Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 30 de janeiro de 2011

VELA- DEPOIS DE UM 2010 RUIM, VELA BRASILEIRA ESTRÉIA BEM EM 2011


No primeiro evento importante de 2011, a Semana de Vela de Miami, etapa da Copa do Mundo  que vale pontos para o ranking mundial, nossos velejadores foram bem, apagando os maus resultados de 2010. Na classe Star nossa única medalha com Robert Scheidt/ Bruno Prada. Eles lideraram toda a semana e já eram ouro antes da Regata da Medalha. Na classe 470 feminino duas duplas entre as 10 melhores: Fernanda Oliveira /Ana Barbachan 5º, Isabel Swan/ Martine Grael em  7º. Na RSX: Bimba  foi 6º, dois pontos atrás do bronze e  PAtrícia Freitas repetiu o resultado  no feminino. PAra finalizar Bruno Fontes foi 5º na Laser. Estar entre os 10 melhores é uma obrigação para esses velejadores já experientes. Conseguir medalha é para Robert e Torben.

RESULTADO DA ENQUTE
Escolha os 2 principais motivos para mais um fracasso do Brasil no mundial de handebol masculino
Nossa Liga Nacional é muito fraca  60%
poucos amistosos contra seleções de alto nível 30%
nossos atletas não atuam na Europa  30%

MARATONA AQUÁTICA- DEFINIDOS OS CLASSIFICADOS PARA O MUNDIAL
Foi realizada em São Bernardo, SP, uma seletiva para a definição dos representantes masculinos do Brasil na prova de 10km ( que é olímpica) do mundial de Esportes Aquáticos na China, que será realizado em julho. Allan do Carmo e Samuel de Bona foram os classificados As  representantes femininas já haviam sido escolhidas pois são as vencedoras do circuito mundial em 2009 e 2010 ou seja, Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha.

ATLETISMO- MURER ESTRÉIA COM OURO EM 2010
A brasileira Fabiana Murer abriu o ano assumindo a liderança mundial do salto com vara. Ela venceu o Millrose Games, evento realizado no tradicional Madison Square Garden, em Nova York. Sem ter fortes adversárias, Murer saltou 4m74, uma boa marca e garantiu o ouro. A brasileira aguarda para fevereiro um duelo com a russa Yelena Isinbayeva. Elas competem  no dia 12, em Donetsk, Ucrânia no Pole Vault Stars, organizado pelo lendário Serguei Bubka. O torneio  reune apenas atletas do salto com vara.

TÊNIS DE MESA- DEFINIDOS OS PRIMEIROS NOMES DA SELEÇÃO PARA 2011
Foi realizada em São Paulo uma seletiva para definir algumas vagas para a seleção brasileira que disputará diversas competições em 2011 incluindo o Pan de Guadalajara que dá vaga olímpica. No masculino o primeiro classificado foi... Hugo Hoyama. É isso mesmo. O veterano atleta ganhou na mesa,  sua vaga para continuar na seleção. O segundo qualificado foi Cazuo Matsumoto. A terceira vaga já era de Gustavo Tsubói, pelo seu desempenho em 2010. A última vaga está em aberto. Se Tiago Monteiro, nosso ex melhor atleta,  recuperar da contusão será ele. Caso contrário Danilo Toma, surpresa brasileira no mundial juvenil poderá ter uma chance. No feminino Jéssica Yamada venceu a primeira seletiva. Caroline Kumahara, apenas 15 anos foi a segunda classificada. A número 1 do Brasil, a experiente Ligia Silva perdeu as duas mas poderá ser indicada para uma das duas vagas restantes. Mariany Nonaka, que disputou a última Olimpíada continua jogando mal.

sábado, 29 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- VOLEI DE PRAIA: JULIANA E LARISSA ARRASADORAS



NOTA em 2010-8
NOTA em 2009- 8


No feminino o dominío mundial brasileiro foi absoluto, com Juliana e Larissa conquistando o pentacampeonato do circuito mundial com tranquilidade. Talita/Maria Elisa foram vice. Juliana e Larissa também ganharm o tetra do circuito nacional. No masculino a situação é diferente. Com a constante troca de duplas,  os brasileiros não conseguiram bons resultados. No circuito mundial Rogers e Dalhausser dos EUA venceram 9 das 12 etapas que disputaram ficando com o título. A dupla brasileira mais regular foi Emanuel e Alisson, vice no circuito mundial

DESTAQUE- JULIANA
Eleita pelo segundo ano seguido a melhor jogadora do mudo pela Federação Internacional de Vôlei

DECEPÇÃO- TROCA TROCA NO MASCULINO
Ao final da Olimpíada 2008 tinhamos duas duplas medalhistas: Ricardo e Emanuel, Fabio Luis e Marcio. Dois anos e meio depois esses jogadores trocaram de parceiros algumas vezes e não obtiveram bons resultados.

EXPECTATIVA PARA 2011
O circuito americano não existe mais e muitas duplas irão disputar o circuito mundial. Com a Olimpíada em 2012, esse ano será fundamental para obter pontos no ranking que definiará  as duplas classificadas.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

BASQUETE- BRASIL CONHECE SEUS ADVERSÁRIOS NO PRÉ-OLÍMPICO


Nossa seleção de basquete masculino não participa de uma Olimpíada desde 1996. E o sonho de voltar a participar começou a ser definido nesta quinta-feira. Foram sorteados os adversários do Brasil no Pré-Olímpico da Argentina que dará duas vagas para Londres 2012. O torneio acontece de 30 de agosto a 11 de setembro.  O Brasil enfrentará Canadá, Cuba, República Dominicana e Venezuela na primeira fase. Canadenses e dominicanos tem boas equipes e costumam dar trabalho. Cubanos e venezuelanos são mais fracos mas não tem um jogo que podemos dizer que é baba como acontece no grupo B em que a Argentina pegará os frágeis Panamá e Paraguai, além de Uruguai e Porto Rico. Os 4 melhores se classificam mas como a fase seguinte será de mata-mata o Brasil tem que terminar em primeiro ou segundo para fugir de Argentina e Porto Rico, já nas quartas. Depois o confronto será inevitável nas semifinais, jogo que valerá a vaga olímpica. Caso o Brasil fique de 3º a 5º terá a chance de disputar um Pré-Olímpico mundial. Mas é bem mais fácil tentar a vaga nas Américas. Dos atletas da NBA, só Varejão contundido deverá ficar fora. Vamos ver se Nenê consegue pela primeira vez estar inteiro. Tiago Splitter e Leandrinho também devem jogar na Argentina.


VELA- ROBERT E PRADA MANTEM LIDERANÇA
Após 8 regatas na Semana de Vela de Miami, etapa da Copa do Mundo, Robert Scheidt/Bruno Prada permanecem na liderança da classe Star. Lars Grael/Ronald Seifert estão em 5º. Na classe RSX, Bimba ocupa o  7º  lugar , mesma posição de Patrícia Freitas, após 6 regatas. Bruno Fontes também é 7º na Laser. NA classe 470  após 5 regatas, Martine Grael/ Isabel Swan estão em 8º, Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan em 10º.


GINASTICA- SELEÇÃO FEMININA INICIA TRABALHOS
A Confederação Brasileira de Ginástica divulgou as 10 atletas convocadas para a primeira etapa de treinamentos da seleção brasileira de ginástica artística deste ano. As atividades acontecerão entre os dias 7 e 19 de fevereiro e visam montar a equipe para a disputa do Pan-Americano e do Mundial. Quem estiver melhor preparada irá representar o Brasil na primeira competição do ano, a Copa do Mundo em Paris, em março.  Foram convocadas: Jade Barbosa, Daniele Hypólito,  Ana Claudia Silva, Gabriela Soares, Letícia da Costa,  Adrian Gomes,  Bruna Leal, Ethiene Franco, Harumy Freitas e Priscila Cobello.




TENIS DE MESA- HUGO HOYAMA E JÉSSICA YAMADA  GARANTEM VAGAS NA SELEÇÃO
Está sendo disputada em São Paulo a seletiva nacional que definirá os integrantes da seleção brasileira adulta de tenis de mesa. No masculino estavam em disputa 3 vagas, já que Gustavo Tsubói já havia garantido. O primeiro a confirmar vaga foi o inesgotável Hugo Hoyama. Ele superou o também experiente Cazuo Matsumoto e a grande revelação Danilo Toma. As outras duas vagas seguem em disputa. No feminino a primeira classificada é Jéssica Yamada. A jovem superou a experiente Lígia Silva. Outras 3 vagas seguem em disputa.  A primeira competição do nosso tênis de mesa será o Latino Americano que dá vagas para o Pan que na sequência oferecerá vagas para Londres 2012.


PAN 2011- CONFIRA AS MODALIDADES QUE DARÃO VAGAS OLÍMPICAS
De acordo com o COB, classificam-se para Londres-2012 os campeões de 15 modalidades: triatlo, handebol, saltos ornamentais, hóquei sobre a grama, nado sincronizado, pólo aquático, tênis, tênis de mesa, canoagem (algumas provas) e tiro esportivo (ouro e prata da fossa e do skeet).

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- VELA: ANO PREOCUPANTE



NOTA EM 2010- 5
NOTA EM 2009- 6

O Brasil ganhou poucas medalhas nas principais semanas olímpicas e  campeonatos mundiais. Apenas um bronze no mundial de Star no Rio de Janeiro com Torben Grael e Marcelo Ferreira. Robert Scheidt/ Bruno Prada foram ouro na Semana de Kiel e terminaram como melhor dupla de Star. Bimba, Bruno Fontes e as duplas da classe 470 ( Isabel Swan/ Martine Grael, Fernanda Oliveira/ Ana Barbacan) não conseguiram se firmar entre os melhores.  Também não tivemos nenhuma revelação. Um 2010 de alerta, para continuarmos com nossa tradição de medalhas olímpicas na vela.

DECEPÇÃO- SEMANA OLÍMPICA DE LONDRES
No raia onde será disputada a Olimpíada o Brasil levou equipe completa para competir contra os melhores do mundo e não ganhou nenhuma medalha. O melhor resultado foi o 4º lugar de Robert Scheidt/ Bruno Prada

DESTAQUE- MARTINE GRAEL
Ao lado de Isabel Swan a filha de Torben está conseguindo ter melhores resultados do que a dupla Fernanda Oliveira/ Ana Barbacan

EXPECTATIVA PARA 2011
O ano será de mundial Pré-Olímpico, reunindo todas as classes ao mesmo tempo.

RETROSPECTIVA 2010- TÊNIS DE MESA: NOVOS TALENTOS

Nota em 2010-6
Nota em 2009- 6
Os bons resultados do tênis de mesa brasileiro não vieram na categoria adulto. No mundial junior, Danilo Toma ( foto) levou a equipe as quartas, só perdendo para a China. Danilo caiu nas oitavas no individual. Nos Jogos da Juventude, Caroline Kumahara foi 9º. No mundial por equipes adulto continuamos na 2º divisão, tanto no masculino como no feminino, mas a equipe feminina fez uma surpreendente campanha e ficou próxima de subir. No masculino, nosso número 1 ( agora ex) Thiago Monteiro passou o ano contundido e praticamente não jogou pela seleção. No Pan individual, Cazuo Matsumoto foi prata e o Brasil  ouro por equipes

DESTAQUE- LIGIA SILVA
A veterana atleta foi prata no Pan e ajudou na campanha feminina no mundial por equipes.

DECEPÇÃO- CHINESES POR TODAS AS PARTES
Contina a farra de vários países importarem chineses para jogar. Assim fica difícil competir. A Federação Internacional de Tênis de Mesa tinha que criar alguma regra. Seria como formar seleções africanas e asiáticas de futebol só com brasileiros.

EXPECTATIVA PARA 2011
O Pan de Guadalajara dará vagas para a Olimpíada. O mundial individual será em maio na Holanda


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CANOAGEM- APENAS UMA PRATA


O Brasil conseguiu apenas uma medalha nas provas olímpicas do Pan de Canoagem Slalom. Foi na prova de canoa dupla ( C-2) com  Anderson Weber e Jean Pereira. No  caiaque individual (  K-1) , Pedro Henrique ficou na quinta posição. No c-1, Cassio Petry ficou em sétimo e no k-1 feminino, Poliana ficou em quarto lugar e Milena Wolf em quinto.


HANDEBOL-  REPETIMOS 2009
Nossa seleção masculina bateu o Chile por 28 a 18 e repetiu o péssimo resultado do mundial de 2009, terminando na posição 21 entre 24 seleções. Como terminou em último no grupo, não teve sequer a chance de disputar uma posição melhor. Nesta terça serão conhecidos os semifinalistas. Todos são europeus, já que a Argentina perdeu os dois jogos da segunda fase e está eliminada.

VELA- COPA DO MUNDO EM MIAM
A seleção brasileira de vela está em Miami, disputando nesta semana a primeira etapa da Copa do Mundo. Após o primeiro dia de disputa, o grande resultado veio na classe Star com Robert Scheidt e Bruno Prada liderando a competição. Na RSX, Bimba é o oitavo e Patrícia Freitas décima. Na Laser, Bruno Fontes é o oitavo. Na 470, Martine Grael e Isabel Swan estão em décimo terceiro

RESULTADO DA ENQUETE
Escolha as 3 competições mais interessantes para se assistir em 2011 nos esportes olímpicos

54% Pan de Guadalaja, 50% mundial de handebol feminino no Brasil e 33% mundial de esportes aquáticos

sábado, 22 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- TIRO ESPORTIVO: DUAS VAGAS OLÍMPICAS GARANTIDAS



NOTA EM 2010- 7
NOTA em 2009- 4
O tiro esportivo é uma das primeiras modalidades a oferecer vagas para a Olimpíada. E o Brasil garantiu duas, aproveitando que sediou o Pré-Olímpico no Rio de Janeiro. Os classificados foram Ana Luiza Ferrão na pistola e Filipe Fuzaro ( foto) na fossa olímpica. Nos Jogos Sul-Americanos 10 ouros, sendo 6 com Julio Almeida

DESTAQUE- ANA LUIZA FERRÃO
Primeira atleta brasileira no individual a garantir vaga olímpica. Ela foi ouro na prova de pistola 25 metros

REVELAÇÃO- FILIPE WU
Foi prata na pistola de ar dos Jogos da Juventude

DECEPÇÃO- CADE AS ARMAS DO JULIO
Julio Almeida foi o grande nome do Brasil nos Jogos Sul-Americanos conquistando 6 ouros. Depois foi finalista em duas etapas da Copa do Mundo. Chegou ao mundial cotado a vaga olímpica. Mas suas malas com as armas atrasaram. Ele teve que competir com material emprestado e não obteve a vaga. Já com seu material conquistou 3 medalhas, sendo um ouro, mas em provas não olímpicas. Mais um fato negativo no nosso esporte olímpico. No Pré-Olímpico, Julio era o maior cotado a vaga olímpica, mas ficou sem ela por um ponto nas provas de pistola 10 metros e 50 metros.

EXPECTATIVA PARA 2011
No Pré-Olímpico do Rio foram distribuidas 20 vagas. Agora em 2011, os brasileiros tentarão classificação olímpica em etapas da Copa do Mundo e nos Jogos Pan-Americanos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- TRIATLO: COLUCCI PRÓXIMO DE LONDRES



NOTA em 2010- 6
Nota em 2009- 4
O grande resultado do ano foi a vitória de Reinaldo Colucci na etapa da Hungria do circuito mundial. Há mais de uma década isso não acontecia com um atleta brasileiro. No feminino a principal conquista foi a vitória de Carla Moreno no Panamericano. Se a Olimpíada fosse hoje teríamos duas vagas no masculino e uma no feminino.

DESTAQUE- REINALDO COLUCCI
Fechou 2010 como 37º do ranking. Basta manter uma campanha regular para carimbar seu passaporte olímpico pela segunda vez

EXPECTATIVA PARA 2011
O Pan de Guadalajara dará vaga aos campeões para a Olimpíada de Londres


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ENTREVISTA: JOICE SILVA, principal atleta brasileira de luta



O principal destaque da luta brasileira em 2010 foi Joice Silva. Ela venceu uma atleta russa, conseguindo uma vitória no campeonato mundial, além de ser prata no Grand Prix da Espanha e ganhadora do Brasil Olímpico na modalidade. Tem totais condições de se classificar para a Olimpíada. Via e-mail, a simpática lutadora respondeu a este blog.
 
Porque escolheu a luta como modalidade?

Conheci a Luta Olímpica depois que já treinava jiu-jitsu. Meu professor disse para eu ir a Gama Filho, onde havia uma equipe de Luta para conhecer  a modalidade. Por  um tempo eu praticava as duas modalidades, porém tive que optar por uma só. Os meus resultados nas primeiras competições que me motivaram a continuar. Depois pintou o sonho olímpico que todo atleta almeja  já que o Jiu-Jitsu não é uma modalidade olímpica.  A chance de ter uma bolsa na Universidade também me incentivou a optar pela Luta Olímpica. Eu amo a modalidade
 
Quais seus planos para 2011?

No primeiro semestre me classificar para os Jogos Panamericanos em Guadalajara. No segundo, lutar o Pan e medalhar. Depois, me classificar para os Jogos Olímpicos no mundial.



Quais as principais dificuldades que uma atleta brasileira encontra quando enfrenta lutadoras do leste europeu?

As lutadoras do leste europeu disputam mais competições ao longo do ano. Todo mês elas podem participar de competições de alto nível, bem pertinho delas. Qualquer campeonato, por menor que seja, reune um grande numero de lutadoras de alta qualidade técnica, e grande experiência também. Competições onde se pode lutar mais de 5 vezes.No Brasil temos 2 competições nacionais que são as mais fortes dentro de um ano : o campeonato brasileiro e os Jogos Abertos do Interior de São Paulo,  nos quais fazemos  4 lutas no máximo. Uma vez por ano tem o Panamericano. Está ai a diferença.
 
Porque a luta feminina brasileira está conseguindo se desenvolver mais do que a masculina?

 Acho que começamos a alcançar alguns resultados internacionais nunca alcançados pelos homens. A partir daí o investimento passou a ser mais na equipe feminina. Um exemplo foi a Rosangela Conceição campeã Panamericana e a única a se classificar para  a Olimpíada de 2008. A luta feminina também  é um esporte mais recente que a masculina, o que nos deixa com menos tempo de atraso em relação a outros países.

HANDEBOL: ELIMINADOS MAIS UMA VEZ NA PRIMEIRA FASE


Mesmo com um técnico estrangeiro no comando, o espanhol Javier Garcia, não foi desta vez que o Brasil passou da 1º fase do campeonato mundial masculino. Foram 4 jogos contra seleções européias e 4 derrotas.  Principalmente contra Áustria e Hungria o Brasil jogou muito mal, desperdiçando contra-ataques e mostrando muita fragilidade na defesa. Contra a Noruega nesta terça-feira, nossa seleção fez o melhor jogo, mas perdeu por 26 a 25. Na quinta o último jogo da fase inicial contra o Japão. O adversário venceu a Áustria e é favorito. Depois, restará ao Brasil disputar o 13ºlugar. No último mundial, com uma seleção renovada fomos 21º. Pelo nível do mundial é provável que terminemos em 16º,17º.  Enquanto isso a Argentina faz bonito. Venceu a Suécia e empatou com a Coréia do Sul, duas potências. Vai se classificar para a 2º fase. Como disputaremos com eles a vaga olímpica no Pan de Guadalajara podemos ficar fora de Londres 2012. Hoje, nossa seleção é formada por atletas que atuam no Brasil. Alguns bons valores precisariam jogar em times europeus para se acostumarem a outro tipo de jogo. A seleção precisa também fazer mais amistosos contra seleções européias de nível médio como a Áustria e a Noruega. Quanto ao técnico acho que deve ser mantido até o Pan e a definição ou não da vaga olímpica

CANOAGEM: PAN DE SLALOM NÃO SERÁ PRÉ-OLÍMPICO
A seleção brasileira de Canoagem Slalom participa neste fim de semana do  Pan-americano de Canoagem Slalom, na cidade de Union de Tula, no México. Já está confirmada a participação de 56 canoístas da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, Venezuela e do próprio México. O Brasil terá Mauri Tavares , Ricardo Martins  e Pedro Gonçalves  no K1 Masculino; Poliana de Paula  e Milene Wolf  no K1 Feminino; Cássio Petry no C1 Masculino; Silvia Gnadt  no C1 Feminino e a dupla Anderson Webber e Jean Fernando Moller no C2 Masculino. O veterano Gustavo Selbach, 22 vezes campeão brasileiro não disputará a competição. Vale lembrar que a canoagem slalom não fará parte dos Jogos Panamericanos do México, mas é modalidade olímpica. Este Panamericano ainda não valerá vaga.


TRIATLO-  JURACI É 5º NA ARGENTINA
Numa prova com tempestade e alagamentos durante o ciclismo, que causaram muitas quedas e abandonos, o triatleta Juraci Moreira (Banco BVA/ Novac Sports/ Asics) garantiu o 5º lugar na etapa da Argentina do Pan American Cup.  Com o resultado ele  subiu para a 59ª colocação no ranking mundial, assegurando a sua participação na Copa do Mundo, em Mooloolaba, Austrália, no final de março. Juraci buscará pontos visando a conquista da vaga olímpica. Atualmente o melhor brasileiro no ranking mundial é Reinaldo Colucci em 37º. A prova  da Argentina foi vencida pelo italiano Alessandro Fabian. No feminino, Fernanda Garcia foi a melhor brasileira em 6º. A vencedora foi Charlotte Bonin, da Itália.

FUTEBOL- ESTRÉIA COM SHOW DE NEYMAR
A seleção masculina estreou no Pré-Olímpico batendo o Paraguai por 4 a 2, com 4 gols de Neymar. Nesta quinta pegamos a Colômbia que empatou com o Equador em 1 a 1. Novamente eu escrevo: esta primeira fase só vale como treinamento. De 5, vão se classificar 3. A partir daí sim, no hexagonal, os jogos serão decisivos. Como a seleção é de jovens, qualquer vacilo como expulsões ou falhas individuais podem tirar o Brasil da Olimpíada.


HIPISMO- DODA COMEÇA BEM 2011
O brasileiro Álvaro Afonso de Miranda, Doda, venceu a prova de 1,50m do Campeonato Internacional de Salto Cinco Estrelas de Basel, na Suíça. Montando AD Ashleigh Drossel Dan, o cavaleiro foi o mais rápido no desempate e não cometeu faltas.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- TIRO COM ARCO: SEM EVOLUÇÃO


NOTA em 2010- 5
NOTA em 2009-5

Outra modalidade que engatinha no Brasil. Sem mundial e grandes competições internacionais, os brasileiros garantiram vaga no Pan de Guadalajara. No individual do Pan resultados fracos: Bernardo Rezende e Luis Trainini cairam na fase com 32 atletas

DESTAQUE- BERNARDO OLIVEIRA ( foto)
Na prova de recurvo que é olímpica, Bernardo conseguiu 4 ouros nos Jogos Sul-Americanos

EXPECTATIVA PARA 2011
A seleção tem um novo técnico, o sul-coreano Lim Heesk. O objetivo é tentar classificar pelo menos 2 atletas para os Jogos de 2012.

domingo, 16 de janeiro de 2011

JUDÔ- LEANDRO GUILHEIRO E SARAH MENEZES SÃO MEDALHISTAS EM BAKU



        No primeiro grande torneio do ano do judô, o Masters do Baku, no Azerbaijão, o Brasil obteve duas medalhas justamente com  os  judocas mais regulares de 2010: Leandro Guilheiro foi prata e Sarah Menezes bronze.
        O evento reuniu os 16 melhores do mundo ( dentre os que não estavam contundidos) em cada categoria. Com a prata, Guilheiro somou 240 pontos no ranking mundial e é o atual número 3 do mundo. A campanha dele foi excelente: na estréia venceu o  campeão olímpico Ole Bischof, da Alemanha, por yuko. Na segunda luta, vitória sobre o francês Axel Clerget, por ippon. Na semifinal, vitória por ippon sobre o japonês Takahiro Nakai. Só perdeu na final para Mamaddli do Azerbaijão.
        Outros brasileiros: Tiago Camilo , Rafael Silva , Leandro Cunha  e Maria Suellen Altheman  venceram uma luta. Luciano Corrêa, Bruno Mendonça,  Felipe Kitada, Daniel Hernandes, Érika Miranda e Mayra Aguiar (78kg) perderam na primeira luta

FUTEBOL- COMEÇA O PRÉ-OLÍMPICO
Eu só escrevo sobre futebol masculino em competições olímpicas. Nesta segunda tem a  estréia do Brasil no Sul-Americano Sub-20 que é Pré-Olímpico. Como apenas duas seleções garantem vaga, a disputa não será moleza para o Brasil. Chile, Argentina, Paraguai e Colombia costumam ter bons times. A estréia brasileira será contra o Paragua. Como se classificam 3 times para o hexagonal final podemos dizer que esta primeira fase servirá de treino. O técnico Nei Franco poderá e deverá poupar alguns titulares. Ainda na chave do Brasil estão Equador, Colombia e Bolívia.

HANDEBOL- JOGO DECISIVO CONTRA A HUNGRIA
O Brasil já sofreu duas derrotas no mundial masculino na Suécia. Na estréia perdeu por 10 gols de diferença para a Austria, a mais fraca das equipes européias, que inclusive foi surpreendida pelo  Japão na segunda rodada. No segundo jogo, o Brasil perdeu da Islândia, vice-campeã olímpica por 8 gols de diferença. Nesta segunda nossa seleção pega a Hungria que está invicta. Uma nova derrota, bem provável, já nos eliminará do mundial pois somente os 3 melhores de cada grupo se classificam. O Brasil tem que melhorar a defesa e não perder contra-ataques fáceis como aconteceu principalmente no jogo contra os islandeses.  Na terça pegaremos a Noruega e na quinta o Japão. Até agora: Hungria e Islândia duas vitórias, Austria, Japão e Noruega uma, Brasil zero.

RETROSPECTIVA 2010- TÊNIS : OUTRO FRACASSO NA DAVIS


Nota em 2010- 6
Nota em 2009- 6

Muitos esquecem, mas apesar dos torneios milionários, o tênis também é um esporte olímpico. O ano de 2010 teve Thomas Bellucci se mantendo entre os 30 melhores do mundo. Ele teve bons resultados no saibro e  dificuldades nos torneios de pisos rápidos.  Na Copa Davis mais um fracasso. Enfrentando a India fora de casa. O  Brasil chegou ao último dia com 2 a 1 de vantagem. Perdeu os 2 jogos e continua na 2º divisão. Em 2009 perdemos do Equador em casa.


DESTAQUE- TIAGO FERNANDES
Aos 17 anos venceu o Aberto da Austrália na categoria juvenil. O primeiro brasileiro a conquistar um Grand Slam na categoria

DECEPÇÃO- TÊNIS FEMININO
Entra ano sai ano e o tênis feminino brasileiro não evolui. A melhor colocada é Ana Clara Duarte, número 236 do mundo


EXPECTATIVA PARA 2011-
Bellucci será treinado por Larri Passos, ex-técnico de Gustavo Kuerten

sábado, 15 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- TAEKWONDO: ANO SEM NATALIA FALAVIGNIA



Nota em 2010- 5
Nota em 2009- 7
O ano teve poucas competições, já que os mundiais são em anos impares. Natalia Falavignia, nossa medalhista olímpica se contundiu em janeiro e passou o ano todo recuperando. No Pan um resultado ruim, pois sem Cuba e EUA terminamos em 3º, atrás de México e Canadá. Nos Jogos Sul-Americanos fomos bem com 7 ouros

DESTAQUE- KATiA ARAKAKI ( foto)
Foi responsável por 1 dos 3 ouros do Brasil no Panamericano.


EXPECTATIVA PARA 2011- Pela primeira vez a Confederação terá um brasileiro como presidente. O ano terá mundial na Coréia ( berço do esporte) , além é claro dos Jogos Panamericanos

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

JUDÔ- MASTERS DE BAKU



        Acontece neste final de semana a abertura do calendário mundial de judô em 2011 com o Masters de Baku no Azerbaijão. É o evento que mais distribui pontos no ranking depois de Olimpíadas e o Campeonato Mundial. O Brasil levou os 12 principais judocas. Só estão fora  alguns judocas contundidos.
        O Masters reúne apenas os 16 mais bem classificados de cada uma das 14 categorias olímpicas. O Brasil será representado por Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda ( foto-52kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suellen Altheman (+78kg), Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Correa (100kg), Daniel Hernandes (+100kg) e Rafael Silva (+100kg). Flávio Canto (81kg) e Hugo Pessanha (90kg), são os desfalques.  Bruno e Rafael, apesar de fora do Top16, foram anunciados pela FIJ para substituir atletas de outros países não confirmados na competição.             Segundo a programação divulgada pela organização do evento, neste sábado (15) entram no tatame os atletas das categorias até 48kg, 52kg, 57kg, 63kg, 60kg, 66kg e 73kg. Já no domingo (16), lutam os judocas dos pesos 70kg, 78kg, +78kg, 81kg, 90kg, 100kg e +100kg.

POLO-AQUÁTICO: BRASIL GARANTE VAGA NO MUNDIAL

A seleção masculina garantiu classificação para o mundial de esportes aquáticos ao vencer a Argentina num jogo muito equilibrado por 6 a 5. O jogo foi válido pelo pré-mundial do Canadá. Rudá Franco, nosso principal jogador no torneio fez o gol da vitória. Os canadenses também garantiram vaga na competição que acontece em Xangai, China.

RETROSPECTIVA 2010- REMO: BRADESCO E PETROBRÁS SÃO AS ESPERANÇAS DO ESPORTE




Nota em 2010-3
Nota em 2009- 6

O Brasil tem enviado remadores para provas não-olímpicas????? Nosso principal remador e grande revelação, Ailson Silva não foi para o campeonato mundial por desentendimentos entre Confederação e Botafogo, o clube dele. Nos Jogos Sul-Americanos tomamos uma surra da Argentina. O remo brasileiro teve um péssimo 2010

DESTAQUE- AILSON SILVA
Um dos poucos a vencer nos Jogos Sul-Americanos. Fora do mundial ganhou 4 provas no campeonato brasileiro

DECEPÇÃO
Nos jogos Sul-Americanos apenas 2 ouros, contra 10 da Argentina. Um fiasco.

PROMESSA- THIAGO BRAGA
Quinto colocado nos Jogos Olímpicos da Juventude no skiff simples

EXPECTATIVA
A Confederação terá o patrocínio do Bradesco e da Petrobrás. Se não melhorar  agora...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- POLO-AQUÁTICO e NADO SINCRONIZADO



POLO-AQUÁTICO
NOTA EM 2010-5
NOTA em 2009- 5

Mais um ano sem grandes resultados do nosso polo-aquático. A seleção masculina foi renovada com a chegada de um técnico croata. Atletas com mais de 28 anos não foram chamados. A feminina até se classificou para a Copa do Mundo, mas a Confederação decidiu não enviar a equipe para a disputa. Uma pena, já que teria uma oportunidade de jogar contra as melhores do mundo.

DECEPÇÃO-  MASCULINO NOS JOGOS SUL-AMERICANOS
Com uma equipe renovada  com média de idade de 22 anos, o Brasil foi apenas bronze nos Jogos Sul-Americanos

EXPECTATIVA PARA 2011
O ano tem mundial e o objetivo seria ficar entre os 10 melhores do mundo tanto no masculino como no feminino. O campeão mundial  e da Liga Mundial terão vaga olímpica garantida no masculino. Temos que torcer pelos EUA. Assim no Pan de Guadalajara que também dá vaga ao campeão, lutaríamos contra o Canadá. No feminino a tarefa é mais difícil pois o mundial não dá vaga olímpica

NADO SINCRONIZADO
NOTA em 2010- 6

Um ano sem mundial. Na Copa do Mundo o Brasil foi 9º por equipes e 7º no dueto com Lara Teixeira e Nayara Figueira. Um bom resultado. Nos Jogos Sul-Americanos 3 ouros em 3 possíveis.

DESTAQUE- LARA TEIXEIRA E NAYARA FIGUEIRA
Em competição na Espanha venceram o principal dueto dos EUA. Na Itália foram prata e no Japão terminaram em 7º

EXPECTATIVA PARA 2011-
O dueto conseguir terminar entre os 6 melhores no mundial de esportes aquáticos e conseguir vaga para a Olimpíada de 2012.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA- SALTOS ORNAMENTAIS: SEM RENOVAÇÃO


Nota em 2010- 6
Nota em 2009- 7

O Brasil continua dependendo dos mesmos atletas: Cesar Castro, Juliana Veloso e Hugo Parisi.  Só Cesar conseguiu estar entre os melhores do mundo.

DESTAQUE- CESAR CASTRO
Competiu muito bem em etapas da Copa do Mundo. Foi 4º no Canadá e 5º na China.

DECEPÇÃO- MASCULINO NOS JOGOS SUL-AMERICANOS
Sem Cesar Castro, o Brasil não obteve nenhum ouro no masculino nos Jogos Sul-Americanos.

EXPECTATIVA PARA 2011- Participação de Cesar Castro no mundial de esportes aquáticos da China. Em 2009 foi 5º

MUNDIAL DE HANDEBOL: BRASIL EM CHAVE COMPLICADA



        Olá amigo leitor. Hoje dou uma pausa nas retrospectivas 2010 para escrever sobre o mundial de handebol masculino que começa nesta quinta-feira na Suécia. O grande objetivo da seleção brasileira comandada pelo espanhol Javier Garcia é passar da primeira fase. Em 2009 fomos muito mal terminando em 21º com um técnico nacional.  Agora será o primeiro grande teste para o treinador estrangeiro.
        A competição reunirá 24 equipes, divididas em 4 grupos de 6 seleções. Somente os 3 melhores de cada grupo avançam para a segunda fase. Para o Brasil a estréia é decisiva. Vamos pegar nesta sexta-feira a Áustria, a mais fraca das européias do grupo. O jogo do grupo B acontece as 18h30 horário de Brasília e terá transmissão do Esporte Interativo. Os austríacos ficaram em 9º no campeonato europeu e não disputam um mundial desde 1993. Se o Brasil vencer ( chance de 50%), tem grandes possibilidades de  se classificar. Com uma derrota, cumpriremos tabela no mundial.
        O jogo mais difícil é o segundo contra a Islândia, vice-campeã olímpica e 3º no europeu. O pouco divulgado país virou potência no esporte. Nossa chance de vitória é de 20%.
        O terceiro jogo é contra a Hungria que já foi semifinalista olímpica há algum tempo e 6º no último mundial. Os hungaros não vivem um grande momento mas ainda são favoritos. Se o  Brasil  defender bem  poderá surpreender. Chance de 40%
        O quarto jogo é contra a Noruega, vencida por nós em um amistoso semana passada. Mas treino é treino, jogo é jogo. Os noruegueses foram 9º no último mundial e não estiveram na Olimpíada. Podemos avaliar em 40% nossa chance de vitória. Este pode ser o jogo decisivo.
        O último jogo é o mais fácil contra o Japão, mas pode não significar nada se tivermos vencido apenas um europeu. Contra os japoneses chance de vitória de 90%.
        Confira as outras chaves. As seleções são relacionadas por ordem de força técnica. Grupo A ( o mais forte): França, Alemanha, Espanha, Egito, Tunísia e Bahrein. Grupo C: Croácia, Dinamarca, Sérvia, Romênia, Austrália e Argélia. Grupo D ( o mais fraco): Suécia, Polônia, Coréia do Sul, Eslováquia, Argentina e Chile. A França atual campeã mundial e olímpica é a favorita ao título junto com Islândia, Dinamarca, Croácia, Suécia, Alemanha e Polônia.
        Nos últimos amistosos o Brasil mostrou um grande poder ofensivo mas muitas falhas defensivas. Contra times europeus tomar muitos gols é fatal.
O elenco brasileiro:
Goleiros-Alê ( Chapecó), Ferrugem ( Metodista) e Rick ( Unopar)
Armadores: Zepan ( Taubaté), Zeba ( Pinheiros), Gui ( Pinheiros), Japa ( Metodista) e Jackson ( Chapecó)
Pontas: Tupan ( Metodista), Felipe Borges ( Pinheiros), Chiuffa ( Metodista), Gil ( Metodista) e Guilherme ( Pinheiros)
Central: Léo Bortolini ( Unopar)
Pivôs: Tchê ( Pinheiros e Vinícius ( Metodista)


RESULTADO DA ENQUETE
Você gostou da logomarca da Olimpíada Rio 2016?
61% Sim
39% não

RESULTADO DA ENQUETE
Você gostou da escolha de Enio Vecchi como técnico da seleção feminina de basquete?
71% sim
29% não
 

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- PENTATLO MODERNO: YANE CADA VEZ MELHOR



Em 2010 Yane Marques entrou de vez para o grupo das melhores do mundo. No mundial ela foi 6º, sendo prejudicada no hipismo pelo desempenho do cavalo sorteado. Melhorando um pouco mais no hipismo pode sonhar com uma medalha olímpica. No masculino, o desempenho internacional segue fraco. O melhor resultado foi de Daniel Santos, 4º no Pan

DESTAQUE- YANE MARQUES
Além do bom desempenho no mundial, Yane venceu o Pan, foi prata no mundial militar e 6º na etapa da Copa do Mundo de Berlim.

EXPECTATIVA PARA 2010
O mundial será em setembro no Egito. Vamos esperar que Yane consiga ficar entre as 5 melhores. O Pan de Guadalajara será classificatório para a Olimpíada e Yane irá atrás do bicampeoanto.

domingo, 9 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- NATAÇÃO: CIELO É O CARA


O ano não teve mundial. A principal competição foi o Pan-Pacífico já que mundial de piscina curta eu não considero por não ser em piscina olímpica. No Pan Pacífico em provas olímpicas mais uma vez dependemos de Cesar Cielo e Thiago Pereira. Cielo não venceu, ficou revoltado, mas considero bons resultados. Foi prata nos 50 e bronze nos 100 livres. Deveria ficar triste se terminasse em 8º. Thiago foi bronze nos 200 e 400 medley, mas vale destacar que o americano Phelps e o hungaro Lazlo Cech não competiram.

DESTAQUE- CESAR CIELO
É o maior nome do nosso esporte olímpico no momento. Espero que continue treinando fora do Brasil pois foi assim que conseguiu todos os seus grandes resultados.

DECEPÇÃO- COARACI NUNES
Como disse Cesar Cielo: " O maior presente de Natal para a natação brasileira seria a saída do Coaracy, presidente da CBDA". Há mais de 20 anos no poder está na hora de ir para casa e deixar esta importante confederação para outra pessoa,com novas idéias. A estrutura da nossa natação é bizarra

EXPECTATIVA PARA 2011-
O ano será de mundial em Xangai. Vamos conferir além de Cesar Cielo, se Felipe França, grande medalhista na prova não olímpica dos 50 peito, consegue nadar os 100 peito com a mesma competência. Outra expectativa é pelo desempenho de Thiago Pereira após seus treinamentos nos EUA. Conseguirá ele fugir do 4º lugar que o persegue em mundiais e Olimpíadas?

RETROSPECTIVA -MARATONA AQUÁTICA: ANA MARCELA TRAZ O BI PARA O BRASIL



NOTA em 2010- 8
NOTA em 2009-8
O Brasil está se consolidando como potência na maratona aquática. Ana Marcela Cunha conquistou o título do circuito mundial, repetindo Poliana Okimoto, campeã em 2009. No masculino, Alan do Carmo foi 3º no circuito.

DESTAQUE- ANA MARCELA CUNHA
A jovem atleta trouxe o bi do circuito mundial e foi bronze na prova de 5km ( não olímpica) no mundial. Nos 10km foi 5º

DECEPÇÃO- POLIANA OKIMOTO
Destaque em 2009 quando foi finalista do prêmio Brasil Olímpico, competiu pouco em 2010. Foi desclassificada do mundial do Canadá a poucos metros do final da prova de 10km ( olímpica)

EXPECTATIVA PARA 2011-
Teremos o mundial de esportes aquáticos em Xangai. Ótima oportunidade para Ana Marcela e Poliana Okimoto tentarem o inédito título na prova olímpica de 10km

sábado, 8 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA- LUTA: O ANO DE JOICE SILVA


NOTA em 2010- 6
NOTA em 2009- 4

O esporte está evoluindo. O grande resultado do ano foi a vitória de Joice Silva sobre uma russa no campeonato mundial. Ela acabou perdendo para a futura campeã, da Mongólia. Com 3 atletas no mundial de 2010, o Brasil foi melhor do que em 2009 com 10 atletas. Mais uma vez provado que quantidade não é qualidade ( alô pessoal da Confederação de Atletismo). As mulheres estão obtendo resultados internacionais melhores do que os homens.

DESTAQUE- JOICE SILVA
Até 2009,  o grande nome da luta brasileiro era Rosangela Conceição. Hoje é Joice Silva. Além da vitória no mundial foi prata no Grand Prix da Espanha e bronze no mini mundial. Pode ser uma grande surpresa na Olimpíada de Londres.


EXPECTATIVA PARA 2011
O Campeonato Mundial  será pré-olímpico para Londres 2012, classificando os 8 primeiros. Joice e Dailane Gomes tem chances de classificação. Em 2009, só classificamos Rosângela Conceição

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- JUDÔ : BRASIL ENTRE OS MELHORES DO MUNDO



NOTA em 2010- 8
Nota em 2009- 5

Ao contrário do que aconteceu em 2009 quando terminamos o mundial sem medalhas, desta vez obtivemos 4  no mundial do Japão: 3 pratas ( Leandro Guilheiro, Mayra Aguiar e Leandro Cunha) e um bronze ( Sarah Menezes) . Nossos judocas também obtiveram 14 medalhas em etapas do Grand Slam e dezenas em etapas da Copa do Mundo. No mundial por equipes fomos prata no masculino. Se a Olimpíada fosse hoje teríamos chances de medalha em praticamente todas as categorias. Estamos entre as 6 maiores potências do mundo.

DESTAQUES- LEANDRO GUILHEIRO E MAYRA AGUIAR ( foto)
Leandro foi ouro no Grand Slam de Paris, um dos mais difíceis da temporada e prata no mundial. É o principal nome do masculino. A jovem Mayra foi brilhante no mundial, arrebentando todas as adversárias e sendo responsável por uma  prata.

DECEPÇÃO- RAFAELA SILVA
Uma das principais promessas do nosso judô caiu na primeira rodada do mundial adulto e foi afastada por  indisciplina do mundial juvenil.

EXPECTATIVA PARA 2011
O mundial será realizado em Paris. Isso deve atrair os principais judocas do mundo porque a França é uma potência da modalidade. Também será importante a participação dos nossos judocas nas principais etapas da Copa do Mundo e Grand Slam para juntarem pontos no ranking olímpico.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- LEVANTAMENTO DE PESO E HÓQUEI NA GRAMA: SIM, SÃO MODALIDADES OLÍMPICAS



LEVANTAMENTO DE PESO- NOTA 5
Em 2009- NOTA- 4

HÓQUEI NA GRAMA- NOTA 3


Duas modalidades olímpicas em que o Brasil não tem nenhuma tradição e poucos praticantes. No hóquei temos alguma tradição em pista, que não se transfere para a grama onde continuamos sendo  saco de pancadas do continente. O levantamento de peso oferece muitas medalhas olímpicas e por não ser um esporte caro de se praticar,  poderia ser mais difundido. Continua sem apresentar grandes  resultados. O melhor  veio com Liliane Menezes, 3 bronzes no Pan-Americano e 17º no mundial.

DESTAQUE- FERNANDO SARAIVA ( foto)
No mundial juvenil foi medalhista de bronze no arranco, categoria acima de 105kg. Também foi prata nos Jogos Sul-Americanos

EXPECTATIVA PARA 2011-

Hóquei- A seleção masculina foi 4º no Sul-Americano disputado no Brasil. Em fevereiro faz um duelo contra Cuba valendo vaga no Pan de Guadalajara. A feminina também foi 4º no sul-americano.


Levantamento de peso- O Brasil terá apenas 2 representantes no masculino e um no feminino para o Pan de Guadalajara. Há 3 Pans não ganhamos medalha. A boa notícia é que a seleção masculina será treinada por um técnico cubano

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- HIPISMO: EQUIPE DE SALTOS GARANTE VAGA OLÍMPICA



Nota- 8
Nota em 2009- 6

A primeira modalidade brasileira a garantir vaga olímpica foi o hipismo, na prova de saltos. Durante o dificílimo mundial dos EUA,  nossa equipe ficou em 4º lugar liderada por Rodrigo Pessoa. Competiram também  Doda Miranda, Bernardo Alves e Pedro Venis. Desde a medalha de bronze olímpica em 2000, a equipe brasileira de saltos  não competia tão bem. No individual do mundial, Rodrigo foi 4º lugar perdendo a medalha no último dia de competições. No circuito europeu Doda Miranda obteve bons resultados. Nas outras modalidades do hipismo, o Brasil continua sem grandes destaques. No mundial de adestramento Luisa Almeida foi 55º e a equipe ficou em último. No mundial de CCE o Brasil foi 12º


DESTAQUE- RODRIGO PESSOA
Quando muitos acham que  Rodrigo Pessoa está em final de carreira  ressurge com resultados internacionais importantes.  Entrou na final do mundial na liderança e terminou em 4º. Foi o maior colaborador para a vaga olímpica da equipe. Apesar de ter terminado o ano em 16º é sempre candidato a títulos nas competições que disputa.

DECEPÇÃO- HIPISMO CCE
No mundial ficamos em 12º entre 14 países. Ruy Fonseca foi 36º indo bem nos saltos. O adestramento é o grande problema da nossa equipe que já foi 6º em Olimpíada.

EXPECTATIVA PARA 2011
Com a vaga olímpica já garantida, nossos principais cavaleiros devem ignorar o Pan e se dedicar ao circuito europeu.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- HANDEBOL: PAN 2011 VALE VAGA OLÍMPICA



NOTA em 2010- 5
NOTA em 2009- 5


O ano não teve competições tão importantes, mas serviu de alerta para o Brasil. Perdemos para a  Argentina tanto no Pan masculino como no feminino dos Jogos Sul-Americanos.  O Pan de Guadalajara é classificatório para a Olimpíada e a Argentina é nosso principal rival no continente. No feminino a situação é mais tranquila porque nos Jogos Sul-Americanos não usamos as atletas que atuam na Europa. Já no masculino os recentes amistosos comprovam que os argentinos nos superaram. As seleções seguem sendo dirigidas por europeus: o dinamarquês Soubek na feminina e o espanhol Javier Garcia na masculina

DESTAQUE- SELEÇÃO FEMININA
Com o time completo com as atletas que atuam na Europa vencemos a campeã olímpica Rússia, em um torneio internacional.

EXPECTATIVA PARA 2011
Além do Pan que vale vaga olímpica, o  ano será de mundiais. Daqui a alguns dias começa o mundial masculino na Suécia. O Brasil terá um grupo difícil pela frente, com várias seleções européias ( Noruega, Aústria, Hungria e Islândia). Passar da 1º fase já será um ótimo resultado. No feminino o mundial será aqui no Brasil no mês de dezembro, em Santa Catarina. O objetivo será terminar entre as 8 melhores seleções do mundo, já que o Brasil terá a chance de ser cabeça de chave e pegar adversários mais tranquilos na 1º fase.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- GINÁSTICA: O RETORNO DE JADE


NOTA- 7
NOTA em 2009- 7

A grande notícia da ginástica brasileira em 2010 foi o retorno as competições internacionais de Jade Barbosa. Após se recuperar da seríssima contusão no punho e chegar a um acordo com a Confederação, Jade disputou o campeonato mundial. Foi a única a trazer uma medalha, o bronze no salto sobre o cavalo. Diego Hypólito só disputou metade da temporada conquistando 2 ouros em etapas da Copa do Mundo. Depois sofreu nova contusão no pé, teve que operar e ficou fora do mundial, assim como outros importantes ginastas como Victor Rosa e Arthur Zanetti, prejudicando o desempenho do Brasil no masculino. No feminino a falta de renovação é preocupante. A seleção continua dependendo de Daniele Hypólito e Jade Barbosa. As novas integrantes da seleção como Priscila Cobelo, Bruna Leal e Etiene Franco decepcionaram.


DESTAQUE- JADE BARBOSA
Mostrou no mundial que é uma fora de série. Sem problemas físicos e agora mais experiente, tem tudo para ganhar a primeira medalha olímpica da ginástica. Outro destaque é Angélica Kvieczynski da ginástica ritmica. Ela foi a única que se salvou no mundial obtendo vaga para o pré-olímpico. Nos Jogos Sul-Americanos, Angélica obteve 6 ouros


DECEPÇÃO- GINÁSTICA RITMICA
Nossa ginástica ritmica esteve presente nas 3 últimas Olimpíadas e agora não tem mais chances de classificação devido ao 27º lugar no mundial. Ainda perdemos os Jogos Sul-Americanos para a Venezuela. Decadência total.
 No mundial de rítmica péssimo desempenho: nenhuma atleta entre as 60 melhores e no conjunto, que já esteve em final olímpica, ficamos entre os últimos. No mundial de trampolim a mesma situação: Joana Perez foi a melhor em 45˚



PROMESSA- DAIANNE LIMA
É a grande esperança da ginástica de trampolim. Foi campeã pan-americana na sua categoria e ficou em 6º nos Jogos da Juventude.


EXPECTATIVA PARA 2011-
Jade Barbosa irá competir em várias etapas da Copa do Mundo. Também teremos mais um mundial.  No trampolim acrobático o Brasil conseguiu classificar 4 atletas para o Pan ( 2 no masculino e 2 no feminino).

domingo, 2 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010: FUTEBOL FEMININO- ESTAMOS EM LONDRES



NOTA em 2010- 7

A principal competição do ano foi o Sul-Americano do Equador que valia vaga olímpica para Londres 2012.  O Brasil venceu,  ao contrário do que havia acontecido em 2006 quando tivemos que buscar a vaga em uma repescagem mundial. Já em dezembro, o Brasil perdeu pela primeira vez o torneio internacional disputado em São Paulo para o Canadá. O time sentiu muito a falta da atacante Cristiane contundida. Outro problema foi o mal condicionamento físico das atletas causado pelo calendário inchado. É isso mesmo!!!  Futebol feminino reclamando de calendário inchado



DESTAQUE- MARTA
Continua sendo a Pelé do futebol feminino. Pela quinta vez estará concorrendo ao prêmio de melhor do mundo pela FIFA. Arrebentou no sul-americano e foi a única que se salvou no torneio Cidade de São Paulo, No seu clube nos EUA foi campeã, artilheira e melhor jogadora

DECEPÇÃO- CATEGORIAS DE BASE
No mundial SUB-17 paramos nas quartas e no SUB-20 não passamos da primeira fase. Renovação urgente


EXPECTATIVA PARA 2011
O ano será de mundial na Alemanha. Vencer as donas da casa será tarefa duríssima. Outras seleções começam a assustar como Canadá e  Coréia do Norte, além dos EUA, campeões olímpicos.  O título é inédito para o Brasil que em 2006 perdeu a final justamente para a Alemanha.