Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro
domingo, 31 de janeiro de 2010
MARATONA AQUÁTICA- BRASIL VENCE NO FEMININO
Inicio e final de ano são de poucas competições importantes em esportes olímpicos. Neste final de semana por exemplo, o maior destaque foi a etapa de Santos da Copa do Mundo de maratona aquática, que abriu a temporada 2010. E mesmo sem nossa campeã Poliana Okimoto, o Brasil brilhou com Ana Marcela Cunha ( foto) , vencedora no feminino, repetindo o resultado de 2009 quando também venceu a etapa. Ana Marcela é baiana, tem apenas 17 anos e um futuro brilhante. No ano passado, chegou a concorrer com Poliana em algumas etapas, mas acabou ficando para trás por problemas médicos. Neste domingo, superou a campeã olímpica Larissa Ilchenko da Rússia, a italiana Martina Grimaldi e a campeã panamericana Chloe Sutton, dos EUA. No masculino, Allan do Carmo, vice da Copa no ano passado, manteve a regularidade e faturou mais um bronze. O vencedor foi o russo Evgeny Drattsev . O brasileiro Felipe Alcantara garantiu a última vaga do país nos 10km, para o mundial de maratonas aquáticas do Canadá em julho. Ana, Allan e Poliana já tinham vaga.
BOXE- BRASILEIROS X CUBANOS
A seleção brasileira de boxe olímpico segue se preparando para os Jogos Sul-Americanos com treinamentos em Cuba. Foram realizadas 9 lutas contra os cubanos. O Brasil venceu 5 delas com Julião Neto, Myke Carvalho, Yamaguchi Falcão, Rafael Lima e Esquiva Falcão.
TÊNIS- BRASILEIRO É CAMPEÃO NO JUVENIL DO ABERTO DA AUSTRÁLIA
Pela primeira vez na história, um brasileiro conquistou um título de Grand Slam, na categoria juvenil. Com 17 anos, o alagoana Tiago Fernandes obteve a proeza. Tiago treina com Larri Passos, ex-Guga, em Santa Catarina. Vale lembrar que nem sempre ser campeão no juvenil representa um futuro brilhante. O monstro Roger Federer nunca venceu Grand Slam em categorias abaixo do profissional. Mas o Brasil tem que aplaudir o garoto Tiago.
GINÁSTICA- UFA!! DAIANE FICARÁ FORA POR 5 MESES
Daiane dos Santos foi suspensa pela Federação Internacional de Ginástica por apenas 5 meses por uso do diurético furosemida, que provocou doping. Uma suspensão de 2 anos com certeza encerraria a carreira da nossa mais brilhante ginasta da história. Com a punição, Daiane poderá retornar no mundial de ginástica em outubro. Já vi muitos casos de ginastas consideradas com " carreira encerrada"e que voltaram a brilhar, mesmo com uma idade mais avançada. Espero que o susto " incentive" nossa campeã a voltar a treinar forte.
CANOAGEM- NIVALTER E EDSON CONFIRMADOS NOS JOGOS SUL-AMERICANOS
O Brasil enviará seus melhores canoístas de velocidade para os Jogos Sul-Americanos em março. Nivalter Santos e Edson Silva, que ficaram próximos de medalha no último mundial estão confirmados. Outros destaques são Gilvan Ribeiro e Naiane Pereira. Em 2006, na Argentina, a Seleção Brasileira de Canoagem encerrou sua participação nos Jogos Sul-americanos com 22 medalhas, sendo 5 de ouro. Mas ficamos atrás dos argentinos que levaram 9 ouro. Agora, o objetivo é passar os hermanos. Confira os convocados, sempre lembrando que K significa caiaque e C canoa : K1 1000m - João Carlos Rodrigues Jr e Celso de Oliveira, K1 500m - Gilvan Ribeiro, K1 200m - Edson Silva, K2 1000m - Gilvan Ribeiro Michel Ferreira, K2 500m - Edson Silva e Givago Ribeiro, K2 200m - Robeto Maehler e Ricardo Barreto, C1 1000m Wladimir Moreno, C1 500 e 200 metros Nivalter Santos, C2 1000, 500 e 200 metros Erlson de Souza e Ronilson Matias . No feminino K1 1000m, 500m e 200m, Naiane Pereira, Juliana Domingos, Ariela Pinto, Bruna Gama, Daniela Alvarez e Regiane Sarango.
VELA- BRUNO FONTES EM 5˚
Ainda não foi desta vez que Bruno Fontes venceu uma competição internacional de grande destaque. Disputando a 2˚ etapa do circuito mundial da classe Laser, ele chegou a estar em 2˚ na classificação geral, após as primeiras regatas. Depois foi com chances para a regata da medalha, mas acabou desclassificado pelos juízes nesta última , terminando em 5˚ lugar
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
MARATONA AQUÁTICA- COMEÇA A COPA DO MUNDO
Domingo, na cidade de Santos, acontece a abertura da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2010, com percurso olímpico de 10km. A atual campeã Poliana Okimoto não participará desta etapa. Porém 84 nadadores de 19 países confirmaram presença ( 40 mulheres e 44 homens). No total serão 8 etapas até outubro. Os destaques e esperanças do Brasil serão Ana Marcela Cunha, vencedora em Santos no ano passado e Allan do Carmo ( foto), vice-campeão da Copa em 2009. A Rússia terá equipe completa, incluindo Larissa Ilchenko, campeã olímpica. A alemã Ângela Maurer, grande rival de Poliana também confirmou presença. No masculino, destaque para o italiano Luca Ferreti, vencedor no ano passado.
VELA- BRUNO FONTES LUTA POR TÍTULO EM MIAMI
Após ser tetra brasileiro, Bruno Fontes está disputando esta semana a segunda etapa do circuito mundial da classe Laser, em Miami. Até o momento ele ocupa a 2˚ posição. A competição terá mais duas regatas.
NATAÇÃO- CIELO VOLTA AOS EUA
A partir deste final de semana, Cesar Cielo volta volta a treinar na Universidade de Auburn, no Alabama, EUA, sob a orientação de Brett Hawke, técnico australiano que o transformou no principal nadador do planeta, em provas de velocidade. Para 2010, sua competição principal será o Pan-Pacifico, em agosto, também nos EUA.
GINÁSTICA- O FUTURO DE DAIANE
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) já comunicou a Daiane dos Santos a decisão tomada pela comissão disciplinar com relação ao procedimento para investigar o resultado do exame antidoping feito em 2 de julho. Na ocasião, a campeã mundial do solo em 2003, testou positivo para o uso de furosemida. Nesta sexta-feira, ela dará uma coletiva de imprensa no Pinheiros com o intuito de comentar o parecer da entidade.
VÔLEI- BRASIL LIDERA RANKING
A Federação Internacional de Voleibol divulgou os rankings mundiais atualizados. Sem a inclusão de competições realizadas após novembro, a lista não apresentou surpresas e manteve a hegemonia brasileira tanto entre homens quanto entre as mulheres. No masculino, o Brasil é seguido por EUA e Rússia e no feminino por China e Rússia.
TÊNIS- BELLUCCI INICIA TOUR PELA AMÉRICA DO SUL
O tenista número 1 do Brasil, Thomas Bellucci disputará a partir da semana que vem o ATP 250 em Santiago do Chile. Depois jogará o Brasil Open, Buenos Aires e Acapulco. O brasileiro foi eliminado na segunda rodada do Australia Open.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
TAEKWONDO- SELETIVA PARA SELEÇÃO
Na seletiva realizada no Rio de Janeiro foram confirmados os seguintes atletas para integrarem a seleção no ano de 2010: até 58kg- Márcio Wenceslau e Cristiano Valeriano, até 68kg- Diogo Silva e Luis Gustavo Souza , até 80kg- André Bilia e Diego Azevedo, até 87kg- Douglas Marcelino e Igor de Moraes, acima de 87kg- Leonardo Santos e Valter Berto Jr. No feminino até 49kg- Fernanda Mattos e Marcela Pereira, até 57kg- Rafaela Araujo e Alessandra Trevisan, até 67kg- Raphaella Galacho e Débora Nunes, até 73 kg- Natália Falavigna e Rafaela Nogueira, acima de 73kg- Marrianne Hormann e Luciene Matos (PR)
LUTA- INTERCÂMBIO ANTES DOS JOGOS SUL-AMERICANOS
Em março a Seleção Brasileira de Luta Olímpica disputará com todos os titulares os Jogos Sulamericanos 2010 em Medelín, Colômbia. Reunidos desde o início de janeiro no CT da CBLA, atletas dos estilos Livre, Greco romano e Luta feminina treinam duro. Mas antes de embarcar para a Colômbia, a seleção fica 1 mês em Cuba. De 6/02 a 6/03 nossos atletas participam de um intercâmbio com a seleção cubana de Luta e disputam o tradicional Torneio Cerro Pelado.
JUDÔ- SELEÇÃO ESCALADA PARA PRIMEIROS TORNEIOS NA EUROPA
Trinta e dois judocas estão reunidos em São Paulo para treinamentos, visando a temporada 2010. A primeira equipe a sair do país para participar do Circuito Mundial também foi anunciada se será composta por: Sarah Menezes e Daniela Polzin (48kg), Andressa Fernandes e Erika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Mariana Silva (63kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suellen Altman (+78kg) no feminino; Breno Alves e Ricardo Ayres (60kg), Alex Pombo (66kg), Marcelo Contini (73kg), Leandro Guilheiro e Nacif Elias (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Correa (100kg) e Walter Santos (+100kg) no masculino. Essa delegação participará do Grand Slam de Paris, das Copas do Mundo da Áustria (masc) e de Budapeste (fem) e do Grand Prix de Düsseldorf.
JOGOS SUL-AMERICANOS: CONFIRA AS MODALIDADES
Os Jogos Sul-americanos de 2010, que acontecerão em Medellín, na Colômbia, entre 10 e 21 de março terão 31 modalidades esportivas. Na maioria dos esportes, o Brasil levará equipes de juniores ou reservas. Mas em alguns, como o boxe, a esgrima e a luta, levaremos a equipe titular. Confira as modaliddes que fazem parte dos jogos : atletismo, basquete, badminton, beisebol, boliche, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, esqui aquático, futebol/futsal, ginástica artística, handebol, hipismo, judô, karatê, levantamento de peso, lutas, natação, patinação, remo, squash, softbol, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei/vôlei de praia.
BADMINTON- PAIOLA ENTRE OS 90 DO MUNDO
No ranking mundial divulgado pela Federação Internacional, Daniel Paiola que treina em Portugal, segue na 88ª posição. No feminino, a melhor é Yasmin Cury, que também treina no exterior. Ela ocupa apenas a 302˚ posição
domingo, 24 de janeiro de 2010
VÔLEI DE PRAIA- PRIMEIROS CAMPEÕES DE 2010
Thiago e Pedro Cunha surpreenderam os favoritos e conquistaram o título da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil, disputado em Caxias. Na final derrotaram Bruno e Benjamim. Marcio e Fábio Luis ficaram em terceiro, Ricardo e Pedro Solberg em quarto
No feminino deu a lógica com o título para Juliana ( foto) e LArissa, com Talita e MAria Elisa em segundo
VELA- BRUNO FONTES É TETRA
Bruno Fontes conquistou o tetracampeonato do Brasileiro de LAser, mostrando ser o sucessor de Robert SCheidt. Bruno fez boas participações internacionais nos últimos anos e poderá sonhar com medalha olímpica em 2012, ganhando um pouco mais de experiência. A disputa ocorreu em Vitória. No feminino, vitória de Adriana Kostiw.
BASQUETE- LEANDRINHO OPERARÁ O PULSO
O armador da seleção brasileira Leandrinho irá operar o pulso, ficando fora das quadras da NBA por um mês.
NADO SINCRONIZADO- RUSSAS NO BRASIL
A seleção russa de nado sincronizado, tricampeã olímpica e penta mundial, fará um período de treinamento a partir do dia 26, no Rio de Janeiro. Neste período, as russas darão clínicas e ajudarão no desenvolvimento da seleção brasileira
HIPISMO- RANKING MUNDIAL DE JANEIRO 2010
Na primeira lista divulgada pela Federação Equestre Internacional em 2010, o brasileiro Rodrigo Pessoa aparece como número 7 do mundo tendo perdido uma posição em relação à parcial de dezembro. O Brasil continua com três representantes entre os 50 melhores do ranking, com Bernardo Resende Alves em 23º lugar e Doda como 44º colocado.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
VÔLEI DE PRAIA- NOVAS DUPLAS EM AÇÃO
Começa nesta sexta em Caxias do Sul, o torneio principal da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. A disputa marca a estréia das novas duplas masculinas formadas com o fim da dupla Ricardo e Emanuel. Ricardo estará jogando com Pedro Solberg enquanto Emanuel atuará com Alison. Harley, melhor jogador do mundo em 2009 agora está ao lado de Billy. Já Marcio/Fabio Luis, vice-campeões olímpicos, permanecem juntos. No feminino, não houveram mudanças nas principais duplas: Talita/ Maria Elisa, Ângela/ Val, Maria Clara/Carol e Larissa/Juliana
VELA- SÓ UM BRONZE PARA O BRASIL
Terminou nesta quinta-feira o mundial de Star no Rio de Janeiro. E o Brasil só conseguiu uma medalha de bronze com Torben Grael e Marcelo Ferreira. Eles foram muito bem na última regata em que terminaram em 3˚ e superaram Alan Adler e Guilherme Almeida que ficaram entre os melhores durante toda a competição, foram mal nesta última regata, tiveram que descartar o resultado e terminaram em 5˚. Já Lars Grael e Ronald Seifert terminaram o mundial em 4˚. Robert Scheidt e Bruno Prada foram mal pelo segundo mundial seguido, terminando em 9˚. O título ficou com os ingleses campeões olímpicos Ian Percy e Andrew Simpson. Flavio Marazzi e Enrico de Maria da Suiça, foram vice-campeões.
RESULTADO DA ENQUETE- Qual o evento esportivo que você mais aguarda em 2010?
Com 42% dos votos, os mundiais de basquete.
BASQUETE- CATANDUVA CAMPEÃ
A equipe de Catanduva, que conta com o patrocinio do Açucar Cometa e da Unimed, quebrou a hegemonia de Ourinhos e conquistou nesta quinta, o título do Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino. Ourinhos buscava o hexacampeonato. Palmira e Gilmara foram os destaques da conquista. O time titular teve ainda Gattei, Fabiana e Silvia, com o comando de Edson Ferreto.
TRIATLO- PRÓXIMA ETAPA DO PAN SERÁ NO EQUADOR
Depois das etapas do Chile e da Argentina, o Pan American Cup de Triatlo irá prosseguir no Equador, dia 5 de fevereiro. O Brasil terá 17 atletas inscritos, dentre eles o nosso principal atleta Reinaldo Colucci, que não participou das outras etapas. No feminino, a grande atração será Vanessa Gianini Outros nomes importantes: Diogo Sclebin, Matheus Diniz, Juraci Moreira e Fernanda Garcia.
ESGRIMA- ESGRIMISTAS FARÃO ESTÁGIO NA ALEMANHA
Seis esgrimistas da Sogipa treinarão durante três semanas na Alemanha, a partir do próximo dia 26. Os atletas Tywilliam Guzenski, Richard Grunhauser, Ricardo Krause, Leonardo Krause, Lucas Rappach,e Vinicios Elsner, ficarão na cidade de Mannheim através de um convênio da SOGIPA com o clube TSV Mannheim.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
BOXE- SELEÇÃO TREINA EM CUBA
Visando os Jogos Sul-Americanos que acontecerão em março na Colômbia, a seleção brasileira de boxe amador está realizando treinos em Cuba, uma das principais potências mundiais da modalidade. Nossos principais pugilistas como Robson Conceição, Paulo CArvalho, Myke Carvalho, Pedro Lima e Rafael Lima estarão na disputa em março.
VELA- MUNDIAL DE STAR PRATICAMENTE DEFINIDO
Com 4 de 6 regatas disputadas, o mundial da classe Star que está sendo disputado no Rio de Janeiro já tem praticamente definida a dupla campeã. Os ingleses Ian Percy e Andrew Simpson, atuais campeões olímpicos venceram a regata desta terça-feira e já haviam conquistado 2 segundos lugares. Tem 19 pontos de vantagem para os brasileiros Alan Adler e Guilherme de Almeida. Quem melhorou a classificação foi Torben Grael e Marcelo Ferreira, agora em 9˚. Robert Scheidt e Bruno Prada, após não ficarem nem entre os 50 melhores na segunda-feira, foram 5˚ na terça e ocupam a 15˚ posição no geral.
TÊNIS- GRANDE DESAFIO PARA BELLUCCI
Thomas Bellucci venceu o primeiro jogo no Aberto da Austrália, passando pelo russo Teimuraz Gabashvili por 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 7-5, 4-6 e 6-4, em quase 4 horas . Mas na segunda rodada, Bellucci encarará nesta quarta-feira o americano Andy Roddick, um dos melhores do mundo e especialista no piso em que é disputado o torneio. Se vencer, o brasileiro poderá ser um dos 30 melhores do mundo.
TENIS DE MESA- EQUIPE MASCULINA MANTIDA
Os 4 mesa-tenistas que tem representado o Brasil nos últimos anos, permanecem como titulares da seleção para as 3 principais competições deste ano: Jogos Sul-Americanos, Panamericano e mundial por equipes. Gustavo Tsubói e Hugo Hoyma venceram a seletiva no final de 2009. Cazuo Matsumoto já estava garantido por seu ótimo desempenho nas competições anteriores. A última vaga será de Thiago Monteiro, que mesmo sem disputar a seletiva, será convocado por ser o melhor brasileiro no ranking mundial, além de atuar na Europa.
HIPISMO- RODRIGO PESSOA VENCE NA FLÓRIDA
Está acontecendo na Flórida, o Festival Equestre de Inverno. Nosso campeão olímpico Rodrigo Pessoa venceu o GP, na altura de 1m45.
VELA- DUPLA FEMININA TREINA PARA PRÉ-OLÍMPICA
Isabel Swan e Martine Grael estão em Miami se preparando para a Semana Pré-Olímpica da classe 470, que acontecerá no final de fevereiro, em Brasília. Elas disputarão o Miami Olympic Classes Regatta, entre os dias 25 e 29 de janeiro.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
UM HERMANO COMANDARÁ NOSSO BASQUETE
Agora é oficial. Rubén Magnano é o novo técnico da seleção masculina de basquete. O argentino, levou seu país ao título olímpico de 2004 e ajudou na formação dos principais astros de nosso vizinho, que hoje brilham na NBA. Eu achei positiva a escolha e espero que a rivalidade Brasil x Argentina não atrapalhe o trabalho. Que torcedores e jornalistas não perturbem o novo treinador. O antigo técnico Moncho Monsalve teve que deixar a seleção por problemas de saúde. O contrato de Magnano vai até o Pré-Olímpico de 2012, mas pode ser renovado até a Olimpíada de 2016. Agora só falta a definição do técnico da seleção feminina.
VELA- SURPRESAS NOS PRIMEIROS DIAS DE MUNDIAL
Após as duas primeiras regatas do mundial de Star que está sendo realizado no Rio de Janeiro, a melhor dupla brasileira é Alan Adler e Guilherme de Almeida, que ocupam a 2˚ colocação. A liderança está com os alemães Johannes Bebendererde e Timo Jacobs, que venceram uma regata e ficaram em 8˚ na segunda. Em 3˚ estão os ingleses Iain Percy e Andrew Simpson, atuais campeões olímpicos. Já as principais duplas brasileiras foram bem no sábado e mal no domingo. Robert Scheidt e Bruno Prada ocupam a 7˚ colocação no geral, após um 19˚ neste domingo. Já Torben Grael e Marcelo Ferreira ocupam apenas a 13˚ posição. O mundial terá ainda mais 4 regatas, uma por dia.
JUDÔ- SÓ DERROTAS
Péssima a participação brasileira no Word Masters da Coréia. Três judocas participaram e nenhum conseguiu vencer uma luta sequer: Rafaela Silva, Daniel Hernandes e Leonardo Leite. Todos perderam para asiáticos.
HANDEBOL- SACO DE PANCADAS
A seleção masculina terminou em 4˚ e último no Torneio de Paris ao perder para França ( campeã olímpica) por 37 a 20 e Espanha por 32 a 18. O giro brasileiro pela Europa teve 6 jogos e 6 derrotas. Com excessão de um jogo contra a Suiça, o Brasil só enfrentou seleções que estão entre as 8 melhores do mundo. O técnico espanhol Javier Garcia procurou testar novos jogadores mas o caminho para chegar a ser uma potência mundial ainda é muito longo.
TRIATLO- BRASILEIRO EM 7˚ NO PAN DA ARGENTINA
O melhor brasileiro na etapa da Argentina do Pan American Cup foi Rafael Menezes, que terminou na 7˚ colocação. O campeão foi Alessandro Fabian, da Itália, que já havia vencido a etapa do Chile. Outros brasileiros: Frank de Souza foi o 10˚, Matheus Diniz 12˚ e Mauro Cavanho 14˚. Marcus Fernandes, que havia sido o melhor brasileiro no Chile ficou apenas em 18˚.
BADMINTON- COPA DAVIS DA MODALIDADE
De 18 a 21 de fevereiro acontecerá a Thomas Cup ( masculino) e Uber Cup ( feminino) Regional, uma espécie de Copa Davis do badminton. O Brasil disputará com mais 12 países das Américas, em Lima no Peru. O campeão entra na zona mundial no segundo semestre. As chances do Brasil são mínimas, pois países como Canadá, EUA, Peru e Guatemala estão em nível bem superior, inclusive tendo atletas dentre os 50 melhores do mundo.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
VELA- VAI COMEÇAR O MUNDIAL DE STAR
Começa para valer neste sábado no Rio de Janeiro, o Campeonato Mundial da classe Star, com a disputa da primeira regata às 13 horas. Estarão competindo 80 barcos. Nomes como os atuais campeões mundiais George Szabo e Rick Peters, dos EUA, o campeão olímpico Iain Percy, além de 3 fortes duplas brasileiras: Torben Grael e Marcelo Ferreira, Robert Scheidt ( foto) e Bruno Prada, Lars Grael e Ronald Seifert estão confirmados. Apesar de ter ido mal no último mundial ainda aposto nossas maiores chances em Robert e Bruno. Lars e Ronald se superaram no mundial 2009 ficando com o bronze. E Torben volta agora a competir com Marcelo, podendo sentir o período de ausência, na classe Star. Vencer um mundial é mais difícil do que uma Olimpíada porque na Olimpíada cada país só pode ser representado por uma embarcação. O mundial terá apenas 6 regatas e quem for mal em alguma, pode dar adeus ao título. A única coisa lamentável é que das 6 regatas previstas, apenas a primeira será na Baía de Guanabara. As outras cinco serão fora da Baía, na frente da praia de Copacabana. Isso porque a enorme quantidade de lixo flutuante da Baía poderia enroscar nas embarcações. Esse é o país que vai sediar uma Olimpíada.
TRIATLO- BUSCANDO UM MELHOR RESULTADO
O Brasil terá 7 atletas na etapa argentina do Pan American Cup da Argentina, que acontece no próximo domingo. A competição vale pontos para o ranking mundial. Competirão pelo Brasil: Mauro Cavanha, Matheus Diniz, Marcus Fernandes, Luiz Francisco Ferreira, Marcos Sarquis e Frank Silvestrin. Na etapa do Chile, no último domingo, Marcus Fernandes foi o melhor na 9˚ posição. No feminino, o Brasil será representado por Liege Souza.
JUDÔ- BRASIL TERÁ 3 JUDOCAS NA CORÉIA
A primeira grande competição do judô mundial acontecerá neste final de semana, o Masters da Coréia. Pelo fato da competição ser no início do ano, muitos de nossos judocas estarem contundidos e ainda não valer pontos para o ranking olímpico, o Brasil terá apenas 3 representantes: Rafaela Silva ( 57kg) , Leonardo Leite ( 100kg) e Daniel Hernandes ( +100kg). Rafaela e Daniel estão entre os melhores do mundo, mas Leonardo acabou beneficiado com a desistência de vários adversários em sua categoria. O Brasil tinha direito a 10 vagas.
HANDEBOL- BRASIL CONTINUA APANHANDO
A seleção masculina segue enfrentando fortes adversários no continente europeu e colecionando derrotas. Depois de ficar em último no Torneio da Espanha com 3 derrotas, o Brasil enfrentou em um amistoso a Alemanha. Nova surra, desta vez por 34 a 22. Neste final de semana mais pedreiras. O Brasil pegará a França, atual campeã olímpica, pelo Torneio de Paris no sábado. Se perder ( o que é 99% provável) jogará no domingo pelo terceiro lugar contra Espanha ou Islândia, outras duas fortes seleções.
VELA- BRASILEIRO DE LASER
Começa neste domingo em Vitória no Espírito Santo, o Brasileiro da Classe Laser. Bruno Fontes é o grande favorito e busca o tetra campeonato. Estão programadas 11 regatas. Os principais adversários de Bruno serão Eduardo Couto e Andreas Perdicais.
BASQUETE- TROCA DE TÉCNICOS
Está quase certa a troca no comando das seleções masculina e feminina de basquete, apesar do bom desempenho em 2009. No masculino, o atual técnico Moncho Monsalve continua com problemas médicos e não dava garantias de que seguiria com a equipe até a Olimpíada de 2012. A Confederação Brasileira de Basquete resolveu ir atrás de outro estrangeiro: Rubén Magnano, 54 anos, campeão olímpico em 2004 com a seleção de seu país. Nesta sexta-feira deverão ser acertados os últimos detalhes do contrato. Acho uma boa escolha e só espero que os atletas não tenham rejeição a Rubén, pelo fato dele ser argentino. Já no feminino, a diretora Hortência continua na Europa tentando acertar algum técnico. Ontem, Hortência se reuniu com a " problemática" Iziane para saber os planos da atleta que havia brigado com o treinador Paulo Bassul. Não entendo essa posição da Hortência e da CBB. Iziane está muito longe de ser uma estrela. Estão quase implorando para que ela volte a seleção. Deprimente.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
VELA- FERNANDA OLIVEIRA E ANA BARBANCHAN VENCEM O BRASILEIRO DE 470
A dupla formada em 2009, após a medalha olímpica de Fernanda em 2008, conquistou o bicampeonato brasileiro da classe 470, disputado em São Paulo. Além de vencerem no feminino ficaram em segundo no geral, atrás apenas de Fábio Pillar e Gustavo Thiesen, ganhadores do masculino. Fernanda e Ana esperam participar de várias competições internacionais neste ano. Em 2009 participaram apenas da semana pré-olímpica, em que ficaram na 15˚ posição.
TRIATLO- RESULTADO DO PAN AMERICAN CUP
Nosso triatlo não vive boa fase mesmo. Marcus Vinícius Fernandes foi o melhor colocado, em 9˚, no Pan American Cup do Chile, disputado em Viña Del Mar. Ele completou a prova, que teve distância olímpica, em 1.52:16. Mauro Cavanha foi o 13º, Matheus Diniz o 15º e Luiz Francisco Ferreira o 17º. O campeão masculino foi o italiano Alessandro Fabian com 1.50:06. No feminino, Rebeca Falconi foi a 15ª com 2.23:33. A campeã foi Elizabeth Bravo, do Equador, com 2.06:51. Domingo que vem acontece a etapa da Argentina
RESULTADO DA ENQUETE-
Qual modalidade olímpica que distribui muitas medalhas precisa de mais investimento no Brasil
23% votaram na ginástica, 17% no boxe, levantamento de peso e saltos ornamentais
TIRO COM ARCO- CONVOCAÇÃO PARA JOGOS SUL-AMERICANOS
A Confederação de Tiro com Arco anunciou os integrantes da delegação para os Jogos Sul-Americanos. Na prova de recurvo, que é olímpica, foram convocados os seguintes atletas: Feminino- Aline Martins, Sarah Nikitin, Brunna Araújo e Michelle Terada; Masculino- Luis Felipe de Aguilar, Fábio Emilio, Bernardo Oliveira e Marcos Bortoloto. A maior esperança de medalha é o jovem Bernardo Oliveira, atual campeão brasileiro com apenas 16 anos.
BADMINTON- OUTRA CONVOCAÇÃO
Quem também anunciou uma lista para os Jogos Sul-Americanos foi o badminton. Doze atletas foram convocados. Dentre eles estão Guilherme Kumasaka, Thomas Moretti, Hugo Arthuso, Alex Tjong, Luiz dos Santos e Daniel Paiola. As mulheres: Fabiana Silva, Marina Eliezer, Paula Beatriz, Renata Faustino, Thayse Cruz e Yamyn Cury. Destaques para Daniel Paiola, nosso melhor colocado no ranking mundial e Paula Beatriz.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
RETROSPECTIVA- ÚLTIMA PARTE
Hoje, os últimos 5 esportes em retrospectiva. A partir desta quarta, começo as postagens, com notícias de 2010.
--------------------------------------------------------------------------
TIRO ESPORTIVO- ANO MORNO
NOTA 4
O ano não teve grandes competições internacionais. O Brasil só enviou representantes para uma etapa da Copa do Mundo, na Alemanha
DESTAQUE- Ana Luisa Ferrão- ganhou dois ouros no sul-americano disputado no Brasil.
DECEPÇÃO- O site da Confederação que só publica planilha de resultados, calendários e regulamentos. Não conseguem elaborar textos.
EXPECTATIVA PARA 2010- O ano terá mundial e Ana Luisa poderá evoluir
------------------------------------------------------------------
TRIATLO- PRECISAMOS COMPETIR INTERNACIONALMENTE
NOTA 4
O esporte continua em baixa. Não surgem novos atletas capazes de brigar por vitórias em competições internacionais. Os principais nomes não tem apoio financeiro para disputarem competições contra os melhores do mundo. No ranking mundial os melhores colocados são Reinaldo Colucci em 78˚ e Pamela Oliveira em 96˚.
DESTAQUE- Diogo Sclebin- Terminou em 4˚ no ranking continental.
DECEPÇÃO- Mariana Ohata- um dos principais nomes dos últimos anos, foi pega novamente com doping
EXPECTATIVA PARA 2010- A Confederação promete enviar os principais atletas para participarem de competições internacionais e buscarem ranqueamento para a Olimpíada de 2012.
--------------------------------------------------------------------
VELA- JÁ TIVEMOS ANOS MELHORES
NOTA 6
Apesar de analisar apenas as classes olímpicas, dou nota 10 a Torben Grael que conduziu seu barco a vitória na regata volta ao mundo e foi eleito o melhor velejador do ano. Em termos de classes olímpicas o Brasil não se destacou em 2009. No mundial de Star, Lars Grael e Ronald Seifert conseguiram o bronze. Robert Scheidt se dedicou a vela oceânica e não obteve resultados expressivos. Na RSX mais uma vez Bimba bateu na trave. Duas regatas ruins o tiraram da chance de medalha no mundial. Como consolo, venceu a regata pré-olímpica de Londres. No feminino, a dupla medalhista de bronze olímpica Fernanda Oliveira e Isabel Swan se desfez. Fernanda formou dupla com Ana Barbachan, mas só competiram na semana pré-olímpica de Londres e terminaram na 15˚ posição.
DESTAQUE- Lars Grael- O heróico Lars voltou a competir contra os melhores e faturou o bronze no mundial de Star.
DECEPÇÃO- ROBERT SCHEIDT- Após vários anos de vitórias, Robert se dedicou a provas de vela ocêanica. Quando retornou a classe Star foi muito mal ao lado de Bruno Prada no campeonato mundial, terminando em 11˚
EXPECTATIVA- A partir desta terça-feira acontece o mundial de Star, no Rio de Janeiro. Torben Grael volta a competir ao lado de Marcelo Ferreira. Robert Scheidt tenta retornar as conquistas com Bruno Prada. E Lars quer beliscar mais uma medalhinha.
-------------------------------------------------------------------------------------
VÔLEI- SÓ FALTOU UM TÍTULO
NOTA 9
Mais um ano em que nosso vôlei brilhou, tanto no masculino como no feminino. O time de Bernardinho veio renovado, com as entradas de Lucão, Vissoto, Eder, e Sidão. E quem pensava que haveria um período de adaptação se enganou. Duas disputas contra os melhores do mundo e dois títulos: Liga Mundial e Copa dos Campeões. E a certeza de que os adversários terão problemas por muitos anos. No feminino, a novidade foi a estréia das levantadoras Ana Tiemi e Dani Lins, substituindo Fofão. No mais, a base campeã olímpica. Título do Grand Prix e vice da Copa dos Campeões, quando o time sentiu demais a ausência de Fabiana ( machucada) no jogo contra a Itália.
DESTAQUES- Vou escolher um de cada time. No masculino Lucão. Surgiu no Cimed e entrou na seleção como um veterano, na importantíssima função de meio-de-rede. No feminino a melhor do ano foi a líbero Fabi, quase perfeita na sua função.
EXPECTATIVA PARA 2010- Ano de mundiais masculino e feminino. As meninas tentarão o título pela primeira vez. Em 2006, escapou diante da Rússia. Os homens tentarão o tri seguido
----------------------------------------------------------------
VÔLEI DE PRAIA- RETORNO NO FEMININO E FIM DE DUPLA NO MASCULINO
NOTA 8
O ano do vôlei de praia feminino teve o retorno as areias de Juliana, após a contusão que a tirou da Olimpíada. Retomando a dupla com Larissa, faturaram mais um título mundial. No Campeonato Mundial foram prata, perdendo para Ross e Kessy dos EUA. No masculino a mesma situação. Título do circuito e vice no mundial com Alison e Harley. A dupla Ricardo e Emanuel, após um ano sem grandes conquistas, chegou ao fim. Ricardo jogará com Pedro Solberg e Emanuel com Alison. Harley jogará em 2010 com Billy
DESTAQUE- Harley- eleito o melhor jogador do ano, novamente terá que buscar entrosamento com um novo parceiro
DECEPÇÃO- MARCIO E FÁBIO LUIS- os vice-campeões olímpicos não tiveram uma boa temporada.
EXPECTATIVA PARA 2010- Mais uma temporada de vitórias de Juliana e Larissa e ver o comportamento das novas duplas do masculino. Vamos ver se alguma consegue se consolidar como a número 1 do Brasil.
--------------------------------------------------------------------------
TIRO ESPORTIVO- ANO MORNO
NOTA 4
O ano não teve grandes competições internacionais. O Brasil só enviou representantes para uma etapa da Copa do Mundo, na Alemanha
DESTAQUE- Ana Luisa Ferrão- ganhou dois ouros no sul-americano disputado no Brasil.
DECEPÇÃO- O site da Confederação que só publica planilha de resultados, calendários e regulamentos. Não conseguem elaborar textos.
EXPECTATIVA PARA 2010- O ano terá mundial e Ana Luisa poderá evoluir
------------------------------------------------------------------
TRIATLO- PRECISAMOS COMPETIR INTERNACIONALMENTE
NOTA 4
O esporte continua em baixa. Não surgem novos atletas capazes de brigar por vitórias em competições internacionais. Os principais nomes não tem apoio financeiro para disputarem competições contra os melhores do mundo. No ranking mundial os melhores colocados são Reinaldo Colucci em 78˚ e Pamela Oliveira em 96˚.
DESTAQUE- Diogo Sclebin- Terminou em 4˚ no ranking continental.
DECEPÇÃO- Mariana Ohata- um dos principais nomes dos últimos anos, foi pega novamente com doping
EXPECTATIVA PARA 2010- A Confederação promete enviar os principais atletas para participarem de competições internacionais e buscarem ranqueamento para a Olimpíada de 2012.
--------------------------------------------------------------------
VELA- JÁ TIVEMOS ANOS MELHORES
NOTA 6
Apesar de analisar apenas as classes olímpicas, dou nota 10 a Torben Grael que conduziu seu barco a vitória na regata volta ao mundo e foi eleito o melhor velejador do ano. Em termos de classes olímpicas o Brasil não se destacou em 2009. No mundial de Star, Lars Grael e Ronald Seifert conseguiram o bronze. Robert Scheidt se dedicou a vela oceânica e não obteve resultados expressivos. Na RSX mais uma vez Bimba bateu na trave. Duas regatas ruins o tiraram da chance de medalha no mundial. Como consolo, venceu a regata pré-olímpica de Londres. No feminino, a dupla medalhista de bronze olímpica Fernanda Oliveira e Isabel Swan se desfez. Fernanda formou dupla com Ana Barbachan, mas só competiram na semana pré-olímpica de Londres e terminaram na 15˚ posição.
DESTAQUE- Lars Grael- O heróico Lars voltou a competir contra os melhores e faturou o bronze no mundial de Star.
DECEPÇÃO- ROBERT SCHEIDT- Após vários anos de vitórias, Robert se dedicou a provas de vela ocêanica. Quando retornou a classe Star foi muito mal ao lado de Bruno Prada no campeonato mundial, terminando em 11˚
EXPECTATIVA- A partir desta terça-feira acontece o mundial de Star, no Rio de Janeiro. Torben Grael volta a competir ao lado de Marcelo Ferreira. Robert Scheidt tenta retornar as conquistas com Bruno Prada. E Lars quer beliscar mais uma medalhinha.
-------------------------------------------------------------------------------------
VÔLEI- SÓ FALTOU UM TÍTULO
NOTA 9
Mais um ano em que nosso vôlei brilhou, tanto no masculino como no feminino. O time de Bernardinho veio renovado, com as entradas de Lucão, Vissoto, Eder, e Sidão. E quem pensava que haveria um período de adaptação se enganou. Duas disputas contra os melhores do mundo e dois títulos: Liga Mundial e Copa dos Campeões. E a certeza de que os adversários terão problemas por muitos anos. No feminino, a novidade foi a estréia das levantadoras Ana Tiemi e Dani Lins, substituindo Fofão. No mais, a base campeã olímpica. Título do Grand Prix e vice da Copa dos Campeões, quando o time sentiu demais a ausência de Fabiana ( machucada) no jogo contra a Itália.
DESTAQUES- Vou escolher um de cada time. No masculino Lucão. Surgiu no Cimed e entrou na seleção como um veterano, na importantíssima função de meio-de-rede. No feminino a melhor do ano foi a líbero Fabi, quase perfeita na sua função.
EXPECTATIVA PARA 2010- Ano de mundiais masculino e feminino. As meninas tentarão o título pela primeira vez. Em 2006, escapou diante da Rússia. Os homens tentarão o tri seguido
----------------------------------------------------------------
VÔLEI DE PRAIA- RETORNO NO FEMININO E FIM DE DUPLA NO MASCULINO
NOTA 8
O ano do vôlei de praia feminino teve o retorno as areias de Juliana, após a contusão que a tirou da Olimpíada. Retomando a dupla com Larissa, faturaram mais um título mundial. No Campeonato Mundial foram prata, perdendo para Ross e Kessy dos EUA. No masculino a mesma situação. Título do circuito e vice no mundial com Alison e Harley. A dupla Ricardo e Emanuel, após um ano sem grandes conquistas, chegou ao fim. Ricardo jogará com Pedro Solberg e Emanuel com Alison. Harley jogará em 2010 com Billy
DESTAQUE- Harley- eleito o melhor jogador do ano, novamente terá que buscar entrosamento com um novo parceiro
DECEPÇÃO- MARCIO E FÁBIO LUIS- os vice-campeões olímpicos não tiveram uma boa temporada.
EXPECTATIVA PARA 2010- Mais uma temporada de vitórias de Juliana e Larissa e ver o comportamento das novas duplas do masculino. Vamos ver se alguma consegue se consolidar como a número 1 do Brasil.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
RETROSPECTIVA- PARTE 6
SALTOS ORNAMENTAIS- QUASE UMA MEDALHA NO MUNDIAL
NOTA 7
O esporte teve um grande resultado com Cesar Castro: 5˚ lugar no mundial de esportes aquáticos. Sem Juliana Veloso, que teve filho, o feminino desapareceu.
DESTAQUE- Cesar Castro. Depois de decepcionar na Olimpíada, parecia o fim da carreira para ele. Mas deu a volta por cima e ficou muito próximo da medalha no mundial.
DECEPÇÃO- Tammy Galera. Era apontada como substituta de Juliana Veloso, mas ainda não conseguiu nenhum bom resultado internacional.
EXPECTATIVA PARA 2010- sem mundial, esperamos o surgimento de novos valores.
---------------------------------------
TAEKWONDO-- NATALIA É NOVAMENTE O DESTAQUE
NOTA 7
No taekwondo também tivemos mundial. O Brasil conseguiu um bronze, novamente com Natalia Falavignia, assim como na Olimpíada 2008. Marcel Wenceslau ficou a uma vitória das semifinais. As mulheres foram bem também no mundial por equipes terminando em 5˚
DESTAQUE- Natalia Falavignia continua sendo a grande expoente do esporte e levou mais uma medalha em mundial.
DECEPÇÃO-Débora Nunes- Depois de participar da Olimpíada, desapareceu em 2009
EXPECTATIVA PARA 2010- O ano não terá mundial, mas esperamos que nas competições internacionais, Diogo Silva retome a boa fase de 2007.
--------------------------------------------------------------
TENIS- A EVOLUÇÃO DE BELLUCCI
NOTA 6
Desde a despedida de Guga, um brasileiro não terminava o ano tão bem no ranking mundial. Thomas Bellucci encerrou 2009 como 36˚. Em 2008 era o 85˚. Marcos Daniel terminou 2009 como o 87˚ No feminino, mais um ano sem nenhum destaque.
DESTAQUE- Thomas Bellucci- ótimo segundo semestre, quando venceu o ATP da Suiça e 6 challengers
DECEPÇÃO- A derrota para o Equador na Copa Davis, jogando em casa. Outra chance como essa para voltar a primeira divisão irá demorar.
EXPECTATIVA PARA 2010- Que Bellucci consiga se manter entre os 50 melhores e tenha melhor desempenho nos torneios de Grand Slam.
-----------------------------------------------------------------
TENIS DE MESA- RESULTADOS REGULARES
NOTA 6
O Brasil continuou num nível intermediário em termos mundiais no tênis de mesa masculino. Contra países de menos tradição na Europa conseguimos vencer, assim como adversários das Américas e África. No mundial, Gustavo Tsubói e Thiago Monteiro foram até as oitavas, no melhor desempenho. No individual, ningúem conseguiu avançar. Na Copa do Mundo por equipes, o Brasil passou pelo grupo contra países de segundo escalão, mas caiu diante da República Tcheca. Já no feminino o nível é bem inferior.
DESTAQUE- Cazuo Matsumoto- vencedor da Copa Intercontinental foi o primeiro a se garantir na seleção para 2010
DECEPÇÃO- Nas categorias de base, somente quem tem paitrocinador, ou seja, paga as viagens, disputa os torneios internacionais. Assim, o Brasil sofreu derrotas que não estava acostumado.
EXPECTATIVA PARA 2010- Em maio, tem a Copa do Mundo por equipes, na China. No masculino, o objetivo é terminar entre os 10 melhores do mundo. No feminino entre os 20.
----------------------------------------------------------------
TIRO COM ARCO- SURGE UMA ESPERANÇA
NOTA 5
Outro esporte pouco divulgado que mais uma vez não teve grandes resultados. No mundial, o Brasil levou uma equipe completa e ficou em 29˚ com 33 equipes. No individual Klaus Van Bohn foi o melhor 84˚
DESTAQUE- Bernardo Oliveira- Com 16 anos, o atleta de Brasília venceu o Campeonato Brasileiro e passa a ser uma promessa da modalidade.
DECEPÇÃO- O site da Confederação de Tiro com Arco não consegue elaborar textos com notícias sobre a modalidade. Só põe planilhas de resultados. Agora em 2010 o site foi reformulado. Vamos ver se haverá mais conteúdo.
EXPECTATIVA PARA 2010- Que Bernardo Oliveira possa participar de competições internacionais para tentar se tornar uma referência do esporte no Brasil.
NOTA 7
O esporte teve um grande resultado com Cesar Castro: 5˚ lugar no mundial de esportes aquáticos. Sem Juliana Veloso, que teve filho, o feminino desapareceu.
DESTAQUE- Cesar Castro. Depois de decepcionar na Olimpíada, parecia o fim da carreira para ele. Mas deu a volta por cima e ficou muito próximo da medalha no mundial.
DECEPÇÃO- Tammy Galera. Era apontada como substituta de Juliana Veloso, mas ainda não conseguiu nenhum bom resultado internacional.
EXPECTATIVA PARA 2010- sem mundial, esperamos o surgimento de novos valores.
---------------------------------------
TAEKWONDO-- NATALIA É NOVAMENTE O DESTAQUE
NOTA 7
No taekwondo também tivemos mundial. O Brasil conseguiu um bronze, novamente com Natalia Falavignia, assim como na Olimpíada 2008. Marcel Wenceslau ficou a uma vitória das semifinais. As mulheres foram bem também no mundial por equipes terminando em 5˚
DESTAQUE- Natalia Falavignia continua sendo a grande expoente do esporte e levou mais uma medalha em mundial.
DECEPÇÃO-Débora Nunes- Depois de participar da Olimpíada, desapareceu em 2009
EXPECTATIVA PARA 2010- O ano não terá mundial, mas esperamos que nas competições internacionais, Diogo Silva retome a boa fase de 2007.
--------------------------------------------------------------
TENIS- A EVOLUÇÃO DE BELLUCCI
NOTA 6
Desde a despedida de Guga, um brasileiro não terminava o ano tão bem no ranking mundial. Thomas Bellucci encerrou 2009 como 36˚. Em 2008 era o 85˚. Marcos Daniel terminou 2009 como o 87˚ No feminino, mais um ano sem nenhum destaque.
DESTAQUE- Thomas Bellucci- ótimo segundo semestre, quando venceu o ATP da Suiça e 6 challengers
DECEPÇÃO- A derrota para o Equador na Copa Davis, jogando em casa. Outra chance como essa para voltar a primeira divisão irá demorar.
EXPECTATIVA PARA 2010- Que Bellucci consiga se manter entre os 50 melhores e tenha melhor desempenho nos torneios de Grand Slam.
-----------------------------------------------------------------
TENIS DE MESA- RESULTADOS REGULARES
NOTA 6
O Brasil continuou num nível intermediário em termos mundiais no tênis de mesa masculino. Contra países de menos tradição na Europa conseguimos vencer, assim como adversários das Américas e África. No mundial, Gustavo Tsubói e Thiago Monteiro foram até as oitavas, no melhor desempenho. No individual, ningúem conseguiu avançar. Na Copa do Mundo por equipes, o Brasil passou pelo grupo contra países de segundo escalão, mas caiu diante da República Tcheca. Já no feminino o nível é bem inferior.
DESTAQUE- Cazuo Matsumoto- vencedor da Copa Intercontinental foi o primeiro a se garantir na seleção para 2010
DECEPÇÃO- Nas categorias de base, somente quem tem paitrocinador, ou seja, paga as viagens, disputa os torneios internacionais. Assim, o Brasil sofreu derrotas que não estava acostumado.
EXPECTATIVA PARA 2010- Em maio, tem a Copa do Mundo por equipes, na China. No masculino, o objetivo é terminar entre os 10 melhores do mundo. No feminino entre os 20.
----------------------------------------------------------------
TIRO COM ARCO- SURGE UMA ESPERANÇA
NOTA 5
Outro esporte pouco divulgado que mais uma vez não teve grandes resultados. No mundial, o Brasil levou uma equipe completa e ficou em 29˚ com 33 equipes. No individual Klaus Van Bohn foi o melhor 84˚
DESTAQUE- Bernardo Oliveira- Com 16 anos, o atleta de Brasília venceu o Campeonato Brasileiro e passa a ser uma promessa da modalidade.
DECEPÇÃO- O site da Confederação de Tiro com Arco não consegue elaborar textos com notícias sobre a modalidade. Só põe planilhas de resultados. Agora em 2010 o site foi reformulado. Vamos ver se haverá mais conteúdo.
EXPECTATIVA PARA 2010- Que Bernardo Oliveira possa participar de competições internacionais para tentar se tornar uma referência do esporte no Brasil.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
RETROSPECTIVA- PARTE 5
As notas são dadas, levando-se em consideração a tradição e a evolução de um esporte no Brasil
---------------------------------------------
NATAÇÃO- O ANO DO IMBATÍVEL CIELO
NOTA 9
Cesar Cielo fez em 2009, algo que demorará muito tempo para outro brasileiro conseguir. Venceu os 50 e 100 livres no mundial de natação de Roma e ainda quebrou o recorde mundial nas duas provas. Em 2008 tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar um ouro olímpico na natação. Mas 2009 foi ainda melhor para Cesão. Cravou seu nome na história da natação. No mundial, o Brasil teve ainda a medalha de prata de Felipe França nos 50 peito, mas esta prova não é olímpica. No total os brasileiros chegaram a 18 finais. Deu dó de Thiago Pereira, novamente em quarto lugar nos 200 e 400 medley. Outros 4˚ lugares vieram com os revezamentos 4x100 livres e 4x100 medley masculino
DESTAQUE- CESAR CIELO- Considero uma oportunidade única presenciar a carreira de Cesar Cielo. Além de um super atleta, mostra-se uma pessoa humilde e focada em seus objetivos.
DECEPÇÃO- TATIANE SAKEMI- era uma das esperanças nos 100 peito no mundial, mas sequer chegou as semifinais.
EXPECTATIVA PARA 2010- O mundo estará de olho nas competições de natação em 2010 devido a proibição do uso dos supermaios. Eu acredito que os tempos absurdos e consequentes quebras de recordes não acontecerão mais com a volta de bermudas, sungas e macaquinhos
---------------------------------------------------------------------
PENTATLO MODERNO- YANE CONTINUA EM BOA FASE
NOTA 7
O esporte ganhou algum destaque nos últimos 5 anos com o surgimento de Yane Marques. Depois de se classificar e ir bem na Olimpíada, Yane continuou sendo o grande nome do Brasil. Em 2009, seu grande resultado foi o vice-campeonato da etapa do Rio da Copa do Mundo, competindo contra medalhistas olímpicas e mundiais. Nunca, um brasileiro havia tido resultado tão bom. No mundial foi 21˚, resultado parecido com o da Olimpíada. Yane venceu pela 5˚ vez o sul-americano
DESTAQUE- Pelo dito acima só pode ser Yane Marques.
DECEPÇÃO- Equipe masculina. Se no feminino temos além de Yane Marques, Larissa Lelis que também é pernambucana, no masculino não apareceu nenhum novo talento. Nem sul-americano conseguimos ganhar.
EXPECTATIVA PARA 2010- Que Yane consiga se firmar entre as 10 melhores do mundo
-----------------------------------------------------------
POLO-AQUÁTICO- AINDA LONGE DO PROFISSIONALISMO
NOTA 5
Mais um ano em que o polo-aquático brasileiro pouco se destacou. Sem espaço na mídia e com poucos clubes praticantes, a maioria dos atletas usa o esporte como lazer. Poucos conseguem se destacar e irem jogar na Europa. Nos mundiais, o Brasil terminou em 13˚ tanto no masculino como no feminino. As mulheres estiveram próximas de avançarem da primeira fase, após empatarem com a Alemanha. Mas uma derrota por uma diferença de 6 gols para a Espanha, eliminou o Brasil.
DESTAQUE- CAMILA PEDROSA- Artilheira do Brasil com 16 gols no mundial, brilhou pela artilharia geral até o último dia.
DECEPÇÃO- O polo-aquático está muito vinculado a clubes de futebol no Rio de Janeiro. Num jogo entre Botafogo e Fluminense torcedores se confrontaram. Uma lástima.
EXPECTATIVA PARA 2010- O Brasil disputará no feminino, a Copa FINA, contra as melhores do mundo em agosto.
-------------------------------------------------------------
REMO- SURGE UMA ESPERANÇA
NOTA 6
O ano de 2009 marcou o aparecimento a nível mundial de uma esperança para o Brasil : Aílson Silva. Em sua primeira competição internacional, sem experiência alguma, o amazonense foi 6˚ lugar no campeonato mundial na prova de skiff leve. Mas Ailson terá que arrumar um parceiro, pois apenas a prova de duplas deste barco é olímpica. Outra boa notícia foi a troca do presidente da Confederação. Rodney Jr , que estava no cargo há 16 anos, sem nenhum destaque, deu lugar a Wilson Reeberg.
DESTAQUE- Ailson Silva é um exemplo de dedicação. Com pouquíssimo apoio, treinou muito e já consegue estar entre os melhores do mundo.
DECEPÇÃO- Pela falta de organização o Brasil só mandou Aílson para o campeonato sul-americano. Como reestruturar a tradicional modalidade no Brasil se nem sul-americano conseguimos participar?
EXPECTATIVA PARA 2010- Aílson terá o apoio do Botafogo para competir em várias etapas da Copa do Mundo. Assim, poderemos ver se tem condições de brigar por medalha olímpica em 2012.
---------------------------------------------
NATAÇÃO- O ANO DO IMBATÍVEL CIELO
NOTA 9
Cesar Cielo fez em 2009, algo que demorará muito tempo para outro brasileiro conseguir. Venceu os 50 e 100 livres no mundial de natação de Roma e ainda quebrou o recorde mundial nas duas provas. Em 2008 tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar um ouro olímpico na natação. Mas 2009 foi ainda melhor para Cesão. Cravou seu nome na história da natação. No mundial, o Brasil teve ainda a medalha de prata de Felipe França nos 50 peito, mas esta prova não é olímpica. No total os brasileiros chegaram a 18 finais. Deu dó de Thiago Pereira, novamente em quarto lugar nos 200 e 400 medley. Outros 4˚ lugares vieram com os revezamentos 4x100 livres e 4x100 medley masculino
DESTAQUE- CESAR CIELO- Considero uma oportunidade única presenciar a carreira de Cesar Cielo. Além de um super atleta, mostra-se uma pessoa humilde e focada em seus objetivos.
DECEPÇÃO- TATIANE SAKEMI- era uma das esperanças nos 100 peito no mundial, mas sequer chegou as semifinais.
EXPECTATIVA PARA 2010- O mundo estará de olho nas competições de natação em 2010 devido a proibição do uso dos supermaios. Eu acredito que os tempos absurdos e consequentes quebras de recordes não acontecerão mais com a volta de bermudas, sungas e macaquinhos
---------------------------------------------------------------------
PENTATLO MODERNO- YANE CONTINUA EM BOA FASE
NOTA 7
O esporte ganhou algum destaque nos últimos 5 anos com o surgimento de Yane Marques. Depois de se classificar e ir bem na Olimpíada, Yane continuou sendo o grande nome do Brasil. Em 2009, seu grande resultado foi o vice-campeonato da etapa do Rio da Copa do Mundo, competindo contra medalhistas olímpicas e mundiais. Nunca, um brasileiro havia tido resultado tão bom. No mundial foi 21˚, resultado parecido com o da Olimpíada. Yane venceu pela 5˚ vez o sul-americano
DESTAQUE- Pelo dito acima só pode ser Yane Marques.
DECEPÇÃO- Equipe masculina. Se no feminino temos além de Yane Marques, Larissa Lelis que também é pernambucana, no masculino não apareceu nenhum novo talento. Nem sul-americano conseguimos ganhar.
EXPECTATIVA PARA 2010- Que Yane consiga se firmar entre as 10 melhores do mundo
-----------------------------------------------------------
POLO-AQUÁTICO- AINDA LONGE DO PROFISSIONALISMO
NOTA 5
Mais um ano em que o polo-aquático brasileiro pouco se destacou. Sem espaço na mídia e com poucos clubes praticantes, a maioria dos atletas usa o esporte como lazer. Poucos conseguem se destacar e irem jogar na Europa. Nos mundiais, o Brasil terminou em 13˚ tanto no masculino como no feminino. As mulheres estiveram próximas de avançarem da primeira fase, após empatarem com a Alemanha. Mas uma derrota por uma diferença de 6 gols para a Espanha, eliminou o Brasil.
DESTAQUE- CAMILA PEDROSA- Artilheira do Brasil com 16 gols no mundial, brilhou pela artilharia geral até o último dia.
DECEPÇÃO- O polo-aquático está muito vinculado a clubes de futebol no Rio de Janeiro. Num jogo entre Botafogo e Fluminense torcedores se confrontaram. Uma lástima.
EXPECTATIVA PARA 2010- O Brasil disputará no feminino, a Copa FINA, contra as melhores do mundo em agosto.
-------------------------------------------------------------
REMO- SURGE UMA ESPERANÇA
NOTA 6
O ano de 2009 marcou o aparecimento a nível mundial de uma esperança para o Brasil : Aílson Silva. Em sua primeira competição internacional, sem experiência alguma, o amazonense foi 6˚ lugar no campeonato mundial na prova de skiff leve. Mas Ailson terá que arrumar um parceiro, pois apenas a prova de duplas deste barco é olímpica. Outra boa notícia foi a troca do presidente da Confederação. Rodney Jr , que estava no cargo há 16 anos, sem nenhum destaque, deu lugar a Wilson Reeberg.
DESTAQUE- Ailson Silva é um exemplo de dedicação. Com pouquíssimo apoio, treinou muito e já consegue estar entre os melhores do mundo.
DECEPÇÃO- Pela falta de organização o Brasil só mandou Aílson para o campeonato sul-americano. Como reestruturar a tradicional modalidade no Brasil se nem sul-americano conseguimos participar?
EXPECTATIVA PARA 2010- Aílson terá o apoio do Botafogo para competir em várias etapas da Copa do Mundo. Assim, poderemos ver se tem condições de brigar por medalha olímpica em 2012.
domingo, 3 de janeiro de 2010
RETROSPECTIVA 2010- parte 4
JUDÔ- DECEPÇÃO NO MUNDIAL
NOTA-5
Se no atletismo a falta de medalhas já era esperada, no mundial de judô foi uma grande surpresa. O Brasil sempre trouxe medalhas nas últimas décadas em Olimpíadas e mundiais. Mas o azar em alguns sorteios e o fim da repescagem deixaram o Brasil sem um bronze sequer. Nomes consagrados como Tiago Camilo, Leandro Guilheiro e Luciano Correa foram eliminados. O Brasil bateu na trave por medalhas com Rafaela Silva, Daniel Hernandes e Sarah Menezes. Aliás, ao contrário da ginástica, o judô feminino teve melhores resultados do que o masculino. Nos Grand Slams também não fomos bem. Apenas um ouro após várias etapas, com Daniel Hernandes lutando no Rio de Janeiro. Pelas novas regras de judô, as competições não tem mais repescagem. Para chegar ao bronze, o judoca precisa dar sorte no sorteio e só ser derrotado nas semifinais. Enxugaram as disputas, mas não é lá muito justo. O ano apresentou também Leandro Guilheiro e João Derly mudando de categoria.
DESTAQUE- SARAH MENEZES
Ela ficou em 5˚ no mundial, foi bicampeã mundial júnior e medalhista no Grand Slam de Tóquio. Acabou ganhando o Prêmio Brasil Olímpico injustamente, devido a votação de internautas do Piauí
DECEPÇÃO- KETLEYN QUADROS
Depois da medalha olímpica, Ketleyn nunca mais conseguiu repetir o desempenho. Ficou fora da seleção brasileira em várias competições, mas deve retornar em 2010.
EXPECTATIVA PARA 2010- Agora os mundiais são anuais e o próximo será no mês de setembro em Tóquio. O Brasil precisa voltar a ganhar medalhas. Os Grand Slams agora contam pontos para a classificação olímpica e nossos principais judocas precisarão disputar a maioria.
----------------------------------------
LEVANTAMENTO DE PESO- MAIS UMA VEZ DESPERCEBIDO
NOTA 4
Uma das modalidades que mais dá medalhas em Olimpíada, continua esquecida no Brasil. Poucas competições, raríssima divulgação na mídia e sem maiores expectativas para o futuro. Somente agora em 2009, a Confederação Brasileira passou a ter um site. Não levamos representantes para o mundial, fomos mal no Pan e sediamos um sul-americano em que os principais adversários não compareceram.
DESTAQUE- Fernando Saraiva foi sexto no mundial juvenil e pode ser uma aposta para o futuro
EXPECTATIVA PARA 2010- Levar algum representante para o mundial adulto em setembro na Turquia, quem sabe Saraiva, para ganhar experiência.
---------------------------------------------
LUTAS- SEM VITÓRIAS NO MUNDIAL
NOTA 4
Um esporte que prometia evolução era a luta. Mas no mundial, levamos 10 atletas e não conseguimos sequer uma vitória. Todos eliminados na primeira luta. Tudo bem que por não ter tradição, sempre temos que enfrentar adversários muito fortes. Mas pelo fato de muitos atletas já terem experiência de outras competições internacionais, dava para esperar mais.
DESTAQUE- JOICE SILVA foi bronze no Pan-Americano e fez luta dura contra uma cubana no mundial.
DECEPÇÃO- SELEÇÃO MASCULINA- apenas Rodrigo Artilheiro foi bronze no Pan. Os demais não tiveram destaque.
EXPECTATIVA PARA 2010- O retorno de nossa principal atleta Rosângela Conceição, recuperada de contusão.
--------------------------------------------------------
MARATONA AQUÁTICA- O BRASIL CONHECE POLIANA
NOTA 8
Uma modalidade nova em que o Brasil brilhou em 2009 foi a maratona aquática. Graças a Poliana Okimoto. Foi bronze na prova de 5km do mundial de Esportes Aquáticos e pela primeira vez conquistou para o Brasil o título do circuito mundial. Detalhe: venceu 9 das 11 etapas. Um absurdo de supremacia. Uma pena que não focou nesta prova de 10km no mundial. Competiu antes na de 5km e se cansou. No masculino, Alan do Carmo também foi destaque, com o vice do circuito mundial.
DESTAQUE- POLIANA OKIMOTO- Foi a melhor mulher brasileira em esportes no ano de 2009. Injustamente não venceu o Prêmio Brasil Olímpico.
EXPECTATIVA PARA 2010- Que Poliana Okimoto consiga o bicampeonato do circuito e que Ana Marcela Cunha que começou tão bem e depois despencou em 2009, possa voltar a brilhar.
NOTA-5
Se no atletismo a falta de medalhas já era esperada, no mundial de judô foi uma grande surpresa. O Brasil sempre trouxe medalhas nas últimas décadas em Olimpíadas e mundiais. Mas o azar em alguns sorteios e o fim da repescagem deixaram o Brasil sem um bronze sequer. Nomes consagrados como Tiago Camilo, Leandro Guilheiro e Luciano Correa foram eliminados. O Brasil bateu na trave por medalhas com Rafaela Silva, Daniel Hernandes e Sarah Menezes. Aliás, ao contrário da ginástica, o judô feminino teve melhores resultados do que o masculino. Nos Grand Slams também não fomos bem. Apenas um ouro após várias etapas, com Daniel Hernandes lutando no Rio de Janeiro. Pelas novas regras de judô, as competições não tem mais repescagem. Para chegar ao bronze, o judoca precisa dar sorte no sorteio e só ser derrotado nas semifinais. Enxugaram as disputas, mas não é lá muito justo. O ano apresentou também Leandro Guilheiro e João Derly mudando de categoria.
DESTAQUE- SARAH MENEZES
Ela ficou em 5˚ no mundial, foi bicampeã mundial júnior e medalhista no Grand Slam de Tóquio. Acabou ganhando o Prêmio Brasil Olímpico injustamente, devido a votação de internautas do Piauí
DECEPÇÃO- KETLEYN QUADROS
Depois da medalha olímpica, Ketleyn nunca mais conseguiu repetir o desempenho. Ficou fora da seleção brasileira em várias competições, mas deve retornar em 2010.
EXPECTATIVA PARA 2010- Agora os mundiais são anuais e o próximo será no mês de setembro em Tóquio. O Brasil precisa voltar a ganhar medalhas. Os Grand Slams agora contam pontos para a classificação olímpica e nossos principais judocas precisarão disputar a maioria.
----------------------------------------
LEVANTAMENTO DE PESO- MAIS UMA VEZ DESPERCEBIDO
NOTA 4
Uma das modalidades que mais dá medalhas em Olimpíada, continua esquecida no Brasil. Poucas competições, raríssima divulgação na mídia e sem maiores expectativas para o futuro. Somente agora em 2009, a Confederação Brasileira passou a ter um site. Não levamos representantes para o mundial, fomos mal no Pan e sediamos um sul-americano em que os principais adversários não compareceram.
DESTAQUE- Fernando Saraiva foi sexto no mundial juvenil e pode ser uma aposta para o futuro
EXPECTATIVA PARA 2010- Levar algum representante para o mundial adulto em setembro na Turquia, quem sabe Saraiva, para ganhar experiência.
---------------------------------------------
LUTAS- SEM VITÓRIAS NO MUNDIAL
NOTA 4
Um esporte que prometia evolução era a luta. Mas no mundial, levamos 10 atletas e não conseguimos sequer uma vitória. Todos eliminados na primeira luta. Tudo bem que por não ter tradição, sempre temos que enfrentar adversários muito fortes. Mas pelo fato de muitos atletas já terem experiência de outras competições internacionais, dava para esperar mais.
DESTAQUE- JOICE SILVA foi bronze no Pan-Americano e fez luta dura contra uma cubana no mundial.
DECEPÇÃO- SELEÇÃO MASCULINA- apenas Rodrigo Artilheiro foi bronze no Pan. Os demais não tiveram destaque.
EXPECTATIVA PARA 2010- O retorno de nossa principal atleta Rosângela Conceição, recuperada de contusão.
--------------------------------------------------------
MARATONA AQUÁTICA- O BRASIL CONHECE POLIANA
NOTA 8
Uma modalidade nova em que o Brasil brilhou em 2009 foi a maratona aquática. Graças a Poliana Okimoto. Foi bronze na prova de 5km do mundial de Esportes Aquáticos e pela primeira vez conquistou para o Brasil o título do circuito mundial. Detalhe: venceu 9 das 11 etapas. Um absurdo de supremacia. Uma pena que não focou nesta prova de 10km no mundial. Competiu antes na de 5km e se cansou. No masculino, Alan do Carmo também foi destaque, com o vice do circuito mundial.
DESTAQUE- POLIANA OKIMOTO- Foi a melhor mulher brasileira em esportes no ano de 2009. Injustamente não venceu o Prêmio Brasil Olímpico.
EXPECTATIVA PARA 2010- Que Poliana Okimoto consiga o bicampeonato do circuito e que Ana Marcela Cunha que começou tão bem e depois despencou em 2009, possa voltar a brilhar.
Assinar:
Postagens (Atom)