Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 26 de março de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA : ANDERSON OLIVEIRA - CANOAGEM SLALOM

No último campeonato Pan-americano, no ínicio de março no México, a canoagem slalom do Brasil obteve um título inédito. Pela 1º vez, uma dupla venceu uma prova olímpica. Anderson Oliveira e Charles Correa foram ouro no  C2. Anderson Santos respondeu sobre a estrutura do esporte no Brasil, a parceria com Charles e a conquista no México

Há quanto tempo você compete com o Charles  e como surgiu a parceria?
Nós começamos a remar em abril de 2012. A parceria veio logo depois do Pan Americano quando o companheiro de Charles decidiu parar. Como nós somos da mesma cidade e nos conhecemos desde a  2º série do ensino fundamental conversamos com nosso treinador Ettore Ivaldi que gostariamos de remar juntos. Ele gostou da ideia e começamos a trabalhar.

No vôlei de praia são comuns as discussões entre integrantes de dupla e também muitas mudanças. Isso também acontece na canoagem? Como trabalhar em dupla?

Acreditamos que sempre existe  discussões entre integrantes de dupla. Na canoagem não é muito diferente. Não tivemos nenhuma discussão ainda, mas já vimos outros competidores discutirem. È muito importante conhecer bastante o companheiro e respeitar suas opiniões. Somos uma dupla,mas temos que agir como se fossemos um, seguindo o mesmo objetivo. Esse é o caminho e a forma de trabalhar.


No slalom, um mísero milésimo de segundo pode mudar a colocação de um atleta? Como se concentrar e manter a calma na hora da descida?

A diferença de um segundo pode te deixar entre  primeiro ou  vigésimo. Por isso antes das  competições  analisamos cada remada, cada movimento que temos que fazer e de que forma vamos fazer. Temos que estar sincronizados em cada movimento, para realizar aquilo que planejamos fora d`agua .

O título pan-americano no México foi uma surpresa para vocês? Conte sobre a conquista?
Foi uma surpresa , mas devido ao treinamento forte estávamos bem confiantes. Foi um fato inédito na canoagem slalom brasileira. Somos os primeiros da canoa dupla na historia do Brasil a conquistar um Pan Americano. Sem duvidas foi emocionante ouvir o hino brasileiro tocar no lugar mais alto do pódio. Ficamos muito felizes com o resultado e isso nos motiva mais ainda para as próximas competições e para o grande objetivo da Rio 2016.

No que você sente que a dupla precisa melhorar para chegar ao nível dos melhores do mundo?

 Sem duvidas é estar competindo com as melhores duplas do mundo. Isso adquire muita experiência que é uma das coisas que precisamos. E também mais condições de treino em canais artificiais, que infelizmente no Brasil só existe um, em Foz Iguaçu!

Quais as condições de treinamento no Brasil para a canoagem slalom?
Infelizmente não são muito boas, por falta de estrutura, reconhecimento e o mais importante , canais artificiais. A maioria das competições internacionais acontecem em canais. Os melhores do mundo treinam em canais, e  isso é muito importante, pois propicia a melhora técnica  e facilita adquirir experiência para grandes  competições.   

Cite quem apoia e patrocina vocês?
Atualmente os patrocinadores da canoagem brasileira  são : Banco Nacional do Desenvolvimento- Bndes , Itaipiu Binacional , Lei de incentivo ao esporte e Ministério do Esporte.

Um comentário:

Isis........... disse...

PArabéns Anderson e Charlinho ... nossos orgulhos de Piraju - SP.