Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA- PARTE 2

Vou analisar o desempenho de mais 4 modalidades no ano de 2009


CANOAGEM- MUDANÇA OLÍMPICA FOI A GRANDE NOTÍCIA

NOTA- 7
COMENTÁRIO- A grande notícia para a canoagem brasileira foi a inclusão das provas de 200 metros da canoagem velocidade no próximo ciclo olímpico, em substituição as provas de 1000 metros. Assim, teremos reais chances de brigar por medalhas já que nossos principais atletas competem melhor em provas de curta distância. Neste ano por exemplo, Edson Silva e Nivalter Santos bateram na trave por uma inédita medalha no campeonato mundial.

DESTAQUE- NIVALTER SANTOS- Mais um bom ano para o jovem atleta, que em 2008 esteve em Pequim. Nivalter conquistou um ouro na etapa da Copa do Mundo da Hungria e ficou em quinto no mundial.




DECEPÇÃO- Canoagem Slalom- se na de velocidade já temos nomes capazes de brigar por medalhas em grandes competições, na slalom o mesmo não ocorre. Apenas Poliana de Paula, que esteve na última Olimpíada, consegue algum destaque.

EXPECTATIVA PARA 2010- O ano terá um mundial de slalom. Vamos ver se a Confederação consegue descobrir novos talentos


-------------------------------------------------



CICLISMO- SEM MAIORES DESTAQUES

NOTA- 5

COMENTÁRIO- Mais um ano em que a modalidade passou despercebida. Nenhum novo nome surgiu para o cenário internacional nas provas de pista, BMX, estrada ou moutain bike. Velhos conhecidos como Murilo Fishcer na estrada, Ana Sgobin no BMX e Edivando Cruz no moutain bike, continuam sendo destaques . O Brasil participou de apenas uma etapa da Copa do Mundo de pista e Murilo contundido, não competiu no Tour de France ( estrada). Nos mundiais de BMX e moutain bike, resultados regulares.

DESTAQUE- Murillo Fischer. O único que ainda consegue de vez em quando algum bom resultado internacional, nas provas de estrada.

DECEPÇÃO- Assim como no atletismo, 8 casos de doping foram revelados no ciclismo pista.

EXPECTATIVA PARA 2010- O novato Renato Rezende ( foto) surpreendeu ao ganhar o Prêmio Brasil Olímpico no mountain bike e está entre os melhores do mundo na categoria júnior



---------------------------------------------------------------------------------------


ESGRIMA- O RETORNO DE RENZO AGRESTA

NOTA- 6
COMENTÁRIO- No campeonato mundial o Brasil levou uma dezena de atletas. Mas ninguém conseguiu um resultado expressivo. O destaque fica por conta do florete masculino, em que o Brasil conseguiu formar uma boa equipe em outras competições , com nomes como Heitor Shimbo, João Souza e Marcos Cardoso.


DESTAQUE- KARINA LAKERBAI
Conquistou o único ouro brasileiro no sul-americano

DECEPÇÃO- Athos Scwantes
Surgiu como grande promessa na espada, mas não teve um bom 2009.

EXPECTATIVA PARA 2010- Após um ano contundido, nosso principal esgrimista Renzo Agresta voltou a competir e venceu com facilidade o Campeonato Brasileiro no sabre. Ele deverá voltar a competir no circuito europeu.
-------------------------------------------------
FUTEBOL FEMININO- MAIS NA MÍDIA
Com a volta de Marta e Cristiane ao Brasil , trazidas pelo Santos, que montou um supertime, o futebol feminino ganhou espaço na mídia. No final do ano, com o fim da temporada masculina, um torneio em São Paulo com a presença da seleção brasileira também ganhou destaque.

DESTAQUE- MARTA- Pela quarta vez eleita a melhor do mundo pela FIFA




EXPECTATIVA PARA 2010- O futebol feminino tem que colocar torneios em dezembro e janeiro, quando não há o masculino. Assim, chamará a atenção da mídia e do público. Espero que o novo presidente do Santos consiga cumprir sua promessa de campanha e inscreva o time na Liga americana.
O próximo ano também terá o sul-americano, que já valerá vaga para a Olimpíada de 2010.

Nenhum comentário: