SALTOS ORNAMENTAIS- QUASE UMA MEDALHA NO MUNDIAL
NOTA 7
O esporte teve um grande resultado com Cesar Castro: 5˚ lugar no mundial de esportes aquáticos. Sem Juliana Veloso, que teve filho, o feminino desapareceu.
DESTAQUE- Cesar Castro. Depois de decepcionar na Olimpíada, parecia o fim da carreira para ele. Mas deu a volta por cima e ficou muito próximo da medalha no mundial.
DECEPÇÃO- Tammy Galera. Era apontada como substituta de Juliana Veloso, mas ainda não conseguiu nenhum bom resultado internacional.
EXPECTATIVA PARA 2010- sem mundial, esperamos o surgimento de novos valores.
---------------------------------------
TAEKWONDO-- NATALIA É NOVAMENTE O DESTAQUE
NOTA 7
No taekwondo também tivemos mundial. O Brasil conseguiu um bronze, novamente com Natalia Falavignia, assim como na Olimpíada 2008. Marcel Wenceslau ficou a uma vitória das semifinais. As mulheres foram bem também no mundial por equipes terminando em 5˚
DESTAQUE- Natalia Falavignia continua sendo a grande expoente do esporte e levou mais uma medalha em mundial.
DECEPÇÃO-Débora Nunes- Depois de participar da Olimpíada, desapareceu em 2009
EXPECTATIVA PARA 2010- O ano não terá mundial, mas esperamos que nas competições internacionais, Diogo Silva retome a boa fase de 2007.
--------------------------------------------------------------
TENIS- A EVOLUÇÃO DE BELLUCCI
NOTA 6
Desde a despedida de Guga, um brasileiro não terminava o ano tão bem no ranking mundial. Thomas Bellucci encerrou 2009 como 36˚. Em 2008 era o 85˚. Marcos Daniel terminou 2009 como o 87˚ No feminino, mais um ano sem nenhum destaque.
DESTAQUE- Thomas Bellucci- ótimo segundo semestre, quando venceu o ATP da Suiça e 6 challengers
DECEPÇÃO- A derrota para o Equador na Copa Davis, jogando em casa. Outra chance como essa para voltar a primeira divisão irá demorar.
EXPECTATIVA PARA 2010- Que Bellucci consiga se manter entre os 50 melhores e tenha melhor desempenho nos torneios de Grand Slam.
-----------------------------------------------------------------
TENIS DE MESA- RESULTADOS REGULARES
NOTA 6
O Brasil continuou num nível intermediário em termos mundiais no tênis de mesa masculino. Contra países de menos tradição na Europa conseguimos vencer, assim como adversários das Américas e África. No mundial, Gustavo Tsubói e Thiago Monteiro foram até as oitavas, no melhor desempenho. No individual, ningúem conseguiu avançar. Na Copa do Mundo por equipes, o Brasil passou pelo grupo contra países de segundo escalão, mas caiu diante da República Tcheca. Já no feminino o nível é bem inferior.
DESTAQUE- Cazuo Matsumoto- vencedor da Copa Intercontinental foi o primeiro a se garantir na seleção para 2010
DECEPÇÃO- Nas categorias de base, somente quem tem paitrocinador, ou seja, paga as viagens, disputa os torneios internacionais. Assim, o Brasil sofreu derrotas que não estava acostumado.
EXPECTATIVA PARA 2010- Em maio, tem a Copa do Mundo por equipes, na China. No masculino, o objetivo é terminar entre os 10 melhores do mundo. No feminino entre os 20.
----------------------------------------------------------------
TIRO COM ARCO- SURGE UMA ESPERANÇA
NOTA 5
Outro esporte pouco divulgado que mais uma vez não teve grandes resultados. No mundial, o Brasil levou uma equipe completa e ficou em 29˚ com 33 equipes. No individual Klaus Van Bohn foi o melhor 84˚
DESTAQUE- Bernardo Oliveira- Com 16 anos, o atleta de Brasília venceu o Campeonato Brasileiro e passa a ser uma promessa da modalidade.
DECEPÇÃO- O site da Confederação de Tiro com Arco não consegue elaborar textos com notícias sobre a modalidade. Só põe planilhas de resultados. Agora em 2010 o site foi reformulado. Vamos ver se haverá mais conteúdo.
EXPECTATIVA PARA 2010- Que Bernardo Oliveira possa participar de competições internacionais para tentar se tornar uma referência do esporte no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário