum atleta com grandes resultados internacionais.

CICLISMO BMX- EMPATE- No feminino Bianca Quinalha e Raquel Stein, no masculino Renato Rezende.

CICLISMO MOUNTAIN BIKE- MASCULINO MAIS FORTE- Rubens Donizete esteve nas duas últimas Olimpíadas. Depois de Jaqueline Mourão, não apareceu nenhum destaque no feminino.

ESGRIMA- MASCULINO MAIS FORTE- A diferença aqui é o veterano Renzo Agresta e as mulheres não terem classificado ninguém para a Olimpíada.

FUTEBOL- MASCULINO MAIS FORTE- O futebol feminino do Brasil não repete o bom momento vivido até 2010.

GINÁSTICA ARTÍSTICA- MASCULINO MAIS FORTE- Hoje, o momento é dos homens com Arthur Zanetti, Sérgio Sasaki, Caio Souza. As mulheres dependem de Jade Barbosa, que ficou fora da Olimpíada.

GINÁSTICA DE TRAMPOLIM- EMPATE. Temos Carlos Pala e Giovana Matheus no mesmo nível

GOLFE- EMPATE. Mesmo nível do masculino e feminino

HANDEBOL- FEMININO MAIS FORTE- Hoje, nossa seleção feminina está entre as potências do mundo

HIPISMO- Esporte em que homens e mulheres competem juntos

SALTOS- MASCULINO MAIS FORTE- Rodrigo Pessoa e Doda Miranda são ídolos mundiais.

CCE- MASCULINO MAIS FORTE- ao contrário de países como a Alemanha e a Suécia, é raro termos mulheres na equipe brasileira

ADESTRAMENTO- FEMININO MAIS FORTE- Luisa Almeida foi nossa representante em Londres.

JUDÔ- EMPATE- Temos destaques como Sarah Menezes, Mayra Aguar, Rafael Silva e Tiago Camilo

HÓQUEI NA GRAMA- FEMININO MAIS FORTE- Os resultados das mulheres são um pouco superiores aos dos homens.

LEVANTAMENTO DE PESO- Empate. A ótima atuação de Jaqueline Ferreira na Olimpíada, equilibrou a disputa com Fernando Saraiva

LUTA- FEMININO MAIS FORTE- Os principais resultados dos últimos anos vieram com Joice Silva, Aline Ferreira, Dailane Gomes e Lais Nunes

NATAÇÃO- MASCULINO MAIS FORTE- A natação feminina do Brasil está bem distante dos resultados da masculina que tem ídolos como Cesar Cielo, Thiago Pereira e Bruno Fratus

PENTATLO- FEMININO MAIS FORTE- Nossa medalhista olímpica Yane Marques. Masculino ainda engatinha.

POLO-AQUÁTICO- EMPATE- Ambas as seleções tem nível razoável.

REMO- FEMININO MAIS FORTE- Fabiana Beltrame faz a diferença, apesar do título mundial dela não ter sido em prova olímpica

RUGBY-
FEMININO MAIS FORTE- Os resultados das mulheres são um pouco superiores aos dos homens.

SALTOS ORNAMENTAIS- MASCULINO MAIS FORTE- Cesar Castro é o destaque. No feminino não surgiu ninguém após Juliana Veloso

TAEKWONDO- EMPATE- De um lado Diogo Silva e do outro Natalia Falavigna

TÊNIS- MASCULINO MAIS FORTE- Há décadas que o tênis feminino do Brasil inexiste

TÊNIS DE MESA- Empate.  Apesar dos atletas do masculino terem ranking melhor, a atual fase de Caroline Kumahara empatou a disputa.

TIRO- EMPATE. Temos alguns destaques em ambos os sexos

TIRO COM ARCO- MASCULINO MAIS FORTE- O momento do trio Bernardo Oliveira, Daniel Xavier e Fábio Emílio é melhor do que das meninas.

TRIATLO-
EMPATE. O Brasil foi representado em ambos os sexos na Olimpíada, com resultados regulares.

VELA- MASCULINO MAIS FORTE- Apesar dos bons resultados de Fernanda Oliveira, do outro lado está Robert Scheidt

VÔLEI- EMPATE- Ambas as seleções são favoritas em quaisquer competições que disputem

VÔLEI DE PRAIA- EMPATE. Como o circuito mundial deste ano ainda não começou, vou levar em consideração os resultados de Juliana/Larissa para equilibrar a disputa com Alison/Emanuel. Mas feminino deve sofrer a partir de agora com o fim da dupla vitoriosa

RESULTADO FINAL:  HOMENS: 13    MULHERES: 8    EMPATE: 18

Você concorda com a minha análise?

terça-feira, 2 de abril de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: CAIO SOUZA- GINÁSTICA



Depois de Arthur Zanetti, Arthur Nory, Diego Hypólito e Sérgio Sasaki, mais um destaque surge na ginástica masculina do Brasil. Caio Souza , de apenas 19 anos foi bronze na etapa de Cottbus da Copa do Mundo no salto sobre o cavalo. Caio foi um dos ginastas demitidos pelo Flamengo. Ele respondeu a 7 perguntas

1- A medalha em Cottbus foi a principal conquista da sua carreira. Como foi a emoção?
Não acreditei na hora, fiquei muito feliz. Nunca pensei que na minha primeira copa do mundo eu poderia ganhar uma medalha

2- Ouvi uma entrevista do Marcus Vinicius, dirigente do COB na radio CBN declarando que os principais atletas da ginástica não ficariam desamparados, com o fim da ginastica do Flamengo. Isso está ocorrendo?

O COB  está  ajudando com a nossa situação. Estamos treinando no Pinheiros por ajuda do COB. Espero que alguma empresa, clube ou universidade possa acolher a minha equipe para que a gente possa competir esse ano.

3- É importante disputar varias etapas da Copa do Mundo, ou devido o risco de lesões é preferivel disputar apenas algumas?

É sempre importante estar competindo, para poder melhorar e ganhar experiência  mas para poder ir a esse tipo de competição, é preciso estar preparado

4- A chegada dos saltos é algo que você acredita que precisa melhorar no seu desempenho?

Sim, com a execução dos elementos e as chegadas melhores, o meu desempenho com certeza vai melhorar

5- Quem sao seus idolos na ginastica?

O Diego Hypolito sempre foi meu idolo e uma otima pessoa. Arthur Zanetti é um grande exemplo de perseverança. Todos que fazem parte da Seleção Brasileira são meus ídolos, pois para fazer parte dessa equipe, você tem que ser muito bom.

6- A conquista do ouro olímpico pelo Zanetti deixou a ginastica masculina mais respeitada pelos outros paises?

Sem duvida. Agora as outras seleções sabem que o Brasil é um forte adversario em qualquer competição.

7- Voce tem alguma empresa ou familiares te apoiando? Pode citar nomes.

Quero agradecer ao Furnas pelo apoio e minha mae e meu pai por sempre acreditarem em mim.