Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

RETROSPECTIVA- PARTE 5

As notas são dadas, levando-se em consideração a tradição e a evolução de um esporte no Brasil
---------------------------------------------
NATAÇÃO- O ANO DO IMBATÍVEL CIELO
NOTA 9
Cesar Cielo fez em 2009, algo que demorará muito tempo para outro brasileiro conseguir. Venceu os 50 e 100 livres no mundial de natação de Roma e ainda quebrou o recorde mundial nas duas provas. Em 2008 tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar um ouro olímpico na natação. Mas 2009 foi ainda melhor para Cesão. Cravou seu nome na história da natação. No mundial, o Brasil teve ainda a medalha de prata de Felipe França nos 50 peito, mas esta prova não é olímpica. No total os brasileiros chegaram a 18 finais. Deu dó de Thiago Pereira, novamente em quarto lugar nos 200 e 400 medley. Outros 4˚ lugares vieram com os revezamentos 4x100 livres e 4x100 medley masculino

DESTAQUE- CESAR CIELO- Considero uma oportunidade única presenciar a carreira de Cesar Cielo. Além de um super atleta, mostra-se uma pessoa humilde e focada em seus objetivos.

DECEPÇÃO- TATIANE SAKEMI- era uma das esperanças nos 100 peito no mundial, mas sequer chegou as semifinais.

EXPECTATIVA PARA 2010- O mundo estará de olho nas competições de natação em 2010 devido a proibição do uso dos supermaios. Eu acredito que os tempos absurdos e consequentes quebras de recordes não acontecerão mais com a volta de bermudas, sungas e macaquinhos


---------------------------------------------------------------------
PENTATLO MODERNO- YANE CONTINUA EM BOA FASE
NOTA 7
O esporte ganhou algum destaque nos últimos 5 anos com o surgimento de Yane Marques. Depois de se classificar e ir bem na Olimpíada, Yane continuou sendo o grande nome do Brasil. Em 2009, seu grande resultado foi o vice-campeonato da etapa do Rio da Copa do Mundo, competindo contra medalhistas olímpicas e mundiais. Nunca, um brasileiro havia tido resultado tão bom. No mundial foi 21˚, resultado parecido com o da Olimpíada. Yane venceu pela 5˚ vez o sul-americano

DESTAQUE- Pelo dito acima só pode ser Yane Marques.

DECEPÇÃO- Equipe masculina. Se no feminino temos além de Yane Marques, Larissa Lelis que também é pernambucana, no masculino não apareceu nenhum novo talento. Nem sul-americano conseguimos ganhar.

EXPECTATIVA PARA 2010- Que Yane consiga se firmar entre as 10 melhores do mundo


-----------------------------------------------------------

POLO-AQUÁTICO- AINDA LONGE DO PROFISSIONALISMO
NOTA 5
Mais um ano em que o polo-aquático brasileiro pouco se destacou. Sem espaço na mídia e com poucos clubes praticantes, a maioria dos atletas usa o esporte como lazer. Poucos conseguem se destacar e irem jogar na Europa. Nos mundiais, o Brasil terminou em 13˚ tanto no masculino como no feminino. As mulheres estiveram próximas de avançarem da primeira fase, após empatarem com a Alemanha. Mas uma derrota por uma diferença de 6 gols para a Espanha, eliminou o Brasil.

DESTAQUE- CAMILA PEDROSA- Artilheira do Brasil com 16 gols no mundial, brilhou pela artilharia geral até o último dia.

DECEPÇÃO- O polo-aquático está muito vinculado a clubes de futebol no Rio de Janeiro. Num jogo entre Botafogo e Fluminense torcedores se confrontaram. Uma lástima.


EXPECTATIVA PARA 2010- O Brasil disputará no feminino, a Copa FINA, contra as melhores do mundo em agosto.


-------------------------------------------------------------

REMO- SURGE UMA ESPERANÇA
NOTA 6
O ano de 2009 marcou o aparecimento a nível mundial de uma esperança para o Brasil : Aílson Silva. Em sua primeira competição internacional, sem experiência alguma, o amazonense foi 6˚ lugar no campeonato mundial na prova de skiff leve. Mas Ailson terá que arrumar um parceiro, pois apenas a prova de duplas deste barco é olímpica. Outra boa notícia foi a troca do presidente da Confederação. Rodney Jr , que estava no cargo há 16 anos, sem nenhum destaque, deu lugar a Wilson Reeberg.

DESTAQUE- Ailson Silva é um exemplo de dedicação. Com pouquíssimo apoio, treinou muito e já consegue estar entre os melhores do mundo.

DECEPÇÃO- Pela falta de organização o Brasil só mandou Aílson para o campeonato sul-americano. Como reestruturar a tradicional modalidade no Brasil se nem sul-americano conseguimos participar?

EXPECTATIVA PARA 2010- Aílson terá o apoio do Botafogo para competir em várias etapas da Copa do Mundo. Assim, poderemos ver se tem condições de brigar por medalha olímpica em 2012.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pena que em 2010 não haverá nenhuma grande competição para a natação.

Só em 2011 em Xangai.


BR

Anônimo disse...

Tem o Pan-Pacífico e o Mundial de Curta em 2010. Muita gente tá desprezando o Pan-Pacífico, mas até agora já confirmaram Cielo, Thiago e vários outros brasileiros assim como Phelps e cia devem confirmar...
Austrália, Brasil, Japão, China e EUA devem se destacar dos demais, já que europeus não participam.